Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compravam» árbitros em 2003/2004 | Relvado

Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compravam» árbitros em 2003/2004

 


Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compravam» árbitros em 2003/2004
O antigo presidente do Conselho de Justiça da FPF, juiz-conselheiro António Mortágua, reconheceu hoje no Tribunal de Gaia, no âmbito do "caso do envelope" do "Apito Dourado", que se «compravam» árbitros à data dos factos em julgamento, em 2003/2004.



A testemunha abonatória indicada pelo arguido Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, contou um episódio num jogo em Santa Maria da Feira em que o árbitro terá recebido 1.500 contos (7.500 euros) de cada um dos clubes envolvidos na partida - Feirense e Beira Mar.

No caso do Beira Mar-Porto - jogo que motiva este processo-crime e em que está em causa um alegado suborno de 2.500 euros ao árbitro Augusto Duarte - o juiz-conselheiro disse que o valor em causa seria «um preço para o aquecimento». «Claro que todas as pessoas têm um preço», mas, para António Mortágua, «quinhentos contos [2.500 contos], mesmo para as bitolas da época, só se fosse para o aquecimento».

Em abono de Pinto da Costa, o antigo presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse ainda: «Não estou a ver que essa pessoa que eu conheço [Pinto da Costa] fizesse isso».

A marcar a sessão de hoje ficou também o testemunho de Perdigão da Silva, um dos árbitros auxiliares de Augusto Duarte no jogo que desencadeou este processo. Perdigão, que chegou a integrar a estrutura da Associação Portuguesa de Árbitros e que entretanto abandonou a actividade, recusou a avaliação ao comportamento da equipa de arbitragem que integrava por parte dos peritos Jorge Coroado, Vítor Pereira e Adelino Antunes. «Sei o que eles valem. A sua capacidade técnica não era superior à do árbitro», afirmou.

Perdigão da Silva declarou-se mesmo «muito orgulhoso» pelo trabalho desenvolvido pela equipa de arbitragem que integrava. O jogo «correu particularmente bem», sublinhou, afirmando ainda que não sentiu que o líder da equipa de arbitragem quisesse «influenciar o que quer que fosse».

O director-geral da SAD do FC do Porto, Antero Henrique, e o membro do Conselho Superior daquele clube Pôncio Monteiro, foram também ouvidos nesta sessão como testemunhas abonatórias de Pinto da Costa, que desvalorizaram a importância. A defesa do presidente portista prescindiu do depoimento de Ana Maria Salgado.

Para o início da próxima semana está previsto que Carolina Salgado retome o depoimento, depois das alegadas agressões de que foi vítima à saída do tribunal, e que sejam ouvidos os peritos.

O processo "Apito Dourado" relaciona-se com alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem.

Lusa

FC Porto:

Comentários [47]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compr

Compravam-se árbitros, mas não acredita que Pinto da Costa o faça. Qual é o teu preço, corrupto?

Re: Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compr

Para quê tribunais? Resume-se a questão: todos os que acusarem Pinto da Costa são pessoas de bem, e todos os que não o acusarem são corruptos, prende-se essa malta toda, o Porto desce para as distritais e não se fala mais nisso!

Re: Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compr

Exacto. Em que se baseia esse tal juiz para afirmar que se compravam árbitros!? Acaso esteve lá? Cheirou a fruta? Sabe de fruta? percebe da fruta? Foi provado em tribunal tal compra? Então como pode afirmar que se compravam árbitros!? Ás vezes apresentam-se queixas crime contra desconhecidos. Eu acho que já era altura dos desconhecidos ripostarem com uma queixa crime contra este juiz, por difamação! Ora esta...

Re: Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compr

o orelhas anda caladinho! porque será?

A CONCLUSÃO A QUE EU CHEGO...

...e dado que o jogo nem era especialmente complicado para o Porto, é que isto era um pagamento corrente, tipo "complemento de ordenado",e que o Porto pagaria em TODOS os jogos um determinado valor. Se calhar nem era só o Porto... Penso que estamos entretidos com a ponta do iceberg, mas o essencial está debaixo de água

lol

"Secalhar nem era só o Porto.::!" Não sejas anjinho...

diga lá outra vez?

quem é anjinho?

Re: diga lá outra vez?

Tu, porquê? Não percebeste à primeira?

Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

500 contos? 1500?.. «PAGUEI A ÁRBITROS PARA FAVORECEREM O SPORTING COMO PAGARAM OS DIRIGENTES DE QUASE TODOS OS CLUBES E SITUAÇÕES HOUVE EM QUE O ADVERSÁRIO PAGOU MAIS DO QUE EU». in A bola magazine, n.º128/Janeiro de 1998

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Deve ter sido pouco, já que não deu grande resultado. O Jorge Gonçalves foi corrido do meu clube. Já o vosso há quem lhe queira fazer uma estátua. Na lógica "não me importo de ter o clube associado à corrupção, o que realmente importa é ganhar". Pára de falar dos outros para desculpar o que não é desculpável. Esse é o pior dos argumentos.

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

E tu porque falas tanto no FC Porto? Olha para o teu clube e para o deserto de titulos.

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Mostra-me onde falo no FCP... Antes nada ganhar do que ganhar sendo assumidamente corrupto... Parece-me que quem puxou o Sporting para um assunto que não era o seu foi o Zefil, que poderá defender-se sem por isso recorrer a um bobby, penso eu de que... Mas compreendo a tua irritação caro curva...

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Esta frase de um ex-Presidente do Sporting devia ser motivo para um processo,mas como sempre "no passa nada". A lenga lenga dos corruptos é areia para os vosso olhos,assim se vão enganando os "parolos".

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Sim curva, sim...

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Ainda hoje mais um triste espectáculo do teu treinador.

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Sim curva, sim...

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Está a fazer um papel que não lhe pertence,mas eu sei qual é o seu objectivo. Cumps

Re: Quanto é q o Jorge Gonçalves pagava aos árbtiros?.

Essa é que é essa, e o que nos fartámos de ganhar enquanto ele foi presidente, ele foi campeonatos, taças, super taças, taças da liga, em duas palavras eu diria PAPAMOS TUDO!!!!!

Ainda bem..

Que o homem só se lembrou do "Feirense e Beira Mar". Imaginem se se lembra dos outros todos, e os acusadores passam a acusados. que grande trambolho... o Ministério Publico Já investigou as declaraões do ex presidente da FPF ??? da troca do arbitro, ou mandou a PJ investigar os negócios particulares do homem....como diz mourinho prostituição Judicial. O mesmo ministério ja resolveu o caso da tentativa de comprar o resultado do jogo estoril-BENFICA? onde os jogadores e treinadore foram abordados para jantar na semana anterior ao jogo? (palavras ditas em directo nas TV's).. protituição jornalistica e judicial... heeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ANTROLHOS ANTROLHOS Se eu dou um murro vou preso. Se eu levo um murro é porque merecia. ANTROLHOS AMIGOS ANTROLHOS

Começa a aquecer o julgamento ;)

Não tenho dúvidas que caso se justifique muitas mais revelações poderão ser feitas ao longo deste julgamento. A podridão doo futebol português certamente que não começa nem acaba em Pinto da Costa, e possivelmente ele até estará inocente no caso em questão. Para isso basta abrir-se a Caixa de Pandora e se houver vontade de investigar (alô PGR!!!) muita gente cairá e uma verdadeira limpeza poderá ser feita. No entanto não acredito que os pseudo-paladinos da verdade e da justiça tenham vontade de ir muita além nas investigações. Dou como exemplo as graves afirmações de Ana Salgado que na fase de intrução do processo afirmou peremptoriamente que Luís Filipe Vieira subornou Carolina Salgado com 20 mil euros para esta mentir contra PC. Das duas uma, ou investiga-se estas declarações e comprova-se que são verdade, ou condena-se Ana Salgado por declarações falsas. O mais provável é ficar tudo em "águas de bacalhau" e siga para a frente... Também noutros casos recentes que vieram a público fez-se de conta que se investigou ou não se investigou mesmo. O povinho está mt atento ao folclore do AD mas no fundo tudo ficará na mesma. Há dúvidas?..

Re: Começa a aquecer o julgamento ;)

ok, pelo menos ja mudaste a estrategia. Agora passa pelo desvio das atencoes... E bom que se investigue isto, e bom que se investigue aquilo, etc etc... inventa-se aqui, inventa-se ali, ha que destabilizar e criar poeira para no final tentar pelo menos justificar os actos com os outros ou tentar juntar tudo no memo saco. é ja uma ridicularição sem precedentes...

Re: Começa a aquecer o julgamento ;)

Que mudar de estrategia?? Por que razão não se há-de investigar tudo e não só o que interessa?.. Por que não se há de averiguar se foi Luís Filipe Vieira a comprar Carolina Salgado ou Pinto da Costa a comprar a sua irm~?.. Tens receio de alguma coisa?... Olha que eu estou de consciência bem tranquila qq que seja o desfecho.

Re: Começa a aquecer o julgamento ;)

vê-se logo que nao percebes nada.

Re: Começa a aquecer o julgamento ;)

Se calhar até percebo mais do que tu imaginas ;)

Prostituição intelectual ?

Se não é prostituição intelectual, será prostituição da idiotice ? Ora vejamos... Um determinado Sr. com responsabilidade tem conhecimento que há corrupção mas só passa essa informação quando é interrogado anos depois num julgamento... Isso tem um nome, irresponsabilidade e quiçá, cumplicidade. A maior idiotice nesta situação é terem mencionado 1500 contos num jogo de menor importância enquanto um jogo do FCP estariam cerca de 500 contos em jogo ... de facto o Pinto da Costa é mesmo sovina e sabe regatear bem os preços .... Facto que também é indesmentível, é que o jogo decorreu com normalidade e não se pode afirmar que o FCP foi beneficiado. Vir agora passado quatro ou cinco anos dizer que havia corrupção depois de anos de silêncio, será que vale alguma coisa ? Dizer que havia "um amigo de um amigo de um primo de segundo grau" que tinha conhecimento não chega ! Onde estão as provas materiais ? Não será muito difícil prever o desfecho... Gostaria também salientar o facto da principal testemunha do MP ser acusada mais uma vez de perjúrio num caso que envolveu um seu antigo amigo (ou amante) em relação ao fogo posto a um escritório de Pinto da Costa. Em muitos países livres e democráticos, se uma testemunha fosse apanhada em perjúrio estaria excluída de qualquer processo em curso por falta de credibilidade, principalmente se a pessoa do alvo dos processos é a mesma, Pinto da Costa.

Bom..

Afinal era prática recorrente a compra de árbitros... PERGUNTA: Onde estão as escutas e as investigações a todos os outros clubes? Acho que com este depoimento a Liga tem por obrigação abrir investigações e já agora punir com base em pressupostos os clubes prevaricadores... Não é verdade? ;)

Re: Apito Dourado: Juíz António Mortágua reconhece que se «compr

"o árbitro terá recebido 1.500 contos (7.500 euros) de cada um dos clubes envolvidos na partida - Feirense e Beira Mar" . Recebeu de cada um? E que fez ao dinheiro? devolveu? participou? E de quem recebeu? Há investigação neste caso? Agora digo eu; isto já me mete nojo não porque não soubesse que estes casos são recorrentes principalmente no fim da época mas porque se assobia para o ar e quem devia investigar nada faz. Quando é um Juíz-Conselheiro a dizer coisas destas com tanto à vontade o que não será com outras pessoas. Vou mudar de "canal" isto está cada vez pior.

Apito dourado

Terminem com esta pouca vergonha! Nacionalmente e Internacionalmente sabe-se quase tudo do que se tem passado e agora mais um testemunho do ex-Presidente do Concelho de Justiça da FPF!!!! É uma vergonha para a verdade desportiva! Então o Snr. Juiz sabia de tudo e calava!!!! Será que na distribuição da fruta já se contava com ele? A JUstiça uma vez mais, é aquilo que se vê. A verdade desportiva...é aquilo que merecemos. A Carolina Salgado, vai levar tanta bofetada que tem de chegar à conclusão que nunca viveu com o Pinto da Costa!

Os corruptos já nem sabem o que dizer! lol

«Claro que todas as pessoas têm um preço», diz o juiz. Ai é? Até o senhor juiz tem um preço? E eu que julgava que estes deviam estar acima de qualquer suspeita, ou pelo menos deviam ser os últimos... Juiz que não tem medo de dizer isto em tribunal, revela bem o quão podre está o nosso estado de valores. Mas segundo o próprio, todos têm um preço, mas o Papa não, o Jorge Nuno não. Avé!

Ai o feitico...

Querem ver que o feitico ainda se vai virar contra o feiticeiro... A Carolina anda com medo, leva o seu tempo a pensar o que se vai dizer em tribunal, o Vieira deve tar liso a sustentar a Carolina, ai moco nem sabes onde te foste meter... Enfim...eu ca vou rindo enquanto muitos ainda tem muito para chorar e mais nao digo. Cumprimentos