Elogio a Co Adriaanse | Relvado

Elogio a Co Adriaanse

 

anozero diz: "no clássico de sábado
houve um justo vencedor, venceu a equipa que melhor futebol apresentou, mais
oportunidades criou, teve maior posse de bola, maior nº de cantos a seu favor e
a única equipa que jogou para ganhar. O treinador do FC Porto teve um
desempenho brilhante, tacticamente perfeito, substituições correctas, tudo isto
sem abdicar da sua acção pedagógica ao substituir Quaresma quando o jogador
demonstrou algum descontrole disciplinar. Adriaanse tem
uma atitude que devia ser enaltecida pela imprensa, mas que infelizmente não o
é, porque é um autêntico mister fair-play, que nunca comentou ou se desculpou
com arbitragens, destoando inclusivé com a cultura do seu clube, para não falar
dos seus mais directos opositores. Concordam comigo?"

FC Porto:

Comentários [48]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Adriaanse abre um novo ciclo no F. C. Porto

Do Jornal de Noticias:

Adriaanse abre um novo ciclo no F. C. Porto

O F. C. Porto conseguiu, finalmente, superar o trauma de há dois anos ter transferido a melhor equipa da sua história depois de ter chegado ao topo do Mundo. Em Alvalade, foi enterrada a saudade de Mourinho, Deco, Ricardo Carvalho, Maniche, Alenitchev, Paulo Ferreira e muitos outros, que ganharam tudo o que os adeptos exigiam e muito, mas mesmo muito, mais.

Anteontem à noite abriu-se um novo ciclo, com o simbolismo dos grandes momentos. O patinho feio Jorginho marcou o golo, o sistema "louco" de três defesas só permitiu uma jogada de verdadeiro perigo ao Sporting e, ironia, Adriaanse cavou a diferença para os adversários não pela sua indisfarçável paixão pelo golo, mas pela capacidade de os impedir ao adversário - Helton ainda só sofreu um golo, de penalti, e nos 13 jogos da segunda volta o F. C. Porto apenas concedeu quatro (dois na Amadora, um de livre desviado na barreira e um frango de Baía, o penalti do Braga e o livre de Robert na Luz, num lance muito infeliz de Baía). Definitivamente, as equipas constroem-se de trás para a frente. Até para Adriaanse...

À 30.ª jornada, a Liga tem finalmente um patrão. Como quase sempre acontece, o campeão vai ser a melhor equipa. O F. C. Porto tem mais pontos, mais golos marcados, menos sofridos. "É a melhor equipa do campeonato", reconheceu Paulo Bento, no final do clássico. Não é de todo provável que nas quatro jornadas que faltam não se confirme o que as 30 precedentes mostraram.

Adriaanse está a cinco jogos do final da época e a pouco mais de um mês de, finalmente, conquistar títulos. E a "dobradinha" de Liga e Taça parece agora muito perto, o que é também a vitória de um racionalismo muito pouco comum no futebol português. Adriaanse jogou sempre contra o resto do mundo, até contra os adeptos, quando prescindiu de Jorge Costa, quando preteriu Vítor Baía, quando abdicou de Diego. Vai ganhar, o que lhe vale um capital importante. Fica-lhe ainda a faltar conquistar o coração dos adeptos, mas isso só pode conseguir quando voltar a fazer a equipa jogar o entusiasmante futebol do início de época.

O outro grande vencedor da noite de Alvalade foi, obviamente, Pinto da Costa. Afinal, bastou um ano de transição para voltar a ser o dono da bola. Nos 24 campeonatos que leva disputados como presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa prepara-se para conquistar o 14.º, contra dez de todos os outros concorrentes (sete do Benfica, dois do Sporting e um do Boavista), isto para além de todos os triunfos internacionais, a quem mais ninguém chegou. Os factos sobrepõem-se sempre a tudo o resto. Mesmo quando não se gosta.

Re:Adriaanse abre um novo ciclo no F. C. Porto

O FCP perdeu este ano uma grande oportunidade de ver crescer no seu plantel uma peça chave como V. Exa. De facto, se V. Exa fizesse parte do plantel estou seguro que a vantagem de pontos para o 2º classificado seria à velha moda de 15 e não de 5. Deixe-me lembrar-lhe que ainda faltam alguns joguitos para disputar e que, por exemplo, o Leiria irá certamente dignificar a camisola ao jogar no Dragãozinho. Afinal, é preciso mostrar aos bons que podem existir melhores! Por isso meu amigo, cuidado, é melhor fazer as contas apenas no fim!
Sporting para sempre.

É fácil elogiar Adriaanse agora

Mais do que isso é merecido esse elogio.

Mas sem querer hositilizar ninguém, não faltam pessoas a dizer «fui dos pouco que defendi Adriaanse» ou então «sempre acreditei em Adriaanse».

Eu tenho a dizer que nem sempre o defendi e nem sempre acreditei nele.

Ganhou o campeonato? Bom, para começar ainda não o ganhou embora esteja muito perto disso. Mas por hipótese vamos considerar que sim. E o resto? Já não se recordam?

  • E a Liga dos Campeões onde fomos prematuramente eliminados? E aqueles 2-3 frente ao Artmédia que estava mais do que ao nosso alcance?

  • E a insistência declarada em Jorginho, que hoje é um herói, mas que ontem era um enterra-a-equipa que só jogava porque Adriaanse era um «teimoso»

  • ...teimosia essa que lhe permitiu empurrar Jorge Costa para fora do clube, de um modo que me envergonha, porque estou com o Porto há muitos mais anos do que Adriaanse e ainda hei-de estar, se Deus me der saúde, muitos mais depois dele ir embora.

  • E a insistência em César Peixoto que corria de mal a pior, enquanto Marek desesperava no banco e nós nas bancadas a assistir a tal?

    E desta não sei como é que, dizendo-se portistas, muitos já se esqueceram

  • E os 0-2 que levamos no Dragão do Benfica, com uma exibição humilhante, diga-se, e só depois é que Adriaanse «aprendeu» que tinha de jogar com um trinco?

    O povo mais uma vez tem a memória curta.

    É certo que Adriaanse está de parabéns e não é nada daquilo que nos piores momentos dissemos que era, mas não queiram fazer dele um génio que impõs aqui um futebol de ataque e se sagrou campeão porque isso é mentira. De génio tem muito pouco, sendo aliás uma pessoa influenciável pela opinião pública, e não fosse o golo avulso em Alvalade, o discurso a esta hora seria bem diferente.

    Se Adriaanse deve ficar ou não é uma análise que se requer bem mais profunda e reflexiva do que simplesmente verificar que trouxe o título (se o trouxer).

    * PLO *
  • ó Plo...

    ... é tão fácil enaltecer Co agora como era denegrir e espezinhá-lo antes...

    Não há nem nuca haverá em Portugal e em especial nos adeptos do Porto qualquer obrigação à ditadura da coerência.

    Senti ao ler o teu comentário que pelos vistos Co nasceu uma besta e morrerá como uma azémola.

    É extremamente oportuno o teu comentário, mas também repleto de cobranças que não podes nem deves fazer aos portistas.

    cumps

    Re:ó Plo...

    Caro mingos,

    Não se trata de endeusar ou bestificar Adriaanse. Trata-se de admitir que exista um meio termo, por um lado, e de admitir que uma eventual continuidade nunca pode depender exclusivamente da obtenção (?) deste título.

    Cumps,

    * PLO *

    Re:É fácil elogiar Adriaanse agora

    Em também tenho grande admiração pelo JC, nunca hei de me esqucer do momento que ele ergue a taça dos campeões, da altura que ele poderia ter saído para o estrangeiro e da sua dedicação ao clube. Mas será que não foi o própio JC a forçar a saída? Neste momento lugar a titular, sem dúvida que ele não tem.

    Afinal...

    ...afinal qualquer treinador no Porto tem como objctivos ser campeao, vencer a taça e se possivel fazer uma boa campanha na Champions.
    Por isso o Co nao fez mais do que a sua obrigaçao, ja que é pago para tal.
    Felizmente, no Porto nos adeptos estamos mal (ou bem) habituados, e somos dos mais exigentes a nivel europeu para com a nossa equipa, ou seja queremos vencer sempre com goleadas, marcando cedo, nao sofrendo golos, dando espectaculo e vulgarizando o nosso campeonato em geral.
    Mas nem Mourinho conseguiu por a equipa a jogar desta forma, nem o Co o conseguirà nem qualquer outro treinador do Mundo, simplesmente porque o futebol actual nao o permite.
    Quanto a questao de jogadores afastados ou mal amados, penso que sao coisas do futebol: so podem jogar 11, por isso ha que mostrar durante a semana ao treinador aquilo que sabem, porque ele ja fez perceber que so jogam os que trabalham melhor, e nao os que mais dinheiro cobram por mes.
    Por todas estas razoes, dou os meus parabens e o meu apoio total ao Co, que é sem duvida um Homen do futebol e o um bom treinador.

    FC Porto rumo ao titulo !!!!

    Os elogios fazem-se no fim!

    Adriaanse está muito perto de se tornar numa referência do futebol português, mas ainda falta cerca de um mês para termos a certeza disso. Recordo que Adriaanse pode fazer a dobradinha, no seu ano de estreia em Portugal! Tudo bem, que tem o maior orçamento disponível em Portugal, mas Koeman também teve um excelente plantel e não conseguiu o brilhantismo do seu compatriota...

    Se Adriaanse ganhar Liga e Taça, como antevejo, não há dúvidas que calará os seus vários detractores, a maioria dos quais se encontram entre os adeptos. Obviamente que não é perfeito, mas em termos gerais, o seu trabalho é muito positivo!

    Sinal Mais
  • Conseguiu montar uma equipa de ataque como não há muitas na Europa
  • Recuperou jogadores como Pepe, Quaresma, Assunção ou R. Meireles, que hoje fazem esquecer, o núcleo criado outrora por R. Carvalho, Costinha e Maniche
  • Disciplinou uma equipa, que outrora levava muitos cartões e fazia muitas faltas.
  • Criou uma rotina de vitórias, deixando o Porto, de ser uma equipa fácil de bater, em especial nos jogos em casa!

    Sinal Menos
  • Recomendou Sonkaya e este foi um grande flop...
  • Disse que vinha para jogar ao ataque e durante grande parte do tempo, fez o oposto do que disse...
  • Falhou na Europa e em vários momentos, que pareciam decisivos ao longo da época.

    Aquilo que sei e que até já li hoje, é que Adriaanse, tal como outrora Oliveira, Fernando Santos e Mourinho, chegaram ao Porto sem nunca ter ganho nada e aprestam-se para começar um caminho de glórias. O Porto tem novamente uma espinha dorsal de grande qualidade, com Lucho, Quaresma, Pepe, Assunção, Meireles e Hélton e ainda alguns substitutos à altura. Creio que em breve, já ninguém se vai lembrar de Mourinho por aquelas bandas...
  • Tantas discussões..

    Já tive por o defender..Também já o critiquei..também já lhe despendi vários elogios..agora confirme o titulo..e só tenho uma coisa a dizer-lhe:OBRIGADO!
    Disponivel(no site dos Super..) o video do fantastico apoio que o Porto teve em alvalade..Incrivel!Obrigado Porto!Como já tinha dito..caso não fosses campeão..eu tal como no ano passado no dia seguinte usaria a camisola do Porto e andaria na cidade do Porto orgulhoso com a camisola do meu clube apesar de termos falhado o titulo!Este ano tal como tinha pedido..espero vestir a camisola do Porto..mais uma vez orgulhoso por ser Portista..mas desta vez CAMPEÃO!Vamos lá confirmar o titulo para festejarmos!

    E

    Diz-me quando é que Koeman se queixou também das arbitragens? Ou mesmo Paulo Bento (exceptuando o jogo da Taça de Portugal)?

    Já a nível de dirigentes é a vergonha que se vê nos 3 grandes.

    Re:E

    O Koeman já se queixou, sim senhor. Mais que uma vez.

    Sem fazer qualquer esforço lembro-me do jogo com o Barcelona, em casa... não foi propriamente mal-educado nem nada, mas lá que se queixou, queixou-se...

    Re:E

    Para a Liga penso que se queixou apenas uma vez e muito próxima do final da Liga, à cerca de 3/4 jornadas. De resto nada de especial.

    NO entanto estou a gostar muito das atitudes de Paulo Bento, merece ser um grande treinador, espero que um dia encontre o Benfica pela frente, está a surpreender-me pela positiva.

    Cumprimentos

    Re:E

    Sim, nada de especial.

    De facto o Paulo Bento parece um treinador bastante eficiente, penso que terá sabido fazer o melhor possível com os jogadores de que dispunha...

    Re:E

    Então e o Coroado já te arranjou uma Romena não? :-P

    Re:E

    A mim não, pá. O gajo é um ganancioso... deve ter um harém de romenas, que guarda só para ele, o sacanita...

    - Foi o justo vencedor...

    ...do clássico e provavelmente do campeonato..pela sua audácia e maneira de ver o jogo da bola..é tudo.

    Saudações Leoninas
    WinstonSmith

    Um Senhor!!

    Tenho lido alguns comentarios k fazem referencia ao k teria sido o dia d hj s andrianse tivesse perdido em alvalade.. quase todos dizem que hoje estaria na rua..!!! cmo é possivel??? ora vejamos:

    - O quaresma esta a jogar assim devido a quem?

    - o pepe é o melhor central da nossa liga porque?

    - O paulo assunção faz esquecer costinha porque?

    - a nossa tactica é eficaz porque?

    pois todas estas perguntas teem como resposta o senhor adrianse.. Nao é nda facil sair pla primeira vez d nosso pais e ir para o estrangeiro comandar uma equipa dum campeonato k nao s conhece... ele tem mto merito.. estams em primeiro devido a sua teimosia, fair-play, boa disposiçao e sobretudo devido ao seu punho forte..

    um grand abraxo para todos

    Mas quem jogou melhor foi o Sporting

    Olha o Porto so ganhou pode agradeser ou trainador do Sporting porque se ele nao tivese tirado a defesa o porto tinha que se contentar con o empate e o porto nao jogou fotebol jogou amerikan fotbol

    Re:Mas quem jogou melhor foi o Sporting

    É impressionante a capacidade deste utilizador (slbenfica24 ) para ler um jogo de futebol!
    Então o Porto não jogou futebol ?
    1. 61% posse de bola
    2. 3 - 1 em oportunidades flagrantes de golo;
    3. Fora de jogo mal tirado a McCarthy;
    4. Penalty não assinalado por falta de Caneira ao JORGINHO;

    Chega ?

    eu concordo com a vitoria do porto

    no ponto de vista que foi a unica equipa em campo, que fez qualquer coisa que se aproveita-se !!

    o sporting não jogou NADA !! é claro que também temos de dar merito ao porto por esse facto !!
    mas esperava-se mais do sporting ! depois da excelente serie de 10 vitorias seguidas.. mais uma vez, quando se pedia um bom jogo e uma vitoria ! voltou-se a não se conseguir !!!
    talvez seja já sina nossa! ou talvez seja malapata !! mas a verdade é que fizemos muito pouco neste jogo ! e quem joga mal e não cria oportunidades não merece ganhar....
    resta por isso dar os parabéns ao porto, pela quase certeza de vitoria na liga, e levantar a cabeça , seguir em frente, continuara a depositar toda a fé e paixão no nosso clube ,porque a nossa hora há-de chegar !!!

    Co Adrianse

    ainda não ganhou um jogo ao actual treinador do SLB, mas acaba por lhe fazer o bigode na liga Portuguesa.

    Mr Co tem mérito...

    ...e isso na minha opinião é notório.

    Mas para minha grande alegria e satisfação dedico o provável titulo de campeão ao Presidente do meu clube, que demonstrou mais uma vez que percebe mais disto do que muitos "artistas" que por aí andam, que infelizmente sofreu criticas muitas delas injustas ao longo da época, criticas essas que vieram de muitos portistas, alguns dos quais demonstraram que eram portistas apenas nas vitórias, muitos dos quais infelizmente adeptos do FC Mourinho e não do FC Porto e com a memória muito curta pois não se recordavam que existia um FC Porto vencedor antes desse excelente (e mais um) treinador que passou pelo clube.

    Sempre acreditei que a escolha de Pinto da Costa em Mr. Co talvez não visasse a conquista de titulos este ano mas a preparação de uma equipa recheada de jovens individualidades mas ainda inexperiente para atingir vitórias em épocas seguintes. Felizmente, e ainda bem, vai provavelmente ser possível conquistar algo já esta época, mas estou em crer que nas próximas épocas que se avizinham teremos uma equipa mais forte e solidificada para se fazer frente a qualquer oponente, nacional ou internacional.

    O futuro adivinha-se risonho para o meu clube, e na minha opinião de portista isso deve-se sem sombra de duvida a esse Grande Presidente, Grande Portista e Grande Homem que se chama Jorge Nuno Pinto da Costa.

    Após...

    Re:Após...

    Espetacular!! parabéns pela montagem e mensagem.
     

    Vais ter muito trabalho II

    Um ano mau de Sporting e Benfica
    Por Parte II (a sequela - o Clone do Outro) , às 18:14 (Pontuação: 0, Clubite Aguda)
    Obviamente que pode parecer cliché dizer isto, mas se não era defensor do Holandês há 2 semanas atrás, não seria coerente sê-lo hoje.

    Quanto a mim, o Co Andriansen cometeu alguns erros que seriam fatais num ano em que ou Sporting ou Benfica tivessem feito uma época normal.

    Geriu mal o grupo, o que foi notório numa altura da época, tendo salvo nesse aspecto pelo facto mais improvável, que foi a tentativa de agressão dos superdragões.

    Geriu mal a equipa, pois obrigou-a em determinados momentos a andar em subrendimento, penso que reconhecido pelos portistas, o que podia ter resultado num grande amargo.

    O resultado é o que está à vista.
    Aparentemente foi muito mais regular que os adversários, mas chega à 29ª jornada com mais 2 pontos que um adversário directo, sendo que num dia mau, chegaria à 30ª em desvantagem. E o Porto este ano teve diversos dias maus.

    Co Andriansen será provavelmente o campeão com menos pontos, mais golos sofridos e menos golos marcados da história do Porto e quiçá da Liga Portuguesa. E digo isto sem ter ido confirmar, é apenas a sensação que tenho.

    Se tivermos em conta que teve nas mãos o 1º ou o 2º maior orçamento da história do clube, com a mais larga vantagem nesse aspecto em relação aos concorrentes directos, não me parece sinceramente e após a avaliação anterior que tenha feito um grande trabalho.

    Só para rematar e para não haver confusões, o jogo de Sábado foi sem espinhas. O FC Porto controlou quase a totalidade dos 90 minutos.
     

    eu não sei

    mas realmente é de estranhar que a cs este ano não anda muito às turras com o treinador do fcp, finalmente aparece um treinador em portugal que não dá opurtunidade à cs pra criticas!

    mas acho que mesmo assim não é só por causa das atitudes do treinador, pois eles se quiserem pegam por qulaquer coisa! andam é mais importados a deitar abaixo o vitoria pois isso é que dá que falar!

    Vais ter muito trabalho..

    Um ano mau de Sporting e Benfica

    Por Parte II (a sequela - o Clone do Outro) , às 18:14 (Pontuação: 0, Clubite Aguda)

    Obviamente que pode parecer cliché dizer isto, mas se não era defensor do Holandês há 2 semanas atrás, não seria coerente sê-lo hoje.

    Quanto a mim, o Co Andriansen cometeu alguns erros que seriam fatais num ano em que ou Sporting ou Benfica tivessem feito uma época normal.

    Geriu mal o grupo, o que foi notório numa altura da época, tendo salvo nesse aspecto pelo facto mais improvável, que foi a tentativa de agressão dos superdragões.

    Geriu mal a equipa, pois obrigou-a em determinados momentos a andar em subrendimento, penso que reconhecido pelos portistas, o que podia ter resultado num grande amargo.

    O resultado é o que está à vista.

    Aparentemente foi muito mais regular que os adversários, mas chega à 29ª jornada com mais 2 pontos que um adversário directo, sendo que num dia mau, chegaria à 30ª em desvantagem. E o Porto este ano teve diversos dias maus.

    Co Andriansen será provavelmente o campeão com menos pontos, mais golos sofridos e menos golos marcados da história do Porto e quiçá da Liga Portuguesa. E digo isto sem ter ido confirmar, é apenas a sensação que tenho.

    Se tivermos em conta que teve nas mãos o 1º ou o 2º maior orçamento da história do clube, com a mais larga vantagem nesse aspecto em relação aos concorrentes directos, não me parece sinceramente e após a avaliação anterior que tenha feito um grande trabalho.

    Só para rematar e para não haver confusões, o jogo de Sábado foi sem espinhas. O FC Porto controlou quase a totalidade dos 90 minutos.

     

    There's a thin line between love and hate

    O futebol é um jogo de paixões, as coisas correm bem hoje ao Porto merece o apoio dos adeptos, amanhã uma bola bate no poste não entra e o Porto perde o jogo e teremos os adeptos contra ele. Todavia eu não estou a criticar ninguém, o que poderemos fazer contra isto? é a irracionalidade e paixão que estão enerentes a este desporto.

    Eu, por exemplo, acho que o Peseiro é um grande treinador por várias razões que não interessa agora explanar, mas secalhar só o digo porque não sou adepto Sporting; provavelmente se fosse sportinguista seria mais um a criticar o homem. Mas se o Sporting tivesse ganho a taça UEFA, e não tivesse sofrido aquele golo do Luizão poucos minutos antes do fim do jogo contra o Benfica hoje as coisas seriam completamente diferentes!

    Na verdade: there's a thin line between love and hate.

    Um ano mau de Sporting e Benfica

    Obviamente que pode parecer cliché dizer isto, mas se não era defensor do Holandês há 2 semanas atrás, não seria coerente sê-lo hoje.

    Quanto a mim, o Co Andriansen cometeu alguns erros que seriam fatais num ano em que ou Sporting ou Benfica tivessem feito uma época normal.

    Geriu mal o grupo, o que foi notório numa altura da época, tendo salvo nesse aspecto pelo facto mais improvável, que foi a tentativa de agressão dos superdragões.

    Geriu mal a equipa, pois obrigou-a em determinados momentos a andar em subrendimento, penso que reconhecido pelos portistas, o que podia ter resultado num grande amargo.

    O resultado é o que está à vista.
    Aparentemente foi muito mais regular que os adversários, mas chega à 29ª jornada com mais 2 pontos que um adversário directo, sendo que num dia mau, chegaria à 30ª em desvantagem. E o Porto este ano teve diversos dias maus.

    Co Andriansen será provavelmente o campeão com menos pontos, mais golos sofridos e menos golos marcados da história do Porto e quiçá da Liga Portuguesa. E digo isto sem ter ido confirmar, é apenas a sensação que tenho.

    Se tivermos em conta que teve nas mãos o 1º ou o 2º maior orçamento da história do clube, com a mais larga vantagem nesse aspecto em relação aos concorrentes directos, não me parece sinceramente e após a avaliação anterior que tenha feito um grande trabalho.

    Só para rematar e para não haver confusões, o jogo de Sábado foi sem espinhas. O FC Porto controlou quase a totalidade dos 90 minutos.

    Se não pesquisaste, então pesquisa

    Antes de sair asneira!

    Ponto 1:

    Para termos uma equipa, que não o Porto, a pontuar mais do que o número de Pontos que o Porto pode fazer esta época para ser Campeão temos que recuar ao Benfica Campeão de 1990/91!

    Isto num ano onde o Campeonato tinha 20 equipas e em que o Benfica ganhou 32 dos 40 jogos e o Porto 31 dos 40.

    Ponto 2:
     
    Para vermos uma equipa garantidamente com menos golos sofridos, no campeonato que o Porto este ano, temos que recuar ao... Porto da época 1991/92!

    Ponto 3:

    Actualmente o Campeonato é bem mais competitivo do que era uns anos atrás, não é de todo invulgar ver os grandes serem constantemente travados por equipas pequenas, sendo que agora não vemos o Campeão com o dobro dos pontos do 5 ou do 6º classificado do campeonato, como já vimos várias vezes ao longo dos anos.

    Ponto 4:

    Quer o Benfica quer o Sporting vão acabar o Campeonato com mais pontos que no ano passado, sendo que para o Sporting isto é um facto garantido e a diferença será grande.

    Não me digas que o Benfica ou o Sporting só têm prestações normais quando ganhar o campeonato com mais de 80 pontos! É que relembro-te que tal nunca aconteceu... Para teres esse tipo de pontuação terias que recuar aos tempos da victória, sinónimo de 2 pontos e converter para 3!

    Ponto 5:

    Over & Out