O arrojo de Pinto da Costa | Relvado

O arrojo de Pinto da Costa

 

Neste ponto estamos todos de acordo. Se Jesualdo fez o que tinha de ser feito, deixando para trás um projecto de dois meses ou ainda menos do que isso, Pinto da Costa surge neste processo de sucessão de Adriaanse com uma atitude em tudo semelhante à época dos sucessivos erros: Del Neri, Fernandez e Couceiro.

oliveiraslb

FC Porto:

Comentários [81]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Jesualdo Ferreira

Mostrou um enorme falta de ética! Até se pode dizer que foi interesseiro! Eu pensava que o "Professor" iria ficar no Boavista, visto que tem um compromisso com o clube, e que este era o primeiro ano no Boavista. Jesualdo Ferreira mostrou uma enorme falta de ética, tendo sido um interesseiro de 1º, sem respeito pelo Boavista, que agora procura um treinador, obrigando a alterações na equipa, a 1 semana de começar o campeonato!

Compromissos e futebol não vai junto

Também tinha um compromisso ocm o benfica quando o despediram. Os compromissos no futebol nunca são para comprir, isso é bom, não...

Não houve nenhuma OPA hostil

A contratação, é por demais evidente, que foi celebrada em mútuo acordo. Desengane-se quem achar o contrário. O Boavista assim, resolve o passe de alguns jogadores, e sacode as contas que andavam na rua da amargura. O FCP, opta por um valor seguro , que todos os relvas revelam ser unânime : é dos melhores treinadores. É justamente por esse facto, e por abandonar um trabalho que iniciava, que no Bessa, não vivem bem com a notícia. O mesmo se passou ao FCP quando Mourinho saiu. Mas bem vistas a situação, em perspectiva, e com a poeira já assente, é só normal .É a realidade possível de cada clube, como a lei de Darwin...o resto é um percurso natural.

Re: Não houve nenhuma OPA hostil

Já agora aproveito para dar uma achega: O Jesualdo vai pagar 1 milhão de Euros de indemnização? Então será que ele tendo contrato por 2 anos, recebia a módica quantia de 35 mil Euros/mês no Bessa? Não acredito que o Boavista tenha esse dinheiro e seguramente que além dos salários do contrato, tenha sido negociada uma verba compensatória adicional! Ou então, a indemnização não é 1 milhão... Só em termos de comparação, o Jesualdo vai ganhar no Porto 600 mil Euros por época, ou seja dá cerca de 42 mil/mês, por isso, não dá para a acreditar nisto: ou a indemnização é menos de um milhão, ou se for, é mesmo um negócio camuflado!

Re: Re: Não houve nenhuma OPA hostil

Subscrevo completamente. Mais um, entre muitos, negocio em que os valores são claramente sobredimensionados. Aliás, eu diria mesmo que se o Boavista receber de Jesualdo Ferreira o tão propalado 1 milhão, que por sua vez foi financiado pelo FCP, quem realmente tem razões de queixa de todo este negócio são os accionistas/sócios da Futebol Clube do Porto SAD, que vêm a sua administração a pagar uma indemnização muito superior ao que é de lei!

Re: Re: Não houve nenhuma OPA hostil

É claro que quem vai pagar esse 1 milhão de euros é o porto. Agora colocaste uma grande questão como é que uma indeminização pode ser tão grande. Penso que a respota também é simples ela foi negociada entre o porto e o boavista. Mas claro não fica bem dizer isso.

Re: Re: Não houve nenhuma OPA hostil

Camuflado? Alguém chamou? hein hein?

Re: Re: Re: Não houve nenhuma OPA hostil

Por acaso estive quase para acrescentar mais uma linha, para dizer que não era nada contigo! :)

A minha resposta...

Quem é que aos 60 anos, com uma carreira com mérito mas sem o êxito que todo e qualquer treinador gosta de ter, podia recusar trocar o Bessa pelo Dragão por mais que sentisse em seu torno união e ambição? Uma pessoa de palavra e caracter... Jesualdo perdeu esses atributos, independentemente de todas as justificações que qualquer adepto portista possa dar! Mas, repito... ele vai dar-se mal!

Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?!

Pinto da Costa dá sintomas de sofrer do síndrome do PDI, isso sim! A idade não perdoa a ninguém, nem mesmo ao papa, ora reparem bem nesta sucessão de acontecimentos e vejam lá se não notam alguma oscilação...
  • O Porto está entregue a Octávio Machado e tem na sua equipa, jogadores fabulosos, como Esnaider ou Pizzi.
  • Depois de sucessivos maus resultados, Pinto da Costa rouba Mourinho, que estava em adiantadas negociações para voltar ao Benfica.
  • Demonstrando ainda estar em forma, impede Mourinho de dispensar Ricardo Carvalho.
  • Mourinho ou o Porto, ganham tudo o que havia para ganhar.
  • Sai Mourinho, entram no Dragão, Del Neri, Fernandez e Couceiro.
  • Recomeça o festival de compras e vendas de jogadores no Porto. A claque dos SD chama de comissionistas aos administradores. Entretanto jogadores como Pedro Mendes ou Carlos Alberto, são vendidos ao desbarato e o plantel começa a ficar cheio de Léos Limas, Postigas e afins...
  • Pinto da Costa resolve contratar Adriaanse.
  • O treinador holandês ganha campeonato e taça no mesmo ano, mas dispensa jogadores como Diego, Hugo Almeida, Peixoto, McCarthy ou Jorge Costa, para ir buscar Sonkaya, Ezequias e Tarik Sektoui. Pinto da Costa, independemente dos métodos utilizados para atingir os fins, foi o presidente de maior sucesso no futebol português. No entanto, salvo raras excepções, em termos desportivos e financeiros, o período imediatamente anterior a Mourinho e o período posterior à saída de Mourinho, revelaram pouco arrojo e sim muitas decisões erradas. Terá sido apenas azar? Não sei, mas arrojo não foi certamente... Quanto à contratação de Jesualdo, não critico o Porto pelos métodos utilizados, para ir buscar o treinador que quis e que é o melhor treinador português actualmente no nosso país. Neste processo, critico apenas:
  • O cinismo, para não lhe chamar mentiroso, de João Loureiro.
  • A hipocrisia ou falta de memória de muitos adeptos portistas, que se fartaram de dizer que Mourinho não deveria pensar só em dinheiro, batendo forte e feio num treinador que quando saiu deixou 7 milhões € nos cofres, de indemnização pela quebra de contrato e agora acham isto tudo muito bonito e normal!
  • Re: Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?!

    O Mais importante voce falou ao deleve.As contratacoes em catadupa do porto.Apesar de estar totalmente em acordo isso nao e' o mais importante.Essa e' visao tipica de um adepto de bancada.Sei do que falo.A maior vergonha do futebol nacional e' o roubo que se passa todos os dias na SAD do Porto.Um bando de ladroes em que a policia e o estado nada faz.Os socios do Porto todos contentes porque la' vao ganhando um campeonato... ole ole e nada mais veem.Os roubos meus amigos sao constantes.Chamem a policia, a justica e haja coragem!Sei do que falo.Podem ter a certeza.Esta escolha do Jesualdo nao e' por acaso.Sabem quem e' o melhor amigo pessoal do Jesualdo?...Jose Caldeira!!Sim o irmao empresario do Caldeira Ladrao da SAD.Mais uma golpada para darem umas palmadas em sul-americanos tipo Pizzi,PitBull,etc e tal...Vergonhoso...um bando de ladroes a roubar o FC Porto.Enquanto o porto for ganhando o povo que e' burro aplaude e nada faz...fica todo contente Porto ole ole..e nada se passa, o roubo continua e tudo bem.Chamem a policia para um dos maiores roubos da historia.Vergonhoso meus amigos!! Vai uma aposta???....dou 1.000euros a cada um se o Porto nao contratar um sul-Americano ate' ao fim de Agosto!!!imaginem kem vai ser o empresario???Olhem para a data do comentario e depois digam que sou vidente...estou a avisar com atecedencia...mais, 2a feira(21) vai ser apresentado o Jesualdo aposto ao que quiserem...uma vergonha e so' quem nao esta' por dentro como eu e' que se preocupa com arbitragems e coisas do genero...isto sim e' uma vergonha...tenho vergonha de ser portista com gente desta no meu clube!!Acabem com os vigaristas e chamem a policia por favor!

    Re: Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?!

    Não és o primeiro quem diz que Adriaanse é o responsável pela contratação de Diogo Valente,Ezequias e etc. Isso é um grande disparate pois apenas Tarik e Sonkaya, são os jogadores recomendados pelo Holandês. Em relação ao Maccarty, Adriaanse sempre disse que que o queria no plantel, logo a decisão da sua saída foi tomada pela SAD.

    Re: Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?!

    Não te admires se vierem dizer que isso são "memórias de cagadeira" ou "memórias de mijadeira"...

    Re: Re: Aqui o anti-conversas de cagadeira...

    ...Respondeu ao Andebol é que é, ontem o seguinte comentario que transcrevo, sobre aquilo que achava da saida de Mourinho e evidentes diferenças em relação á transferencia de Jesualdo Ferreira para o Dragão; "(...) Eu tambem o critiquei, mas foi por uma situação um pouco diferente da maioria das criticas. Critiquei Mourinho tão somente por este ter entrado em negociações com um Clube, á revelia do Porto, que na altura estava a disputar a fase final da mesma competição com o FCP, o que para mim suscita um claro conflito de interesses. Felizmente o destino não quis que esses 2 clubes se cruzassem nessa competição, mas foi uma possibilidade bem grande. Para mim nunca esteve em causa a legitima ambição de Mourinho querer abraçar um novo desafio, e claro, ir auferir um ordenado milionário para o Chelsea. O caso de Jesualdo é diferente, pois é evidente que houveram negociações entre todas as partes envolvidas, isto numa fase onde o campeonato ainda não começou, o que é substancialmente diferente daquilo que se passou com Mourinho." Devo por ultimo referir que não obtive do interlocutor, qualquer resposta ou comentario. O que na minha terra signifca que "quem cala, consente"!

    Re:Aqui o anti-conversas de cagadeira...

    Como podes ver por este link respondi-te sobre o assunto Mourinho e claro, sem clones! "Quanto ao facto de o Chelsea estar a disputar a mesma competição que o Porto, creio que estás enganado, porque quando o Mourinho começou a negociar com o Chelsea, já estes estavam fora da competição." Não foi não, o Chelsea foi eliminado da Champions em Maio, nas meias finais, e em fins de Março houveram as 1ª abordagens ao Mourinho e houve uma reunião entre o Clube e treinador no restaurante "O Camelo" em esposende no Mês de Abril. Isso mesmo foi noticiado em alguns jornais na altura e vem publicado no livro do PC "largos dias têm 10 anos"! "Quanto ao facto do Porto não ter sido contactado, creio que não é verdade, ou se for, isso foi muito bem compensado, com os 7 milhões de Euros que deixaram lá, só para levar o Mourinho. Mas como disse, duvido que o Porto não soubesse o que se passava, até porque o empresário era o Jorge Mendes, que tem a confiança do Pinto da Costa." Obviamente que o PC sempre soube do que se passava, mas nunca o soube pela via oficial. E, por este teu excerto deduzo que tambem sejas compreensivel à abordagem do Porto ao Jesualdo, visto a situação ser identica. Já agora o Chelsea pagou "apenas" 5 milhões pelo Mourinho. "De resto, o Mourinho estava no fim da época, já tinha ganho o campeonato, estava na final da taça e quase na final da champions, logo situação bem diferente de hipotecar uma época, a quinze dias do seu início." Será que uma época ficará hipotecada por se perder um treinador a 15 dias do inicio do campeonato? Então o Porto mesmo com Jesualdo já tem a temporada no lixo? E que dizer de na altura de Mourinho o FCP estar as portas de poder ser Campeão Europeu? Não se poderia ter hipotecado um conquista unica? "Aliás, apesar de tudo, o Mourinho só se comprometeu definitivamente, depois da época terminar e depois de estar acordada a indemnização ao Porto!" Como descrevi atras, Mourinho já tinha tudo acertado com o Chelsea, alias se bem te recordas, imediatamente no dia em que o FCP foi Campeão Europeu Mourinho declarou aos orgãos de informação que ia sair do Porto e treinar para Inglaterra! Cumps!

    Re: Re: Re: Aqui o anti-conversas de cagadeira...

    Tu comentaste nessa altura? E com o nick Trappatonni? Duvido... Quanto ao facto de o Chelsea estar a disputar a mesma competição que o Porto, creio que estás enganado, porque quando o Mourinho começou a negociar com o Chelsea, já estes estavam fora da competição. Quanto ao facto do Porto não ter sido contactado, creio que não é verdade, ou se for, isso foi muito bem compensado, com os 7 milhões de Euros que deixaram lá, só para levar o Mourinho. Mas como disse, duvido que o Porto não soubesse o que se passava, até porque o empresário era o Jorge Mendes, que tem a confiança do Pinto da Costa. De resto, o Mourinho estava no fim da época, já tinha ganho o campeonato, estava na final da taça e quase na final da champions, logo situação bem diferente de hipotecar uma época, a quinze dias do seu início. Aliás, apesar de tudo, o Mourinho só se comprometeu definitivamente, depois da época terminar e depois de estar acordada a indemnização ao Porto!

    Re: Aqui o anti-conversas de cagadeira...

    Como podes ver por este link respondi-te sobre o assunto Mourinho e claro, sem clones! "Quanto ao facto de o Chelsea estar a disputar a mesma competição que o Porto, creio que estás enganado, porque quando o Mourinho começou a negociar com o Chelsea, já estes estavam fora da competição." Não foi não, o Chelsea foi eliminado da Champions em Maio, nas meias finais, e em fins de Março houveram as 1ª abordagens ao Mourinho e houve uma reunião entre o Clube e treinador no restaurante "O Camelo" em esposende no Mês de Abril. Isso mesmo foi noticiado em alguns jornais na altura e vem publicado no livro do PC "largos dias têm 10 anos"! "Quanto ao facto do Porto não ter sido contactado, creio que não é verdade, ou se for, isso foi muito bem compensado, com os 7 milhões de Euros que deixaram lá, só para levar o Mourinho. Mas como disse, duvido que o Porto não soubesse o que se passava, até porque o empresário era o Jorge Mendes, que tem a confiança do Pinto da Costa." Obviamente que o PC sempre soube do que se passava, mas nunca o soube pela via oficial. E, por este teu excerto deduzo que tambem sejas compreensivel à abordagem do Porto ao Jesualdo, visto a situação ser identica. Já agora o Chelsea pagou "apenas" 5 milhões pelo Mourinho. "De resto, o Mourinho estava no fim da época, já tinha ganho o campeonato, estava na final da taça e quase na final da champions, logo situação bem diferente de hipotecar uma época, a quinze dias do seu início." Será que uma época ficará hipotecada por se perder um treinador a 15 dias do inicio do campeonato? Então o Porto mesmo com Jesualdo já tem a temporada no lixo? E que dizer de na altura de Mourinho o FCP estar as portas de poder ser Campeão Europeu? Não se poderia ter hipotecado um conquista unica? "Aliás, apesar de tudo, o Mourinho só se comprometeu definitivamente, depois da época terminar e depois de estar acordada a indemnização ao Porto!" Como descrevi atras, Mourinho já tinha tudo acertado com o Chelsea, alias se bem te recordas, imediatamente no dia em que o FCP foi Campeão Europeu Mourinho declarou aos orgãos de informação que ia sair do Porto e treinar para Inglaterra! Cumps!

    Re: Re: Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?!

    Memórias da mijadeira fui eu que registei a patente... é que eu mijo-me a rir com isto!

    Re: Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?

    Desculpa lá mas a maioria dos portistas não está de acordo com a maneira como se foi contratar Jesualdo Ferreira e muitos não tem qualquer problema em dizer que não se reveêm nesta forma de agir no futebol...

    Re: Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?

    Gostei do ultimo paragrafo, e tens toda a razão há por ai muitos portistas que criticaram o Mourinho e agora estão calados.

    Re: Re: Já lhe ouvi chamar muita coisa, mas... arrojo?

    Gostava de ver os nomes, ou só estás a atirar para o ar para ficar bem?Nomes, queremos é nomes.

    Será que vai ficar até ao fim?

    O Jesualdo Ferreira é um exelente treinador e gostava dele no meu club apesar do o Paulo Bento também ser muito bom. Mas chegar nesta altura é muito prigoso. Se fosse a meio da época não se ia pedir muito e começava a preparar a próxima. Nesta altura tem obrigação de mostrar resultado no final apesar de levar mêses de atraso. Por isso tenho algumas duvidas sobre a premanência dele. Mas mesmo assim continua a ser a melhor escolha possível. Alias tenho pena não terem ido buscar o Vitor Pontes, Luis Campos ou Jaime Pacheco, pois ai é que o Sporting acabava com 10 pontos de avanço.

    Re: Será que vai ficar até ao fim?

    acabar com 10 pontos de avanço? temos que recuar aos anos 50, o máximo que o FCP ficou do 1ºlugar nos últimos 30 anos foi 4 ou 5 pontos, enquanto o SCP e o SLB ficarem a 10 pontos e mais é o trivial nos últimos 20 anos. Mas tenho as minhas dúvidas que Jesualdo tenha sucesso, para que foi o Pinto da Costa renovar o contrato com Adriaanse? Já o tinha feito com n treinadores e foi sempre enganado. Alíás "enganado" anda ele a ser sucessivamente, futebol e não só! Não resisti a escrever isto!

    Re: Re: Será que vai ficar até ao fim?

    Sorry percebi mal teu comentário estás a dizer que já la vai o tempo que o porto fica a 10 pontos do 1º, pois isso é bem provável (infelizmente)

    Re: Re: Será que vai ficar até ao fim?

    não é por nada mas o ano passado o porto acabou com 7 pontos de avanço nos anos do mourinho não me lembro mas de qualquer das formas também não acredito que o sporting acaba com 10 pontos de avanço. lol

    Não sou muito pró-Jesualdo

    Bem, começo por referir que este artigo é retirado de uma opinião da Sandra Lucas do Record e o autor do artigo deveria ser penalizado por obter louros pelo esforço dos outros. Quanto ao Jesualdo, devo confessar que não me entusiasma nada a sua entrada no Dragão. Preferia a aposta num treinador arrojado como Co Adrianse, que não tivesse medo de pôr a equipa em ataque contínuo. Afinal o que fez o Jesualdo de tão especial? No Benfica falhou! No Braga, falhou na europa por 2 vezes contra equipas do nível do Braga. Conseguiu dois quartos lugares, o segundo deles a muitos pontos do 1º e o primeiro deu a luta que deu por ter sido um campeonato muito atípico. Acho que vai haver, mais uma vez, dança de treinadores!

    Re: Não sou muito pró-Jesualdo

    Apesar de estar totalmente em acordo isso nao e' o mais importante.Essa e' visao tipica de um adepto de bancada.Sei do que falo.A maior vergonha do futebol nacional e' o roubo que se passa todos os dias na SAD do Porto.Um bando de ladroes em que a policia e o estado nada faz.Os socios do Porto todos contentes porque la' vao ganhando um campeonato... ole ole e nada mais veem.Os roubos meus amigos sao constantes.Chamem a policia, a justica e haja coragem!Sei do que falo.Podem ter a certeza.Esta escolha do Jesualdo nao e' por acaso.Sabem quem e' o melhor amigo pessoal do Jesualdo?...Jose Caldeira!!Sim o irmao empresario do Caldeira Ladrao da SAD.Mais uma golpada para darem umas palmadas em sul-americanos tipo Pizzi,PitBull,etc e tal...Vergonhoso...um bando de ladroes a roubar o FC Porto.Enquanto o porto for ganhando o povo que e' burro aplaude e nada faz...fica todo contente Porto ole ole..e nada se passa, o roubo continua e tudo bem.Chamem a policia para um dos maiores roubos da historia.Vergonhoso meus amigos!! Vai uma aposta???....dou 1.000euros a cada um se o Porto nao contratar um sul-Americano ate' ao fim de Agosto!!!imaginem kem vai ser o empresario???Olhem para a data do comentario e depois digam que sou vidente...estou a avisar com atecedencia...mais, 2a feira(21) vai ser apresentado o Jesualdo aposto ao que quiserem...uma vergonha e so' quem nao esta' por dentro como eu e' que se preocupa com arbitragems e coisas do genero...isto sim e' uma vergonha...tenho vergonha de ser portista com gente desta no meu clube!!Acabem com os vigaristas e chamem a policia por favor!

    Re: Não sou muito pró-Jesualdo

    És tu e o pintons... «Tanto barulho por nada... Para quê uma rábula tão grande? Para quê tanta desinformação e contra informação? Já se sabe que o Loureirito junior é sócio do sistema e seria uma questão de tempo. Por outro lado porquê tanto alarido por causa de um gajo corrido da Luz e mais recentemente de Braga? Este é o salvador da pátria? Compensação de 1 milhão ao Boavista? E quem compensa os adeptos tripeiros no que vão gastar em lenços brancos e afins?»

    Re: Re: Não sou muito pró-Jesualdo

    Vou criar uma associação... Hoje somos dois, amanhã o mundo :-)

    Não é normal...

    Em apenas 2 anos.. já serem 5 os treinadores passados pelo Dragão. Agora a aposta foi no Jesualdo... e estando num clube grande, não terá o tempo de um Braga ou um Boavista para apresentar resultados. Já agora... Hoje ás 23h00 na RTPN vai dar a Repetição do programa Trio de Ataque com o Jesualdo Ferreira... que ocorreu no dia 23 de Maio.