Crónica: E também li o livro de Pinto da Costa... | Relvado

Crónica: E também li o livro de Pinto da Costa...

 

Eu estava à espera de encontrar um livro que fosse uma resposta à letra a Carolina Salgado e ao "seu" livro "Eu, Carolina". Puro engano! "Luzes e Sombras de um Dragão" é apenas um retrato intimista do presidente portista e que, numa linguagem coloquial e muito ao estilo de Aquilino (e do próprio Pinto da Costa), utiliza 4/5 do livro em "louvaminhas" ao dragão-mor.Esta biografia ("não-oficial, mas autorizada") de um burguês de Cedofeita com uma paixão doentia pelo FC Porto, teria sido um livro interessante se terminasse um pouco antes do fim. Teríamos então uma biografia sobre um menino de boas famílias que deixa tudo por um clube de futebol. O pior é que 4/5 do livro parece ter como fim único a lavagem da imagem que é deixada transparecer na parte final, onde é aflorado o lodo e a podridão do mundo do futebol.Destaques do livro:- Muito bem escrito! Desconheço qual a verdadeira escritora do livro, mas o estilo é bonito e a escrita eficaz e simples. Muito bom!- A construção é boa e as fotos incluídas são muito a propósito embora talvez com um excessozinho de reproduções de cartas.- Aquilo que tanto foi criticado no livro de Carolina Salgado (acusações avulsas e não fundamentadas) acontecem também aqui e com uma agravante: é feito em discurso indirecto enquanto Carolina o fez na 1ª pessoa.- Para os apaixonados pelo futebol fica sempre o testemunho real das amizades de infância de Pinto da Costa e que o acompanharam sempre na subida a pulso no mundo do futebol, afinal, compagnons de route até nos processos judiciais. Saber, por exemplo, que Pinto de Sousa andou no colégio com ele era algo que só se sabia nos bastidores. Interessante!- Lamentável é também o facto de todos os seus amigos e conhecidos aparentarem sempre uma predisposição muito grande para lavarem a imagem de Pinto da Costa com o recurso "ao seu amor profundo ao clube". Justifica tudo, até as traições.- A fama de que não dá ponto sem nó e que está sempre atento a todos os pormenores fica patente na forma como afasta um dos homens da sua equipa directiva porque o grupo empresarial a que pertencia (Cofina) não travou de forma eficaz algumas denúncias públicas dos órgãos de comunicação que lhe pertenciam.A imagem final que me ficou é que o livro tem duas mensagens subliminares: aos portistas ele justifica os seus actos por amor ao clube e aos adversários avisa que não mede meios para atingir fins. Patente fica também a forma como cativa as pessoas que com ele lidam de perto, por oposição aos ódios que gera aos adeptos dos clubes adversários.O livro peca por não ser obra de especial interesse biográfico, embora de relevante significado no estudo dos comportamentos sociais.Catota

FC Porto:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

4/5 do livro em "louvaminhas" ao dragão-mor

é o que eu digo: "o Viagra faz milagres!"

Catota não tens mais nada que fazer?

Um tipo que compra e lê, os livros da Carolina e do Pintinho, ou não tem mais nada que fazer, ou então, não tem mais nada que fazer...

E tu não tens mais nada que fazer....

senão andares a dizer que eu não tenho mais nada que fazer??? Tens de começar a aproveitar melhor os bocadinhos de tempo livres e ler qualquer coisa além da Gente ou da Maxmen! ;o)

Re: E tu não tens mais nada que fazer....

Para mim, tudo o que tenha mais vocabulário do que a revista Maria, já é um bocado puxado e estou certo que essas obras literárias, da Carolina e do Papa, devem ser demasiado elaboradas...

Gostei da tua crónica!

Escreves muito bem e sabes o que dizes... ao contrario de muita gente.

Re: Crónica: E também li o livro de Pinto da Costa...

Estas biografias autorizadas tem o seu quê de egocentrismo. Além de fazer a apologia do culto da personalidade, transmite uma realidade que só seu autor e visado querem. Não é o meu tipo de literatura e foram poucas as biografias que eu devorei com bastante interesse(ex:Churchill). Saudações leoninas

Re: Re: Crónica: E também li o livro de Pinto da C

Churchill uma das minhas referências e não sou conservador pelo contrário sou de esquerda,mas se tivesse vivido naquela época...O mundo deve tanto a Churchill numa altura em que ele tinha razão e ninguém o ouvia.

Sem dúvida!

O discurso dele ("(...)lutaremos nas praias e nos campos, nos céus e nos mares (...) jamais nos renderemos(...)") arrepia-me sempre que o leio. E no entanto perdeu as eleições logo a seguir à guerra! Ando a tentar escrever um livro para dar seguimento á máxima "um homem tem de fazer um filho, plantar uma árvore e escrevr um livro". Só me falta o livro.

Não o li mas...quero dizer uma coisa

a respeito do Pinto da Costa, já que a Susana não quer passar este meu artigo sobre o Pinto da Costa :( com muita pena minha ou em artigo ou crónica. Não tenho sorte agora nos artigos a enviar,parece que fogem a sete pés :(. Pinto da Costa e as transferências Pinto da Costa por muitos é adorado,por outros é gozado e criticado onde irá ficar mais 3 anos no clube que lançou na alta roda do futebol português. Antes do Pinto da Costa o FCP era um clube á deriva,agora é um clube respeitado,adorado e acima de tudo alcançou uma fama invejavel a muitos clubes pela Europa fora. Estar a falar de Pinto da Costa, é o mesmo que dizer vários titulos alcançados ao seu leme bem como treinadores e jogadores que fizeram do fcp um clube respeitado. Passaram tantos jogadores e muitos deles desconhecidos á 1ª vista e agora são olhados com respeito e acima de tudo olham para o FCP não como um clube "fraco" há 30 anos, mas um alvo terrivel a derrotar. Vimos as saidas de Anderson e Pepe neste mercado de transferências como outras também sonantes quando foi do Euro e também graças a Mourinho que FCP catapultou para altos voos. Pinto da Costa soube manejar bem as transferências com valores record para muitos. A critica foi unânime, vendeu-se bem os jogadores mas ficaram dúvidas quanto ao uso desse dinheiro recebido por essas transferências mas fCP não foi abaixo. Conseguiu recuperar da crise de não ter sido campeão no ano seguinte ao feito de ter sido campeão europeu, e agora vendeu-se mais 2 bons jogadores que deram alegrias aos adeptos e sócios do FCP. Agora, pensa-se que FCP está mais fraco em termos de plantel com as suas saidas mas muitos podem dizer,mais vale fracos de plantel do que termos estabilidade em termos de contas ou balanço final. Que acham desta ideia que agora partilhei convosco? Será que Pinto da Costa terá algum jogador na manga de quilate para apresentar na apresentação? Ou acham que a prenda seria ter as contas saldadas e com bastante lucro para mais tarde, poder dar lugar a transferências com renome para o FCP? Se Pinto da Costa pode ser criticado por muitos,o seu valor como empresário não pode ser posto em causa porque consegue com jogadores de baixo nome,inflacionar seu preço e acima de tudo colocou o FCP na alta roda do futebol mundial com suas transferências recorde ou trofeus alcançados. Pode não ficar mais de 3 anos, mas será certamente recordado por muitos anos como o melhor presidente que o FCP teve. Viva ao Pinto da Costa,Viva FCP.

Re: Não o li mas...quero dizer uma coisa

Bom post toma lá um Bem Escrito

Re: Não o li mas...quero dizer uma coisa

Este teu comentário tem tese, mas precisa de levar uma volta ao português! Muitas repetições de palavras, dificuldades na concordãncia entre os tempos dos verbos e outras pequenas coisas que se calhar foram o que levou o artigo a não ser editado! Estou de acordo com o que dizes e VIVA O Porto!

Re: Não o li mas...quero dizer uma coisa

Não tenho pontos para te dava um "Bem Escrito" Saudações portista ___________ Dragãoport

reparo ao meu comentário

Atenção,que este meu comentário que na altura que enviei como artigo ou crónica para aprovação foi antes da apresentação do FCP aos sócios. Como tal, algumas perguntas que agora estão nesse comentário já não tem muita lógica de acontecer mas espero que tenham gostado de ler meu comentário e se quiserem dizer algo, estão á vontade.

N a boa

Sinceramente ainda não li e duvido que leia, mas desde já peço desculpas à família Salgado de não poder despender o tempo necessário para ler a obra literária. Ainda por cima a senhora teve bastantes dificuldades para escrever o Livro acho que foi escrito agarrada ao varão o que não deve dar muito jeito só por isso merece todo o respeito.

Meios vs Obter Fins

(...)avisa que não mede meios para atingir fins(...) Não era necessário escrever um livro para dar a conhecer essa sua faceta. Não era coisa que qual quer cidadão relativamente atento não o soubesse já. Palavras para quê, é um artista português e só usa métodos menos claros para obter os fins.

Crónica do divã

o psicólogo Catota! :-)

J.Lemos

O amor ao clube até é pretexto para a prática de crimes e gangsterismo.É disto que a bimbalhada gosta. Vai ter sucesso este livro no "bas-fond" dragoniano.

comprem mas é o meu livro e deixem de tretas

Livro do ex arbitro internacional de futebol Jorge Coroado,pag 60:"Quando o presidente leonino(sousa cintra),na sua qualidade de delegado,veio a minha cabina entregar a documentacao,fez se acompanhar de tres pequenas caixas,contendo artigos de fantasia para senhora,concretamente,uns brincos pierre cardin,que fez a questao de nos ofertar e disse:Olhe la,nos nao gahamos nada,mas ganhar ao benfica aqui na luz é como se ganhassemos o campeonato.Agora veja la o que faz!!! Pag 99 livro do jorge coroado:Num jogo de competicao europeia em lisboa onde iria jogar um clube de lisboa,o famoso arbitro petrovic na altura um dos melhores do mundo ficou alojado dias antes no hotel tivoli,as despesas foram todas pagas pelo clube lisboeta,ate ao dia do jogo. Pag 108 "tambem me vem a memoria o que alguns colegas me diziam sobre o antigo dirigente benfiquista gaspar ramos e a forma como ele os pressionava no estadio da luz,nao de forma acintosa mas mais sub repticia.,os arbittros percebiam e nao deixavam de sentir incomodados http://photos1.blogger.com/blogger/908/998/1600/as_mulheres_de_king.jpg http://www.ojogo.pt/23-123/artigo641384.asp http://www.ojogo.pt/23-123/artigo641383.asp Não é em nome do FC Porto; é em nome de outro clube. Por isso, se disserem que eu pago viagens à Leonor Pinhão, é mentira, não fui eu. Também me disseram que um árbitro internacional tinha dito que em Portugal lhe tinham proporcionado grandes noites. Fiquei preocupado. Mas como isso ainda não veio a público e não fui acusado. Estejam tranquilos porque também consegui saber que as mulheres que amaram mr. King não foi por indicação do FC Porto". Howard King, ou "mr King" como lhe chamou ontem Pinto da Costa, um ex-árbitro internacional inglês que, em 1995, confessou numa entrevista ao jornal "News of the World", reproduzida depois por "A Bola", que recebera favores sexuais em Lisboa, onde esteve para apitar um jogo do Sporting, na década de 80, e outro do Benfica, em 1992. Howard King mencionou ofertas de valor acima do permitido pela UEFA, além da presença de prostitutas no hotel como forma de aliciamento antes desses jogos apitados em Portugal. Quando 1 dia o jorge coroado for a P.J contar tudo que sabe sobre os clubes de lisboa,muita gente vai perceber o que é a corrupcao de futebol em lisboa http://www.primebooks.pt/pt/files/produtos/114337234810oultimocartaocapasite.JPG

Re: comprem mas é o meu livro e deixem de tretas

Pois...é tão verdade que ninguém acredita.Quanto mais provar! E se for verdade,manda a PJ investigar para ver o que dá.É possível que o Jorge Coroado possa dar origem a um outro apito... o dos parolos enganados.

Bolas Catota

Acabaste de pagar uma pequena percentagem da próxima remessa de fruta com essa leitura!

Lamento desiludir-te

Tenho o livro porque me foi oferecido mas apenas li uma pequena parte, essa parte deu para ver que o que lá estava não trazia nada de novo que eu já não soubesse. Tenho uma colecção vasta de livros desportivos mas a maior parte são anuários e não obras biográficas, e das obras biográficas que tenho deste tema a maior parte foram escritas por outros e não pelos próprios. Não gosto sinceramente de ver memórias escritas por outros, se um dia escrever as minhas memórias serão relatadas exclusivamente por mim e apenas corrigidas pela editora a parte ortográfica ou aquelas partes repetitivas que por lapso tenha escrito. Agora aparecer um livro "meu" escrito por outro não obrigado! Ou se tem dom para tal ou não se tem. Mas está na moda comprar livros desses "autores" - que lhes faça proveito mas não contem com um euro meu.

Finalmente um livro ligado a PC...

com historias de interesse,não historias fabricadas a pressa saidos da cabeça de animais ruminantes (e com a ajuda de mais alguns...).

Parece qu este comentário...

Perturbou algumas mentes avermelhadas...

Re: Parece qu este comentário...

os adeptos do clube das galinhas andam nervosos por causa da ana salgado,porque sera?

Re: Re: Parece qu este comentário...

Pois...andamos com "medo" da Carolina mas quem quer apagar vestígios de crime é o Bin-Laden-da-Costa. Mais dois meses e veremos o "grande-papa" atrás das grades. Ai as escutas...

Pois...

será do guaraná? Parece-me que não...