FC Porto critica FPF por causa de Pedroto | Relvado

FC Porto critica FPF por causa de Pedroto

Dragões lamentam que não tenha havido homenagem ao antigo treinador na Gala do Centenário.
 
José Maria Pedroto

O FC Porto lamentou esta sexta-feira a ausência de uma homenagem a José Maria Pedroto na Gala do Centenário da FPF. Num comunicado intitulado “Varredor Precisa-se”, o clube azul e branco insurge-se contra os dirigentes da Federação por causa do esquecimento.

O comunicado do FC Porto:

“A Federação Portuguesa de Futebol celebrou o primeiro centenário com uma gala em que premiou os que, em seu entender, mais se distinguiram. E o em seu entender deve ser sublinhado, porque honrando uma das mais fortes tradições da instituição, o FC Porto, os seus atletas, treinadores ou dirigentes têm para a federação um valor muito abaixo da realidade e do que os desempenhos e resultados demonstram.

Ser juiz em causa própria pode desfocar um pouco a realidade e até por isso nem vamos perder muito tempo por a FPF, certamente por lamentável esquecimento, ter passado ao lado do facto do dirigente mais titulado da história do futebol mundial ser presidente do clube português que mais troféus conquistou, o clube português que mais troféus internacionais trouxe para a federação.

O que nos intriga verdadeiramente é a incompreensível e inaceitável ausência de qualquer referência a José Maria Pedroto. Se há treinador na história do futebol português que não pode ser esquecido é José Maria Pedroto, pela revolução que provocou, pelas barreiras que ajudou a derrubar, mas também por ter sido o primeiro treinador a conquistar um título internacional para a federação, quando em 1961 levou a seleção de juniores ao título europeu.

Quando os prémios são atribuídos com base em votações online todos nós percebemos como tudo o que não é de agora tende a ser esquecido, mas foi a própria federação que fez questão de esclarecer que havia prémios decididos pela Direção da FPF, pela Comissão Organizadora, pelos Media e até pelo presidente da federação, o que torna tudo ainda mais intrigante.

Mas será que o nosso portismo desfoca assim tanto a realidade e afinal José Maria Pedroto não foi assim tão importante? Respondem Vítor Serpa, diretor de “A Bola” e Manuel Sérgio, professor universitário, que não são propriamente conhecidos pela simpatia para com o nosso clube: “Pedroto tem razão para além do tempo, é isso que marca a diferença. Nos tempos de hoje seria da dimensão de Mourinho”, disse Vítor Serpa, no final da tertúlia organizada na semana passado pelo ISMAI (Instituto Universitário da Maia), que assinalou os 30 anos da morte de José Maria Pedroto. “Pedroto e Pinto da Costa fizeram a maior revolução que alguma vez assisti, não no futebol português, mas no desporto nacional”, afirmou Manuel Sérgio.

Que fique registado para memória futura, um século de hostilidade da federação e dos seus dirigentes não impediu o FC Porto de ser o clube português com mais troféus e, de longe, o clube português com mais troféus internacionais. Desde José Maria Pedroto que os adeptos do FC Porto sabem bem que é assim e que assim continuará a ser, mas todos nós permaneceremos vigilantes e prontos para denunciar estes branqueamentos da história. Ou como dizia um dos premiados, “é preciso varrer a porcaria que há na federação””.

FC Porto:

Comentários [81]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Foda-se lá para esta porra

Foda-se lá para esta porra caralho... Mas onde raio esta a crónica do jogo do Majestoso PORTO???

Bruxo para a gerência do RELVADO.COM já...

Viciados em Ronaldo

Quando é que vai acabar esta feira das vaidades destes ILUMINADOS do Car**** ?
Cambada de incompetentes, hipócritas e gente rídicula.
"dirigente do seculo"-> gilberto madail LOLOLOLOLOL!!!!!

A FPF fez uma homenagem ao

A FPF fez uma homenagem ao melhor onze de sempre da Seleção, com um Treinador incluido...

O FCP amuou porque nessa homenagem nao elegeram o Pedroto como melhor treinador portugues ou o pinto da costa como melhor presidente...

lol....mimados...Alguem que diga a estes cromos que aquela merda nao foi eleição da FPF, mas sim eleição via Votação.....

Cabroes da Seleção....ao menos tinham atribuido um premio ao Emplastro como adepto do seculo....

Nao tarda o Benfica emite um comunicado a dizer que a FPF esqueceu-se de figuras como Jose Aguas ou a aguia vitoria, ou o Sporting de figuras como Manuel Fernandes ou o roupeiro Paulinho...

...ou JJ como embaixador do

...ou JJ como embaixador do fairplay, o benfica como clube que melhor representa a verdade desportiva e o adepto do benfica que matou um sportinguista no Jamor como prémio de adepto do século.

Vais dizer que quem nomeou a LPFP como melhor clube foram os votantes. E o Pai Natal votou?

Vaquinha azul de montar

Vaquinha azul de montar velhos com joanetes...quem e que aqui falou em premeios para o Jesus...?

só um burro como tu é que

só um burro como tu é que pensa que 1 benfiquista iria votar no Baía, João Pinto, Fernando Couto, Mourinho, Ricardo Carvalho...

O mesmo

Atribuir mérito ou medalhas a Pedroto ou a Pinto da Costa na Gala da Federação pelo que fizeram no futebol Tuga seria o mesmo que a Casa Pia condecorar o Jorge Rito ou o Bibi pelo que fizeram pela pedofilia...

e ISTO SIM..

E Fala no Pedroto>? Pois é.

Uma gala é um momento de beleza e de glamour. Onde se exibe o melhor vestido, o melhor smoking, o melhor sorriso. Onde se vai para ver e ser visto. Mas uma gala é sobretudo um momento de exaltação. De enumerar para a história os feitos do passado e de marcar os passos que se seguem. Há, claro, a política - e a dificuldade em tomar as decisões difíceis. Comecemos pelas fáceis, por serem óbvias e lógicas.

Cristiano Ronaldo é justamente, e sem qualquer razão para dúvidas, o melhor jogador português de todos os tempos. Eusébio, que continua a ser o português que mais brilhou num Mundial, foi o justo contemplado com a consolação de um "Quinas de platina".

Cristiano Ronaldo e Eusébio são figuras unânimes, que estão hoje acima das camisolas dos clubes. Na gala de comemoração dos seus 100 anos vida, a Federação Portuguesa de Futebol celebrou-os como os dois maiores vultos de um século de futebol. Mas esse momento de exaltação deveria ter servido, também, para os adeptos conhecerem a escolha - de um júri constituído pela direção da Federação, pela comissão organizadora e pelos media - para o clube do século.

A escolha era difícil: O Sport Lisboa e Benfica foi, com justiça, o melhor clube da primeira metade dos 100 anos da Federação. O F. C. Porto o melhor dos últimos 40 anos. O Sporting foi intermitente. E qual foi o vencedor? A Liga de Clubes...

Esta decisão teve o mérito de não acirrar ânimos entre F. C. Porto e Benfica, os rivais que poderiam discutir a honra. Mas teve o fatal defeito de descredibilizar toda a cerimónia, porque não foi capaz de fazer uma escolha que, por mais discutível que fosse, seria sempre melhor do que não fazer escolha nenhuma.

Poderíamos ir mais longe: Pinto da Costa mereceria ser contemplado com o prémio óbvio de melhor dirigente (cujo mandato, aliás, coincide com os 40 anos de sucesso do clube). Os portistas sabem-no bem e orgulham-se disso, mas os benfiquistas e os sportinguistas também o sabem. Ou poderíamos ir ainda mais longe, se era mesmo preciso algum equilíbrio, e recordar Borges Coutinho, o presidente que ainda hoje os benfiquistas lembram com saudade.

Fazer de conta que há uma parte substancial dos últimos 100 anos da Federação que não existe foi perder uma boa oportunidade para mostrar que a Federação está acima das tricas clubísticas.

Assim, foi só uma gala para ver e ser visto. Uma pena.

In JN

. .

.

.

.

.

.
.

.

.

Escolher um clube como o melhor, não teria qualquer credibilidad

porque seria sempre a clubite a ditar regras... como existem mais adeptos do Benfica que portistas, por certo o prémio iria para o Benfica, a questão é que se o Benfica tivesse ganho menos 20% das suas Taças, também ganharia, pelo que, fizeram bem em não fazer essa distinção, até porque, os dois clubes têm um palmarés muito renhido, se o Porto tem a supremacia evidente na Europa, em Portugal é o Benfica que ainda a tem, pelo que, será sempre uma análise muito subjectiva...

Por exemplo, no caso de Ronaldo vs. Eusébio, já não acho que a subjectividade seja tão evidente, é uma eleição por votação, e como é óbvio será sempre subjectiva, mas acho que a votação só foi renhnida, porque os benfiquistas todos votaram Eusébio, tão e tão só isso, porque independentemente de não ser possível comparar a valia desportiva de um e doutro, podemos comparar o que cada um representou e representará, para os seus contemporâneos, e Ronaldo claramente ultrapassou Eusébio em vários parâmetros, pelo que, sem qualquer dúvida, numa eleição deste género, só poderia dar Ronaldo, mas lá está, foi renhido, porque ninguém do Benfica sequer ousaria pensar em votar Ronaldo...

Guida peituda da Cordoaria!

Ouve bem :

"Diz que tem peito de ferro, chamam-lhe a Guida peituda" :

http://youtu.be/_F3Kw1yGxUw

E sem outros argumentos...

...eis a resposta de um percevejo imundo, monte de esterco, avantesma e alarve.

Quando se ´+e um monte de merda assim não se consegue rebater nada. No circo é que estavas bem. Um monte de merda que escreve deve ganhar dinheiro.

Gui, Tas possuida? Acalma

Gui,

Tas possuida? Acalma esse silicone, o Barbas para a semana vai a Paços e já te afaga esse par de mamas, e se andas muita ardida, liga ao Manel do laço! lol

Não foste tu que escreveste

Não foste tu que escreveste isto, mas agora deixaste-me intrigado. Foste fazer um exorcismo ou enganste-te e nem leste o texto? lol

Ò...

...monte esterco. Estou farto de dizer que sou pela VERDADE que é coisa que tu e todos os percevejos imundos e montes de esterco fugidos da Lipor como tu nem sabem o que isso é.
Logo achei este texto conforme as regras e com verdade.
E está lá de onde o tirei. SE não consegues ler isso é só por causa da merda que tens na cabeça que já te tapa os olhos quando escorre.

A Guida recusa-se a aprender

A Guida recusa-se a aprender a ler.

Mas sobre o Artigo do JN, e o melhor Clube Português, poderemos fazer este exercicio:

40 temporadas e Campeonatos no Estado Novo:

benfica 20 Campeonatos e 2 T Campeões!
Sporting 14 Campeonatos e 1 T Taças!
FC Porto 5 Campeonatos!
Belenenses 1 Campeonato!

Em igual período, 40 temporadas e Campeonatos Democraticos:

FC Porto 22 Campeonatos; 2 L/T Campeões; 2 T/L UEFA/Europa; 2 T Intercontinental, 1 Supertaça Europeia!
benfica 13 Campeonatos!
Sporting 4 Campeonatos!
Boavista 1 Campeonato!

Facilmente concluimos que em igual período, mas em distinto período politico o FC Porto e benfica estão próximos, pese embora o FC Porto ter conquistado 22 Campeonatos em 40 anos de Democracia, para os 20 Campeonatos conquistado pelo benfica no Estado Novo!

Todavia em termos de títulos Internacionais, o FC Porto conquistou 7 nos ultimos 27 anos, e benfica e Sporting juntos, conquistaram 3 há 50 anos, isto é, o FC Porto conquistou mais do dobro de títulos Internacionais que os 2 rivais de Lisboa!

Pergunta final: Qual o melhor Clube Portiuguês?

Bem os MAIS MAIORES GRANDES, todos sabemos quem são!

Sem me querer alongar muito

Sem me querer alongar muito sobre esta questão... achava justo ser reconhecido o mérito de dirigente desportivo de pinto da costa, mas não compreendo tanta celeuma em relação a Pedroto, porque existem alguns treinadores que ganharam mais, tanto ou quase tanto como ele e também não foram mencionados!

PS- A liga reabriu o processo "Deyverson e Rosa". Pode não dar em nada, mas há muito mérito do Sporting neste processo. Pena é que outros interessados directos se tenham calado, como carneirinhos que seguem o rebanho!

Então diz-me tu qual o

Então diz-me tu qual o Treinador Português que ganhou 7 títulos em Portugal entre Campeoantos e T Portugal? Sendo que ganhou 2 Taças no Boavista, e foi Vice-Campeão no Boavista e V Setuibal!

Vá lá, sem abordar a qualidade de Pedroto, identifica-me 1 Treinador Português com 7 títulos conquistados entre Campeonatos e T Portugal!

:(

Fico triste por este tipo de gente tentar "falar sobre futebol. Dizes tu que Pedroto ganhou 7 títulos em portugal entre campeonato e taça, realmente ninguém pode igualar este grande treinador.

Artur Jorge- 3 campeonatos nacionais, 3 super taças, 1 taça de portugal, 1 liga dos campeões. 8 títulos.

Por muito que tentem o Pedroto não foi um grande treinador, foi um treinador do mais normal que passou em portugal. Existiram e existem treinadores mil vezes melhores que o Pedroto por alma de quem é que ele deveria de ser homenageado. Só na cabeça de um portista é que ele foi bom, para mais ninguém.

"falar sobre futebol. Dizes

"falar sobre futebol. Dizes tu que Pedroto ganhou 7 títulos em portugal entre campeonato e taça, realmente ninguém pode igualar este grande treinador"

Ficas triste? Eu abomino quem não sabe ler... "aspei" o que escrevi, e a Supertaça é um trofeu e não um título, daí não a considerar, depois, seria injusto considerar Supertaça (Pedroto foi Treinador decadas de 60/70, quando a prova ne, se disputava), seria justo? Ou de igual forma será justo incluir a Lucilio Cup, prova que mais parece a Taça das Reservas, e está na sua 6ª Edução?

Peço desculpa ;)

Tens toda a razão, a super taça é um troféu e não um título, isto é claro, tirando a parte em que os portistas se gabam da quantidade de super taças que tem.

E dei o exemplo (não sei se sabes o que é) do Artur Jorge para "provar" que existem treinadores superiores ao Pedroto em títulos e em trofeus se havia algum treinador para ser homenageado não era o Pedroto. E volto a dizer, o Pedroto foi um treinador fraco, que não fez nada demais pelo futebol português. Treinadores como o Pedroto existem por aí aos pontapés.

pedroto um homem avançado no tempo

quando João Rocha era presidente do clube de Alvalade. Tudo estava acertado, pormenor por pormenor, até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada futebolística. Porém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o presidente do Sporting.

“Esqueci-me de lhe lembrar, mas falta aqui uma cláusula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros”.

“Como?! não percebo?”, indagou João Rocha, nessa altura pouco habituado a saber o que era certa fatia da arbitragem. Pedroto meteu a caneta na algibeira, levantou-se e apenas disse: “Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século”.

Então explica-me lá, nesse quadro de santidade leonina, onde é

que encontras espaço, para o árbitro da final da taça entre Porto e Sporting, em que prejudicou o Porto claramente, tenha ido no dia seguinte de leão ao peito viajar à pala do Sporting para a China? é tudo muito honesto...

E assim nasce uma nova

E assim nasce uma nova "verdade". Coitados. Mas compreendo...vivem toldados pela propaganda centralista.

e as escutas tb é tudo mentira

foi um qualquer imitador de vozes k andava a pedir favores de arbitragem e não só...

alêm de cobarde como muitos outros portistas que fazem de conta que não existem as escutas andam aqui de nariz empinado completamente iludidos a pensar que comem outros por parvos

acorda pra vida

Ai morcao, nota se ao longe

Ai morcao, nota se ao longe que és lampiao LOOOOOL tu e as historias fantasticas são demais. Tu e o toxicodom faziam um daqueles duetos gays á moda antiga LOLOLOLOL

Já sabes...amanha

Já sabes...amanha perguntas-me o mesmo.

Amostra lá uma escuta em que

Amostra lá uma escuta em que se vê a pedir favores.

O pode ser Ferreira é um favor? O "era para isto que queriam que controlássemos a arbitragem" é grave? Ou será normal?

sabes que é pinto de sousa não sabes?

“Pinto da Costa (PC) – Estou.

Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!

“Pinto da Costa – Não! Eu disse-te a ti, os dois penáltis, são penáltis, não houve nenhum erro crasso […] E apitar o Boavista, para um gajo que não esteja ali a pensar que o major é o presidente da Liga, é complicado… porque com aquelas palhaçadas todas, o gajo tem de os pôr na rua.

Pinto de Sousa – Pois é…

[…]

PC – Agora, tudo isto nasce de uma má nomeação do imbecil…

PS – É, sem dúvida!

PC – Olha, não te esqueças mas é de comunicar ao gajo, para ele não queimar nenhum […] Devias pedir por escrito, para ficar.

PS – É, vou-lhe mandar por escrito. Vou-lhe telefonar e dizer […] vou-lhe mandar por escrito, os jogos.

PC – Os jogos, esses quatro vão fazer esses jogos! Diz mesmo, esses jogos!

PS – Digo.

PC – É, assim ele já não tem desculpa.“

têm mas é vergonha na cara e deixa de justificar a mafia que o teu clube é com ataques a outros ....

deixa de ser cobarde
PC – Já rectificaste a nota do homem?

PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!

PC – Ah???

PS – 8… 8,4

PC – É uma boa nota!

PS – É uma boa nota!

PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!

PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?

PC – Ah!

PS – Jacinto Paixão… Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.

PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo […] nomeado para a casa Pia!

PS – Eh, eh, eh!

PC – Mas não é de muito longe? […]

PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.

PC – Por mim, pode.

Poucas horas depois, Pinto de Sousa volta a telefonar a Pinto da Costa. Afinal, Jacinto Paixão não pode ser nomeado porque vai apitar um jogo do Estoril.

Pinto de Sousa (PS) – Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado […] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.

Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!

PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum…

PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?

PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal […] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo […] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.

PC – Qual é o jogo?

PS – Talvez o Nacional, com o Leiria […]

PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.

PS – É, mas esse vai para Leiria.

PC – É, está bem.”

VIEIRA

Por acaso nao tens aí a transcrição das escutas do teu presidente vieira a escolher o arbitro para a taça pois nao? Ah so tens essas...eu percebo!