Explicação da recente politica de contratações azul e branca | Relvado

Explicação da recente politica de contratações azul e branca

Dentro de algumas semanas vamos perceber a recente política de contratações do FC Porto.
 
Danilo (Santos conf imprensa 1)
santosfc.com.br

Acho que dentro de algumas semanas se entenderá a recente política de contratações do F.C.Porto. Como é óbvio, é fácil analisar e dar opiniões à posteriori. Como diria o grande João Pinto, "prognósticos só no fim do jogo", mas arrisco a antecipadamente apresentar cenários explicativos de uma mudança radical e no mínimo estranha nas recentes contratações do F.C.P.

A parte da rivalidade com o Benfica, como é óbvio, não é nova, o que é novo e estranho aos hábitos azuis é comprar caro e com condicionantes impostas pelo vendedor (neste caso Santos).

Desde já, há que desmistificar o cliché de que o Porto tem fétiche em "roubar" jogadores ao Benfica e ter um departamento de "olheiros" que se aproveitam do trabalho dos encarnados. Desde logo, porque é tão grande a proliferação de nomes de potenciais jogadores na rota benfiquista, que coincidirem nomes de interesse comum, é perfeitamente normal.

Segundo, porque em função da estratégia sóbria e cujo lema "o segredo é a alma do negócio" do F.C.Porto nunca transpira para o exterior, os timings em que o departamento de scouting azul e branco, inicia o processo de negociação de um jogador,são calculados, aliás é regra do Porto, quando avança fazê-lo de forma segura e decidida, e não dar tempo para especulações na imprensa, logo acho ingénuo muita opinião pública achar que apenas depois da manifestação de interesse benfiquista, o Porto avança numa estratégia de puto, que se aproveita do trabalho feito pelo colega de carteira.

Alguém acha que o Falcao e Alvaro Pereira não andavam a ser observados e estavam na lista de potenciais, há muito mais tempo, que apenas o timing em que foi publicitado o interesse das águias? Claro que o timing de "ataque" e o gáudio de ver o rival ser ultrapassado na concretização dos negócios não é coincidência, mas há que distinguir as situações.

Voltando À questão da estratégia das recentes contratações, há que identificar os elementos estranhos à habitual política dos dragões. O Porto tem tido nos últimos 3 a 5 anos uma política de compra de jovens talentos, potencialmente valorizáveis a curto prazo, mas comprando em média jogadores até 5/ 6 milhões (Falcao, James Rodriguez, Andersson, Lisandro, Alvaro Pereira, Varela, Otamendi, etc.) mesmo a exceção Hulk, apenas subiu exponencialmente pelo facto de o Porto ter adquirido o passe remanescente por valores entretanto inflacionados, mas já com a designada "amortização" em função de já estar no Dragão há 2 anos.

Comprar um lateral (Alex Sandro) - 9,5 milhões de euros e um lateral/médio( Danilo) por 13 milhões é um corte com o passado, a mais com o facto de Danilo estar, segundo rezam as crónicas, condicionado pela estadia no Santos até inicio do próximo ano, algo que me lembre nunca ter acontecido com contratações do Porto.

Explicações? Na minha opinião, existem algumas hipóteses que considero plausíveis: o Porto, fruto da recente nova parceria com o Banco Brasileiro BMG, tem agora capacidade de arriscar em contratações acima dos 10 milhões, com algum esquema de repartição de futuros lucros com o Banco em futuras transações (qualquer especialista sabe que hoje em dia o F.C.P é sinónimo de lucros certos em investimentos de jovens promessas contratadas, num futuro a curto prazo, um a dois anos).

Obviamente a análise cuidada da qualidade dos dois jogadores permite que a relação preço e importância de substituição de futuras vendas de jogadores (Fernando? Fucille? e cebola Rodriguez?) permitam um investimento mais ousado, mesmo tendo em conta também que quer Danilo quer Alex Sandro são vistos como futuros internacionais A da canarinha, e com larga margem de progressão.

Finalmente, a hipótese de repetição da estratégia Luis Filipe Vieira no caso Coentrão/Garay, é também real, ou seja formalmente o jogador Danilo custará 13 milhões e em breve comunicar-se-á a contratação de Walter pelo Santos por valores um pouco acima do valor atual do jogador (entre 6 a 8 milhões). Sendo assim, a contratação de Danilo ficou mais em conta, pois não vejo, por muito bom jogador que seja, que o Porto compre por 13 milhões, correndo o risco de daqui a 1 a 2 anos, não conseguir vender (mesmo que o jogador valorize por mais de 18 a 20 milhões), tendo em conta que nestes casos há percentagens a partilhar (mais 10% para o Santos) e com fundos de jogadores, ou com o novo parceiro BMG...

Vejamos pois, cenas dos próximos capítulos.

FC Porto:

Comentários [48]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A estratégia é clara: bloquear o Benfica

A cada passo surgem estas novas preocupações com as aquisições do FC Porto clamando que tem comprado activos (passes de jogadores) caros e com elevado risco. Mas qual o risco maior? Absorver perdas eventuais com desvalorizações de jogadores ou deixar o Benfica a viver no fio da navalha, mas podendo lutar por títulos nacionais?

Analise-se o último Relatório de Contas trimestral do Benfica, publicado pelo seu website.

O Benfica teve resultados operacionais positivos no primeiro trimestre em contraste com o período homólogo devido aos proveitos com a venda de activos. Ao contrário do ano passado, este ano o Benfica teve lucros nas operações com passes de jogadores em cerca de 13,480 milhões de euros no primeiro trimestre. O ano passado teve prejuízos de cerca de 15 milhões de euros.

Estes resultados operacionais positivos são fundamentais ao Benfica face à situação periclitante em que se encontra as contas do clube. E o Benfica se não conseguir manter os resultados operacionais positivos, acabará por ter elevados prejuízos nos seus resultados líquidos, que acabarão por eliminar os poucos capitais próprios. E ao Benfica, toda a migalha financeira é importantíssima para evitar uma eventual crise financeira, derivada da incapacidade de aceder a capitais de terceiros, face à crise do mercado de crédito em Portugal. Se os bancos portugueses cada vez mais têm dificuldades em financiar-se, como ficará o Benfica se os seus capitais próprios tornarem-se bastante negativos e com o elevado passivo que tem?

O Benfica vendeu recentemente um activo por cerca de 30 milhões de euros ao Real Madrid. Mesmo que não se possa para já comparar o Fábio Coentrão ao Sandro, se este último fizer uma ou duas épocas boas, provavelmente o seu passe duplicará de valor. isso representaria uma mais valia de cerca de 10 milhões de euros. Essa mais valia, que para o Benfica poderia representar a manutenção de uma situação financeira delicada, mas financiável. Para o FC Porto é um investimento, não apenas no activo mas tentar obrigar o Benfica a viver uma crise sem precedentes na história do futebol português. Cortando ao Benfica oportunidades de fugir à crise inevitável.

A generalidade dos adeptos portugueses não tem a minima ideia de que os clubes portugueses, com algumas honrosas excepções, estão falidos ou dependentes de dinheiros públicos. E se o Sporting está falido, mesmo que a boa vontade dos adeptos ainda o financiem ou se usem fundos de investimento em jogadores de futebol para ter atletas ao seu serviço, no caso do Benfica já é quase o fim da linha. Porque, a dívida do Benfica é de tal forma colossal, que é mesmo uma questão de tempo até que a banca e os seus financiadores externos deixem de financiar o clube. O risco de falência é de tal forma elevado, que só mesmo um gestor de crédito irresponsável poderia manter estes financiamentos a um clube com capitais próprios tão baixos face à colossal dívida.

Ora, o Benfica precisa, como pão para a boca, de negócios que lhe rendam mais valias, por muito pequenas que sejam. Porque, é preciso ter em conta, o Benfica está a adiar a necessária reestruturação financeira. E vai adiando com mais valias conseguidas com a valorização de activos, como o Fábio Coentrão. Ora, estes jogadores que o Porto rouba ao Benfica, são bloqueios à potencial saída do Benfica da crise. Ou o seu adiamento. E se o Porto impedir que o Benfica ganhe dinheiro com estes jogadores, está obrigar o Benfica à tão necessária reestruturação financeira, que acabará por ter reflexos na própria qualidade do plantel.

O Porto ao comprar estes dois laterais, face ao preço do Coentrão, está potencialmente a comprar activos que pode duplicar de preço. Mas se 20 milhões de euros para o Porto quase não tem significado financeiro, face à sua solidez financeira. para o Benfica seriam mais um balão de oxigénio. E o Benfica anda a viver de balões de oxigénio há bastante tempo, com jogadores como o Fábio Coentrão, que lhe dão mais uns trimestres de adiamento da inevitável reestruturação financeira. O Porto está a empurrar o Benfica para a falência, ao impedir que estes balões de oxigénio se mantenham.

É pena que os adeptos tenham pouca capacidade para analisar do ponto de vista financeiro as situações dos vários clubes de futebol. Mas deviam, porque se os adeptos tivessem uma melhor capacidade de entendimento destas questões, além de impedirem más gestões nos seus clubes, também compreenderiam que ajudar o seu clube não é eleger dirigentes que prometem "autocarros de chineses" e seus derivados, no mundo populista do desporto.

Repito aquilo que já escrevi num outro comentário anterior. O FC Porto está a rebentar com o Benfica em termos financeiros. E o Benfica não pode continuar a viver com esta estrutura de capitais, que resvala para a falência. E quanto menos possibilidades o Porto der ao Benfica de fazer mais valias em activos, mais rapidamente obriga o seu rival a baixar os custos de funcionamento do departamento de futebol. E se o Benfica tiver que baixar muito os salários do seu plantel, isso implicará uma queda na qualidade da própria equipa de futebol. Por muitos milagres que façam os dirigentes desportivos, há uma elevada correlação positiva entre salários pagos e respectivo rendimento desportivo do atleta. A famosa Lei Bosman só veio corrigir assimetrias que antes existiam, em que os atletas eram escravos das suas entidades empregadoras. Hoje isso inverteu e os bons jogadores conseguem ser mais bem pagos.

E os próprios adeptos do Benfica terão que interiorizar este importante facto: o Benfica tem uma dívida monstruosa e mais tarde terá que a pagar. E se com esta dívida monstruosa, os seus capitais próprios estão sob o vermelho, isto quer dizer que a falência é apenas uma mera questão de tempo. Tarde ou cedo, virá a falência.

Os adeptos do FC Porto não deviam estar tão preocupados com o risco destas apostas da direcção do clube. Porque o Porto aguenta bem o risco e potencia a falência e queda de capacidade do seu principal rival em manter balões de oxigénio, que podem roubar títulos ao Porto. E a realidade é esta: esta estratégia do FC Porto está a resultar em pleno. O Benfica está sob o precipício e só precisa de um empurrãozinho. Estas compras do FC Porto são o empurrãozinho para estoirar com o seu arquirival, o Benfica.

Sim...

É extraordinária a estratégia do porto!!! Estes gajos de facto são génios! Até porque o Benfica precisava urgentemente do Danilo e do Alex Sandro para poder realizar umas eventuais mais valias futuras, porque não existem mais nenhuns jogadores no mercado mundial com os quais seja possível realizar esse milagre. Os jogadores que o Benfica adquiriu, como o Witsel, o Nolito, o Perez, o Garay, já não contando com outros que temos no plantel, como Gaitan, o Javi, o Urreta, nunca, jamais, conseguirão gerar mais valias para o Benfica.

Quer isto dizer o quê? Que isso é um discurso encomendado. É uma tanga e uma falácia escrita jeitosamente e usando uns jargões financeiros que deslumbram os mais influenciáveis. Aliás, nem me admirava que fosse um tipo qualquer ligado ao fóculporto a tentar vender aqui a banha da cobra. O fóculporto não consegue bloquear o mercado, nem impedir o Benfica de contratar jogadores e realizar mais valias, como tem sido reiteradamente comprovado nestas últimas épocas em que têm aplicado essa técnica. Não consegue porque é impossível a um clube impor isso a outro, dada a vastidão do mercado. O que consegue, na melhor das hipóteses, é inflaccionar o passe de um determinado jogador e eventualmente reduzir a mais valia que se poderia fazer...

O que acaba por conseguir também é ir buscar um jogador que estava avaliado em 6M de euros por 13M, descontando as luvas, e só recebendo o jogador em Janeiro. Se é bom negócio ou não, só o tempo o dirá. É certamente um negócio arriscado. E uma vez que o Benfica tem uma situação financeira difícil tem que evitar o risco que foi o que fez. Também pode acontecer o Danilo levar um estoiro no joelho no Mundial de Clubes e vocês ficam agarrados ao passe de um aleijado que custou 13 (16) M de euros. Se a vossa extraordinária situação financeira - cujos resultados operacionais também são positivos unica e exclusivamente devido às mais valias dos passes dos jogadores - vos permite estes riscos, parabéns, o Benfica não está para isso e faz muito bem.

E depois a lógica decorrente dessa posta é exactamente a visão mesquinha e parola do gestor saloio, que a maior parte das vezes dá asneira - e aqui todos (mormente porto e Benfica) são culpados. Parte logo do pressuposto errado que o porto será mais forte se o Benfica for à falência ou se estiver à rasca. É falso. É errado e evidentemente estupido. O porto é tanto mais forte quanto mais fortes forem os seus rivais. Porque se os seus rivais forem fortes, o mercado onde o porto está inserido é maior, desperta mais interesse e consequentemente mais receitas. Ou alguém pensa que o porto (e quem diz aqui porto, diz Benfica ou Sporting...) a jogar "sozinho" num campeonato se torna mais competitivo? Quem é que veria esse campeonato tirando os adeptos do porto? É falso. Errado. Visão atavista, redutora.

Ex para pensar: Será que o porto teria uma equipa tão competitiva como a que tem actualmente se o Benfica não tivesse ganho o campeonato de 2009/2010 e se o porto não se sentisse na necessidade de responder apostando fortemente no plantel??? Será que tinham feito o brilharete que fizeram na UEFA??!! Hello McFly??!!

Muito paleio, muito jargão mas tudo errado. Tanto operacionalmente: a receita com que nos querem "asfixiar" está condenada ao insucesso, tirando um ou outro golpe publicitário para encher o ego do adepto; como estrategicamente: o porto não se torna mais forte pela eliminação sistematica dos seus adversários, antes beneficia do crescimento deles, como facilmente se constata.

Meio termo

Pois, não serei tão radical na análise quanto o colega Komkondor, mas meu caro dathingkinged, apesar de concordar q nenhum clube consegue condicionar assim, o mercado, há alguns reparos que lhe gostaria de fazer: o danilo não corre perigo de se lesionar e prejudicar o Porto, pq este obrigou o Santos a fazer um seguro, durante o periodo em q o jogador está emprestado ao santos (até fim do ano)
quanto á estratégia do Porto, 1º é no sentido de melhorar, e rentabilizar os activos do próprio clube antes de pensar no adversario da 2ª circular, mas existe um misto de verdade nas 2 anteriores opiniões, se é verdade como diz, q o Porto tb benificiou quando o benfica ganhou, reforçando-se no ano seguinte ao ponto de ter batido todos os records, e irá ainda benificiar dessa restruturação nos próximos 2 anos, pelo menos, mas tb é verdade, q o Benfica, está á beira do abismo, e a não ser q haja uma inversão da politica de continua fuga para a frente, o Benfica, precisará de mais operações coração, e salvamentos de tipos das finanças, q passem declarações falas de situação fiscal regular, e ai, quem tem de facto mordido a estratégia de querer acompanhar o Porto em construir planteis de grande nivel ( ainda q no benfica na minha opinião, se compre muito mas nem sempre de muita qualidade, mas admito que este ano opções não faltam) e como se diz , não há dinheiro, não há vicios...mas isso, ninguem admite na mourilândia...

ridículo, no mínimo.

Se o Porto investisse no plantel apenas e só para suplantar adversários internos, vermelhos ou verdes, estou em crer que valores semelhantes aos do Feirense seriam suficientes.

Fiquei foi...

Sem preceber o que é rídiculo, se a tua posta e a bonita alegoria com o Feirense, ou se responderes a algo que não afirmei.

Ataques pessoais não escondem a realidade

Estimado DaThinKingEd, agradeço o seu comentário pese embora a evidente falta de educação da sua parte.

O que aqui diz é um ataque pessoal mas que pouco me diz. É apenas um sinal evidente do seu tipo de personalidade, não da minha:

"Quer isto dizer o quê? Que isso é um discurso encomendado. É uma tanga e uma falácia escrita jeitosamente e usando uns jargões financeiros que deslumbram os mais influenciáveis. Aliás, nem me admirava que fosse um tipo qualquer ligado ao fóculporto a tentar vender aqui a banha da cobra. O fóculporto não consegue bloquear o mercado, nem impedir o Benfica de contratar jogadores e realizar mais valias, como tem sido reiteradamente comprovado nestas últimas épocas em que têm aplicado essa técnica. "

Este tipo de acusações são típicas no mundo dos hooligans do mundo do desporto. Apenas revelam o seu tipo de mentalidade, não a minha.

Relativamente à sua ideia que o FC Porto não tem impedido o SL Benfica de realizar mais-valias noutros jogadores, também é verdade. Mas em termos gerais, o Benfica tem perdido mais dinheiro do que ganho com as suas políticas de gestão de activos. leia-se, passes dos seus atletas.

A prova evidente que tem falhado está precisamente na forte queda dos capitais próprios e na colossal dívida do clube. Se tivesse tido eficácia essa tal boa gestão do Benfica, tanto a dívida tinha caído como os capitais próprios tinham subido. Nem era preciso vender jogadores a fundos de investimento, participados pela SAD.

Em termos de gestão dos activos, o portefólio do Benfica tem-se desvalorizado e por isso a sua periclitante situação financeira. Contra argumentos basta os factos: o Benfica está quase em situação de falência técnica e já o esteve e só o salvou uma política contabilista pouco credível.

"Muito paleio, muito jargão mas tudo errado. Tanto operacionalmente: a receita com que nos querem "asfixiar" está condenada ao insucesso, tirando um ou outro golpe publicitário para encher o ego do adepto; como estrategicamente: o porto não se torna mais forte pela eliminação sistematica dos seus adversários, antes beneficia do crescimento deles, como facilmente se constata."

Se está errado, porquê que as contas do clube mostram o que mostram? Um clube na falência ou perto dela? Se está errado, quantos títulos conquistou o Benfica, desde que o actual líder domina o clube?

Mas como em tudo na vida. Há os perdedores, que preferem propaganda á realidade dos factos. à cruel dureza dos números. Dos factos que não enganam. E os factos são estes: Benfica precisa de negócios bons para evitar entrar na falência. E comprar activos já com alguma mais valia reconhecida no mercado não é a mesma coisa que comprar activos ás dezenas e ter a sorte de encontrar um novo Fábio Coentrão. A prova evidente é que o FC Porto é dono do passe do Falcão, que esteve para ir para o Benfica. Ou o caso do Hulk, que já houve propostas de 80 milhões pela sua transferência.

Uns gostam de viver de ilusões, como parece ser o seu caso. Outros vivem dos factos: títulos e uma situação financeira sem paralelo em Portugal. Claro que deve-lhe custar a aceitar os factos. Ser adepto de um clube falido, que vive ainda do passado. Mas como é regra no mundo de capitais: resultados passados não são garantia do futuro.

Tenha uma boa tarde. E, já agora, se me permite o conselho. Aprenda a respeitar os demais, se deseja ser respeitado. Eu não tenho o costume de responder a hooligans. Fiz uma excepção ao seu caso, para também servir de exemplo a outros mentecaptos que por aí abundam.

Boa tarde para si.

E já agora, para acabar...

"Se está errado, porquê que as contas do clube mostram o que mostram? Um clube na falência ou perto dela? Se está errado, quantos títulos conquistou o Benfica, desde que o actual líder domina o clube?"

Lá por dois factos serem coincidentes temporalmente (o porto intrometer-se nos negócios do Benfica e o Benfica estar numa situação financeira difícil) tal não quer de forma alguma dizer que existe uma relação causa efeito e esse pensamento simplista geralmente conduz a conclusões e acções erradas. Faz lembrar a rábula do presidente ou rei de um país que está a ser varrido por uma epidemia. Como era um gajo das contas foi analisar os números. Verificou que as zonas mais afectadas pela epidemia coincidiam com as que zonas onde existiam mais médicos. Se adoptasse essa lógica, poderia ser levado a concluir que seriam os médicos a causar a doença. Analises simplistas normalmente conduzem a conclusões descabidas.

Antes de mais...

Não tenho problemas em me retratar de algum excesso de linguagem que possa ter utilizado, o estado a que este sítio chegou propicia o shoot first, ask questions later. E confesso que tenho pouca paciência para textos arrogantes que esprimidinhos dá zero, ou perto disso.

Amarrar a situação financeira do Benfica ao facto de uma pretensa ideia que o porto asfixia o Benfica via intromissão nos seus negócios é de tal maneira descabida que só por muita paciência me mereceu resposta. E pelo tom do comentário, confesso. A situação financeira dificil do Benfica tem várias explicações, nomeadamente herança pesada de erros passados, de erros presentes, de falta de estratégia de longo prazo e para a qual a intromissão portista nos negócios benfiquistas contribui muito residualmente, é desprezável. O Benfica continua a comprar livremente e a arranjar soluções para o seu plantel. Vocês estiveram interessados no Witsel, veio para o Benfica, forçaram o Nolito, veio para o Benfica, a única diferença é que não tivemos jornais a propagandear isso.

Como é óbvio, nem uma menção ao aspecto essencial. Se é essa a estratégia do porto, a destruição ou degradação do Benfica, a estratégia é completa e totalmente errada. Ao tentarem destruir o Benfica, tentam destruir 60% do mercado em que operam. Como é óbvio perderá(ia) o Benfica e perderia o porto. É que é básico. E eu aponto este erro estratégico ao porto, como aponto perfeitamente ao Benfica que por vezes parece querer seguir no mesmo caminho. A competição, a concorrência, é essencial. É isso que torna os clubes mais fortes, mais competitivos, como o exemplo que dei facilmente atesta. Se não há incentivo para a melhoria constante o clube, como qualquer empresa, degrada-se ou não atinge o pleno do seu potencial Assim do ponto de vista da gestão é simplesmente cretino.

Resto de boa tarde.

Tanto pela paciência...

...em responder a, como tão bem soubeste dizer, um evidente "discurso de cassete"...como pela forma como está estruturada a resposta...fica aqui um pontito.

A edição não os anda a contabilizar (fora a 3 ou 4 utilizadores bem identificados, vá-se lá saber porquê...e é óbvio que todos sabemos o porquê)...mas fica a intenção.

Adoro estes labregos acharem que o exército de administradores, consultores, conselhos executivos, ex-ministros, ex-juízes do Supremo Tribunal presentes nos quadros...não implicam qualquer tipo de risco financeiro. E isto só falando no topo da pirâmide...pois comprar 2 putos por quase 30 milhões é, lá está, sinal de pujança.

Enfim...

Saudações...

bla bla bla

bla bla bla

Não estás a...

...ficar apaixonado, pois não?

Segue a tua vida, chavalo...tenho pouca paciência para parvinhos.
Não fui indelicado, tampouco desrespeitoso da tua pessoa. Não me parece um pedido difícil de acatar...

Já agora por quase 40

Já agora por quase 40 milhões!

Não entrou...

...à primeira o que pretendi comunicar-te há uns dias?

Eu estou a pedir-te para

Eu estou a pedir-te para responderes? Os comentários que eu saiba permitem a opção de resposta, e é o que continuarei a fazer a meu bel prazer. Se não sabes lidar com isso paciência! Não comentes!

Tinha a ideia...

...de que, até numa lógica cordial, te tinha pedido para passares à frente dos meus comentários.

Devo de me ter olvidado de tal...as minhas desculpas...mas fica aqui, agora sim, o repto para que tal se suceda nos próximos tempos.

Saudações...

Eh pá....sou fã. Mete as

Eh pá....sou fã. Mete as coisas assim. Tens que aprender a lidar com o sucesso!

Bom comentário, mas com lacunas

O futebol não é economia pura, porque vive baseado nos resultados desportivos. São os resultados desportivos que ditam os sucessos ou insucessos, algo que não acontece nos restantes sectores de actividade. Não conheço, as contas do SLB e do FCP, exceptuando aquilo que tenho lido na imprensa, por isso não me vou pronunciar sobre elas. Relativamente ao meu SCP os números adiantados para o passivo consolidado do grupo SCP são 230 milhões de euros, estando na forja uma auditoria externa que irá confirmar estes números ou não, se bem que uma correcção acima dos 5% seja inadmissivel. Se o SCP com estes números é um clube falido, não sei o que se pode dizer da esmagadora maioria dos grandes clubes europeus... A situação não é boa, reconheço, mas não há nenhuma espada na cabeça. Quantos aos fundos de investimento que o clube recentemente formou, são usuais nos rivais, daí não compreender o espanto.

O FCP contratou Danilo e Alex, como já tinha contratado James, Hulk, Falcão, etc, etc. Mas quem contratou Danilo e Alex também contratou Prediguer, Tomás Costa, Benitez, etc, etc, ou seja, não é assim tão linear a valorização dos jovens brasileiros recém-contratados. Miguel Sousa Tavares costuma escrever que no meio de tantas aquisições, espera-se sempre que dois ou três sejam bons, porque os restantes são para emprestar ou recambiar passado uma ou duas épocas. Quando se contratam jogadores por um ou dois milhões de euros, pode correr-se esse risco, mas quando se excede muito essa fasquia não se podem correr riscos, ou seja, os jogadores têm mesmo de ser bons e valorizar-se.

Sporting está falido

Estimado JASS, antes de mais nada, agradeço o seu interessante comentário ao meu texto. Obrigado.

Relativamente ao passivo do Sporting, os dados enviados para as autoridades competentes mostram um passivo mais baixo que o que referencia. E são dados enviados e auditados. Se afinal o Sporting afinal tiver um passivo ainda maior, quer dizer que já devia estar a ser liquidado, tal como a legislação obriga.

O estimado JASS refere que o futebol não é uma actividade de economia pura. Eu, sinceramente, não entendo o que quer dizer com essa expressão. O que se sabe é que o Sporting tem uma SAD, que ainda por cima está cotada no mercado de capitais. Assim sendo, é de importância fundamental que o Sporting seja sério e mostre as suas contas como exige a lei. E que regule as suas actividades tendo em conta que é uma empresa cotada e, como tal, tem como objectivo criar resultados financeiros para pagar aos seus accionistas. Mas mesmo que não estivesse cotada a SAD, o respeito pelos seus credores obrigava na mesma a cumprir escrupulosamente as regras da boa gestão, de acordo com as leis em vigor, incluindo o Código Civil.

Quanto ao uso dos fundos de investimento, pese embora poder ser aceitável o seu uso pelos clubes de futebol e respectivas SAD, tenho para mim que é uma forma habilidosa dos dirigentes desportivos defraudarem, tanto os clubes como seus investidores, credores e outros stakeholders. (Peço desculpa pelo uso deste tipo de jargão técnico, mas é mesmo necessário o fazer, para melhor entendimento dos textos.) E face à falta de transparência do tipo de negócios e relações entre clubes de futebol, dirigentes desportivos e fundos de investimento, é de realçar que este tipo de actividades deveriam ser melhor fiscalizadas, não apenas pelos próprios adeptos dos clubes, em último caso, os seus associados, que são a alma das instituições, mas pelas próprias autoridades competentes. Como compreende pelo que digo neste paragráfo, oponho-me a este tipo de relações, tanto como adepto como cidadão e até investidor.

Uma sociedade ou empresa diz-se falida quando as suas dívidas são superiores aos seus activos, ou seja, do ponto de vista económico, quando a sua situação liquida é negativa. Ou dito de outra forma, quando os seus capitais próprios são negativos. Uma empresa, em termos juridicos, pode estar insolvente sem declarar bancarrota e respectivo fecho de actividade. Existindo vários mecanismos legais para a recuperação da sociedade se não houver impedimento por parte dos seus principais credores ou accionistas.

O SC Portugal está falido. Em termos legais tem capitais próprios negativos e em Portugal, como o futebol vive num mundo á parte, das normais e salutares regras juridicas de uma sociedade saudável, é permitida à sua SAD a manutenção de uma actividade que está ilegal. Porque viola as própria leis das sociedades comerciais e da legislação que regula a actividade das empresas cotadas nos mercados de capitais.

O Benfica está sob o fio da navalha e o ano passado teve capitais próprios negativos.

O FC Porto tem capitais próprios positivos.

O Sporting CP, pese embora a boa vontade dos seus adeptos, está falido. E a violar as leis da República Portuguesa. É um facto. Goste-se ou não desse facto. Se outros países permitem que também existam estas aberrações sociais, nada impede de me dizer que é uma aberração social e revela que vivemos num país com uma sociedade pouco saudável. É o futebol uma espécie de Estado dentro de um outro Estado? Ou um Estado paralelo, como determinadas organizações criminosas?

Finalizo dizendo o que é preciso dizer: o SC Portugal está falido, os seus activos têm pouco valor económico e se for verdade que o seu passivo é ainda maior que o que é regularmente publicado e depositado nas autoridades competentes... Pior ainda. Eu se fosse adepto deste clube ficaria muito preocupado. Eu se fosse accionista ou credor do clube, mais preocupado ficaria. Eu se fosse autoridade em Portugal enviaria já uma queixa paraa PGR e a PJ para as instalações do clube e outras entidades que podem colaborar numa enorme fraude financeira. É só o que me apetece dizer. Por agora.

E já que falamos em faltas de

E já que falamos em faltas de confiança, e credores diversos, que comentário merece o empréstimo obrigacionista do SCP, com uma taxa de juro superior a 9%?

LOL

Não deves saber qual a taxa de juro do empréstimo obrigacionisto do FCP, pois não?
Além disso, no empréstimo obrigacionista do SCP o que se garante é apenas o juro, podendo no final do período de empréstimo haver decréscimo no capital investido, ou seja, podes aplicar 1000 e no fim só receberes 900, por exemplo, sendo certo que recebes sempre 90 de juro ao ano.

Uma tristeza esse empréstimo.

Bom, mas se existiu quem comprasse dívida do Sporting é porque ainda alguma confiança existe em que este pagará e honrará os seus compromissos. Mas se calhar essa confiança ainda existe porque em Portugal as autoridades permitem que uma SAD esteja em situação ilegal e, pasme-se, ainda lhe seja permitido emitir empréstimos obrigacionistas. As autoridades, na minha modesta opinião, estão a fechar os olhos a uma fraude financeira e permitem uma sociedade cotada falida emitir dívida e, eventualmente, defraudarem os seus investidores, que podem estar a ser enganados, até pelo acordo e colaboração das autoridades competentes.

Mas como eu já o disse atrás. Em Portugal, o futebol é uma actividade quase paralela, uma espécie de Estado paralelo, que lhe são permitidas coisas que nos demais sectores de actividade económica é proibido por lei. E perseguidas pelas autoridades competentes.

Por vezes, sabe uma coisa, caro CaptXM, eu fico revoltado com algumas coisas que eu leio. É que o sr. Pinto da Costa, amíude, é acusado de mil e uma patifarias, mas nunca a Justiça conseguiu provar nada. E apenas foi usada a imprensa para o denegrir. E fazer julgamentos na opinião pública, como fazem os regimes não democráticos e Estados párias. No entanto, a Justiça nunca condenou o senhor em causa.

No entanto, muitos dos que se gostam de armar em sérios fecham os olhos ás ilegalidades cometidas nos seus clubes, como ter capitais próprios negativos, por exemplo. Ou manipular contabilisticamente os activos de molde a esconder a situação de falência.

Quando algumas pessoas começam a falar de falta de seriedade no FC Porto, deviam primeiro olhar para dentro dessas instituições antes de atirar pedras para os telhados alheios. E se a Justiça portuguesa tivesse o mesmo comportamento para com dirigentes desses clubes como teve com o FC Porto, talvez alguns clubes já tivessem fechado as portas e algumas pessoas presas.

Mas a hipocrisia é um dom de muitos adeptos de futebol, não é mesmo assim?

Voltando ao empréstimo obrigacionista. Na minha modesta opinião foi uma emissão fraudulenta, porque viola as leis. Uma espécie de Madoff à portuguesa. Com o beneplácito das autoridades competentes, da imprensa e até dos próprios associados do clube.

Vai aí uma certa confusão

Entre aquilo que é a SAD do SCP e o SCP clube. Só as contas da SAD do SCP são auditadas e não as do clube, havendo discrepâncias claras entre estas duas realidades, daí o desfazamento entre o passivo da SAD do SCP (cerca de 160 milhões de euros) e o passivo consolidado do SCP que referi e que engloba o passivo da SAD.
Quanto à existência de capitais próprios, como sabe isso é uma falácia contabilistica existindo n operações que os clubes podem fazer para os tornar positivos, à luz do que o FCP e SLB têm feito, segundo tenho lido e que o SCP fez com a transferência da Academia.
Por fim, a falência da SAD não se confunde com a falência do clube, são situações completamente diferentes, como deve saber. Além disso, a falência só pode ser decretada judicialmente a pedido de um credor que, após o respectivo processo de execução, não tenha na sociedade forma de reaver o dinheiro em falta, ou seja, presume-se que haja incumprimento, não existir património disponível para cumprimento e, por fim, que a questão seja peticionada judicialmente. Julgo que o SCP está muito longe deste cenário dantesco com que pretende pintar o quadro.
Se calhar é com muita pena sua e de muitos como você que lhe digo: a situação do SCP é preocupante, mas está muito longe de ser dramática e quanto a manipulações contabilisticas, sinceramente, não sei a que se refere, pelo menos no meu clube.

Obrigado pelo seu esclarecimento

Agradeço imenso a sua disponibilidade para precisar as suas declarações.

Na verdade e confesso aqui a minha surpresa total, não sabia que o Sporting, clube, tinha deixado de auditar as suas contas, como o eram durante a gestão do sr. Roquette. Pelo menos era esta a minha ideia e se o Sporting deixou de auditar as contas e as publicar, muito me surpreende, até porque deveriam ser aprovadas em Assembleia Geral aberta aos associados. Mas obrigado pelos seus esclarecimentos.

E assim sendo, já entendo as suas próprias reservas às contas da instituição a nível consolidado.

"Quanto à existência de capitais próprios, como sabe isso é uma falácia contabilistica existindo n operações que os clubes podem fazer para os tornar positivos, à luz do que o FCP e SLB têm feito, segundo tenho lido e que o SCP fez com a transferência da Academia."

Não, não. Não estou de acordo consigo neste ponto. Os capitais próprios podem ser manipulados mas não como o sr. pensa. Existem regras legais inclusivé, para precisamente evitar manipulações contabilisticas. O caso que refere, não é uma manipulação contabilistica. Pode parecer, mas não o é, já que ao incluir activos no Balanço, desde que apropriadamente enquadrados na lei, passa a servir de garantia sobre os passivos. Isto é, o Sporting ao passar incluir a Academia no lado dos activos da SAD, hipotecou esta a um eventual liquidação.

Mas em todo o caso, a Sporting SAD está em situação de ilegalidade, pois não pode ter capitais próprios negativos. E só pelo facto do Sporting clube não reforçar os capitais próprios, obrigatório segundo a lei, revela que em termos consolidados a situação financeira ainda está pior do que aquela que é apresentada aos seus adeptos, investidores, credores, etc. Infelizmente o SC Portugal viola a lei e não há ninguém em Portugal que os obrigue a cumprir os preceitos legais. Não fazem as autoridade porque têm medo dos hooligans do desporto, infelizmente.

" Além disso, a falência só pode ser decretada judicialmente a pedido de um credor que, após o respectivo processo de execução, não tenha na sociedade forma de reaver o dinheiro em falta, ou seja, presume-se que haja incumprimento, não existir património disponível para cumprimento e, por fim, que a questão seja peticionada judicialmente. Julgo que o SCP está muito longe deste cenário dantesco com que pretende pintar o quadro."

Se está muito diferente, como é que o pode pensar se Vc. próprio admite que em termos consolidados não se conhecem as tais contas? Está a ver a sua contradição? Como eu lhe disse anteriormente, o facto da cotada estar com capitais negativos é o suficiente para perceber que a instituição SC Portugal não tem capacidade de reforçar os capitais da SAD, pois já hipotecou tudo. Inclusivé a Academia. Sem dinheiro e sem activos, que pode o Sporting fazer para salvar a SAD? Nada. Está falido o Sporting, tanto a instituição como a SAD.

"Se calhar é com muita pena sua e de muitos como você que lhe digo: a situação do SCP é preocupante, mas está muito longe de ser dramática e quanto a manipulações contabilisticas, sinceramente, não sei a que se refere, pelo menos no meu clube."

Tem toda a razão. Confesso que é com pena minha. Por duas ordens de razões. Uma, é que se eu na minha actividade profissional não estivesse sujeito a regras draconianas para impedir manipulações contabilisticas, fraudes financeiras e até não respondesse com o meu património pessoal perante as minhas decisões enquanto gestor de SA, até que julgava que os demais gestores desportivos tinham direitos e deveres iguais aos meus. Mas não o têm. Infelizmente, se eu fizesse o que fazem alguns gestores das SAD, já eu tinha ido parar à cadeia e tinha pago com o meu património pessoal os meus erros. Infelizmente, as leis em Portugal não se aplicam a todos de igual ao modo. Há uns mais que outros. E no caso do Sporting, existe uma clara violação da lei e ninguém faz cumprir regras nem leis. Aliás, até vou mais longe. Se fosse o FC Porto SAD a ter capitais próprios negativos, já o seu líder, o sr. Pinto da Costa tinha ido preso. Assim, uns são filhos, outros enteados.

E fico com pena também que o Sporting não impluda, como já o deveria ter feito. Como compreende, eu não sou hipócrita e desejo que o Sporting CP feche mesmo as portas. Assim, para sempre, desaparece essa instituição. E talvez dê lugar a outra com que eu simpatize mais. E posso dizer-lhe que estendo este meu desejo ao SL Benfica, naturalmente.

Mas os meus desejos talvez se tornem realidade em breve. Se o FC Porto passar a exigir que as leis da verdade desportiva se apliquem, como fazem outros em relação ao FC Porto. Nesse dia cairá o Carmo e a trindade, não é assim? Se a lei for igual para todos, o SC Portugal desaparece. E era bem feita, já que não me faz falta nenhuma.

Os meus cumprimentos.

:)

Quando deseja que o SCP feche mesmo as portas, julgo que está tudo dito. De qualquer forma, continua a cair em contradições ou, pelo menos, desconhecimento de facto. A auditoria às contas é obrigatória no caso de sociedades anónimas desportivas, o mesmo não se aplica aos clubes. As contas de clubes, bem como das associações, são apresentadas e aprovadas em Assembleia Geral carecendo de comunicação à CMVM.
Relativamente aos activos da SAD, como julgo dever saber, são contabilizados activos desportivos, nomeadamente o valor dos passes dos jogadores, operação esta cujo valor é, por si só, imprecisa por motivos óbvios (Pongolle hoje não vale 6,5 milhões e André Santos não vale 0). Por outro lado, há um aspecto que continua a baralhar o sr. a confusão clube e sad, que são instituições juridica e fisicamente distintas.
Quanto à falta de coragem para fechar as portas do SCP, mesmo que a razão estivesse do seu lado e houvesse coragem para o fazer, devo dizer-lhe que seria, de facto, matéria para uma revolta popular, pois se foi provada corrupção activa de um clube (e não me refiro só ao processo apito dourado, vou mais longe, aos quinhentinhos) e fraude na emissão de uma certidão fiscal de outro clube e estes sairam impunes porque razão teria o SCP de servir de exemplo?

Contradição?

Estimado JASS, onde é que eu disse que é obrigatório por lei a auditoria às contas do clube? Eu referi que as contas da SAD são auditadas e por isso estranhei como o meu amigo pôs em causa as contas publicadas e entregues nas autoridades competentes. Como lhe referi e volto a referir. Se dependesse de mim, queixa na PGR e respectiva PJ nas sedes das instituições que colaboram na fraude.

E digo-lhe que mesmo apesar das manobras de última hora operadas no Sporting SAD, a verdade é que os capitais próprios estiveram negativos durante largos trimestres. Isso é ilegal. E tenho quase a certeza que já estão outra vez no vermelho, apesar de incluir os tais 50 milhões de euros, da Academia.

A prova dos nove se verá quando os próximos Relatórios de Contas forem publicados.

"Quanto à falta de coragem para fechar as portas do SCP, mesmo que a razão estivesse do seu lado e houvesse coragem para o fazer, devo dizer-lhe que seria, de facto, matéria para uma revolta popular, pois se foi provada corrupção activa de um clube (e não me refiro só ao processo apito dourado, vou mais longe, aos quinhentinhos) e fraude na emissão de uma certidão fiscal de outro clube e estes sairam impunes porque razão teria o SCP de servir de exemplo?"

Mas Vc. conhece algum Acordão a confirmar o que diz? Olhe que por muito menos, processos de difamação à honra das pessoas são movidos. Eu nestas questões costumo ter cuidado, pois uma coisa são opiniões, outra os factos. E o facto é que nenhum dirigente do FC Porto foi alguma vez condenado, com sentença confirmada e transitada.

É verdade que os adeptos de alguns clubes gostam de se queixarem dos tais sistemas para justificarem as suas derrotas. Mas é preciso ter um bocado de calma e ter cuidado com o que se diz. Porque estamos a falar de corrupção e outros crimes do género, que se mal acusados, podem mesmo assim destruir a vida de pessoas.

Este tipo de acusações por parte dos adeptos deste tipo de instituições justificam plenamente o meu desejo pessoal em as ver desaparecer da sociedade. São instituições que são um cancro para a sociedade pelos maus exemplos que dão. São instuições que não merecem sequer a figura de Insttuição de Interesse Público. Como eu gosto de frisar, se este tipo de más instituições desaparecessem, era uma coisa boa para a sociedade. Na minha modesta opinião, instituições como o Sporting CP e o Benfica deviam desaparecer e dar lugar a instituições melhores, mais saudáveis e que justifiquem mesmo a sua existência.

Agora uma coisa é certa. Tanto perseguiram o FC Porto, tantas mal-feitorias lhe fizeram ao longo das últimas dezenas de anos, tanto tentaram humilhar a instituição e os seus adeptos, que eu ficarei feliz no dia em que os seus rivais fecharem as portas. Deveriam ter fechado as portas com a queda do fascismo, por colaborarem na grande noite totalitária. Mas esse erro histórico está a agora a ser corrigido pela própria má gestão dos dirigentes das próprias instituições.

Os adeptos dessas instituições não gostam de ler as verdades e na generalidade das vezes são incapazes de aceitar a verdade dos factos. Mas, a realidade nua e crua, os seus clubes foram relegados para o plano que merecem: mediania e sem prestigio internacional.

Nada tenho contra a generalidade dos adeptos desses clubes. Respeito-os com muita estima. Mas tenho pena de muitos deles, pela figura que fazem, quando muitas vezes transformam o desporto em guerras pessoais, quando perdem a capacidade de empatia com outras pessoas, por mero ódio. E o FC Porto e os seus adeptos, são por norma odiados pelos adversários. E, amor com amor se paga, não é mesmo assim?

Cumprimentos pessoais a si, estimado JASS.

Para acabar só lhe digo uma

Para acabar só lhe digo uma coisa, o árbitro José Guimaro cumpriu pena efectiva de cadeira por corrupção passiva, estranho é que a corrupção activa não tivesse o mesmo resultado, vá-se lá saber porquê.
Quanto ao processo apito dourado, deixe-me dizer-lhe que, por principios éticos não ouvi as escutas, mas fui quase obrigado a saber o seu teor porque vinham escancaradas nos jornais. Pelo que li do processo, não houve acusação porque, do ponto de vista formal, as escutas eram ilegais e caiu por terra toda a base processual. Ora, se do ponto de vista formal alguém é absolvido, não quer dizer que materialmente não seja culpado.

Bom fim-de-semana!

PS- Vá sonhando com o fim do Sporting, ficam-lhe bem esses sentimentos.

bom fim-de-semana para si também

Estimado JASS, parece que afinal já recuou um bocado nas acusações ao FC Porto.

Eu não li processos mas ouvi parte das escutas, também pela imprensa. Mas como Vc. sabe ou deveria saber, não temos forma de saber se as referidas escutas foram ou não foram manipuladas para incriminar na rua aquilo que deveria ser feito nos Tribunais, que é onde se provam as acusações. Essa é a essência da Democracia e do Estado de Direito.

O que me estranha é que outras escutas surgiram a público mas pelos vistos já não serviram para acusar outros dirigentes, de clubes rivais. Como cidadão, fiquei extremamente triste com o facto. Por um lado, acredito que quanto melhor funcionar a Justiça, melhor funciona a sociedade. E até uma boa Justiça faz com que as instituições se tornem mais fortes. No caso da tentativa de incriminar o FC Porto e os seus dirigentes, só fez o clube mais forte e desviou as atenções dos adeptos dos clubes rivais para assuntos menores, face ao que se passa no interior dos seus próprios clubes. Como adepto do FC Porto fico satisfeito que os demais clubes usem fantasmas para esconderem a má gestão. Mas ao mesmo tempo deixou-me triste, porque afinal, a Justiça portuguesa só persegue os de fora de Lisboa. Tal e qual como aconteceu durante a longa noite fascista. O que demonstra o quanto a nossa sociedade está doente e precisa de novos referenciais, não apenas éticos como até políticos. Mas isso já ir mais longe na análise destes problemas, que deveriam quase ser só desportivos.

Uma coisa tornou-se evidente. Quanto mais perseguem o FC Porto, mais forte ele se torna. Hoje é o clube mais forte em Portugal, não apenas em termos desportivos como financeiros. Se calhar, por a Justiça perseguir o FC Porto é que o a instituição está mais forte do que nunca. E a probabilidade de haver fraudes no clube, corrupção e outras actividades criminosas é menor. Logo, a instituição é mais forte assim. O FC Porto tem um líder, que goste-se ou não, é um génio na gestão desportiva e que deverá continuar por mais uns anos, precisamente pela perseguição que lhe fazem e lhe dão mais vontade de continuar. Pese embora eu até não simpatizar pessoalmente com a figura do sr. Pinto da Costa, sei que ele é o melhor da Europa e talvez o melhor do mundo, na função que ocupa. Só lhe desejo que continue por muitos e bons anos. E que entretanto, fruto da sua genialidade, leve à falência o Benfica, como já levou o Sporting. Claro, que a culpa principal é dos maus dirigentes dos clubes adversários, mas sem ela, o FC Porto nunca tinha atingido o actual estatuto que goza em todo o mundo. É apenas o clube europeu que mais títulos conquistou no século XXI.

Só me resta lhe dizer que tenha também um excelente fim-de-semana. E não fique triste com os meus sentimentos em relação ao SCP. É mesmo o meu amor retribuído a muitos que se identificam com a instituição SC Portugal. Nem mais, nem menos. Mas eu não sou hipócrita e digo o que penso ao contrário de muitos outros, que no fundo desejavam o fim do FC Porto mas não têm a coragem, a ombridade e a capacidade de o dizer abertamente.

Quando vi a taxa proposta

Quando vi a taxa proposta para a operação o meu primeiro pensamento foi que não há intenção de pagar o empréstimo. No entanto, essa não foi a opinião dos investidores, lá devem saber qualquer coisa.

Infelizmente, essa fraude não é exclusiva do futebol, muitas empresas portuguesas, encontram-se nessa mesma situação em que os activos não cobrem os passivos. Sem dúvida que reflecte a grande capacidade dos "empresários" portugueses, mas obriga a que não haja tanta fiscalização e seriedade, já que isso obrigaria ao fecho de muitas empresas portuguesas.

Fraude?

Mas está toda a gente a ficar parva ou é o cansaço da semana? Então o empréstimo obrigacionista do SCP é uma fraude que visa lesar investidores e o do FCP é um grande negócio para todas as partes envolvidas. Tratem-se ou descansem!

Os empréstimos

Os empréstimos obrigacionistas, de todos os clubes, não são coisas muito bem explicadas.

No caso em questão, o do SCP, tenho algumas dúvidas acerca da rentabilidade do mesmo. Qualquer outro produto, se não fosse do SCP, teria, penso eu, a mesma desconfiança da tua parte, ou não?