Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto? | Relvado

Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto?

 

O Benfica dos anos 60 era uma equipa fantástica! Ganhou quase tudo o que havia para ganhar e era respeitado em todo o mundo. Representava Portugal e lembro-me de apoiar o grupo nas finais europeias e outros jogos importantes. Era servido apenas por jogadores portugueses, ainda que se incluíssem os ultramarinos, e ia buscar todos os futebolistas que se distinguiam. Mesmo ao Porto, veio comprar Serafim e Paula, dois nomes da "cantera" portista que foram reforços à custa de bom dinheiro.Foi já nos anos 70, com Américo de Sá à frente do clube, que o Porto se empenhou a sério em quebrar essa hegemonia! Curiosamente, começou numa altura em que o Benfica teve algumas dificuldades e não foi comprar tudo o que era bom. O Porto foi buscar vários jogadores importantes: Octávio e Duda (Setúbal), Freitas e Murça (Belenenses), Fonseca (Varzim) e, muito importante, Abel, suplente do Benfica, todos jogadores de créditos firmados. Com estes e mais uns da "cantera" azul e branca, como Gabriel, Rodolfo, Oliveira, Seninho e Fernando Gomes o Porto formou, a custo, a estrutura da equipa que iria ser campeã e começar a combater a hegemonia benfiquista.Com o tempo o Porto foi-se fortalecendo e gerindo melhor os seus recursos e foi construindo a sua hegemonia no futebol indígena. A Liga dos Campeões, com as suas receitas fabulosas, fez cavar o fosso entre o Porto e os outros e permitiu que os dragões, aprendendo com o velho professor, fossem buscar todos os jogadores que lhe interessavam.Estabelecida a hegemonia é difícil mantê-la! O Benfica, atento, entendeu que Jesualdo Ferreira, pouco avesso a dar oportunidades a jogadores nacionais, é o ideal para permitir-lhe quebrar a tal hegemonia e atacou a fundo! Será que o clube da Luz, o velho professor, vai conseguir isso? Será que a sua massa associativa tem paciência para esperar? Que pensam os relvas de um e outro lado e mesmo os de outros clubes? dragao13

FC Porto:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Benfica prefessor do fcp?

Atenção que eu não digo professor do PORTO porque PORTO é uma cidade da qual me orgulho mas que, infelizmente tem um clube que a envergonha seja na estrada, no ar, nacional e internacionalmente! O Benfica nunca ensinou o fcp a gerir casas de prostituição, assaltar áreas de serviço, vendedores ambulantes, restaurantes etc. etc. O resto vocês sabem muito bem como ganharam os campeonatos. O Benfica nunca vos ensinou essas coisas!!!!

Bom artigo

Achei um artigo muito interessante. Mas com pouco para comentar. Se o Benfica vai voltar a ter a hegemonia? Eu espero que sim, tu esperas que não ;)

Re: Bom artigo

A tese, que muita gente não entendeu ao que parece, é que as hegemonias constroem-se à custa do domínio do mercado português! Antes do Benfica que ensinou isso mesmo ao Porto que o domina agora!

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto?

...Hã?

Sende que

tudo no mundo funciona com ciclos, porque a constante é rara por nossas bandas… Naturalmente o Porto vai ter um periodo "menos" mais ano menos ano…

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto?

eu tambem acho que o jesualdo é um infiltrado benfiquista no porto para destrui-lo, o treta-campeonato e a dobradinha e só para ninguem desconfiar... pa vai dormir e nao penses mais no benfica...

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto?

Nunca pensei que o Jesualdo fosse um infiltrado benfiquista! É um profissional que nunca tinha ganho nada antes de chegar ao Porto! Quem pensa coisas imbecis como essa são alguns benfiquistas que até são capazes de acusar disso o Artur Jorge.

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto?

Não consegui entender o significado deste título. A retrospectiva histórica está bem resumida e foi assim mesmo, mas quando passa para o presente tem o texto algumas coisas que não entendo bem. Vejamos; "O Benfica, atento, entendeu que Jesualdo Ferreira , pouco avesso a dar oportunidades a jogadores nacionais, é o ideal para permitir-lhe quebrar a tal hegemonia e atacou a fundo!" Isto não faz sentido porque o Benfica não "atacou a fundo" esta época mas já o vai fazendo épocas atrás só que não tem acertado se acertou esta época é uma incógnita ainda. E a alfinetada a Jesualdo de não dar oportunidade a jogadores nacionais tem oposição no Benfica?! Que eu saiba não têm de momento nenhum jogador na selecção A que seja opção permanente e o FCP tem. "Será que o clube da Luz, o velho professor , vai conseguir isso?" Que quer dizer isto?! Erro da edição?! só pode.

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do

«Isto não faz sentido porque o Benfica não "atacou a fundo" esta época mas já o vai fazendo épocas atrás» não concordo muito com esta tua afirmação, penso que este nível de investimento é inédito no Benfica, mas pode ser a memória que é fraca. Cumprimentos

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto?

A hegemonia construiu-se à custa dos jogadores portugueses em 1º lugar. Claro que ter bons estrangeiros ajuda, mas quer no Benfica dos anos 60 quer no Porto mais recente foi o domínio do mercado nacional que trouxe a tal hegemonia. Foi nisso que o Benfica foi professor e que o Porto seguiu a lição bem estudada. Recentemente, com o Jesualdo Ferreira, o Porto tem deixado um tanto o mercado português e a minha prespectiva é que isso pode custar-lhe a hegemonia se o Benfica for capaz de a contrariar. Cumprimentos!

OFF TOPIC- Académica 2 vs Leixões 0...

em somentebriosa.blogspot.com

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do Porto?

Não foste tu que crias-te um tópico em que ias abandonar o relvado? fica bem...

Re: Crónica: Duas épocas, mas Benfica professor do

Sim. Vi foi que isto acalmou. Mas se eu te importunar avisa que saio já :)

huy..virgem ofendida???

Olha..vai pela sombra...

Re: huy..virgem ofendida???

Porra um gajo já não pode brincar um bocado :P Cumprimentos

Re: huy..virgem ofendida???

Não me pareceu que estivesses a brincar, desculpa o lapso... Fica bem!! Carrega Porto ;)

Re: huy..virgem ofendida???

estou sempre na boa :) sem stress. O porto bem tem que carregar este fds e eu lá vou ajudar à vitória ;) Cumprimentos, fica bem