Belluschi vs Guarín | Relvado

Belluschi vs Guarín

Qual deles colocariam a completar o trio de meio-campo com Fernando e Moutinho?
 

Boas, caros relvas. Escrevo este artigo a propósito das boas exibições de Guarín pela sua seleção e antevendo mais uma luta saudável dentro do plantel do campeão. Isto se se mantiverem os jogadores titulares a meio campo deste ano.

Não vou esconder que Guarín foi para mim uma enorme e agradável surpresa, não só este ano, mas também no final da última época quando começou a jogar regularmente. Não dava nada por ele, aliás não o suportava que é diferente, pois parecia-me um jogador que não sabia o que fazer quando a bola lhe chegava os pés, em caso de dúvida chutava fosse donde fosse (agora já percebo porque chutava...).

Revelou-se um jogador muito forte a defender pois com aquele poderio físico ganha muitas disputas a meio-campo e sabe segurar a bola quando necessário. Aquele pé canhão quando acerta na baliza é muito difícil de travar mas a principal característica que me tem saltado à vista ultimamente são os seus passes a rasgar e a sua visão de jogo. Também nas bolas paradas me parece ter alguma qualidade, mas no FC Porto essas já tem dono(s). Evoluiu a olhos vistos e penso que está ali um grande jogador... Será?

Belluschi... para mim sem dúvida um craque. Um artista que, quando toca na bola, esta se sente em casa e sai sempre redonda, tanto para os seus companheiros como para a baliza pois também tem um belo remate. Forte nos livres diretos em jeito e com bastante garra para lutar a meio-campo, como se viu este ano ao lado de Moutinho, formando uma zona de pressão muito forte mal perdiam a bola.

Para mim era sem dúvida indispensável no 11 mesmo quando Jesualdo o deixava no banco, pois não tínhamos desde o Deco um jogador assim. Capaz de assistências primorosas e de verdadeiros toques de magia... Pena já ter, se não me engano, 27 anos, porque se tivesse chegado mais cedo ao FC Porto teria neste momento capacidade para sair para um clube com mais poder financeiro. Melhor tecnicamente que Guarín, claro, mas perde claramente em termos físicos. Melhorou muito também duma época para a outra.

Parece-me portanto que este ano a luta vai ser ainda mais intensa pois partem em igualdade de circunstâncias e, como na última época, devido a lesões, jogaram praticamente meia temporada cada um, não houve espaço para grandes insatisfações. Não será portanto uma situação fácil de gerir pelo novo treinador, mas como se costuma dizer, problemas destes todos querem.

A pergunta que vos coloco, caros relvas, é: independentemente da pré-época, que como se sabe não tem nenhum dos dois a tempo inteiro (um por lesão, outro na seleção) qual deles colocariam a completar o trio de meio-campo com Fernando e Moutinho?

Eu tenho dificuldades em escolher por isso aguardo as vossas opiniões. Saudações e um abraço

FC Porto:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

off. sobre Lucho

Killer, qd os comentários começam a "apertar" começa a ser "claustrofóbico".. daí passar para aqui, com mais largura, algumas coisas que se dizia de Lucho nesse tempo:

LUCHO ESMAGA BRASIL

«A exibição de Lucho González na vitória da Argentina sobre o Brasil mereceu amplos elogios da Imprensa argentina, que se derreteu na apreciação feita ao médio que o FC Porto contratou ao River Plate.»

«Titular indiscutível, jogando sobre o lado direito do meio-campo, Lucho González participou activamente nos dois primeiros golos»

«o "Clarin" fez de Lucho González uma das quatro armas mais letais da Argentina»

Louis Van Gaal - 2005

O conceituado treinador holandês, que substituiu Co Adriaanse no AZ Alkmaar, elegeu o médio contratado pelo FC Porto como o melhor jogador argentino da actualidade.

Gabriel Heinze

Para mim, será, num curto prazo, o melhor médio do futebol mundial. Tem umas qualidades impressionantes.

Podes dizer que não se confirmou como um dos melhores médios do mundo e que não manteve o seu estatuto na selecção com o decorrer dos anos, mas a verdade é que nesse período ele era um dos craques da argentina.

Bem, comentários a dizer bem de

jogadores, todos encontramos. Na Argentina, até do Di Santo chegou a ser falado como o "novo Maradona". Quanto ao Lucho, refiro os números: poucos jogos como titular para um "indiscutível" ou "figura". Fez uma Copa América completa (a de 2004) e uma fase de qualificação (a de 2006), tal como, de resto, o Kily Gonzalez. Alguma vez na vida o Kily Gonzalez foi figura da selecção argentina? O Lucho teve dois anos de selecção, na prática. No mundial de 2006, jogou pouco e na Copa América de 2007 foi titular uma vez....

Se ser figura da selecção argentina da última década for sinónimo de ter sido titular durante um período bastante específico e relativamente curto, aceito.

lol..

Eu sempre disse que ele foi uma das figuras da selecção num período especifico e não numa década, nem na história de sempre da Argentina.

Ele no período pós mundial 2002, com passagens pelos JO 2004, copa america e Mundial 2006 foi uma das figuras, não só da selecção, mas tb do futebo argentino, onde neste caso me refiro ao estatuto de grande craque que tinha na Argentina e com que saiu para o FC Porto. É um facto. Não jogou mais no mundial por problemas físicos, e depois deixou de ser chamado. Tb é outro facto.

Quiseste compará-lo com Tiago, mas podias por essa ordem de ideias compará-lo com Futre ou com muitos jogadores portugueses, com número semelhante de jogos pela selecção.

Qt aos comentários é verdade que outros tb foram elogiados mas através deles percebe-se por exemplo que ele era "um dos elementos chave do 11 alvi-celeste", e/ou uma das "4 armas letais" da Argentina. Estas duas eram afirmações sobre o presente e não sobre o futuro. Sobre o que ele já era e o que representava na selecção.

De qq das formas penso que os nossos pontos de vista ficaram claro.

cumps

O Futre é doutra época, por amor de Deus

Havia muito menos jogos de selecções...

Mas, afinal, o Lucho entra num top-10 jogadores argentinos da década? Ou nem por isso? Se for assim tão figurão, devia entrar, digo eu.

Tenho desde ja a dizer que

Tenho desde ja a dizer que acho a sua questão mesmo muito pertinente... Devo confessar que ainda nem li as respostas dos outros relvas.

Para começar não acho nenhum dos dois genial nem ao nivel do moutinho, mas são dois bons jogadores evidentemente.

Guarin é um jogador mais fisico e que evoluio muito com AVB, e para alem disso tem muita margem de progressão!

Belluschi por sua vez é um jogador com mais classe, é mais organizador de jogo.

Não vejo que nenhum dos dois seja um jogador de trabalho (para isso ja la têm o Moutinho), mas é muito dificil escolher um deles, acho que essa escolha deve ser feita consoante a equipa a defrontar. Pessoalmente gosto mais do Belluschi mas isso sou eu.

Um ou outro...

...actualmente, contando com Fernando e Moutinho, o lugar estará sempre bem entregue.

O meu voto iria para o Belluschi por duas razões: a criatividade ofensiva é essencial e facilita o trabalho dos monstros que o FCP tem na frente; a primeira volta imperial (não que a segunda não o tivesse sido...) da época passada contou quase exclusivamente com Belluschi, se não me engano (uma vez que não sou adepto do clube).

O que acho piada aqui é discutirem dois jogadores de enorme qualidade, terem as outras duas posições já definidas e nem sequer se pensar no grande Ruben Micael. É por este tipo de coisas que digo que o meu SCP é realmente de outro campeonato. Ah! E digo isto, não no bom sentido...

Gosto muito do micael, mas de

Gosto muito do micael, mas de facto andou um pouco linge dos outros, em termos de qualidade, este ano. No entanto já referi por aqui que tenho pena que tenha tantos bons jogadores na sua posição pois gostava que tivesse mais oportunidades de evoluir

pode não passar de uma opinião

mas para mim o melhor jogador do meio campo tripeiro é o Guarin......

Depende dos jogos, claro!

Se nos limitarmos ao proposto no artigo, quem para completar um trio de meio campo com Fernando e Moutinho, eu respondo que Guarin será preferível nos jogos mais complicados, em que a equipa tem de ter mais atenção à defesa e Belluchi para aquelas partidas em que o ataque é preocupação quase exclusiva.
Mas obviamente que esta escolha é redutora e desfazada da realidade! É que os dois podem coexistir no 4-3-3 com saída de Moutinho, ou mesmo com Guarin a fazer de trinco em jogos em que as equipas adversárias não se importam com o ataque, mas é no 4-4-2, com Belluschi a jogar atrás dos pontas de lança, como fez na parte final da época anterior, que a solução pode ser mais interessante! Não sabemos ainda se Vítor Pereira vai jogar sempre em 4-3-3/4-5-1 ou se vai optar por outras soluções.
Mas há ainda uma outra forte possibilidade: é que Fernando parece-me de saída mas, ainda que não saia, vai ter muitas dificuldades em manter a titularidade, depois de ter mostrado alguma incapacidade para assumir funções de cariz diferente das exclusivamente defensivas que Jesualdo lhe propunha e mesmo João Moutinho vai ter mais dificuldades em ser opção sempre dada a concorrência de um Souza mais ambientado e de um Castro que vem com outros argumentos depois da sua presença na Liga Espanhola.
Muita água vai passar debaixo das pontes!

Concordo com quase tudo

especialmente no facto do fernando ter algumas dificuldades em cumprir o que lhe foi pedido. Gostava muito de contar com castro no plantel este ano, para alem de ser da formação é um jogador que aprecio bastante pelo seu espirito colectivo e combativo.

Eu aposto em Lampard

para completar o trio do meio-campo do Chelsea!

1 ponto

boa piada sim senhor

off. e a capa da bolha?..

São mesmo otários.. lol

desde que vi há dias a capa

desde que vi há dias a capa da bolha, como tu dizes, a dizer coentradas ao preço de falcao já estou por tudo...

embora o top 1 para mim seja a do record no dia a seguir ao 5lb perder em braga para o campeonato. Agora já nem sei se foi o record ou a bola mas era algo ddo género "xistra decide o que estava decidido"

Belluschi é claro !

Belluschi é claro !

2 grandes jogadores..

...cada qual com o papel extraordinário na época épica 2010/11.

João Moutinho permitiu que Belluschi alcançasse uma nova dimensão, um futebol de excelência. Um jogador que constroi, que finaliza, que espalha magia.

Depois com a lesão do argentino, voltamos a ter um Guarin de altissima categoria. Aliás com Jesualdo Ferreira ele já tinha feito os últimos meses de 2009/10 a um nível muito bom. Agora vemos Guarin tb na Copa America a ser uma das grandes figuras. A vulgarizar por completo o meio-campo argentino.

Quer um, quer outro, são jogadores que gostariamos de ter na próxima época.

Agora o problema, deste artigo é que dá como certa a permanência de Fernando e Moutinho. E a verdade é que são 2 jogadores que não temos a minima certeza que irão continuar de dragão ao peito. Basta um deles sair para "desvirtuar" a lógica do artigo.

É verdade

Mas até ver Moutinho e Fernando são realmente jogadores do FC Porto. Não acho correcto estar a fazer artigos com base em suposições. São os jogadores que temos e é com estes que conto, se entretanto sair algum escreverei outro artigo se for pertinente.

Mas consegues escolher algum neste momento para titular? Não é fácil...

abstive-me propositadamente..

...de eleger um dos dois para titular. Agrada-me a ideia de ter 2 jogadores de top para essa posição e depois, dependendo da forma de cada um deles, escolher-se-á o titular. Uma grande equipa como o FC Porto, Real Madrid ou Manchester tem de ter mais que um jogador de grande nível para cada posição, e neste caso temos um exemplo disso.

exactamente

mais uma vez (a manter-se este plantel) teremos possibilidade de fazer rotação de jogadores de jogo para jogo sem perder qualidade. Foi esse um dos pontos mais importantes da última época que nos permitiu estar sempre a topa até ao último jogo da época.

Eu pelo jogo que vi do Guarín contra a Argentina sinto-me tentado a optar por este, mas também já não vejo o Belluschi jogar o sei futebol há algum tempo... Os 2 no topo da forma talvez opte pelo Belluschi, mas é apenas por gostar mais do seu estilo porque são idênticos em qualidade a meu ver.