A delapidação do plantel portista? | Relvado

A delapidação do plantel portista?

 

De La Peña no lugar de Deco?
E fanta acrescenta que "em caso de
transferência do brasileiro, De la Peña poderá estar a caminho
das Antas para ocupar o lugar de Deco. Convém recordar que o «pequeno Buda» já
foi treinado por Mourinho no Barcelona, tendo até vivido os seus melhores dias
quando o português foi adjunto de Bobby Robson e Van Gaal, tendo com o holandês
vivido as maiores dificuldades na Catalunha. Acham que será uma boa opção para
os dragões?"

Sobre De La Peña, Viriato pergunta ainda:
"o que acham deste jogador que, apesar de ser um grande futebolista, não se
conseguiu afirmar em nenhum dos clubes por onde passou? Será capaz de
substituir Deco?"

Já alexandre duarte sublinha que
"Mourinho conhece bem as características e qualidades deste jogador dos
tempos do Barcelona. De La Peña teve jogos brilhantes em Camp Nou, contudo é um
bocado irregular... Que pensam deste jogador?"

Por fim EduMãosDePeúga questiona:
"estará já Deco de malas aviadas? E De La Peña é um bom substituto?"

FC Porto:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Quanto ao De la Pena

prometia muito no Barcelona por causa da sua técnica e capacidade muito boa para criar espaços para os companheiros... Tem uma grande qualidade nos passes... Mas não recupera, não tem grande capacidade fisica precisando de uma equipa a jogar para ele... Por isso não me parece que seja uma boa contratação...

Quanto ao facto do FCP não ter jogadores que transmitam a mistica acho um problema real, mas não é um deco ou um Capucho que transmitem a mistica de um FCP dos anos 80 ou 90. Agora o que conseguem é enquadrar os jogadores que vêm de clubes mais pequenos no hábito de terem de ganhar todos os jogos, coisa que nem todos se habituam facilmente... É algo que tem de ser incutido... Quanto à mistica temos lá para isso um J.Costa que deve permanecer, um J.Andrade que tem que se afirmar(nem todos os detentores da mistica começaram no FCP como se vê no caso do André que era carismático ou o Aloisio), ou um V.Baia... E num futuro próximo um R.Carvalho, um Costinha e um H.Postiga assim como um P.Santos a trabalhar de fora mas junto com o grupo...

O Deco é importante não sair por ser juntamente com o Paredes, o Baia, J.Andrade, R.Carvalho, Capucho dos poucos jogadores acima da média que jogam no FCP... A sua qualidade faz falta ao FCP...

Deco e mistica azul e branca?

Algo não é coerente nesta argumentação.
Se existe jogador, que sendo querido pela massa associatíva, não representa por sí só o FC Porto esse jogador é o brasileiro Deco, que pode viver intensamente o FC Porto mas cujo comportamento não está altura dos pregaminhos dum clube com a grandeza do FC Porto.
Para mim, que não sou portísta, é algo que salta á vista, é algo que não faz o menor sentido, comparar Deco (ou Jardel, ou Doriva, ou Zahovic) a Aloísio.
É quase o mesmo que comparar João Manuel Pinto (em termos de mistica azul e branca com Fernando Couto ou Jorge Costa.
Jogadores com a mistica de Pavão, Rodolfo, André, Fernando Gomes ou João Pinto apenas têm no actual plantel do FC Porto parecenças com os casos de Ricardo Carvalho, Helder Postiga e pouco mais.
Se é pela mistica, não vejo porque tenha de ficar o Deco... se é pelo que joga então que vá, pois creio que o FC Porto tem soluções para a sua substituição e o encaixe financeiro pode ser interessante.

Re:Deco e mistica azul e branca?

A unica coisa que falta ao Deco para ser como o Aloísio é ficar no Porto mais uns 10 anos...Referi-me ao Deco porque para além de ele conhecer muito bem o clube e de visivelmente se identificar com ele, é aquele tipo de jogador capaz de dar um murro na mesa e obrigar a equipa a jogar. Sem ele não vejo quem no FCP poderá fazer isso...

sinceramente...

eu vejo!
E continuo apenas a falar de mistica, algo que falta a jogador como o Deco.
Deco é um jogador regular, que se exibe quase sempre no mesmo nível, e isto quer dizer, quando está bem o meio campo do FC Porto beneficia, quando está mal (como em grande parte desta época) tê-lo em campo é mais prejudicial que no banco ou na bancada.
Se ainda estivessemos a falar dum Carlos Paredes (Claramente um senhor!) o melhor estrangeiro do plantel do FC Porto e provavelmente o que melhor assimilou (para não dizer o único na última temporada) a mistica do FC Porto ainda poderiamos falar de mistica...

Re:sinceramente...

Paredes é um grande profissional, sem duvida. Mas dizer que assimilou a mistica do FCP é o mesmo que dizer que o Amaral (lembram-se do coveiro?) assimilou a mistica do SLB.

não basta viver intensamente o clube...

é preciso também ter comportamento á altura: Deco até hoje em várias épocas, não.
Concordo que Paredes está longe da mítica mistica do FC Porto... que dizer do Brasileiro Deco?

Re:não basta viver intensamente o clube...

Concordo plenamente. Mas se vires o 11 inicial habitual mais antigo que o Deco só o Baia e o Capucho...Não será já ele uma referência?

lapidar...

e não delapidar...é isto que o Plantel do F.C.P precisa.

Re:lapidar...

Ocorreu-me o mesmo...excelente observação...

Bons jogadores não faltam lá...se calhar demais, e esse pode ser um dos problemas...

Depilação?

O que eu vou dizer é completamente "off", mas a primeira vez que li o título desta notícia li "a depilação do plantel portista". Esqueçam...
Quanto à "real" notícia, parece algo de inevitável, acontece com todos os clubes, e cabe ao Porto tentar arranjar novos jogadores que se enquadrem no espírito pretendido.
O ciclo da equipa maravilha Penta Campeã acabou, e é preciso olhar para o futuro de uma vez por todas.

Perdão

Eu no artigo pretendia referir-me ao 11 inicial, já que considero ser aí tambem importante existirem jogadores que sintam o clube e sejam capazes de nos piores momentos levarem a equipa ás costas motivando os companheiros em campo, tal como em tempos aconteceu no SLB com João Pinto a evitar que em anos anteriores acontecesse o que aconteceu nestes 2 ultimos...

Decos

Não me parece que o Deco encarne o espirito e a mistica Portista, ou pelo menos da forma como o poderão fazer Vitor Baia, Jorge Costa, Secretário e Paulinho.

Por outro lado fala-se como reagiria o FcP, no caso da venda de Deco.
Já à uns anos se perguntava o mesmo em relação a Zahovic, na altura tão ou mais influente que Deco na equipa, não se notando porventura tanta diferença nessa influência, porque a equipa do FCP na altura, no geral era bastante mais forte....

De facto concordo com o Luís Ferreira.

As equipas portuguesas só tem uma vantagem em relação a outros paises.
A "matéria prima".
E de entre duas hipóteses, deveriam seguir um caminho.
1.rentabilizar e criar condições para serem clubes vendedores, que consigam ao mesmo tempo ter alguns resultados.
A optimização da prospecção e dos escalões de formação serão por isso a prioridade.
E dou um exemplo de excelência na formação em Portugal, sobretudo nos 4 maiores clubes actualmente.
Dos 23 convocados para o mundial, 6 forma formados no FCP (V.Baia;R.Jorge;F.Couto;J.Costa;P.Barbosa;S.Conceição), 3 no SCP (Caneira;Beto;Figo), 3 no SLB (Rui Costa; P.Sousa;KEnnedy), 3 BFC (Petit;JV Pinto;N.Gomes), sendo que dos restantes Ricardo(Montijo); Nelson (Torres Novas); A.Xavier e J.Andrade(E.Amadora); Frechaut (V.Setúbal) e Capucho (Gil Vicente), todos eles ingressaram em grandes clubes antes dos 20 anos. Sobraram pois, Pauleta e Paulo Bento.
Deste grupo apenas, Nelson, P.Bento e Pauleta, não passaram pelas seleções jovens de Portugal.

2.Criar condições económicas para manter os jogadores (não andar a comprá-los depois, como acontece com Simão, Sá Pinto e outros), bem como para que eles possam ter condições de evolução tão favoráveis como quando saiem para campeonatos e clubes mais competitivos.
Desta forma seriam também de evitar as vendas apressadas e pouco rentáveis, ou não tão rentáveis como desejável, por "pseudo problemas económicos", gastando depois o dinheiro ninguém sabe onde.

Re:Decos

Não acho lógico considerar-se o Sérgio Conceição produto da cantera azul e branca, foi feito em Coimbra...
Por algum motivo o novo estádio daquela cidade chamar-se-á Sérgio Conceição...

E sinceramente não me recordo de ver o Petit envergar camisolas da seleção nas categorias jovens...
Se calhar, caso a minha dedução esteja correcta, estarás a fazer confusão com o Petit que veio da Guiné conjuntamente com o Ednilson e que teve aquele imbróglio da dupla assinatura pelo SCBraga e pelo SLBenfica e que acabou por em Dezembro assinar pelo Salgueiros altura em que alterou o nome para Issufo...

É a vida...

A ausência do título de campeão nos últimos 3 anos acontece, porque tal como todos os clubes, não têm decreto divino que lhe permita ganhar sempre. Mas tirando esta época em que o FCP se suicidou logo no ínicio do campeonato com a contratação do Octávio, nos outros anos apanhou um Super-Sporting e um Super-Boavista. O FCP nesses dois anos lutou até ao fim e não ganhou.Por isso honra aos vencidos…
A saída de jogadores é inevitável, no Benfica, Sporting e Boavista também aconteceu e não foi por aí que o FCP que perdeu os campeonatos. A saída dos melhores jogadores é o sinal dos tempos nos paises com menos poder económico….

Um pequeno aparte para o Paulinho Santos. Este pseudo jogador de futebol prejudicou (e de que maneira) o seu clube com as suas atitudes de violência. Teve o seu tempo, é verdade, mas a partir de determinada altura, desgastou-se com as suas atitudes e eclipsou-se de vez. Sinceramente não acredito que nenhum adepto do FCP considere o Paulinho o portador da “mística” do FCP.

Se Deco sair, é por bastante dinheiro, também não há que lamentar. Se lhe oferecerem mais dinheiro do que ganha no FCP, de certeza que ele quer sair. O seu substituto já está encontrado : Alenitchev! (Se quiserem trocar este, nós do Sporting agradecemos!). Se o problema era ser incompatível com o Deco, esse problema vai ser eliminado. Do De La Peña, do que me lembro é dos seus gloriosos tempos no Barcelona de Bobby Robson. Foi para a Lazio e despareceu do mapa! Se é bom? Comprem e experimentem! Para mim Alenitchev é bem melhor…e nestes tempos de prejuízos nas SAD’s, para quê comprar um jogador quando existe outro bem melhor já no clube?

É o que faz comprar velhadas...

O Porto têm muito essa mania,de comprar jogadores já com 30 anos...!Depois vão para a reforma ou para outros clubes...!Agora se comprarem de la pena vai ser a mesma coisa,é bom jogador mas ñ é relativamente muito novo!

Velhos?!

o de la pena tem 26 anos....se isto é velho..."velhos" são zahovic, drulovic, rui bento, paulo bento e como se vê ainda têm mto pa dar....velhos só se comparados com os juniores....

Re:Velhos?!

Nem mais ve o exemplo de Donato do deportivo da coruña e De la Pena esta no seu auge 26 anos e deve ser uma das ultimas oportunidades para se afirmar num clube.

Pauleta

Para refrescar a má memória de alguns, o Pauleta foi formado nas escolas do FCP, onde esteve até aos 14/15 anos saindo por causa do pai que estava doente na altura.

Que jogador incutirá a mística???

Que tal Jorge Costa, Baia, Capucho, Paulinho Santos, Secretario e até os proprios Mourinho e Aloisio que tambem são desse tempo?

As razões da SAD portista

Caro Bernstein,

Não querendo meter foice em seara alheia, já que sou sprotinguista, gostaria de dar a minha opinião sobre o teu artigo sugerido.

As SADs (FC Porto e Sporting) apresentaram um prejuízo de 4 milhões e tal de contos em 2000/2001. Bem sei que o FCP esteve na Liga dos Campeões 2001/2002 onde realizou uma boa prestação que lhe valeu receitas apreciaveis.

Actualmente os 3 grandes têm que alienar jogadores anualmente se quizerem manter o nível de orçamentos anuais que têm (entre os 7 e os 9 milhoes de contos). Até o Boavista o faz e como se sabe tem uma situação financeira equilibrada e um orçamento de 1,5 milhões de contos.

Os jogadores a transferir são necessáriamente os melhores ou aqueles que são desejados no estrangeiro e é aí que entram Doriva, Sérgio Conceição, Fernando Couto, Jardel e Zahovic (quanto é que renderam ao FC Porto as suas transferencias).

É inevitável embora custe aos adeptos fiéis!!

Quanto á saída dos jogadores carismáticos do clube, pela sua ligação que não pela sua qualidade ser melhor, estou de acordo contigo. É aliás por isso que Paulinho Santos ficará para a próxima época (como Iordanov fez parte do plantel do Sporting no ano passado).

Não me parece que Deco seja um exemplo do atrás dito. Já quanto a Jorge Costa, Secretário, Paulinho Santos e Capucho eles são bandeiras do clube e do espírio portista sendo elementos de coesão no balneário portista, como Aloísio ou André como técnicos.

Depois há Helder Postiga, Ricardo Costa, Joca, Manuel José, Pedro Oliveira, Candido Costa, etc

PS.Um exemplo claro do que eu disse é o Ajax Amesterdam, clube carismático e formador que pelo mercado (depois da lei Bosman) perde sucessivamente os seus melhores valores. Mesmo assim foi campeão europeu (na Liga dos Campeões!!) antes de ver partir Kluivert, Davids, Reizigger, Van der Saar, etc