Apito Dourado: MP recorre do arquivamento do "Caso da Fruta" | Relvado

Apito Dourado: MP recorre do arquivamento do "Caso da Fruta"

 


Apito Dourado: MP recorre do arquivamento do "Caso da Fruta"
O Ministério Público vai recorrer da decisão do Tribunal de Instrução Criminal do Porto em arquivar o "Caso da Fruta", relacionado com o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, referente à época 2003/04. «O MP não se conforma com o despacho» e, como tal, «vai interpor o competente recurso», informa um comunicado da Procuradoria-Geral da República enviado à agência Lusa. Recorde-se que, esta segunda-feira, o juiz de instrução do TIC, Artur Ribeiro, decidiu não levar a julgamento Pinto da Costa, assim como os co-arguidos Reinaldo Teles, António Araújo, Jacinto Paixão, Manuel Quadrado e José Chilrito.



Em causa está, no processo esta segunda-feira arquivado, um jogo entre o FC Porto e o Estrela da Amadora, arbitrado por Jacinto Paixão. De acordo com o Ministério Público (MP), terão sido fornecidas prostitutas e um jantar à equipa de arbitragem em troca da violação das regras naquela partida.

No entanto, o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu arquivar o processo, pondo em causa as declarações de Carolina Salgado que sustentavam as suspeitas contra Pinto da Costa no denominado "Caso da Fruta". A ex-companheira do presidente do FC Porto poderá ainda vir a ser acusada de falso testemunho.


Rui Moreira: Pinto da Costa está «inocente»

Perante a decisão de arquivamento do processo, o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, salientou, em declarações à rádio Renascença, que Pinto da Costa foi considerado «inocente», recordando que, a partir de agora, a justiça desportiva não pode ficar a aguardar pelos Tribunais, entendendo que «este caso tem de ficar por aqui».

Segundo Rui Moreira, o FC Porto sai fortalecido a todos os títulos, a começar pela sua própria imagem, até a nível internacional.



Imagem: Lusa




FC Porto:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Apito Dourado: MP recorre do arquivamento do "Caso da Fruta"

As escutas telefónicas da PJ a Pinto da Costa : "SALADA DE FRUTAS" Independente, 22 de Abril de 2005 António Araújo (AA) - Ó senhor presidente, eu...eu...ligaram para mim a pedir-me fruta para logo á noite. Posso levar a fruta á vontade ? Pinto da Costa (PC) - Já, foi mandada ( pensando que era dinheiro, segundo a PJ do Porto). AA - Mas a fruta é para dormir!... É o homem que vai ter consigo de tarde, o JP ( as iniciais de jacinto Paixão), é um rebuçado para logo á noite... PC - Diga que sim senhor. AA - Só estou a dar-lhe... a dar conhecimento, ao presidente, senão isso fica...é que eu...é que eu estou sempre a dispor, a dispor, tambem não há necessidade! ( referindo-se ás verbas a pagar pela "fruta", tendo sido combinado um encontro entre ambos, nesse mesmo dia, para falarem sobre a "fruta". OUTROS TELEFONEMAS DE ANTÓNIO ARAÚJO " Eu ajudo muito o presidente e você sabe disso!...( Telefonema de AA para Luis Gonçalves, engenheiro que trabalha na SAD do fc porto)." " Tu lembras-te, uma vez, depois de a gente acabar...o putedo com o Araújo aqui no porto." ( Telefonema do árbitro Paulo Silva da Associação de futebol do porto e da 2ª categoria, relatando a Araújo a conversa com um colega acerca das orgias sexuais.) AS PROSTITUTAS: Celina Fonseca: ( Negra, companhia de Jacinto paixão), nome de código " CAFÉ " "Estive uma hora no quarto com o Jacinto Paixão, com que mantive relações sexuais. Ele disse-me que podia tratá-lo por Paixão e tinha sido o árbitro do jogo no estádio do dragão, daí ter chegado atrasado ao hotel." Danielle: ( Branca, companhia de manuel Quadrado), nome de código " CAFÉ COM LEITE POUCO ESCURO " "um deles foi comigo para a casa de banho privativa do hotel, onde mantivemos relações sexuais." Emanuelle: ( Mulata, companhia de José Chilrito) Nome de código " CAFÉ COM LEITE MUITO ESCURO " " Um deles, que não o Paixão, com cerca de 30 e poucos anos de idade, era calvo, tinha as pernas grossas e media cerca de 1,60 metros"

O circo continua

«vai interpor o competente recurso», O que é preciso é mandar balões para o ar, sabendo-se que vão cair ou arder! O que é preciso é manter esta onda de suspeitas, contra o F.C. do Porto, para fazer esquecer os fracassos!

Re: O circo continua

ontem deitavas foguetes sim hoje tas triste coitado tem calma nao es tu ke vais para a piltra

Re: O circo continua

Olha por ti! Olha por ti!

O que não compreendo

Dos comentários de ontem muitos portistas defenderam a demissão da Maria José Morgado, porque esta decisão é uma derrota para ela. Seguindo a mesma lógica, não deviam defender a demissão do Pinto da Costa? É que o caso do envelope dourado (Beira-MarxPorto)já chegou a julgamento. Dois pesos e duas medidas? Nem pensar, a única coerência é defender o Pinto da Costa, contra tudo e contra todos. E afinal, ainda não há uma única decisão definitiva.

Se quizesses compreendias

O Ministério Público tem por missão investigar, compilar as provas, e apresentar uma acusação. Aí um magistrado analiza a acusação, e caso ache que as provas reunidas são suficientes, avança o processo sobre o acusado. Ir a Julgamento é quando o acusado tem oportunidade de apresentar a sua defesa perante um Juiz e/ou Juri, e a acusação mostrar as provas que reuniu. Se quiseres comprender tenta, aqui vai uma ajuda: - Caso não vai a Julgamento: quer dizer que o trabalho do Ministério Público fracassou, não há sustentação na acusação. - Caso vai a Julgamento: as provas ou indícios suficientes são consideradas pertinentes para o caso ser avaliado. Neste caso em particular, o motivo para arquivar o caso é a falta de credibilidade da principal testemunha, que afirma ter escutado uma conversa telefónica quando se provou estar a quiloómetros de distância e que por isso até poderá vir a ser processada por falso testemunho. No caso que vai a julgamento, a acusação baseia-se inteiramente num testemunho da mesma pessoa. Parece-me lógico que nesse caso qualquer juiz avançasse para julgamento, dado que há uma testemunha ocular do crime. No entanto este arquivamento e o desmontar da mentira da testemunha terão certamente grande influência no outro processo.

Re: O que não compreendo

TAKE 1 No primeiro depoimento que Carolina faz à Justiça, em 2006, Augusto Duarte passa a ter visitado a casa apenas uma vez e o envelope entra na história. A ex-companheira de Pinto da Costa afirmou então desconhecer o valor que teria dentro, mas palpitando que seriam entre 2500 e 3000 euros - destinados a "comprar" um... FC Porto-Benfica. TAKE 2 O jogo é corrigido para Beira Mar-FC Porto na segunda declaração, em que conta ter perguntado ao companheiro quanto estava no envelope e obtido a resposta "2500 euros". TAKE 3 Por último, no terceiro depoimento, afirma ter visto o dinheiro e ouvido a conversa entre Pinto da Costa e o árbitro (que antes não escutara). Incrivél como chegou a julgamento o cheque dourado.

Re: O que não compreendo

Take ONE Pinto da Costa e Dourado Duarte negam ter-se encontrado na casa do primeiro damo portista Take TWO Depois de lhe ter sido mostrada prova concludente (fotografias, acho eu), DOurado Duarte afirma, "ah, afinal estive lá, mas foi só uma vez, andei mais de CEM QUILÓMETROS para um cafezinho de cortesia" Take THREE Dourado Duarte afirma que foi a Carolina que lhe abriu a porta e serviu os cafés, PDC afirma que a Carolina nem saiu do quarto. CONCLUSÂO: Deviam ter combinado melhor a história, não?

Re: O que não compreendo

O que a Carolina afirma ja deixou de contar. Este processo vai a trbunal porque o arbitro esteve em casa do PC, independentemente do bom ou mau trabalho que fez durante a partida, a visita é moralmente(demasiado) errada, nao ilegal.

Re: O que não compreendo

pobres reclusos ke estiverem nas celas ao lado do bufas coitados

O MP a soldo do Benfica e não só... lol

O processo vai ao poste e volta para a área. Insatisfeito, o MP nomeia outra pessoa para reavaliar. Pessoa essa, casada com um homem com fortes ligações ao Benfica. Pelo meio, ficam escutas ao Benfica na gaveta - ou no caixote do lixo - certamente devido à total ausência de suspeitas... A nova responsável pelo processo, consegue com um livro escrito sob a forma de FICÇÃO, com parágrafos à posteriori adicionados com a ajuda de uma jornalista (?) do Jornal A Bola, que acumula cargo no Jornal do Benfica, apurar novos factos para o processo, chamando uma nova, insuspeita e credível testemunha para o caso, que se tinha separado recentemente do visado, e do qual ainda hoje é amiga, tal a pacificidade da separação. Entretanto gastaram muitos euros com o processo e dada a situação folgada do país, a equipa encarregada da Investigação até foi munida de carros de alta cilindrada, tal a necessidade de se deslocarem por vários pontos do país. A nova e importante testemunha, pessoa de poucas posses, vê-se protegida com dois polícias a tempo inteiro, e um BMW X5 para destruir numa estrada qualquer sob a influência de sabe-se lá o quê, pondo em risco a vida de outros comuns que não têm a sorte de lhes oferecerem carros de alta cilindrada, é inserida no mundo VIP e passa a vida ao lado de figuras públicas associadas quer afectivamente, quer laboralmente ao Benfica. Essa testemunha, auto incrimina-se em casos extra futebol na tentativa de atingir o visado neste processo todo sendo que, depois de ter falhado tal propósito, escapa miraculosamente de uma acusação – ou no mínimo a uma multa - ao seu auto delato, todo ele cheio de incongruências. A mesma testemunha, durante um dos casos em que o visado é acusado, altera várias vezes o seu testemunho, mudando de nomes de clubes envolvidos, de certezas ou incertezas quanto a verbas… e o MP continua a lutar pelos processos com tamanha incongruência… Pelo meio, reuniões secretas do Presidente do Benfica – não se sabe quantas teve, mas uma foi descoberta – com dirigentes da Liga Portuguesa de Futebol Pelo meio também, constantes fugas de informação para atiçar ânimos e opiniões, e mais uma vez as ligações desta vez com o mundo do cinema, com o marido da jornalista (?) do jornal A Bola e que acumula cargo no Jornal Benfica a realizar um filme baseado na obra de FICÇÃO de sua autoria com ajuda de duas jornalistas (?) em alturas diferentes e conteúdos e âmbitos diferentes. Acusação, Justiça, Benfica Eu até acreditava nas duas primeiras, se não aparecesse tanto Benfica no meio disto… Pagar para influenciar um resultado é muito grave, execrável, e mais acrescento: dispendioso. É que conseguir influências de borla, é que é bom! Nota importante: Isto é um comentário de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Muito bom

comentário 5 estrelas.

muito bem, Mrtaz

até "eles" vêem isso, de tão óbvio que é.

Re: O MP a soldo do Benfica e não só... lol

B@rt Comentário "O MP a soldo do Benfica e não só... lol" moderado como Bem Escrito

Re: O MP a soldo do Benfica e não só... lol

parabens nem o inpector patilhas faria melhor comedia looooool (ai o medo)

Exacto...

... gostava de ver a tua expressão de riso... deve ser do mais forçado que há... lolololololololololol

Re: O MP a soldo do Benfica e não só... lol

Muito bem escrito Cumps

1º - JÁ ERA NOSSA!!!

1º - JÁ ERA NOSSA!!! 2º - JAMOR!!! 3º - JÁ MORA DE NOVO!!! É SÓ RIR DOS ENERGÚMENOS, NO REINO DO LEÃO!!! P.S: ROMAGNOLI - COMPOSITOR GENIAL!!!!!!!!!!!! QUAIS LUCHOS, QUAIS MAESTROS!!! P.S.2: NÃO SOMOS corruptos, SOMOS LEÕES!!!

Re: 1º - JÁ ERA NOSSA!!!

Se és leão respeita os amigos!!! Afinal quem é que foi condenado por corrupção??? Que eu saiba foi exactamente o contrario que aconteceu!!! JF

Sousa Cintra, João Rodrigues

Ai os telhados de vidro...

NEM a ROUBAR GOLOS LIMPOS AO ROMAGNOLI...

É SÓ REINAR, NO REINO DO LEÃO!!!

E o Fora-de-Jogo de Alvalade q rápido q esqueceste

Vamos cegos ate a morte....

O que agora interessa e que todo o povo Portugues agora sabe que um juiz teve a coragem de tornar publico o facto de apesar da Morgadinho saber que a puta de meia tijela ter mentido em tribunal,insistiu em basear-se nesse depoimento para condenar o PC e o FCP.Se alguem tinha duvidas acerca da independencia dessa corja,agora nao havera recursos que apaguem o facto de que eles tinham como unico objectivo nada mais do que condenar o PC e FCP,fossem qual fossem as provas. Agora so espero que o FCP,use todas os recursos judiciais ao seu dispor para de uma vez por todas pedir a quem de direito, responsabilidades pelos danos morais causados ao clube.

Re: Vamos cegos ate a morte....

andao cagados de medo esperem estao outras para rebentarem bimbos-corruptos vergonha dos emigrantes portugueses passamos todos por mafiosos e batoteiros

Pormenores jurídicos

"Carolina disse também que Pinto da Costa lhe confidenciou, no final da conversa, interpretando o sentido do telefonema, que António Araújo "ia contratar prostitutas para o Jacinto Paixão", árbitro do jogo e co-arguido neste processo. Um telefonema anterior a essa conversa (11h30) e outro posterior (15h00), ambos de Carolina Salgado para Pinto da Costa, confirmam, contudo, que a ex-companheira do dirigente portista não estava junto dele para poder ouvir o alegado relato, nem o escutou via telemóvel." http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/356144 Como podem ver, foram as escutas que "salvaram" Pinto da Costa, e não o que condenaria.

Re: Pormenores jurídicos

Ia contratar umas colegas suas mais corretamente!

Re: Pormenores jurídicos

Colegas suas ou não, o que é certo é que Pinto da Costa viveu com essa senhora, dormiu com ela, confraternizou com ela, fugiu com ela do País, etc... do qual ele a denominava como sua mulher, agora toda a gente do FCP a trata mal, como uma prostituta, principalmente Pinto da Costa e Guilherme Aguiar (deve ser dor de corno). Enfim, mais um caso à FCP, que só precisam das pessoas quando lhes interessa, depois, cospem para o prato onde já comeram!

Sai do sol porque faz mal à cabeça !

Onde é que leste ou ouviste que Pinto da Costa insultou-a, desrespeitou-a e sai-lá mais o quê ?? Deves estar a delirar ! A única que tomou iniciativas hostis foi Carolina Salgado através dos episódios já conhecidos tais como a publicação do livro com conteúdos privados, roubo de bens pertencentes a Pinto da Costa, chantagem, fogo posto num escritório ao qual ela ainda terá de responder em tribunal. Deixa de clubites e tenta pensar com mais clareza sff ! O que terias tu a dizer se alguma mulher que vivesse contigo e partilhasse a tua vida durante alguns anos, depois publicasse um livro com pormenores privados, te caluniasse, tentasse roubar os teus bens, denegrisse a tua imagem em público com declarações duvidosas ?? Pois é ! Não sei que idade tens, mas se por acaso passares por um processo de divórcio litigioso onde tenhas METADE dos problemas que PC está a ter, depois diz-me alguma coisa....

Se ao menos soubesses o que dizes...

... Mostra-me uma entrevista... Só preciso de uma... em que Pinto da Costa a trate como uma prostituta, ou mesmo Guilherme Aguiar...

MP vs CORRUPTOS

Onde param os CORRUPTOS que ainda a pouco andavam todos com orgasmos cerebrais???!!! LoOl