Assunto pouco batido... | Relvado

Assunto pouco batido...

 

F@natic diz: "em Espanha,
França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Escócia e Itália não há quem
tenha sofrido menos golos do que o Porto (da 1ª divisão, senão a defesa
menos batida de Portugal era o União da Madeira!) Como é que pode ser num FCP
tão apelidado de «franguista» e de um «entala» na defesa?! Como é que com esta
chamada «fraca defesa» e com este suicídio táctico (3x3x4), e com um holandês
que não percebe nada de futebol, tem 28 jogos realizados para o campeonato e só
sofreu em 10 jogos? Os árbitros andam a anular golos aos adversários do
FCP?!"

FC Porto:

Comentários [45]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

FCP

Contra factos não há argumentos...

Os jornais de Lisboa não falam de factos...

Trinco

Penso que esse rotulo foi colocado após os 2 jogos da LC em que sofremos 3 golos em cada um, porque o Adriaansen jogava em 4-3-3 mas sem nenhum trinco. Não havia ninguem que ajudasse a defesa e a própria defesa ainda andava meio perdida. A partir do momento em que o Adriaansen começou a jogar com um trinco e fixou o centro da defesa com o Pedro Emanuel e o Pepe, o Porto passou efectivamente a ter uma boa capacidade defensiva, porque o meio campo que só se preocupava em atacar (ninguem defendia a não ser o Lucho), começou a defender e a criar os chamados mecanismos.

Saudações

xiiii

Grande tópico, mas cheira-me a que vai gerar polémica...

Defesa sólida mas...

Melhor defesa é o ataque e apesar de tudo há muito mérito de Adriaanse.

Mérito também para os jogadores que conseguiram assimilar um sistema que não é muito habitual em Portugal.

O que me parece também é que este sistema condiciona um pouco a equipa em jogos grandes.

Re:Defesa sólida mas...

Kenji, o que me parece mais é que o Co inventa muito nos jogos grandes.

Como já aqui disse um relva, ele borra-se contra os grandes.

Se olhares bem ele contra os grandes transforma o 3-3-4 numa táctica que sinceramente ninguém me sabe dizer o que é, Adriano a estremo?! Creativos nem convocados são?! etc...

complexos

enfim...mais do mesmo.
Está tudo contra nós mas nós somos mesmo os maiores.
Outra forma de arrogância.

Voces sabem porque é que

Este assunto é pouco batido,por uma silples razão é o fc.porto..

vejamos:1:quando o setubal foi considerada a defesa menos batida da europa,jornais tv radios não falavam de outra coisa...

2:o benfica andou 4 ou 5 jogos sem sofrer golos,jà era a equipa menos batida do campeonato da europa e talvez do mundo por alguns jornais por exemplo o record e a bola..

3:o porto é dos lideres de todos os campeonatos a defesa menos batida,e os jornais não tenhem espaço,quanto às imprensas isso nem vale a pena falar...

abraços

Re:Voces sabem porque é que

Quanto a este assunto acho que deves pedir explicações ao teu presidente, pois creio que se o Porto não tivesse em balckout sairia mais vezes na capa dos jornais e revistas.
Como o presidente amuou... agora acho um pouco injusto estarem a dizer isso dos jornalistas. Creio que muitas vezes eles dizem babozeiras, mas neste assunto, creio que não os podem condenar, até porque t~em respeitado de certa forma o blackout do Porto, a meu ver erradamente, pois a pressão psicológica dos jogos do Porto não se vê, enquanto que nos do Sporting já têm e quanto ao Benfica, esse então parece que transporta a cruz.

Cumprimentos Futebolísticos!

PS: Os jogadores do Porto não aparecem nos jornais mas sim nas revistas cor-de-rosa... caso do Peixoto ;D

Re:Voces sabem porque é que

Totalmente de acordo FMA, vai ao site do lixo jornalistico www.record.pt, e vai vendo as capas dos jornais e vai recuando no tempo, vê quantas vezes o Porto foi capa, lol.

Re:Vão ver este link, por favor!

O jornal Record degacto é um lixo, além de ultra facciosos, a própria qualidade dos textos redigídos prima pela mediocridade, na minha opinião.

Diria mais, apesar desta homepage não estar actualizada, se tiveres tempo dá um saltinho a

http://record.com.sapo.pt

Vais ver não só os fabulosos destaques dados ao fcp em quadrados com 3cm de lado num dos cantinhos da capa do jornal, bem como a enchurrada de mentiras e aldrabices que esse fabuloso jornal tem produzido nos ultimos anos. Eu já estava convencido, mas fiquei mais ainda...depois de ver a referida homepage.
Cumprimentos

Artigo curioso

Realmente parece ser verdade o ditado de que a melhor defesa é o ataque. Curioso que a equipa com 5 avançados e 3 defesas ser a menos batida, mas de destacar também Paulo Assunção, o trinco que definitivamente trouxe tranquilidade á defesa.

Sem comentários...

Para falar a verdade acho que o Porto safa-se na defesa...
Afinal TEM UM TREINADOR DE JEITO...

concordo com a tua análise!

concordo plenamente, meu caro.
O porto actualmente não tem uma defesa muito boa, Digamos que tem um superdefesa chamado pepe, e o duo que joga ao seu lado adapta-se bem a isso, não há dúvidas. tem é um sistema defensivo muito bom, que quer queiramos quer não, resulta. São muito poucos os golos que o porto sofre e são muito poucos os lances de golo criados pelo adversário, muito poucos mesmo. Há que dar mérito ao sr. adriaanse e aos jogadores no que toca a esse aspecto!
Nos jogos contra os grandes, o Resultado considerado anormal foi a derrota no dragão com o benfica, pois é normal empatar com com qualquer um dos grandes. Perder 1-0 na luz tb é perfeitamente normal, o FCP é que não está habituado, e ainda bem que não. O homem fez 4 jogos contra os grandes: 2 empates e duas derrotas... A ver vamos em alvalade...acho que o porto vai dar a volta por cima pois tem mais qualidade que o sporting, na minha modesta opinião. A nível de campeonato, os jogos com os grandes são 12 pontos em disputa, e o que realmente importa não são esses 12, mas sim os outros 90 pontos que estão em disputa. Se bem que se me disserem que por um ponto se perde, por um ponto se ganha, serei obrigado a concordar. O campeonato é uma competição em que prevalece a regularidade e até agora o porto tem sido mais regular que os outros, pelo menos até agora...o que serve ganhar 5-0 ao benfica se a seguir o FCP empatar com o gil vicente e perder com o guimarães, por exemplo? Não serve de nada!
Já em muitos comentários o disse, julgo que o problema do porto não está na defesa nem na táctica. Está sim na péssima temporada que McCarthy está a fazer em relação ao que nos havia habituado...2 golos para a superliga? é pouco. Muito pouco, quer queiramos quer não. Se este homem não tem falhado as dezenas de golos que falhou de baliza aberta durante a época, teria certamente 16 ou 17 golos e concerteza que o FCP teria mais 6 ou 7 pontos.
Fala-se muito do treinador...eu gostaria de ver quantos treinadores é que punham uma equipa com média de idades de 22 anos a jogar como joga, com mais 2 pontos que o sporting, cujos jogadores teem muito mais rotinas, e na final da taça de Portugal...
Muitos dizem que qualquer treinador faria isso, mas falar é fácil... nós somos só treinadores de bancada, e se ás vezes não gostamos que jogue este ou aquele, tb temos que dar o benefício da dúvida ao mister, pois é ele que treina a equipa todos os dias, e quem treina bem e quem treina mal, só o co adriaanse saberá, muito melhor que nós.
cumprimentos...

Talvez porque o andebol e o voleibol dos defesas..

...é protegido pelo árbitro! E o wrestling de Pedro Emanuel também!! Em outros anos, eram as defesas de Baía com as mãos fora da área, as faltas evidentes do Jorge Costa quue o árbitro transformava em faltas a favor do Porto ou ignorava, etc, etc!!!

É uma velha escola, com muita tradição no Porto!!!

Não sei de onde tiraste essa ideia...

Ou ando distraído, ou não me lembro de andarem a chamar franguistas ou entalas na defesa, aos jogadores do Porto. Aliás, o facto de se jogar nesse esquema táctico, com tanto sucesso, é demonstrativo do mérito Adriaanse. Jogar em 3-3-4, não é para quem quer, mas para quem pode!

No entanto, creio que o facto de o Porto jogar assim, demonstra três coisas:
- Grande cultura táctica dos seus jogadores.
- Excelente condição física para poder fazer a pressão em todo o campo.
- Falta de qualidade na SuperLiga.

Claro que toda a gente vai achar que as duas primeiras permissas são visíveis, mas que a terceira é mais polémica, por isso, passo a explicar:

Adriaanse apercebeu-se que a maior parte das equipas que lutam pela manutenção, continuam a jogar para o pontinho quando defrontam os grandes. Por isso preferiu montar este esquema, até porque sabe que é mais fácil do que estar à espera da segunda parte para por toda a "carne no assador", como normalmente fazem os treinadores dos grandes. De todas as equipas que vi jogarem com o Porto, apenas Benfica, Sporting e Académica, criaram verdadeiros problemas ao Porto. A maior parte das equipas pequenas, remeteram-se ainda mais à defesa, perante tal esquema e apenas Nelo Vingada percebeu, que teria que dar mais ênfase ao ataque e tentar surpreender os defesas do Porto em acções de 1 x 1.

Ou seja, na minha óptica, o Adriaanse safou-se porque a maior parte dos treinadores portugueses, em especial na segunda volta, estão cada vez mais acagaçados e jogam para o pontinho. Se atacassem mais, como fez a Académica e tivessem segurança no passe, obrigariam os extremos do Porto a recuar para defender, desgastando-se e diminuindo a eficácia ofensiva dos azuis e brancos.

Claro que a Académica também teve a sorte de defrontar o Porto, após uma desgastante jornada de Taça, mas a verdade é que tentou fazer algo, que mais nenhuma equipa pequena tinha feito.

Re:Não sei de onde tiraste essa ideia...

Muito interessante !!

Ai esta

O Porto nao jogou em 3x3x4 contra o Sporting, adoutou um sistema misto de 3x4x3 e 4x3x3 consoante atacava ou defendia, a atacar avancava o assuncao para o meio campo, a defender recuava-o.

Re:Ai esta

posso estar enganado, mas por vezes pareceu-me mais que o Bosingwa é que fechava mais no centro da defesa e o Meireles na direita...

Re:Não sei de onde tiraste essa ideia...

Concordo contigo Prozac, só não concordo contigo numa coisa:

"Benfica, Sporting"

Contra os grandes o Co assusta-se, e não joga em 3-3-4, mas sim numa táctica que não percebo.

Adriano a extremo?!

Ele altera aquilo que funciona e depois acaba na m****.

Penso qeu esta táctica funcionaria até na europa, mas para jogar nesta táctica além de ser preciso:

- Grande cultura táctica dos seus jogadores.
- Excelente condição física para poder fazer a pressão em todo o campo.

é também preciso um ataque eficaz, e isso, o Porto não tem.

Nunca saberemos se o 3-3-4 fncionaria contra os grandes pois o Co não joga com esta táctica frente aos grandes.

Esqueceste de referir o jogo do Porto na Madeira para a Liga frente ao Marítimo, o Porto levou um tsunami de bola na 1ª parte.

Re:Não sei de onde tiraste essa ideia...

Ou ando distraído, ou não me lembro de andarem a chamar franguistas ou entalas na defesa, aos jogadores do Porto

Andas mesmo distraido, mas pode ser que o nome Pepe te ajude.

cumps

Re:Não sei de onde tiraste essa ideia...

O Pepe neste momento, demonstra talento para chegar um dia à canarinha! Por alguma razão Boloni o queria tão novo...

Re:Não sei de onde tiraste essa ideia...

Certo

Mas, no inicio de epoca li aqui muitas vezes que "entala" e Pepe eram sinónimos.

cumps

Re:Não sei de onde tiraste essa ideia...

Principalmente da boca dos portistas!
Eu acho é que andam todos muito esquecidos da vergonha que foi a defesa do Porto na Liga dos Campeões! Sim, porque foi daqui que começaram as criticas e não no campeonato!
6 jogos, 9 GOLOs sofreidos? Que eu saiba equipas como Rangers ou Artmedia não são nenhum papão no ataque.

Não era só o Pepe

e estou à vontade para falar porque quer no ano passado quer no inicio desta época o Pepe não estava a jogar o mesmo que hoje em dia joga. Era de facto um enterra, não tinha calma e fazia entradas idiotas. O pior é que não era só o Pepe, eram apostas idiotas em B. Alves, R. Costa deixando no banco o P. Emanuel e o Marec (já não falo no bicho porque acho que dificilmente seria uma escolha). A verdade é que no inicio a defesa do Porto não prometia nada de bom, muito por culpa das opções do Co. Basta lembrar os golos sofridos na Champions.
Hoje em dia, com uma tactica afinada, com os jogadores tecnica, tactica e fisicamente treinados para ela melhoramos bastante. Mas basta uma ou outra paragem cerebral do Pepe (porque ainda as vai tendo...) para este castelo abrir brechas...

Saudãções desPortistas

Re:Não sei de onde tiraste essa ideia...

Por acsao, apesar de por vezes mandar umas bocas foleiras, como faço a todos, sempre achei que o Pepe era uma questão de tempo e tranquilidade...

Sofreram sempre golos nos jogos a doer..

Nma análise mais profunda relativa ao esquema defensivo do FC Porto, só me lembro de não terem sofrido golos contra o Inter em casa.

Nos restantes conflitos da Liga dos Campeões, e corrijam-me porque tenho a sensação de não ser bem assim, embora o seja em traços gerais, o FC Porto sofreu sempre golos nos jogos mais importantes, e isso inclui até agora os jogos com Sporting e Benfica, internamente.

Ora não sendo eu muito adepto do sistema do FC Porto, que até nem produz muitos golos, ao invés do que se poderia pensar, a conclusão que tiro, é que "o ataque ser a melhor defesa", é um sistema que resulta com equipas mais fracas, já que são as que tem mais dificuldade de manter posse de bola e furar o sistema defensivo dos azuis.

Honestamente, parece-me que falta um pouco de equilibrio que não impedia de ser igualmente eficaz defensivamente, sobretudo nos momentos decisivos e que permitiria também ser mais eficaz a nível ofensivo, onde não há grande rendimento.

Falando dos jogos entre os grandes...

... em que Co colocou em prática o 3-3-4... o FCPort, apesar de ter sofrido golos, as oportunidades não foram muitas e poucas delas foram de real perigo, o que traduz uma enorme eficácia... ineficaz mesmo foi sempre o atauq... nem sempre por falta de oportunidades, mas falta de acerto na finalização...

Defesa forte? E depois?!

Pois é... o que nos leva à seguinte conclusão: o 3-3-4 como sistema eminentemente ofensivo é uma fraude!Pelo menos este 3-3-4! Quando o Adriaanse o implantou, não foi para que, mais tarde, pessoas escrevessem artigos como este a elogiar a capacidade defensiva do Porto. O que ele quis foi pôr o Porto a atacar melhor. E conseguiu-o? Não, claro que não. Basta ver um um jogo do Porto para perceber que a equipa está dividida em dois: 4 jogadores só a atacar (Quaresma, Lisandro ou Ivanildo, Mc Carthy e Adriano) e 6, repito,6, só a defender (Lucho, Meireles, Assunção, Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel). É que este 3-3-4 é completamente estático: Bosingwa não sobe (e quando sobe, mais vale não subir!), Pedro Emanuel muito menos e Raul Meireles e Assunção não passam do meio-campo. Mas o mais grave é que um jogador como Lucho, que devia estar liberto para distribuir jogo, é obrigado a fazer de bombeiro para vir ajudar atrás um meio-campo que está sempre em inferioridade numérica. Realmente, com um sistema destes, quem é que sofre muitos golos? Mas, e depois, onde é que está o ataque? Será que vamos ficar permanentemente entregues aos 153 cruzamentos sem sentido que o Quaresma faz por jogo?! Para mal dos nossos pecados, parece que sim, pois Adriaanse já mostrou que não gosta de médios-centro que metam a bola como deve ser para o Mc Carthy...prefere ver o desgraçado a vir atrás, farto de estar à espera de uma bola que nunca mais chega...
Como é que se pode construir ataque sem meio-campo? É por isso que eu percebo este artigo: ele é um reconhecimento implícito de que sobre o ataque do Porto já há não há nada para dizer...infelizmente.

Já que fala do ataque...

... quem são as 3 equipas com melhor ataque do campeonato? Ou seja, as mais concretizadoras?

Também será pertinente referir que o FCPorto é das equipas com menor aproveitamento em bolas paradas? E que essa tendência é abismal se compararmos com outras equipas da 1ª liga? E que até à bem pouco tempo o FCPorto era a equipa que mais rematava à baliza, não sei se mantém esse estatuto...

Com estes factos todos...

Porque soube montar um esquema

De díficil implementação, em que prima pelo ataque.
Como se diz:
  a melhor defesa é o ataque.

E o FCP, sempre teve um ataque demolidor, um ataque continuado.Mas soube ,sem grandes compras, implementar uma cultura de jogo e táctica aos jogadores disponíveis em tempo útil.
Conseguindo ainda assim, manter a liderança na Superliga há já bastantes meses.

É natural que esse processo gere dores de parto, que sentiram em vários jogos, pelo que, haja ainda cêpticos ao tipo de jogo.Mas nesta altura está já , muito bem afinado.

A continuidade dessa ideia de defesa fraca, face aos factos, é apenas possível com uma comunicação social que imprime essa ideia.Contra factos não há argumentos.

Em Portugal, todo o treinador de bancada, sempre soube que: a melhor defesa é o ataque. Mas foi sempre uma frase feita, sem real conhecimento do seu verdadeiro sentido .
Por isso se pensa que uma defesa herculea , musculado e com bons executantes, seja o "melhor ataque defensivo".
Pois a percepção objectiva, do que signica "defender ", e onde se começa a defender, é em Portugal algo ainda tenro e jovem.É pois, natural, que qualquer pasquim vendendo ideias erradas ,se torne fácilmente , num dado adquirido por muitos.Mesmo que os factos o contradigam...é uma questão de cultura Portuguesa do 442 eterno...