Baía há 15 anos... | Relvado

Baía há 15 anos...

 

Robin5 diz: "A Bola conta que foi
há 15 anos, a 11 de Setembro de 1988, que Vítor Baía se estreou a titular na
baliza do FC Porto. Nessa altura, Mlynarzick estava lesionado e Zé Beto
suspenso. Para uns ídolo, para outros produto de marketing... Polémicas à parte,
queria deixar uma homenagem ao melhor guarda-redes, a par de Mlynarzick, que
a minha curta vida me permitiu ver..." E palmelao acrescenta: "já quase ninguém
duvida que Baía não será chamado por Scolari. Deveria o GR fechar as portas à
selecção e pensar só no FCP?"

FC Porto:

Comentários [73]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

baia na selacção

o baia é e será o melhor guarda redes português de todos os tempos... o ricardo se fosse assim bom como dizem não ía para o sporting... Ía para o barcelona

Re:baia na selacção

E na volta até se aguentava por lá...

Re:baia na selacção

sonceramente!

Há quem consiga dizer tudo!

Não é que eu seja de sporting, mas essa comparação foi muito infeliz!

Deixa la, melhores dias virão!

Abandonar a selecção agora, não!!

Face à actual conjuntura seria saír pela porta pequena.

Se na opinião de uns não é necessário e na de outros é produto de marketing, na de MUITOS é o melhor guarda redes português de sempre, tendo dado inúmeras alegrias à massa associativa do seu clube do coração.

Vítor é grande demais para ser ofuscado pela tacanhez de certas mentalidades e estou certo que ainda tem muito para dar.

* PLO *

Obrigado!

Obrigado Baia, és o maior, deste-nos muito. Ès um exemplo, um capitão, um resistente e um persistente.

Parabéns ao Victor Baía

Já lá vão 15 anos...
O tempo passa.
Da titularidade conseguida de forma inesperada no FC Porto, ao facto de não ter ido com a sua Selecção a Ríade, (off-record: tendo Bízarro e Brassard (chamado á pressa para o substituir por Queiroz) sido apostas que estiveram á altura dos acontecímento (apesar dos 0-3 contra a equipa anfitriã)) a forma como naturalmente se afirmou na Selecção, o excelente ano em Barcelona com Robson, o azar de ter conhecído um ser humano com as caractristicas de Lui Van Gaal.
Deu-se depois o penoso periodo de lesões que coincidiu com o regresso ao FC Porto, onde se viu sempre rodeado de guarda-redes mais fracos que não o estimulavam.
Na época passada, com a venda de Jorge Andrade, o FC Porto adquiriu Nuno Erlander Espirito Santo, jogador que tem valor para defender qualquer clube (ou mesmo a Selecção) em Portugal e isso mexeu finalmente com Baía, que após sentir o banco numa fase inicial da época regressou, fruto do seu bom trabalho, á titularidade no FC Porto embalando para uma das suas melhores épocas.
Pela sua carreira (em termos de troféus conquistados tem a par de Paulo Sousa um dos melhores curriculos da nossa geração), pela sua vontade de jogar, pela sua forma actual e pela mais valia que representaria em qualquer plantel tenho de agradecer a Victor Baía por ter levado o nome dos Guarda-redes Portugueses onde nunca haviam estado e por continuar a ser uma referência para os mais jovens e dar-lhe os parabéns pela magnífica carreira.

lololol engraçado

Eu acabei agora mesmo de enviar este artigo à ediçao. lol bom ao menos jà podemos falar disso.

Fica aqui oque enviei para acrescentar ao actual talvez:

Informacoes recolhidas no site Maisfutebol: Faz hoje precisamente 15 anos que o Vitor Baía se estreou na baliza do Fc Porto, empatando 1-1 em Guimaraes. Na sua terceira época, com apenas 22 anos escreveu o seu nome nas paginas de historia do nosso futebol. Vítor Baía nao sofria golos à 1192 minutos, mais 113 minutos que o antigo recorde. Ainda hoje esse record ficao melhor de sempre. Em 1996 Baía é considerado pela Uefa o melhor Guarda-redes europeu e bate um novo record. Na transferencia para o Barcelona passa a ser o Guarda-Redes mais caro da historia. No Barcelona chegou a ganhar numa época memoravel tudo menos a 1°Liga.
Depois la surgiram as varias lesoes e o regresso ao Porto. Depois de 2 anos praticamente sem jogar, voltou a agarar a titularidade na baliza portista e ganhou na época passada tudo oque era possivel.
Queria homenagear este formidavel Guarda-Redes e espero viver ainda muitos momentos altos com ele na baliza.


padrinho

Esse recorde sem sofrer golos

foi batido num jogo em Guimarães que o Porto empatou 1-1, sofrendo um golo de penalty do então vimaranense Paulo Bento.

Ele não conseguiu bater o recorde da Europa que na altura, não sei se ainda se mantém, pertencia ao Abel que foi guarda-redes do Atletico de Madrid e colega muitos anos do Futre.

Re:Esse recorde sem sofrer golos

Interessante. Olha tu tens desses records por escrito pois é? porque nao me envias isso tudo por mail? E a actualizacao das transferencias que me tinhas enviado uma vez...era fixe me enviares isso. ok?

thanks
padrinho

Re:Esse recorde sem sofrer golos

pega lá padrinho:

http://www.iffhs.de/main/ranking/welttorhueterohne/?sprache=englisch

Baía em 7º, 29º e 202º

e este:

http://www.iffhs.de/main/ranking/entwelttorhueter/?sprache=englisch

Re:Esse recorde sem sofrer golos

epah o Baía até figura 3 vezes nesse ranking. 2 delas bem à frente no procimo portugues na historia...o Damas.

engracado

obrigado
padrinho

Re:Esse recorde sem sofrer golos

Não padrinho, o que está mais perto é o Bento, em 21º.

Grande Guarda-Redes

Sempre foi para mim, enquanto português, um orgulho ter Baía como guarda-redes da selecção principal. Como mero adepto de futebol, é fácil de notar que Baía é dos mais prestigiados guarda-redes europeus, e melhor, a sua reputação foi maioritariamente construída em Portugal. Ao contrario de Figo, Rui Costa e companhia, só Vitor Baía e João Pinto conseguiram se tornar grandes referencias com base no nosso campeonato. É por isso que nos devemos orgulhar de Baía, por ter dado a conhecer Portugal, por ser um símbolo desportivo português e acima de tudo por ser um grande profissional!
Aconteça o que acontecer, Vitor Baía já deu muito ao futebol nacional e mesmo não sendo chamado por Scolari aos trabalhos da selecção, todos nós sabemos reconhecer o grande jogador que é.

Eu sou suspeita para falar

Desenganem-se quem pensa que gosto de Vítor Baía porque, a bem dizer, é um moço muito bem apessoado.

Gosto e admiro Baía pelo seu trajecto enquanto profissional, por aquilo que representa internamente no clube, pelo prestígio que granjeou por essa europa fora. Perdoei-lhe, inclusivamente, em 1996, o facto de, na parte da manhã, ter dito q ficava no FCPorto e num dos melhores clubes do mundo, para à tarde, em conferência de imprensa na Catalunha, dizer q tinha chegado ao melhor clube do mundo.

Admiro Baía pelo seu trabalho de voluntariado consistente, mas sobretudo pela forma como ultrapassa obstáculos. Nesse aspecto, é um exemplo como profissional e como pessoa.

Para mim, q vi pouco de Bento e quase nada de Damas, será sempre, repito sempre, o melhor GR português de todos os tempos. Venha quem vier.

Hoje não está na selecção, na minha opinião, por motivos insondáveis. N vou mencionar sequer o actual titular da Selecção da FPF, mas n tenho dúvidas de q, com Scolari, e a n ser q o actual titular se lesione, Baía n será convocado.
Tb n tenho dúvidas de q Portugal, a n ser q um milagre ocorra, n vai para além das meias/final perdida no Euro04, o actual seleccionador da FPF vai para outras paragens, outro técnico virá para o seu lugar e, pelo menos, Baía terá a sua, justíssima, convocação.N faz parte da personalidade de Baía desistir do q quer q seja, pelo q n será ele a desistir da selecção.

Tornou-se moda falar mal de Vítor Baía. Esquecem-se de q o mesmo q sofreu o golo da Rep. Checa foi o mesmo q defendeu o penalty contra a Turquia q nos permitiu chegar aos quartos de final no Euro 2000, já para n falar em defesas menos marcantes mas decisivas q nos levaram em frente no Euro 96.

Mas Baía, logo ele, sabe. Sabe q sendo produto das escolas do FCP, há uma antipatia latente. E ele sabe, e ele espera. E continua, domingo a domingo, a dar bofetadas de luva branca em cada defesa impossível, a cada remate defendido. Uns jogam futebol, outros mamam 7 golos em 3 jogos.

Baía sabe q o futebol imita a vida e há
ignorantes, ingratos e energúmenos em todo o lado. Tem a consciência tranquila de qm sabe q n precisa de comentadores para dizerem bem dele. São 15 anos de glória, excelência e preserverança. Só mesmo um campeão como ele.

cumps 2 all,
canossa
 

Re:Eu sou suspeita para falar

Olá Lili...Canossas...hohoho

Bom comentário mas...em termos de campeonato, Ricardo e Baia estão empatados em aquilo que considero erros crassos :
Ricardo naquele golo do Sousa ante o Belenenses e Baia nos 2 pontos concedidos do Porto frente ao Estrela.

Em termos de selecção, Ricardo não pode fazer muito com uma defesa daquelas sempre aos papeis também.

Que se ponha Beto ou J.Andrade com o R.Carvalho para vêr se muda alguma coisa...

Um abraço.

Re:Eu sou suspeita para falar

Não é o Ricardo que de pôr ordem na defesa? Se calhar está aí uma grande diferença entre o Baía e o Ricardo...

Pimba, Barão!

Leva com esta do qm é q tem q por a defesa em ordem!!!
hohohoh (plágio)

cumps,
canossa

Re:Eu sou suspeita para falar

E está tudo dito!

Re:Eu sou suspeita para falar

Gracias,
canossa

Brilhante Canossa, brilhante!

5 estrelas!

Re:Brilhante Canossa, brilhante!

Bigadão!

cumps,
canossa

Re:Eu sou suspeita para falar

Achei o teu comentário interessante e moderei-o assim, mas o respeito que tenho por ti obriga-me a que te diga, porque sinto assim, que escreveste uma frase desnecessária e até um pouco... "infeliz":

«Uns jogam futebol, outros mamam 7 golos em 3 jogos.»

Perdoa-me se estou enganado, mas para quê uma referência ao Ricardo, no meio de um texto tão interessante sobre o Baía? Que culpa teve o Ricardo nos golos que sofreu? E nisto dos golos sofridos, a defesa (e o resto da equipa) não tem "uma palavra a dizer"? :)

Penso que já deves ter percebido o alcance do meu reparo! :)

Saudações

NP

Admito q possas ter razão, poderia ter sido + feliz na forma como me expressei. N o conteúdo, mas a forma.

O q eu queria dizer é: o q falta para Baía ser considerado tão bom ou melhor q Ricardo? Fazer o pino enquanto defende 1 remate? É que enqto o titular da selecção da FPF na superliga, sofre 7 golos em 3 jogos e na selecção + 3 num só jogo, o Baía sofre 2 e é decisivo num clássico com a defesa ao remate de Liedson.

É isto q eu quero dizer.
Perdoa-me estas 'dificuldades de expressão'

cumps,
canossa

Re:NP

E é com isso que eu estou em desacordo... porque o Ricardo, apesar de ter sofrido os tais 7 golos, foi importante para a conquista de 6 pontos.
No jogo do Porto sofreu 4 (mais de 50% dos tais golos sofridos)... o que correspondeu à perda de 3 pontos. O saldo é largamente positivo!

Na minha opinião, não foi culpado em nenhum dos tais 7 golos que sofreu, apesar de muitos dizerem que o golo que o Sousa marcou é por culpa do Ricardo. Ora, uma bola que vai à baliza quando a intenção era fazer um centro, que vem "picada", que bate na trave e no poste e entra lá no "sítio onde a coruja dorme" (para usar uma expressão que o nunosribeiro usou)... a culpa é do guarda-redes? Ok, que seja! Mas então o golo sofrido pelo Baía na Reboleira? Pois, a culpa foi do Jorge Costa! Ai, ai...

Já os golos sofridos ao serviço da Selecção: diz-me lá qual ou quais achaste que o Ricardo podia ter feito melhor!

Canossa: um GR sofre golos... muitas vezes porque a defesa falha clamorosamente! Penso que isso aconteceu em muitos dos golos sofridos pelo Ricardo, pelo que considero muito injusto dizer-se o que tu disseste!

E, já agora, posso dizer-te que não considero o Baía inferior ao Ricardo. Scolari escolheu o Ricardo... como antes o Oliveira escolheu o Baía, relegando o Ricardo para o banco, depois de ter sido ele a fazer toda a qualificação! Opções!

Cumps

Re:Eu sou suspeita para falar

Até porque ela disse que nem ia dizer uma palavra sobre o actual titular da selecção. Acabou por dizê-la e logo de forma infeliz...
Duas nódoas (essa dos 7 golos em 3 jogos e a outra da antipatia latente para com o F.C.P.) num excelente comentário, de resto.

Coitado do Ricardo. Um guarda-redes fabuloso com defesas tão fracas pela frente. É frustrante. No fundo é como o Moreira...

Re:Eu sou suspeita para falar

Parabéns pelo excelente comentário. Subscrevo na íntegra o que disseste.

Cumprimentos,
SinCity

Re:Eu sou suspeita para falar

Obrigada!
cumps,
canossa

Re:Eu sou suspeita para falar

"Mas Baía, logo ele, sabe. Sabe q sendo produto das escolas do FCP, há uma antipatia latente."

*sigh* E vocês a dar-lhe...

Bem, o que me conforta é que enquanto há vida, há esperança. Pode ser que eu ainda cá esteja para testemunhar a mudança de atitude, para uma mais saudável...

Cheers.

oportuno

escreveste exactamente o que eu ia escrever.

cumps,
.g0ga

Re:Eu sou suspeita para falar

Tens a tua opinião, eu tenho a minha. Bastou 1 erro para Baía passar a proscrito e a ter as costas largas para pagar pelos erros dos outros, vide Coreia. Este tipo de predisposição para dizer mal do Baía só se explica assim. Nc vi ng crucificar o Rui Costa individualmente por há muito n fazer 1 jogo decente pela selecção...Know what i mean?!*Sigh*

Bottoms up!