A cultura do ódio | Relvado

A cultura do ódio

 

Um dos motivos para o rápido crescimento do número de adeptos do FC Porto centra-se no facto de Pinto da Costa tentar ligar cidades, regiões ou outros assuntos que nada têm a ver com o futebol, como desculpa do mal de muita gente, fora do campo. Dentro de campo uma cultura de medo, ódio, violência e carta branca por parte dos árbitros para fazer tudo, deu-lhe os sucessos desportivos.Somando as duas coisas temos um FC Porto de há 20 anos que era um clube pouco melhor que o Belenenses para um clube que hoje em dia já encurtou a distância em palmarés para os seus dois rivais. Infelizmente muita gente caiu nesta esparrela, o que fez o FC Porto crescer.Pinto da Costa, sem saber, utilizou algumas das formas de marketing mais astutas para aumentar os simpatizantes, chegando até a apoiar candidatos políticos (só mesmo em Portugal!). O problema é que esta estratégia também limitará o Porto.Se ganhou muitos simpatizantes na cidade do Porto, fez com que abaixo do Douro alguém que seja adepto do Porto seja considerado parvo ou maluco. Embora já existam ilusões por parte de alguns adeptos portistas de que a Sul têm vindo a crescer, a verdade é que em cada 1000 pessoas, se houver um do FC Porto, já é extraordinário!Enquanto clubes como o Benfica ou o Sporting sempre se assumiram como clubes nacionais, o Porto será sempre um clube meramente regional (pelo menos até esta cultura desaparecer). Não passará de um Valência por contraste a um Real Madrid ou Barcelona. Não passará de uma Lázio em contraste com uma Juventus ou um Milão.Paladino da amizade

FC Porto:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: A cultura do ódio

Admito que o tema é pertinente e merece ser discutido; já o desenvolvimento do artigo não é bem elaborado, muito menos argumentado. Mas paciência. A questão é saber se esta imensa veia ganhadora da equipa azul e branca - internamente avassaladora e cada vez mais perto de se tornar a mais vitoriosa se sempre, à semelhança do plano internacional - tem a devida repercussão no aumento da dimensão do clube a nível de adeptos e dimensão social. Para mim não tem, pelo motivo adiantado, quiçá também um dos maiores 'cúmplices' na cultura da mentalidade ganhadora.

Muito bem

... ora cá está uma formulação do mesmo tema que embora deveras interessante já foi aqui mais que uma vez debatida. Mas caro RiXard, aqui a questão, é mas do que obvio, é que o tema a ser debatido não é a substancia mas sim a forma. Assim o quis o relva autor deste artigo... fjpc

Depois do 0-3...

aahahaha... Vieira és tu? Sai do bunker pá!

Há 20 anos estavamos em 1988

"um FC Porto de há 20 anos que era um clube pouco melhor que o Belenenses para um clube que hoje em dia já encurtou a distância em palmarés para os seus dois rivais" Já tinha ganho a Taça dos Campeões Europeus, a supertaça europeia e a taça intercontinental mais 10 campeonatos. Só estes dados servem para responder. Do resto direi apenas, quem com ferros mata com ferros morre - eu no lugar de Pinto da Costa até iria mais longe, não na guerra norte-sul que sempre foi um fait-divers a luta foi sempre contra os mentideros e influência do media de Lisboa que não do povo de Lisboa, contra Luís Filipe Vieira que como disse noutro post fez tudo, e ainda continua a tentar, para humilhar Pinto da Costa.

As baboseiras habituais

Diz o brilhante articulista: "um FC Porto de há 20 anos que era um clube pouco melhor que o Belenenses"...há 20 anos, (1988) era o FCP campeão europeu!... Quanto à conversa regionalista é a treta do costume, inventada pelo Vale e Azevedo. Na origem todos os clubes são "regionais" e isso é que faz a força de diversos campeonatos, incluindo o espanhol, inglês e italiano. Quem se quiser perder na tontice dos "clubes nacionais", faz favor - são nacionais e transnacionais apenas na sua expressão mercantil e isso é outra conversa.

Re: As baboseiras habituais

Na origem todos os clubes são "regionais" e isso é que faz a força de diversos campeonatos, incluindo o espanhol, inglês e italiano.» Errado: a Juventus e mesmo o Real são calramente clubes com expressão nacional, e não apenas num determinada área de influência.

Errado? Não me parece

Em Espanha, o Real, Barcelona, quando jogam em Merida, Corunha, Malaga, Getafe, Huelva, etc., jogam MESMO fora - podem levar alguns acompanhantes mas o apoio é mesmo simbólico. O apoio no campo é sempre maioritariamente para a equipa da casa, independentemente da dimensão do gigante que a visita. Nada tem a ver com o que se passa, por exemplo, quando o Benfica joga no Bessa, Coimbra, Setúbal ou quando o SCP joga em Leiria, onde os visitantes chegam a abafar a equipa da casa. Em Espanha e Itália (e até ver), o apoio de um cidadão qualquer vai primordialmente para a equipa da cidade, não é como cá, onde as simpatias clubísticas se distribuem em primeiro lugar pelos "três grandes". Se entendemos como clube "nacional" um clube caracterizado por ter uma massa adepta volumosa fora do seu burgo de origem (como o Real e Juventus, por exemplo) então, pelo mesmo critério, deveríamos considerar o fêcêpê um clube nacional, coisa que arrepela os lisboetas, como é óbvio, embora não deixe de ter piada.

Continuas enganado...

O caso da Juventus é paradigmático. É o clube italiano com a maior massa adepta e quase nunca enche o seu próprio estádio! Na cidade de Turim o Torino tem tantos ou mais adeptos que a Juve, que tem grande parte dos seus adeptos no sul, região de onde são originários muitos dos operários que vieram trabalhar para as fábricas da FIAT no início do século XX. Os clubes nacionais são um fenómeno raro no futebol, modalidade bairrista por natureza, mas existem. Em Portugal, existem dois clubes assim, Sporting e Benfica, e muito por causa do ciclismo, não do futebol, que os levou de norte a sul do país apartir dos anos 20/30. O FC Porto não é nem nunca foi um clube nacional e não vem nenhum mal ao mundo por isso. O Liverpool nos anos 70 e 80, quando dominava tudo e todos em Inglaterra e na Europa também tinha muitos adeptos em Londres e não é por isso que deixava de ser um clube do Merseyside.

Re: As baboseiras habituais

Mais um "interessante"! cumps

Eh pah...esta é fácil!

Não sei se a malta se lembra dos míticos "Peanuts", do Charlie Brown e do Snoopy? Possivelmente sim. Ora bem, devem então lembrar-se que os miúdos ao falar entre si percebiam-se perfeitamente, mas quando se metiam adultos no meio a conversa era distorcida e nunca se percebia nada. Pronto, é assim que eu vejo a conversa da treta dessa personagem. Fala, fala, mas eu só ouço uns bla, bla, bla...

Re: Eh pah...esta é fácil!

Às tantas só o ouves após o almoço/jantar.

Long time, no see...

Welcome back... Saudações Relvaticas Rasputin

Re: Long time, no see...

Foi o bichinho da saudade... :) Obrigado, Cumps.

Re: Eh pah...esta é fácil!

Dessa personagem deve ler-se : Pinto da Costa...

Nao sabes do que falas

Isto é de rir... Vai ver como o Porto esta organizado nos ultimos 10 anos, e vai ver quais os objectivos da gestao. Acho que ficarias surpreendido e irias querer uma organizaçao assim no teu clube. Isso das guerrilhas ja passou ha muito tempo no clube, ao contrario de outros que regridem e tentam imitar.

a RIR...

"encurtou a distância em palmarés para os seus dois rivais" LOL encortou...hoho.. o Sporting a nivel nacional já está atrás e o Benfica a nivel Europeu idem...falta 8 campeonatos para os apanharem.. "Se ganhou muitos simpatizantes na cidade do Porto, fez com que abaixo do Douro alguém que seja adepto do Porto seja considerado parvo ou maluco" Rir a bom rir... Só um maluco e parvo, não sabe que o maior numero de adeptos do F.C.Porto nem são da própria cidade mas sim dos arredores.. "Embora já existam ilusões por parte de alguns adeptos portistas de que a Sul têm vindo a crescer, a verdade é que em cada 1000 pessoas, se houver um do FC Porto, já é extraordinário!" Extraordinário é um Parvo Maluco achar que o numero de adeptos é o campeonato mais importante, o verdadeiro campeonato ficam a chuchar no dedo porque não o ganham.. "Enquanto clubes como o Benfica ou o Sporting sempre se assumiram como clubes nacionais, o Porto será sempre um clube meramente regional" Extraordinário um Parvo e Maluco dizer que o Porto é um clube Regional, sendo o Porto o clube com maior numero de adeptos no estádio... Continuamos a rir.. "Não passará de um Valência por contraste a um Real Madrid ou Barcelona. Não passará de uma Lázio em contraste com uma Juventus ou um Milão" estas-te a contradizer.. Valência - 5.3 milhões de adeptos Lazio - 6.8 milhões de adeptos Pequeninos... Até nós somos pequeninos.. WIKIPEDIA: O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos. O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional. O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas. O FC Porto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional. O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época. O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época. O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA. O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88). O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003). O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3). O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32, Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um. O FC Porto tem, segundo o seu último relatorio e contas, 83.669 sócios pagantes. O FC Porto era o único clube português no extinto G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa, sendo também o único representante de Portugal entre os 16 fundadores da Associação Europeia de Clubes (ECA), criada após a extinção do G-14. Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo. Tendo em conta um estudo realizado em 2004 pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a primeira posição em Portugal e a 27ª na Europa [3]. Um estudo semelhante efectuado em 2007 pela empresa alemã BBDO remete o FC Porto para o 2º posto nacional (atrás do SL Benfica), embora a nível europeu o clube se encontre melhor posicionado do que no estudo da FutureBrand, no 21º lugar [4] . EMBRULHA!!

Re: a RIR...

nao podia tar mais bem informado de um clube regional.....bem escrito cumps(des)portistas

Re: a RIR...

bem escrito, "mai nada" :) Cumps

Re: Se fosse a ti

não confiava em todos os dados wikipedianos que aparecem Por exemplo: "O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.» Em 2000/01, também jogaram na UEFA Ou então, tentar passar a ideia de que o Porto teve campeonatos invencíveis, como já vi. Outra coisa é dizer que o Porto é a marca portuguesa mais valiosa. É que por acaso não é: é mesmo o Benfica que ocupa esse lugar. Quanto aos oitenta e tal mil sócios, também não acho que seja muito impressionante: então não tinham lançado um novo cartão com mais vantagens que o do Benfica? Onde é que estão os resultados?

Re: Se fosse a ti

"Em 2000/01, também jogaram na UEFA" isso faz toda a diferença...:) "Ou então, tentar passar a ideia de que o Porto teve campeonatos invencíveis, como já vi." nenhum clube no mundo é invencível, mas uns ganham mais que outros ou perdem menos, como queiras.. "Outra coisa é dizer que o Porto é a marca portuguesa mais valiosa. É que por acaso não é: é mesmo o Benfica que ocupa esse lugar" Não sou eu que o digo...foram empresas que foram contratadas para fazer estudos, e se reparares, há lá uma parte em que diz que o Benfica é a marca mais valiosa em Portugal, mas na Europa fica atrás do Porto... "Quanto aos oitenta e tal mil sócios, também não acho que seja muito impressionante: então não tinham lançado um novo cartão com mais vantagens que o do Benfica? Onde é que estão os resultados?" Nada no Porto é impressionante, mas para um clube regional não está nada mal..hã? Quanto ao cartão, não sei quem tem mais vantagens, sei que para ser sócio do F.C.Porto 55€ não chegam...Já agora digo-te que o F.C.Porto tem um estádio com cerca de 50000 lugares e desses 50000, 35000 Dragon seat são vendidos no ínicio da época.. cump.

Re: a RIR...

Muito bem, mas não tenho pontos para te moderar, lamento !

Re: a RIR...

Moderado como "Interessante"! cumps

Re: a RIR...

obg também fico-te a dever um bem escrito cump.

Artigo idiota

Essa de comparar o Barcelona e o Real Madrid ou mesmo o Milão e a Juve ,com o benfica e o sporting é de RIR! Mas porque raio que vocês invejosos e ressabiados pensam que nos ofendem com essa merda do "clube regional"?! O F.C.Porto esta com grande pujança e com uma força incrivel.

Re: Artigo idiota

Para quem acha que o Porto está no "top 5" europeu, realmente podes rir muito. Quanto À inveja e ressabiamento, é coisa que o vosso presidente vomita regularmente. E ao contrário de vocÊs, nós não agredimos aqueles que festejam os seus títulos.

Re: Artigo idiota

Um excerto da imprensa, só para responder a essa de não agredirem quem festeja os títulos: «...Nuno Delgado, o judoca que fez carreira na Alemanha, viu-se aflito na temporada passada, quando o FC Porto venceu o Benfica. Porquê? Ele explica-o melhor do que ninguém. "Moro num bairro que fica quase dentro do Estádio da Luz. Vi o jogo em casa, com um amigo, e ficámos contentes com a vitória. Acompanhei-o pela rua, com uma camisola do FC Porto, e, de repente, uma multidão enfurecida começou a correr atrás de mim. Depois, um deles reparou no meu nome, que estava estampado nas costas da camisola, e acalmou a situação. 'És o Nuno Delgado; desta vez passa'". Passou mesmo, em nome dos muitos adversários que o próprio Nuno levou ao tapete na defesa do judo português. Por uma questão de lógica matemática, não havia cinturão negro que lhe valesse para enfrentar o risco.»

Re: Artigo idiota

que engraçado. Depois de um artigo de merda como este, vens atacar o pessoal que só está a defender o seu clube. Fair play no seu auge.

Re: Artigo idiota

Nós inveja de quem!?

Re: Artigo idiota

Basta ver o vosso palavreado, os vossos cânticos, os vossos discursos! Toda a gente lhes deu para béns e reconheceu a justeza do campeonato, e vocÊs respondem com "invejosos" e o diabo a 7.

Deves ter andado fechado numa gruta estes últimos

tempos... Então todos os Benfiquistas nos deram os parabéns e reconheceram a justeza da nossa vitória? Quais dos representantes oficiais do Clube? Os mesmos que estão a tentar fazer uma guerra pessoal ao meu clube visto não terem força para lutar pela superioridade dentro de campo? De qualquer modo se aceitam as vitórias tudo bem, não aceitam problema vosso.... Não aquece nem arrefece. Só têm é que se preparar para engolir muitas mais no futuro.


www.casasdeapostas-portugal.com