Apito Dourado: Pinto da Costa julgado a 03 de Março no âmbito do "caso do envelope" | Relvado

Apito Dourado: Pinto da Costa julgado a 03 de Março no âmbito do "caso do envelope"

 


Apito Dourado: Pinto da Costa julgado a 03 de Março no âmbito do "caso do envelope"
O Tribunal de Gaia marcou para 03 de Março o julgamento do presidente do FC Porto e de mais dois arguidos no âmbito do chamado "caso do envelope", um processo do "Apito Dourado" relativo ao jogo Beira-Mar/Porto, disse hoje fonte judicial.




O julgamento, que será feito em tribunal singular, continua uma semana depois, a 09 de Março, de acordo com a calendarização do tribunal.

Jorge Nuno Pinto da Costa e o coarguido António Araújo - um empresário de futebol - estão pronunciados pelo crime de corrupção activa desportiva. Ao árbitro Augusto Duarte é imputado o crime de corrupção desportiva na forma passiva.

A corrupção desportiva é punível com prisão até quatro anos, se for activa, ou até dois anos de cadeia, na sua forma passiva.

O julgamento ocorre cerca de um ano depois da juíza Anabela Tenreiro, do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, ter decidido que o caso iria mesmo à barra judicial. Este processo reporta-se ao encontro Beira-Mar-Porto, da 31ª jornada da Superliga de 2003/2004, que foi realizado em 18 de Abril de 2004 e terminou com um empate sem golos.

Alegadamente, dois dias antes daquele jogo, o árbitro Augusto Duarte e António Araújo visitaram Pinto da Costa na sua casa na Madalena, Gaia. Segundo na acusação do MP. o presidente portista terá dado então um envelope com dinheiro ao árbitro. O montante em causa seria 2.500 euros, segundo afirmações de Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, repetidas já no TIC do Porto, num depoimento que a juíza de instrução acabou por credibilizar.

Na sua decisão instrutória, a juíza de instrução Anabela Tenreiro desvalorizou o argumento de falta de credibilidade da testemunha Carolina Salgado, cujo depoimento serviria, na tese das defesas, apenas «para se vingar e humilhar publicamente» o ex-companheiro.

O processo, que chegou a ser arquivado pelo Ministério Público de Gaia, foi reaberto pela Equipa de Coordenação do Processo Apito Dourado (ECPAD), liderada pela magistrada Maria José Morgado, e a acusação foi deduzida em 19 de Junho do ano passado.

A reabertura do processo foi determinada por declarações de Carolina Salgado, que a ex-companheira de Pinto da Costa reiterou, no essencial, a 18 de Janeiro do ano passado, no TIC. A mulher que viveu seis anos com Pinto da Costa disse que, no final da relação amorosa, o presidente do FC Porto queria «trocar» o seu silêncio sobre o que vira e ouvira durante a vivência em comum pelo pagamento das despesas de compra de uma casa e de um negócio.

O presidente do FC Porto pediu à Relação do Porto que revogasse a pronúncia, mas o presidente do tribunal de recurso, não admitiu a reclamação.

Indiciados no caso chegaram a estar, por alegada cumplicidade, o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol Profissional (FPFP), Pinto de Sousa, e os árbitros auxiliares António Silva e Domingos Martins, mas as suspeitas foram afastadas num despacho de arquivamento.

O processo "Apito Dourado", que incluiu investigações a alegados casos de corrupção e tráfico de influências no futebol profissional português e na arbitragem, foi desencadeado a 20 de Abril de 2004 com a detenção para interrogatório de vários dirigentes e árbitros de futebol.


Lusa



FC Porto:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mais processo, menos processo...

Off-Topic: Por Luis Sobral

Paulo Baptista: uma arbitragem MEDONHA Paulo Baptista assinou a arbitragem com maior influência no resultado a que assisti nos últimos anos. É inaceitável que uma equipa de arbitragem possa demonstrar tamanha incompetência. Casos como este, no Benfica-Sp. Braga, demonstram diversas coisas. 1. Os erros dos árbitros fazem parte do jogo e isto é algo que dirigentes, treinadores e jogadores não devem esquecer. 2. Antes de pensarmos em grandes tecnologias, é fundamental trabalhar com os árbitros, para que possam ser melhores. 3. Também é fundamental que a Liga puna de forma exemplar os árbitros que, como Paulo Baptista, influenciam os resultados. Esta é a segunda vez que abro excepção à regra que estabeleci para mim próprio: dar pouca importância às falhas das equipas de arbitragem, evitando assim participar em linchamentos públicos. Mas há momentos em que denunciar o mau trabalho de quem apita é a única possibilidade para quem tem o dever de emitir opinião. P.S.: Seria importante que depois de um jogo como este os responsáveis do Benfica dissessem publicamente o que pensam. Como fizeram depois do Benfica-Nacional, a propósito de uma decisão de Pedro Henriques. Se o fizerem poderão ser levados a sério

Re: Off-Topic: Por Luis Sobral

A verdade está na campanha europeia do Benfica, neste ano. Futebol, pouco. Arbitragem por árbitros não portugueses. Resultado: derrotas em casa (0-2 e 0-1) c/ os turcos e com o Sindicato dos Metalúrgicos da Ucrânia, e fora (1-5) com os gregos. Benfica eliminado, c/ 1 ponto em 4 jogos.É por isso que quando alguém fala em árbitros estrangeiros os dirigentes do Benfica rejeitam logo. Pudera... os árbitros portugueses são mais "maleáveis", não são ?..E gastaram só em jogadores 25 M€... E no resto?

Re: Off-Topic: Por Luis Sobral

Este Luís Sobral é o paladino da verdade e um gajo que raramente fala mal do Benfica, não é verdade? Se quiseres, posso ir buscar umas opiniões da Leonor Pinhão ou do Ricardo Araújo Pereira, para contrapor...

Re: Off-Topic: Por Luis Sobral

Não me digas que ele é Portista?! É que eu almoçei bem e ainda me dá qualquer coisa de tanto rir.

Re: Off-Topic: Por Luis Sobral

Este gajo foi Director do Jornal do Benfica, de certeza que não foi convidao para tal se fosse de outro clube. È mais um vendido.

Re: Off-Topic: Por Luis Sobral

Eu gostei particularmente foi do timing e do sítio que ele escolheu para colocar este rascunho escrito em cima do joelho e que vale o que vale. Um gesto de desespero do Curva para tentar desviar atenções do verdadeiro teor do artigo, mas sem sucesso!

OFF- Chamem a polícia!!!

http://www.youtube.com/watch?v=zMeCGVOBI3M& É SIMPLESMENTE IMPRESSIONANTE!!! Isto está a passar completamente das marcas! Os resumos nem mostram o que este criminoso fez! Presumo que seja pela violência extrema, e não uma tentativa descarada de encobrimento... Vermelho? Amarelo? Foi sequer falta!? Onde estão os sumaríssimos? Isto devia ser um caso de polícia. Temos mais um bandido à solta!

Re: OFF- Chamem a polícia!!!

que queres, eles parece que gostam de vlevar nas trombas... ""Está tudo bem com Bruno Alves". Foi desta forma que Reguila comentou à Rádio Renascença, a agressão de que foi vítima por parte do defesa portista no jogo de ontem no Estádio do Dragão. "Foi um lance normal. Não fez aquilo de propósito", frisou o jogador do Trofense. Aos 52', Bruno Alves saltou com Reguila e aplicou um golpe de cotovelo. Na queda pisou a cabeça do adversário. Reguila explicou a conversa que tiveram a propósito do lance. "Ele disse-me que não foi por maldade e eu acredito. É o jogo dele, é normal. Está tudo sanado. Não há qualquer problema", referiu"

Re: OFF- Chamem a polícia!!!

É quase tão impressionante como as imagens. Se gostou, devia ter apanhado mais então. Vendido do crl.

Re: OFF- Chamem a polícia!!!

Aqui tens toda a razão, isto não é de digno de alguém que é profissional de futebol mas sim de um criminoso. Eu se fosse jogador de futebol e visse ele fazer isto a um colega meu, podia vir a ser irradiado do futebol, mas que lhe partia as duas pernas de forma a que não pudesse jogar mais, lá isso fazia. É incrivel como é que um animal destes anda à solta por estes campos fora e ninguém faz nada. Com uma disciplina a sério no futebol português este lance daria no minimo para uns 10 jogos de castigo, mas...

Re: OFF- Chamem a polícia!!!

Comentário de um corrupto: Vinha: "vermelho? ele tenta passar e calca o gajo sem querer... afinal da efeito todas as semanas a cs dizer que ele é violento." NÃO HÀ VERGONHA PARA ESTA GENTE!?

Reguila concorda com corrupto!!! LOL

Reguila: «Bruno Alves não teve intenção» DEFESA PORTISTA PISOU CABEÇA DO JOGADOR DO TROFENSE "Está tudo bem com Bruno Alves". Foi desta forma que Reguila comentou à Rádio Renascença, a agressão de que foi vítima por parte do defesa portista no jogo de ontem no Estádio do Dragão. "Foi um lance normal. Não fez aquilo de propósito", frisou o jogador do Trofense. Aos 52', Bruno Alves saltou com Reguila e aplicou um golpe de cotovelo. Na queda pisou a cabeça do adversário. Reguila explicou a conversa que tiveram a propósito do lance. "Ele disse-me que não foi por maldade e eu acredito. É o jogo dele, é normal. Está tudo sanado. Não há qualquer problema", referiu. http://www.record.pt/noticia.asp?id=819115&idCanal=1171 Ele há coisas neste futebol que eu nem sei. Já repararam que os agredidos por Bruno Alves, muitas vezes vêem depois cá fora "desculpa-lo"? Cá para mim este é mais um discurso encomendado para evitar um mais que justo sumaríssimo!

Re: Reguila concorda com corrupto!!! LOL

Se fosse por exemplo o Luisão a fazer-lhe o mesmo, de certeza que o cabrão não se calava! Agora como foi o Bruto Alves, tá tudo bem... Caralho, que me fizesse aquilo a mim ou a um colega de equipa, partia-o todo! Havia de apanhar uma entrada a pés juntos nos joelhos para ver como elas mordem!!! Cumps

Re: Reguila concorda com corrupto!!! LOL

Que figurinha.............

Re: Reguila concorda com corrupto!!! LOL

Que dizes do lance?

Re: Reguila concorda com corrupto!!! LOL

Só agora vi o lance no teu artigo.Na minha opinião devia ter evitado,calculou mal a distâcia.

Re: Reguila concorda com corrupto!!! LOL

calculou mal a distâcia. Já vi melhores desculpas.

Coitado do Augusto Duarte

À beira do P.Baptista é um menino.

Re: Coitado do Augusto Duarte

seria bom reconheceres o factos, excusavas de fazer figurinha em cada comentario. Mas esta visto que és daquele que não importa com o que aconteceu.

Re: Coitado do Augusto Duarte

Deixa-o lá em paz! Hoje ninguém o atura, parece que está com o período, ehehe, e o pior é que até o período é vermelho! Até nisso tem de aziar, ahaha Incha aí corrupto!

Re: Coitado do Augusto Duarte

O PERIODO É AQUELA COISA QUE A TUA MAE TEM E O TEU PAI FICA FODIDO!!!!!!!!! ISSO É BOM???? DEVE SER POR SER VERMELHO!!!!!!!!!!1

Re: Coitado do Augusto Duarte

És o namorado dele?

Re: Coitado do Augusto Duarte

isso é mais para o chalana!!!!!!!!!!

Re: Coitado do Augusto Duarte

Porquê? Foi a casa de alguém o Baptista?

Ramzi é claro que ele foi a casa...

...de 6 milhões de portugueses...

Re: Apito Dourado: Pinto da Costa julgado a 03 de Março no âmbit

É pena só Deus saber o que Augusto Duarte foi fazer à casa do Pinto na vêspera do Jogo! Porque ele esteve lá, isso é irrefutável...

o envelope ia vazio pa!

o home so fez uma visita de cortesia! engraçado que ambos o pinto da costa e o arbitro negaram este encontro antes do jogo do benfica ...mas tiveram que rever a historia toda quando foram mostradas as fotos do arbitro a entrar em casa do pintinho ... pormenores engraçados do processo ... como é que um adepto do desporto pode compactuar com tais evidencias ... estes portistas gostam mesmo de ser corruptos... velos comentar tá quieto ..enterrem a cabeça na areia pode ser que no fim disto tudo fikem todos enterrados e sem clube pra apoiar

Re: o envelope ia vazio pa!

sim e segundo pinto da costa os assunto falados no encontro foram assunto acerca do nada...