Falta a tradição, falta o sucesso | Relvado

Falta a tradição, falta o sucesso

 

Sartor diz: "se bem que a coluna vertebral da Selecção é preponderantemente constituída por ex-jogadores do FC Porto, a verdade é que neste momento o Porto não tem quase nenhuns jogadores portugueses internacionais A no seu plantel. O FCP desde sempre construiu as suas equipas com uma base de jogadores portugueses e assim ganhava em 2 frentes: no amor à camisola e na tradição da cultura do clube. Esses 2 factores eram o segredo do sucesso da equipa da Invicta. Hoje em dia o 11 do FCP
é constituído por mais estrangeiros do que nacionais. Isto quererá dizer muito em relação à desorganização
presente e à quebra dos costumes pelos quais desde sempre o clube se regeu. Não
há amor à camisola, não há mística, não há vitórias."

FC Porto:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que espinha?

Desde a saída do Mourinho nunca mais vi um Porto forte,consistente,unido!Com todas as saidas verificadas por grandes simbolos(Deco,Ricardo Carvalho,etc),os pouco símbolos do FCP tão a ser"encostados"de forma inglória?O FCP actualmente nem a sua própria espinha tem,quanto mais uma espinha dorsal para dar á nossa selecção!!Falta-nos uma voz no balneário,uma voz no campo,falta-nos o Jorge Costa...Não no 11 titular,as pernas já lhe faltam,mas faz muita falta aquele grupo,aquele balneário...A espinha do FCP voltará quando apostarem em alguém da casa...Quando veremos uma aposta no João Pinto ou André,Aloísio para treinador principal??Fica aqui o repto!!
São pessoas que acompanharam a era mourinho,será que não aprenderam nada?Porque não investimos neles?
fica aqui o repto!

Ridiculo este artigo

Nao ha vitorias?? Artigo mais ridiculo! O FCP e primeiro e nao ha vitorias..E ao resto das equipas falta o que??

Nao e so o onze do FCP que e constituido por mais jogadores estrangeiros que nacionais. O Benfica jogou recentemente com 9 brasileiros no onze inicial. Se fosse o FCP, era uma escola de samba, mas como e o Benfica, ninguem se manifesta.

E para quem ha uns anos dizia que o Benfica queria ter a espinha dorsal da selecçao, so vejo Nuno Gomes, Simao e Petit...a SUPLENTES.

Ressaca (a)normal...

Da mesma maneira que há que dar mérito a quem construiu a equipa que venceu tudo o que havia a vencer, há que reflectir muito seriamente a gestão que o Porto tem implementado após esse período.

Em primeiro lugar, nestes últimos anos, o Porto gastou dinheiro como NUNCA outro grande português o havia feito. O retorno desportivo foi quase nulo. Craques como Diego ou Fabiano desvalorizaram abruptamente. O pressuposto da estabilidade foi incompreensivelmente estilhaçado (ainda se recordam de Del Neri?).

Em suma, o Porto perdeu identidade de tal forma que, até ao momento, o ponto que alcançou frente aos grandes foi fruto de um autogolo...

Desconheço se o Porto conseguirá o título ou não. Sei é que mesmo que tal aconteça, é óbvio que a estratégia da SAD portista tem sido de muitíssima parra e pouca uva.

E que a vantagem competitiva que, um dia, temi que o Porto viesse a alcançar fruto da prestação europeia de há uns anos foi estranhamente espoliada...

end

Instabilidade

Penso que a falta de estabilidade é um dos factores que explicam esta fase menos conseguida. Esta fase, entenda-se, estas duas ultimas épocas. Após o ciclo Mourinho houve uma série de erros por parte da direcção, treinadores fantasma, uma constante entrada e saída de jogadores, enfim, adiante. Vários treinadores, diferentes filosofias de jogo, tudo num espaço de tempo ridiculamente pequeno. Perdeu-se aquela atitude confiante, vitoriosa, e a época foi uma porcaria.

Esta época recomeça-se, novamente, tudo do zero. Treinador novo, jogadores novos, tudo bem, temos jovens com valor, juntamos a irreverência destes á experiência de outros, e, provavelmente, ficamos com uma grande equipa. Bem, infelizmente o treinador não gosta de símbolos, e recambiou o Jorge Costa (lá foi a mística á fava). Mas tudo bem, não sou treinador, é o holandês que treina, é ele que sabe como estão os jogadores. Mas ao menos podia escolher uma sistema base, com um onze mais ou menos defendido. Apesar de ser o único treinador nesta época, continua a instabilidade. É jogadores a entrarem e a saírem do onze, é sistemas atrás de sistemas, adaptações atrás de adaptações… é a ramboia total.

Quanto aos portugueses, o problema não está ai. A diferença é que os portugueses que cá estavam eram melhores. Carvalho, Maniche, Costinha, Paulo Ferreira e um tal luso-brasileiro… Atenção, continuamos com bons jogadores (e outros que devem ter sido abduzidos por aliens, onde raio meteram o Sonkaya? Ibson?) mas ainda não temos uma boa equipa, é pena.

Talvez tenha sido um pouco exagerado…

Saudações

Apenas uma nota

Independentemente de tudo o que se possa dizer sobre este assunto, só quero deixar aqui bem expressa a opinião de que se não fosse este o seleccionador, o FC Porto teria pelo menos 2 indiscutíveis na actual selecção: Vitor Baía e Ricardo Quaresma.

É certo que a estratégia de contratações dos portistas não tem sido a melhor mas também não deixa de ser verdade que a aposta passa neste momento mais pelo futuro, com a aposta em jogadores como Bruno Vale, Raúl Meireles, Ivanildo ou Hugo Almeida.

No entanto, mesmo assim, se o seleccionador BRASILEIRO fosse ver os jogos realmente importantes e não fosse parvalhão, acredito muito sinceramente que nem tão pouco se discutia a presença desses dois portistas a vestir o novo equipamento vermelho da selecção que deve ser de todos nós...

A falta de nacionais

num clube é uma desculpa esfarrapada para o insucesso da equipa, porque já á muitas equipas Europeias nomeadamente o Arsenal, o Barcelona, o Real Madrid, o Chelsea, até o próprio Benfica etc, estão pejados de estranjeiros e mesmo assim estão no topo mundial, por isso dizer que o Porto tem muitos estrangeiros não se traduz em maus resultados obrigatóriamente. O que O FCP precisa é das duas uma ou de tempo para tornar o modelo de jogo do Co seja finalmente interpretado pela equipa ou caso contrário mudar para um treinador com um modelo de jogo mais "limitado" e seguro como é o 4-4-2!

Concordo em parte...

pk n devemos tirar o mérito aos jogadores estrangeiros q chegaram e adquiriram a mistica... penso q o Lucho e o Lisandro são bons exemplos disso... outros q por serem estrangeiros n quer dizer q n se adaptem à nossa mistica... tipo o Marek Cech, o Adriano, o Anderson! Temos tb outros q por estarem há alguns anos no campeonato português sabem q se quizerem vingar na equipa têem de adquirir a mistica... tipo o jorginho, o alan, o sokota, mesmo o Paulo Assunção! Por isso quem desejar estar no clube à Porto saberá como agir!

Equipa em (re)construção

Depois de um ciclo de vitórias único, o F.C.Porto teve, necessariamente, de se renovar e de (re)construir uma nova equipa.

Diferentemente dos grandes colossos europeus, com cofres recheado de dinheiro fresco e mais ou menos limpo, a realidade portuguesa é bem diferente.

Após ter vencido a taça UEFA e a Liga dos campeões, o F.C.Porto teve que ceder face à realidade e desfazer essa equipa de ouro que tantas alegrias deu aos seus adeptos e que, além disso, constituiu a espinha dorsal da selecção que, mesmo contra a vontade primária do seleccionador, brilhou no EURO e só não saiu vencedora, na minha opinião, por falta de estudo de um adversário que já nos havia surpreendido.

O F.C.Porto iniciou um novo ciclo e, quanto a mim, optou pela melhor forma de o fazer: construir uma equipa jovem e talentosa.

Depois de um primeiro ano atribulado (o que já seria de esperar), o F.C.Porto é, neste momento, líder do campeonato e é a equipa que se encontra melhor colocada para alcançar o título.

Vistas bem as coisas, um ano é muito pouco e o trabalho realizado pela SAD do Porto, nesta matéria, é exemplar. Veja-se o caso do Benfica. Quantos anos levou este clube a recompor-se depois da geração de Rui Costa, Paulo Sousa e outras estrelas que brilharam de águia ao peito?

Na reconstrução da equipa, a SAD do Porto decidiu apostar em jogadores jovens de inegável talento e os resultados estão à vista: tem vários jogadores nas selecções sub-21 e sub-19 portuguesas e várias promessas do futebol mundial.

A equipa do Porto é constituída por jogadores ainda jovens, ambiciosos e de inegável talento. Não fazem parte da selecção naciona AA neste momento mas, muitos deles são unanimemente apontados como muito prováveis titulares num futuro próximo das suas selecções, sejam elas a portuguesa, brasileira, argentinan ou qualquer outra.

Quanto à falta de vitórias.... Bem, se estas faltam ao F.C.Porto que é líder isolado do campeonato, então o que se dirá das restantes 17 equipas da nossa liga?

Re:Equipa em (re)construção

Teve? Tinha mesmo? Q destruir a ekipa toda?
Diz-me pq razão o porto teve q vender o Pedro Mendes. O encaixe foi assim tão significativo para kem tinha despaxado Deco, Paulo Ferreira e Carvalho?
E Derlei? Pq razão foi vendido (vendido é ser benevolente, a palavra certa é escorraçado)??
Carlos Alberto? Numa epoca era o novo wonder kid brasileiro na seguinte era mimado e indisciplinado?
Alenitchev, era mesmo necessário? Caso n tenham reparado era quase sempre titular nos jogos europeus do porto, muito util...
Costinha, Maniche?
Meus amigos, ainda n perceberam q desmantelaram a ekipa para saciar a fome de €€ dos comissionistas q se arrastam na torre das antas??

estes vermelhos

qd a inveja é grande....

Re:Equipa em (re)construção

Nem tanto...mas verdade seja dita, nunca lhe pareceu que jogadores como Pedro mendes após ter ganho tudo no Porto podessem querer outro tipo de campeonato, ou mesmo outro tipo de cachet por mês, que só outras equipas de outros campeonatos, de outros países desenvolvidos lhes podesssem dar?

Re:Equipa em (re)construção

Não me parece que Pedro Mendes fizesse "birra" por n saír do porto, nem tão pouco Carlos Alberto, ou Alenitchev, mto menos Derlei, q já tinha 30 anos e sempre pensei q acabasse por aí a carreira.
Já Costinha e sobretudo Maniche, acredito q fizessem pressão para saír, mas n tenho duvidas q se as coisas fossem tratadas de outra maneira se arranjaria uma solução consensual....

Parabéns...

Red Army, embora muitas vezes não concordar contigo, desta vez tenho que concordar, pois tens razão, só um reparo:

Alenitchev saíu por motivos familiares, por causa que a mulher e familia queriam regressar á Rússia, e se fores a ver o encaixe financeiro de Alenitchev não foi assim muito grande, aliás até foi pequeno visto o seu valor.

De resto, (eu sou portista), estou de acordo que a maioria dos dirigentes da Sad estão a mais, pois penso que a perca de jogadores chave não justifica tudo. O que aconteceu é que tudo foi muito mal planeado depois da saída de Mourinho.

Não percebo, para que ir buscar Del Neri, quando tinhamos no clube o Aloísio, treinador adjunto do Porto de Mourinho que assimilou muitos dos conhecimentos de Mourinho, e era a pessoa mais bem colocada para dar CONTINUIDADE ao trabalho do José, e acima de tudo Aloisio é portista e tem amor ao clube.

Quanto ás saídas, era comprar jogadores para substituir as saídas, e nada mais.

Cumprimentos Red Army

Por acaso!!

Por acaso atê que nem era mal pensado, o aloisio como treinador do Porto, e porque não?
Ao menos tinha tradição no Porto, e conhecia o clube por dentro, o Domingos também ele já tem alguma expriência como treinador era de arriscar.

Não concordo Totalmente..

Por exemplo no onze que jogou na luz...6 eram portugueses e o Porto perdeu!E o Benfica jogou com 4 portugueses e ganhou!O problema é que a qualidade dos portugueses que jogam no Porto é mediocre!Tirando o Quaresma os outros são jogadores banais!O problema não está no Facto de ter poucos portugueses..o problema está que não são jogadores de elite!E o Porto Campeão Europeu tinha esses jogadores que ou eram de elite ou complementavam os melhores!
Ou o problema está é no treinador..Pois na minha opinião o Mourinho com esta equipa a Superliga era um passeio!
Mas também vos digo que o Porto tem uma equipa muito jovem e que pode fazer muito melhor,como por algumas vezes já o fez!
Porto..eu acredito..Rumo ao titulo..