Carvalhal no Dragão... o Sado e o Douro! | Relvado

Carvalhal no Dragão... o Sado e o Douro!

 

Treinador jovem, ambicioso, português e com ligação ao Porto (jogou entre 88/89 no FCP), Carlos Carvalhal é visto com muita admiração pelos jogadores que treina estabelecendo empatias fáceis. Todos estes aspectos são, a meu ver, os requesitos que mais agradam na escolha de um treinador do Porto. Os resultados começam a surgir e, sendo um homem de Setúbal, nesta época a comparação com o "Special One" é inevitável!
Pietro

FC Porto:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Concordo com esta possibilidade..

O FC Porto tem a tradição de lançar treinadores para a ribalta que até então poucos ou nenhuns títulos tinham conquistado. É raro vermos um treinador consagrado a pisar os relvados das Antas/Dragão. Se recuarmos no tempo observamos que Artur Jorge foi lançado para o estrelato em 1987, chegamos a apostar no promissor Quinito (infelizmente com maus resultados) em 1988, "oferecemos" a Fernando Santos a possibilidade de se associar ao feito inédito do penta-campeonato em 1999, arriscamos em José Mourinho depois de uma fugaz passagem pelo SLB e de um meritório trabalho na U.Leiria e mais recentemente transformamos Jesualdo Ferreira, até à data um treinador de 2ª linha, num treinador bi-campeão. Pelo meio destas contratações, apostamos em treinadores estrangeiros quase desconhecidos como Ivic e Carlos Alberto Silva, que também tiveram grande sucesso. Podemos dizer que o único nome já consagrado que orientou os dragões nos últimos 25 anos foi o Sir Bobby Robson, que quase inexplicavelmente foi despedido do Sporting na época anterior. Analisando assim a história de treinadores que Pinto da Costa tem encaminhado para o Dragão, alguns dos quais reconheça-se foram apostas falhadas (para além de Quinito, Octávio, Couceiro ou Del Neri), podemos constatar que Carlos Carvalhal reúne um perfil que de certa maneira adequa-se ao FC Porto. 1) É português Foi com Artur Jorge, António Oliveira, Fernando Santos, Mourinho e agora Jesualdo Ferreira que o FCP alcançou maior sucesso. Sem esquecer o saudoso José Maria Pedroto que foi fundamental na transformação do Porto de clube "regional" para grande clube internacional. 2) Tem ambição A sua carreira revela que Carlos Carvalhal não tem medo de desafios e que pretende a breve prazo demonstrar que tem capacidades para orientar um grande clube. Fez um excelente trabalho no Leixões e passou de ser um treinador "simpático" para ser um dos treinador de referência do futebol português. É óbvio que nem sempre as coisas lhe correram bem, mas o seu percurso~comprova a sua qualidade. 3) Qualidades técnicas Observando a forma como levou o Leixões à 1ª Liga e agora no Vitória de Setúbal como construiu uma equipa de grande qualidade, que tem fazendo frente aos grandes como poucos é inegável que o seu trabalho é de altissimo nível. Quando o ouvimos falar de futebol também percebemos que tem elevados conhecimentos sobre a matéria e que sabe associar a ciência do jogo com a sabedoria tradicional de quem por lá andou enquanto jogador. ... Por estes motivos e mais alguns, eu se fosse Pinto da Costa não teria receio de arriscar em Carlos Carvalhal. Só gostaria que até ao final da próxima época não se falasse sobre este tema, pois é sabido que o presente e futuro treinador do FCP é o Jesualdo Ferreira.

Re: Uma correcção!

Os treinadores estrangeiros que têm passado pelo Porto têm sido, ao contrário do que dizes, gente conhecida! O Tomislav Ivic, quando chegou ao FC Porto já tinha passado por vários países e tinha sido campeão em todos eles!

Re: Uma correcção!

Tens razão. Incluindo uma passagem pelo Ajax no qual se sagrou campeão da Holanda e outra pelo Anderlecht onde igualmente conquistou o título. Realmente quando ele chegou ao Porto já era um prestigiado treinador europeu. cumps

Análise interessante, a tua

Mas eu tendo a pensar num pequeno 'senão'; no Vitória, Carlos Costa gere a SAD e Carlos Carvalhal gere a equipa - cada um faz aquilo que melhor sabe. Nos 'grandes', e também nalguns 'pequenos', há uma irritante tendência para se misturarem os espaços. Não costuma dar bons resultados...

Re: Análise interessante, a tua

Mas nunca viste um treinador a queixar-se do Pinto da Costa a fazer isso!

Reitero a tua 'exclamação'...

... com uma afirmação: Nunca vi um treinador do FCP queixar-se do Pinto da Costa. ; ) Cumprimentos e boa noite.

Moderado com "Bem Escrito"

O prometido é devido... Cumprimentos

Re: Moderado com ..

Obrigado! cumps

Re: Concordo com esta possibilidade..

Como é habito, um excelente comentário! De momento nao tenho pontos para moderar mas estas na lista de quem os devo

Carvalhal no Dragao e Donadoni no Benfica

seria interessante

Parece que os argentinos do Porto deram-se mal

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=932480&div_id=1304

Lucho não jogou mal

Perdeu poucos passes e movimentou-se "mais ou menos" na zona do campo que lhe foi atribuída, muito mais avançada no terreno do que a que tem por cá. O meio campo argentino actuou muito desligado, procurando suprir a agressividade (correcta, aliás) da defesa egípcia com passes longos, como no primeiro golo. Sobre a imprensa argentina, a sua paixão e a sua "riquelmania", isso é outra historia. Enfim alguma "fine bouche" dos argentinos - se Portugal tivesse ido ganhar ao Egipto por 2-0 ficava tudo satisfeito...e Scolari era o maior outra vez!

Re: Parece que os argentinos do Porto deram-se mal

Lisandro jogou 5m e "deu-se mal"? andas a ler títulos só ou tens má fé?

Re: Parece que os argentinos do Porto deram-se mal

esse nem sequer se deu mal, cagaram nele completamente.

Re: Parece que os argentinos do Porto deram-se mal

"esse nem sequer se deu mal, cagaram nele completamente" Deu-te para ter aqui um papel especial de actor tá feito, não acredito que sejas assim na vida real. my god...

Re: Parece que os argentinos do Porto deram-se mal

Phew! Ainda bem! É da maneira que os tubarões não insistem e tem mais tempo disponível para o Porto. Boa notícia nos trazes!

Carvalhal o novo Mourinho

Uns querem o Mourinho de volta, outros querem criar um novo Mourinho. Há para todos os gostos. Eu diria que o Carvalhal tanto pode ser o novo Mourinho, como o novo Fernando Santos. É que o Fernando também era muito bom no Estrela e no Estoril. P.S. - Lol, "... o Sado e o Douro!".

Re: Carvalhal no Dragão... o Sado e o Douro!

outro que já deve ter a gravata azul guardada no armário...

Re: Carvalhal no Dragão... o Sado e o Douro!

Admite lá que tu querias era treinadores assim com a gravata vermelha guardada no armário.

Carvalhal no Dragão

Penso que não restam muitas dúvidas que será Carvalhal a tentar o segundo Penta da história do F.C.Porto.Considero Carvalhal um treinador muito competente ,que defende o grupo como poucos.Claro que a imagem dele a comemorar o golo do Setubal que derrotou o benfica ,convenhamos que é um excelente cartão de visita,lol.

Re: Carvalhal no Dragão

Como ficou o "cartão de visita" de um "certo presidente" com a vitória da Grécia ontem?

Re: Carvalhal no Dragão

Depende. Há quem tenha visto a celebração do Pinto da Costa num episódio dos Gato Fedorento e achou que era verdade. Decerto não serás desses. Cumps.

Re: Carvalhal no Dragão

Nope. Tou só numa de picar :)

Re: Carvalhal no Dragão

Estas a insunar que Pinto da Costa ficou contente com a derrota de ontem da selecção?!

Tou?

Não sei!? Não vi ainda o "cartão de visita" dele.

Re: Tou?

Lá está, estas a insinuar como acontece sempre quando o tema é o Pinto da Costa,falam do que ouvem.Mas no caso de Carvalhal eu vi "toma seus filhos da puta".

Lá está

Ele lá sabe quem é a mãe dele, com certeza não se estava a referir a muita boa gente.

Re: Carvalhal no Dragão

eu fiquei!

Isto é que me irrita

Tem um treinador que lhes deu um campeonato no ano em que chegou ao segundo ano leva já um avanço impressionante e ainda falam noutro treinador para o Porto? Estes gajos nunca se contentam com nada...

Re: Isto é que me irrita

"Estes gajos nunca se contentam com nada..." Contentar com o quê? - Campeões do Mundo? Fail! - Campeões da Europa? Fail! - Campeões de Portugal? Check! - Supertaça Europeia? Fail! - Taça de Portugal? - Supertaça? Fail! - Taça da Liga? Fail! Dos 7 troféus possíveis apenas um está garantido. Logo, se te contentas com o teu clube ganhar pouco ou nada é contigo. Eu como Portista não me contento com a falta de ambição internacional de Jesualdo.