Baía é o português com mais títulos | Relvado

Baía é o português com mais títulos

 

Robin5 diz: "domingo Vítor Baía tornou-se no futebolista português com mais títulos ao ganhar o 24º troféu da sua carreira. Que dizer deste brilhante guarda-redes
que agarrou a baliza de um grande aos 18 anos, que já viu a carreira em perigo por lesões estando 2 anos sem jogar e que agora não é chamado à selecção? Qual a sua melhor época de sempre? As melhores defesas? Que dizer da sua passagem por Barcelona? E comparando-o com outros grandes guarda redes mundiais?"

FC Porto:

Comentários [40]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O maior

Mais um motivo de orgulho para todos os Portistas...Baia o jogador com mais titulos (a maioria ao serviço do fcp) e o porto a uma vitória de ser o unico clube da Europa a ganhar todos os trofeus referentes a uma temporada.
E ainda dizem que não somos os maiores de Portugal...
Baia é um exemplo de jogador que sente a camisolae que depois das lesões que teve ganhou 1 gosto extra em jogar.
Ele não vai ao Europeu porque nem que não sofresse mais 1 golo scolari não o levaria,mas merecia estar na festa do futebol Europeu um dos guarda redes que mais minutos esteve sem sofrer golos no velho continente.
Podem até haver guarda redes que defendem mais espectacularmente que o Baia mas para mim ele é mesmo o maior.

Vitor Manuel Martins Baia...

Eu vi, pessoalmente, na face dele, a vontade com que lutou contra a lesão, enquanto recuperava na piscina.

Naquele tempo, muitos foram os que lhe tentaram fazer a "folha", muitos o desprezaram, mas ele com a mesma força com que lutou contra as lesões, a mesma segurança e elegancia com que defende a baliza, deu a volta por cima.

Simplesmente Baia...o Campeão dos Campeões!

Baía

Baía tem o estatuto que tem, mas tal não quer dizer que seja melhor (ou pior) do que Ricardo, Quim, Nelson.
Com Baía de fora, creio que nunca a selecção perdeu por culpa dos guarda-redes.
"Impor" Baía à selecção, não me parece que seja respeito pelo seu currículo.

Re:Baía

também não compares o número de vezes que qualquer outro guarda-redes fez com as 80 internacionalizações deste...

E já agora reaviva-me a memória e enumera-me as vezes que o Baía fez com que a selecção perdesse por erros dele... Quero sem dúvida saber quantas são. Mas dou-te uma ajuda: Portugal - Rep. Checa, Euro96

Cumprimentos,
MrTaz

Re:Baía

Entre Baía, Ricardo,Quim e Nelson, que "venha o diabo e escolha", ou seja, é difícil dizer qual o melhor - e não pode ser o currículo a decidir.
O seleccionador seguramente que se pauta por outros critérios e lá haverá um qualquer item em desabono de Baía, talvez em abono dos outros...

Porque é que insistem

em incluir o Quim e o Nélson como Guarda Redes ao nível do Baía e Ricardo?

Parece brincadeira...

Aliás se o Nélson fosse tão intocável era titular no Sporting e não tinha metido água tantas vezes como já o fez, quanto ao Quim nem comento...Por alguma coisa o Benfica o preteriu por Moreira ou Ricardo se tivesse tido carcanhol...

Victor Baia

É já um Icon do nosso Futebol.
Respeitado pelo Mundo do Futebol (mesmo quando Van Gaal e os Holandeses do Barcelona lhe tentaram fazer a cama), inclusivé em Barcelona e pelos adeptos do clube Catalão.
É que apesar de um ou outro jogo em que por falta de inspiração (Taça do Rei, Frente ao Atl. Madrid, com Bobby Robson), ou na maioria dos jogos com Van Gaal (em que o sistema táctico defensívo permitia ao Barça perder por goleada) Baía não perdeu o respeito dos amantes de bom Futebol em Barcelona, até porque nenhum dos seus sucessores se conseguiu afirmar nas várias era de Van Gaal.
Lembro os mais esquecídos do sucedido na última época de Pauleta no Salamanca, em que Hesp foi o Guardião até o Barça assegurar o Titulo, a 5 jornadas do fim.
Baía fez os dos jogos seguintes com derrotas esmagadoras e despretígiantes.
O curioso aconteceu exactamente no Camp-Now no jogo com o Salamanca de Pauleta, Baía teve um problema alimentar que o retirou á última da hora da convocatória, Hesp jogou... e o Barça foi igualmente goleado... o que abriu (felizmente digo eu...) os olhos aos jornalístas Catalães que entenderam que tinham um treinador sem escrupulos que não olha a meios (inclusivé prejudicando o clube que orienta) para queimar quem não "grama".
Foi muito interessante ler o que escreveram alguns jornais sobre o sucedido, pois a troca de guarda-redes nesse jogo teve o condão de provar que a única diferença entre este Barça perdedor e o outro que semanas antes se havia sagrado Campeão Espanhol era o sistema defensívo implementado por Van Gaal.
Na História do Futebol Português é para mim o melhor Português que já ví actuar, se bem que actualmente tenho de reconhecer que Ricardo está, no presente momento, melhor.
Na História do FC Porto, Baía teve como professor (e treinador) o melhor guarda-redes que já ví actuar num clube Português: o Polaco Mlynarzic.
Foram dois fora-de-série que o FC Porto teve o mérito e a sorte de ter como donos das suas redes.
Mas como é de Baía que estamos a falar é um Ícon do Futebol Português, e mesmo não tendo estado em Ríade é um simbolo de toda uma geração (que curiosamente é a minha).

além de que o Baía encostou o Mlyna

quando apareceu aos 19 anos na equipa titular do Porto, aproveitando uma lesão do Polaco, lançado pelo Artur Jorge e nunca mais desaproveitando a chance concedida pelo que o Mlynarzick acabou por pouo mais jogar pelo Porto.

Para mim o Mlynarzick era um grande guarda-redes. Mas o melhor estrangeiro que vi jogar foi o Preud'Homme.

é a tua opinião Vputin...

Baía aproveitou bem a lesão de Mly, que deixou de jogar nessa mesma época, aceitando com gosto ficar como treinador dos guarda-redes, com a missão de "puxar" e ensinar tudo o que sabe a Baía.
Baía teve a sorte de ter tido Mly ao seu lado, a ajudar, a apoiar, a acarrinhar. Teve o mérito de saber retirar o melhor dos ensinamentos do Polaco. Não imagino como seria a carreira de Victor Baía se não tivesse tido (na minha opinião) a sorte de encontrar Mlynarzic.

Respeito a tua opinião, mas nunca ví o Preud'Homme exibir-se em Portugal e ao serviço do Benfica ao mesmo nível que ví o Mly a exibir-se, e ví em directo quase todos os jogos de Mly nas Antas e os de Preud'Homme na Luz...

Talvez se Preud'Homme tivesse vindo mais cedo...

Mas claro, é apenas a minha opinião.

Correcção...

Caro kikas,

não me podes dizer que o Ricardo está neste momento, melhor, quando nos jogos de pré-época efectuadas esteve tudo menos bem na baliza e o Baía ainda só sofreu um golo, que foi auto-golo e tem mostrado estar bastante seguro, ao contrário do ex-boavisteiro...

Acrescento também que nessas últimas jornadas em que o Van Gaal tentou queimar o Baía (eu não acredito na tua teoria...) o barça também jogou com muitos habituais suplentes, o que na minha opinião foi o que originou as goleadas...

Cumprimentos,
MrTaz

Outra Correcção..

não tive em conta a pré-época.
Apenas a época passada.

De notar que com Van Gaal jogadores como Bogarde, Raiziger, De Boer, ou Cocu não são habituais suplentes, e sim, fizeram os jogos com Baía.

Lembro-me bem pois estava a trabalhar em Espanha nessa fase e sofrí uma decepção com a prestação nos dois primeiros jogos de Baía (duas valentes goleadas) mas já não estranhei quando o Victor ficou de diarreia e Hesp foi o titular frente a Pauleta, que com o sistema apresentado por Van Gaal não teve dificuldade em fazer a festa da permanência em pleno Camp Now.
A curiosidade é que esse mesmo sistema, como quase todos os mesmo interpretes (Nadal e Sergí tb por lá andavam) das jornadas de Glória que prematuramente permitiram ao Barça ser Campeão, apenas foi usado nos jogos em que Baía entrou a titular.
Se isto não foi queimar prepositamente um guarda-redes... alguém que me explique o que pretendeu então provar o Van Gaal.

esquecí-me de mencionar...

o que Van Gaal fez a Enke, no 1º jogo em que o colocou a Titular (aí sim com alguns jogadores não habitualmente titulares), para depois do jogo vir dizer que Enke não tinha valor para jogar no Barça, aplicando o onús odioso da derrota...
Apenas custou ao Barça a presença na Taça do rei do ano passado.
Confesso... nunca gostei dos métodos de Van Gaal fora do Ajax.

Re:Correcção...

tenho a impressão que o facto de uma equipa sofrer golos tem a ver com a defesa num todo e não só com o guarda redes. Mesmo o Paulo Sousa ou o Oceano (são os que me vieram à cabeça) passaram pelas balizas e nao sofreram golos, e não faz deles guarda redes profissionais. É um facto que o porto sempre teve uma boa defesa e da qual o V.Baía faz parte. Mas o campionato vai começar e depois com os jogos veremos quem vai estar em melhor forma.

ohhhhh

Deixem-se lá disso... parem de fazer publicidade enganosa a este "produto do marketing"!!

Alguma vez o Baía foi GR?? Esses títulos todos?? Sorte, pura sorte... olhem se ele fosse maneta, de certeza que não os tinha conseguido... esse gajo é só sorte... e marketing!!

(Continua em grande no nosso FCP Baía, que eles andam caladinhos que nem ratos!! És mesmo mauzinho!!)

nota que...

a sorte de Baía no FC porto na última época também se deve, na minha opinião, á presença de concorrência de respeito e refiro-me ao Nuno.

Com o Espirito Santo no Banco não há guarda-redes que não tenha de trabalhar muito e não melhore para manter a titularidade, pois se o treinador e equipa técnica forem justos e não olharem a nomes (como acredito que se passa no FC Porto) joga o que está melhor em determinado momento, o que entre o Victor (o Baía da última época) e o Nuno é sempre uma escolha muito dificil.

A vinda de Nuno para o FC Porto foi muito boa para o clube e para melhorar as performances do Victor Baía.

Re:nota que...

Imagina se fosse para lá o Ricardo...

Just kidding :)

a brincar a brincar se diz verdades

imagino... ainda estaria em melhor nível!

o maior CV

pois é verdadeiramente o jogador com mais titulos... Agora tenho a impressão que é um guarda redes do FCP. Porque na oportunidade que teve de jogar num clube de grande dimensão europeia não se impôs acabando por sair pela porta pequena. Baia não é nem nunca foi o melhor guarda redes do mundo, tendo sido empolgado pela imprensa portuguesa e por varias vezes ouvi comentarios um pouco no gozo de jornalistas estrangeiros a preposito desses comentarios. Mas de todas as formas merece todo o respeito como jogador e pelo que tem feito em nome de Portugal. Mas pessoalmente continuo a pensar que
nunca chegou ao nivel do Bento.
Quanto à selecção temos de ter confiança em scolari que até aki tem feito um bom trabalho e com a sua atitude de demonstrar que quem manda na equipa é ele, só demonstra que pretende ganhar e que nao olha para interesses dos clubes mas sim para os interesses da equipa que esta a formar, por isso não duvido que no dia em que scolari ver que o Baia é o guarda redes em melhor forma não duvido que o chamará.

Re:o maior CV

Meu amigo, o Vítor Baía ganhou a Taça das Taças como titular indiscutível do Barcelona... não se impôs?...

Re:o maior CV

Será o Ricardo um guarda-redes apenas do Boavista?

Re:o maior CV

Eu não entendo esse antiportismo primario.vamos por pontos:

O Porto tem uma taça dos campeões, outra da EUFA,uma supertaça Europeia e aquela que vcs não têm por muito que vos custe...a Taça Intercontinental..

Somos ou não um grande clube europeu??

Deixem-se disso somos a equipa portuguesa na europa com mais palmarés...

para esclareciemento

não sou anti-portista, mas sou anti-baísta pela arrogancia que demonstra, e por só ter feito 7 semanas e meia de tropa e eu ter ripado com 18 meses :p
Sou anti-paulinho santista pela porrada que dava.
anti-andreista pela mesma razão.
anti-joão O pintista tb pela porrada que dava.etc etc etc
Mas por exemplo sou pró-Deco pelo bom jogo que apresenta.
Agora não mistures as coisas porque quando o porto joga nas competições europeias eu fico a torcer por ele e senti muito orgulho quando o porto ganhou a taça UEFA embora relativise a coisa por esta taça ja ter sido ganha por equipas medias ou com pouco relevo a nivel europeu, Galatasaray por exemplo.
E para informação, se hoje sou adepto do sporting é porque quando voltei a Portugal nao tinha equipa preferida e como toda a gente era do Benfica, e como sou do contra por natureza e ja na altura com um caracter forte (para nao dizer teimoso) tinha de ser da equipa que dava luta na altura e que era o sporting. Aliás a pergunta na altura nao era: de que equipa és? mas: és do sporting ou do Benfica? eventualmente as pessoas poderiam ser do Belenenses mas encontrar algeum do porto era preciso mesmo procurar a agulha no palheiro.
Mas não interpretes o facto de não gostar de um jogador com o nao gostar da equipa. Boa sorte ao Porto na Champions league é o que desejo

Re:para esclareciemento

Anti-Baista pela arrogância?

O Baía é a pessoa mais humilde dentro do plantel,a imagem que passam na Tv pode ser a de um arrogante,mas no entanto,qualquer pessoa com quem o Baía esteja é tratada da mesma forma e com a mesma cordialidade.
Conheço um repórter que disse uma vez que a melhor pessoa para se entrevistar e que nunca se negava a falar com as pessoas era o Baía...daí que a arrogância seja apenas devida ao desconhecimento que tens do Baía como pessoa. E depois do que ele passou até podia ser o homem mais arrogante do mundo,mas em vez de andar por aí amargurado vez um homem feliz por "estar de volta" e que parece um "miudo" aos pulos de felicidade. Quem o vê,com tamanha jovialidade, interroga-se se ele terá mesmo 33 anos,se não terá 23 e está agora a sentir o sabor do sucesso (coisa que ele conhece desde cedo).
Agora diz-me...arrogância? não!!
O Baía é um símbolo não só para o Porto mas para todos os profissionais que passam fases difíceis e que precisam de alguém para acreditar que podem voltar a ser os melhores.

Cumps

Re:para esclareciemento

Quando é as competições europeias, que jogadores do Porto apoias? Só o Deco? É que os outros parecem-me ser todos um monte de "caceteiros"... Ou esses "caceteiros", passando a fronteira, até são uns gajos meigos, simpáticos e, pronto, tu ousas retirar o "anti"?

Há algum jogador, cujo o equipamento não seja azul com umas riscas brancas, que seja caceteiro?

Re:para esclareciemento

klaro que o deco nao é a equipa do FCP. Mas de todas as formas jogadores com equipamento azul e branco que nao sao caceteiros conheço, olha o lausanne sport ehehhe
  ups desculpa mudaram de nome porque foram à falencia, agora é FC-lausanne sport.
O que gostaria que ficasse klaro é que não gosto de jogadores que andem à porrada nos jogos, e isto ker seja do porto do Benfica, do sporting, do FC-LS , servette, barcelona pouco importa...
Uma coisa é perderem a cabeça por momentos porque o adversario esta a meter-lhe os olhos em bico. Outra coisa é recorrer sistematicamente ao jogo duro. So isso mais nada. Sera assim muito complicado de entender?

Re:para esclareciemento

Eu prefiro um jogador que jogue duro, mas leal, do que um que perde a cabeça e vai às pernas ao colega!

Re:para esclareciemento

Ou que dá socos num árbitro!!!

Re:para esclareciemento

«mas sou anti-baísta pela arrogancia»

Se calhar se só tivesse uma orelha e esse fosse o seu defeito, seria certamente por causa disso que serias anti-baísta...

Re:para esclareciemento

apesar de não gostar da imagem publica que deixa passar para o exterior, não lhe kero mal e muito menos que lhe aconteça qualquer mal. Se o Baía conseguir ser melhor GR que o Ricardo estando ele tb em forma, ainda bem. Eu gosto é de ver as equipas a jogarem juntas no maximo de forma.

Re:para esclareciemento

Mas ele é melhor que o Ricardo de longe, mas não nos critérios do Scolari. Só isso. Se fosse eu o seleccionador era o Baia que convocava. Tão fácil como isto.