A delapidação do plantel portista? |
|
21 de Maio de 2002, às 09:30 |
De La Peña no lugar de Deco?
E fanta acrescenta que "em caso de
transferência do brasileiro, De la Peña poderá estar a caminho
das Antas para ocupar o lugar de Deco. Convém recordar que o «pequeno Buda» já
foi treinado por Mourinho no Barcelona, tendo até vivido os seus melhores dias
quando o português foi adjunto de Bobby Robson e Van Gaal, tendo com o holandês
vivido as maiores dificuldades na Catalunha. Acham que será uma boa opção para
os dragões?"
Sobre De La Peña, Viriato pergunta ainda:
"o que acham deste jogador que, apesar de ser um grande futebolista, não se
conseguiu afirmar em nenhum dos clubes por onde passou? Será capaz de
substituir Deco?"
Já alexandre duarte sublinha que
"Mourinho conhece bem as características e qualidades deste jogador dos
tempos do Barcelona. De La Peña teve jogos brilhantes em Camp Nou, contudo é um
bocado irregular... Que pensam deste jogador?"
Por fim EduMãosDePeúga questiona:
"estará já Deco de malas aviadas? E De La Peña é um bom substituto?"
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Quanto ao De la Pena
Enviado por vputin a 21 de Maio de 2002, às 19:53.Quanto ao facto do FCP não ter jogadores que transmitam a mistica acho um problema real, mas não é um deco ou um Capucho que transmitem a mistica de um FCP dos anos 80 ou 90. Agora o que conseguem é enquadrar os jogadores que vêm de clubes mais pequenos no hábito de terem de ganhar todos os jogos, coisa que nem todos se habituam facilmente... É algo que tem de ser incutido... Quanto à mistica temos lá para isso um J.Costa que deve permanecer, um J.Andrade que tem que se afirmar(nem todos os detentores da mistica começaram no FCP como se vê no caso do André que era carismático ou o Aloisio), ou um V.Baia... E num futuro próximo um R.Carvalho, um Costinha e um H.Postiga assim como um P.Santos a trabalhar de fora mas junto com o grupo...
O Deco é importante não sair por ser juntamente com o Paredes, o Baia, J.Andrade, R.Carvalho, Capucho dos poucos jogadores acima da média que jogam no FCP... A sua qualidade faz falta ao FCP...
Deco e mistica azul e branca?
Enviado por Kikas a 21 de Maio de 2002, às 16:27.Se existe jogador, que sendo querido pela massa associatíva, não representa por sí só o FC Porto esse jogador é o brasileiro Deco, que pode viver intensamente o FC Porto mas cujo comportamento não está altura dos pregaminhos dum clube com a grandeza do FC Porto.
Para mim, que não sou portísta, é algo que salta á vista, é algo que não faz o menor sentido, comparar Deco (ou Jardel, ou Doriva, ou Zahovic) a Aloísio.
É quase o mesmo que comparar João Manuel Pinto (em termos de mistica azul e branca com Fernando Couto ou Jorge Costa.
Jogadores com a mistica de Pavão, Rodolfo, André, Fernando Gomes ou João Pinto apenas têm no actual plantel do FC Porto parecenças com os casos de Ricardo Carvalho, Helder Postiga e pouco mais.
Se é pela mistica, não vejo porque tenha de ficar o Deco... se é pelo que joga então que vá, pois creio que o FC Porto tem soluções para a sua substituição e o encaixe financeiro pode ser interessante.
Re:Deco e mistica azul e branca?
Enviado por Bernstein a 21 de Maio de 2002, às 16:55.sinceramente...
Enviado por Kikas a 21 de Maio de 2002, às 17:31.E continuo apenas a falar de mistica, algo que falta a jogador como o Deco.
Deco é um jogador regular, que se exibe quase sempre no mesmo nível, e isto quer dizer, quando está bem o meio campo do FC Porto beneficia, quando está mal (como em grande parte desta época) tê-lo em campo é mais prejudicial que no banco ou na bancada.
Se ainda estivessemos a falar dum Carlos Paredes (Claramente um senhor!) o melhor estrangeiro do plantel do FC Porto e provavelmente o que melhor assimilou (para não dizer o único na última temporada) a mistica do FC Porto ainda poderiamos falar de mistica...
Re:sinceramente...
Enviado por Bernstein a 22 de Maio de 2002, às 15:45.não basta viver intensamente o clube...
Enviado por Kikas a 23 de Maio de 2002, às 18:55.Concordo que Paredes está longe da mítica mistica do FC Porto... que dizer do Brasileiro Deco?
Re:não basta viver intensamente o clube...
Enviado por Bernstein a 26 de Maio de 2002, às 02:18.lapidar...
Enviado por bacardiman a 21 de Maio de 2002, às 13:46.Re:lapidar...
Enviado por pois a 21 de Maio de 2002, às 17:27.Bons jogadores não faltam lá...se calhar demais, e esse pode ser um dos problemas...
Depilação?
Enviado por SportingCampeão a 21 de Maio de 2002, às 12:52.Quanto à "real" notícia, parece algo de inevitável, acontece com todos os clubes, e cabe ao Porto tentar arranjar novos jogadores que se enquadrem no espírito pretendido.
O ciclo da equipa maravilha Penta Campeã acabou, e é preciso olhar para o futuro de uma vez por todas.
Perdão
Enviado por Bernstein a 21 de Maio de 2002, às 12:20.Decos
Enviado por pois a 21 de Maio de 2002, às 11:47.Por outro lado fala-se como reagiria o FcP, no caso da venda de Deco.
Já à uns anos se perguntava o mesmo em relação a Zahovic, na altura tão ou mais influente que Deco na equipa, não se notando porventura tanta diferença nessa influência, porque a equipa do FCP na altura, no geral era bastante mais forte....
De facto concordo com o Luís Ferreira.
As equipas portuguesas só tem uma vantagem em relação a outros paises.
A "matéria prima".
E de entre duas hipóteses, deveriam seguir um caminho.
1.rentabilizar e criar condições para serem clubes vendedores, que consigam ao mesmo tempo ter alguns resultados.
A optimização da prospecção e dos escalões de formação serão por isso a prioridade.
E dou um exemplo de excelência na formação em Portugal, sobretudo nos 4 maiores clubes actualmente.
Dos 23 convocados para o mundial, 6 forma formados no FCP (V.Baia;R.Jorge;F.Couto;J.Costa;P.Barbosa;S.Conceição), 3 no SCP (Caneira;Beto;Figo), 3 no SLB (Rui Costa; P.Sousa;KEnnedy), 3 BFC (Petit;JV Pinto;N.Gomes), sendo que dos restantes Ricardo(Montijo); Nelson (Torres Novas); A.Xavier e J.Andrade(E.Amadora); Frechaut (V.Setúbal) e Capucho (Gil Vicente), todos eles ingressaram em grandes clubes antes dos 20 anos. Sobraram pois, Pauleta e Paulo Bento.
Deste grupo apenas, Nelson, P.Bento e Pauleta, não passaram pelas seleções jovens de Portugal.
2.Criar condições económicas para manter os jogadores (não andar a comprá-los depois, como acontece com Simão, Sá Pinto e outros), bem como para que eles possam ter condições de evolução tão favoráveis como quando saiem para campeonatos e clubes mais competitivos.
Desta forma seriam também de evitar as vendas apressadas e pouco rentáveis, ou não tão rentáveis como desejável, por "pseudo problemas económicos", gastando depois o dinheiro ninguém sabe onde.
Re:Decos
Enviado por fanta a 27 de Maio de 2002, às 22:42.Por algum motivo o novo estádio daquela cidade chamar-se-á Sérgio Conceição...
E sinceramente não me recordo de ver o Petit envergar camisolas da seleção nas categorias jovens...
Se calhar, caso a minha dedução esteja correcta, estarás a fazer confusão com o Petit que veio da Guiné conjuntamente com o Ednilson e que teve aquele imbróglio da dupla assinatura pelo SCBraga e pelo SLBenfica e que acabou por em Dezembro assinar pelo Salgueiros altura em que alterou o nome para Issufo...
É a vida...
Enviado por Peter Brandon a 21 de Maio de 2002, às 10:56.A saída de jogadores é inevitável, no Benfica, Sporting e Boavista também aconteceu e não foi por aí que o FCP que perdeu os campeonatos. A saída dos melhores jogadores é o sinal dos tempos nos paises com menos poder económico….
Um pequeno aparte para o Paulinho Santos. Este pseudo jogador de futebol prejudicou (e de que maneira) o seu clube com as suas atitudes de violência. Teve o seu tempo, é verdade, mas a partir de determinada altura, desgastou-se com as suas atitudes e eclipsou-se de vez. Sinceramente não acredito que nenhum adepto do FCP considere o Paulinho o portador da “mística” do FCP.
Se Deco sair, é por bastante dinheiro, também não há que lamentar. Se lhe oferecerem mais dinheiro do que ganha no FCP, de certeza que ele quer sair. O seu substituto já está encontrado : Alenitchev! (Se quiserem trocar este, nós do Sporting agradecemos!). Se o problema era ser incompatível com o Deco, esse problema vai ser eliminado. Do De La Peña, do que me lembro é dos seus gloriosos tempos no Barcelona de Bobby Robson. Foi para a Lazio e despareceu do mapa! Se é bom? Comprem e experimentem! Para mim Alenitchev é bem melhor…e nestes tempos de prejuízos nas SAD’s, para quê comprar um jogador quando existe outro bem melhor já no clube?
É o que faz comprar velhadas...
Enviado por Dana_Skully a 21 de Maio de 2002, às 10:51.Velhos?!
Enviado por canossa a 21 de Maio de 2002, às 10:56.Re:Velhos?!
Enviado por A.Filipe a 21 de Maio de 2002, às 16:52.Pauleta
Enviado por Ali G a 21 de Maio de 2002, às 22:57.Que jogador incutirá a mística???
Enviado por Utilizador a 21 de Maio de 2002, às 10:23.As razões da SAD portista
Enviado por luis ferreira a 21 de Maio de 2002, às 09:49.Não querendo meter foice em seara alheia, já que sou sprotinguista, gostaria de dar a minha opinião sobre o teu artigo sugerido.
As SADs (FC Porto e Sporting) apresentaram um prejuízo de 4 milhões e tal de contos em 2000/2001. Bem sei que o FCP esteve na Liga dos Campeões 2001/2002 onde realizou uma boa prestação que lhe valeu receitas apreciaveis.
Actualmente os 3 grandes têm que alienar jogadores anualmente se quizerem manter o nível de orçamentos anuais que têm (entre os 7 e os 9 milhoes de contos). Até o Boavista o faz e como se sabe tem uma situação financeira equilibrada e um orçamento de 1,5 milhões de contos.
Os jogadores a transferir são necessáriamente os melhores ou aqueles que são desejados no estrangeiro e é aí que entram Doriva, Sérgio Conceição, Fernando Couto, Jardel e Zahovic (quanto é que renderam ao FC Porto as suas transferencias).
É inevitável embora custe aos adeptos fiéis!!
Quanto á saída dos jogadores carismáticos do clube, pela sua ligação que não pela sua qualidade ser melhor, estou de acordo contigo. É aliás por isso que Paulinho Santos ficará para a próxima época (como Iordanov fez parte do plantel do Sporting no ano passado).
Não me parece que Deco seja um exemplo do atrás dito. Já quanto a Jorge Costa, Secretário, Paulinho Santos e Capucho eles são bandeiras do clube e do espírio portista sendo elementos de coesão no balneário portista, como Aloísio ou André como técnicos.
Depois há Helder Postiga, Ricardo Costa, Joca, Manuel José, Pedro Oliveira, Candido Costa, etc
PS.Um exemplo claro do que eu disse é o Ajax Amesterdam, clube carismático e formador que pelo mercado (depois da lei Bosman) perde sucessivamente os seus melhores valores. Mesmo assim foi campeão europeu (na Liga dos Campeões!!) antes de ver partir Kluivert, Davids, Reizigger, Van der Saar, etc