Alguém se lembra de Assunção e de Quaresma? | Relvado

Alguém se lembra de Assunção e de Quaresma?

 

Na época passada o FC Porto foi campeão e a equipa tinha como base Paulo Assunção e Ricardo Quaresma. Dois jogadores que saíram do clube, além de Bosingwa. Passados 9 meses desde o início da época, salta à vista que Fernando é dono e senhor do lugar de Assunção, que Rodríguez ocupa o lugar de Quaresma, e que Fucile e Sapunaru ficaram com a lateral-direita da defesa. Ficou o FCP a ganhar com as saídas e entradas no plantel?palmelao

FC Porto:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Alguém se lembra de Assunção e de Quaresma?

É tão fácil endeusar!!!! Nenhum dos referidos é tão bom como os que sairam. Neste momento o Porto tem três jogadores que carregam com a equipa às costas, o Hulk, o Meireles e o Sissoko (ou lá como se escreve). Tirando o Hulk que preciso ver a jogar durante mais tempo, nenhum dos outros são talentos puros, servindo-se mais da capacidade física do que do cérebro.

Re: Alguém se lembra de Assunção e de Quaresma?

Realmente o Meireles manda cá um cabedal e aqueles pezinhos,parecem dois tijolos.Muito fraquinho o moço.

Penso que não foi isso que o DenteLeão quis...

... dizer CurvaSul. Tenho de confessar que um jogador o relva acima tem uma certa razão. Penso mesmo que quando Raul Meireles ou o Sissokho estiverem num mau momento de forma (que acontece a todos!) terão mais dificuldades em acompanhar outros que têm o tal "talento natural" como são os casos de Hulk e de Lucho por exemplo. Com isso não quero dizer que o Raul seja um "coxo". Nada disso, apenas terá as suas limitações como todos os outros.

Assunção e Quaresma

Por acaso lembrei-me deles no dia a seguir ao jogo. Tanto um como o outro devem estar bem satisfeitos. O Assunção queria dinheiro. Logo deve estar contente actualmente. O Atlético não é nenhum clube de jeito, nem em Espanha e muito menos na Europa. Em Espanha há pelo menos 4 ou 5 melhores. Mas olha, o Atlético até lhe pagou a viagem ao Porto para ver o FCP passar aos quartos-de-finais da Champions. Bem bom! Quanto ao Quaresma, ele estava amuado porque era bom demais para o campeonato. Também queria mais dinheiro. É justo. Agora ganha mais dinheiro e às vezes até vai ao banco de um campeonato mais condizente com o seu nível. Deduzo que estejam os dois satisfeitos. Até porque a Champions, podem ser ver na TV. Há coisas mais importantes.

Re: Assunção e Quaresma

parabens o melhor comentario que li no relvado nos ultimos meses!!!!! desde que começou a época. se tivesse pontos dsava tos todos....

hmmm

"Na época passada o FC Porto foi campeão e a equipa tinha como base Paulo Assunção e Ricardo Quaresma" <--- ia jurar que tinha como base tambem o lucho e lisandro... mas isso sou só eu a mandar bitaites para o ar :D

CR 10 é uma Máquina

Comparar este verdadeiro jogador de futebol com o vaidoso,é um insulto ao futebol profissional.A mentalidade de CR10 é incrivel,para ele jogar contra o Paços ou o Man.United é igual! O preço pago por ele,no inicio foi considerado um exagero,mas este brilhante jogador tem provado em cada jogo que foi um bom investimento. Obrigado Antero(parece que o Bimbo não sabia de nada,lol)

Esta é uma equipa de operários...

Gostava muito da equipa do ano passado, mas a deste ano é muito mais trabalhadora. Talvez resida aí a grande diferença, mas as características do trio de ataque é que têm feito do Porto uma equipa com mais dificuldades a nível interno mas com mais hipóteses de singrar na Europa. O ataque, com Quaresma e Tarik (apesar do marroquino ser um jogador de contra-ataque) jogava muito melhor em espaços reduzidos e encontrava mais soluções para desbloquear as defesas fechadas no nosso campeonato. Por outro lado, trabalhavam e defendiam muito menos e isso limitava as aspirações da equipa numa Liga dos Campeões em que só se destacam as equipas que jogam como um todo. Este ano, com Rodriguez e Hulk a fazer companhia a Lisandro, o Porto tem soluções para quase tudo, sentindo dificuldades apenas quando encontra autocarros em frente à baliza do adversário, uma vez que quer o uruguaio quer o brasileiro precisam de um espaço livre de 30 ou 40 metros para criar jogo. De resto, são muito mais operários e defendem muito melhor (o que com Quaresma era o que se sabe...) Cá trás... tudo idêntico. Fernando está a impôr-se e Cissokho dá o espectáculo a toda a linha que dava Bosingwa do outro lado... Abraço, JC

Re: Esta é uma equipa de operários...

Quando penso na equipa do ano passado, com aquele Tarik em grande forma, Quaresma, Bosingwa e fico na duvida qual a de maior valor, pese o fenomeno Hulk e o bom Rodriguez. Mas depois recordo o jogo com o Shalke na Alemanha, e imediatamente vem à minha cabeça o Joao Paulo a lateral, numa daquelas decisões à do antigo Jesualdo. Tambem a inclusao de Farias no onze, que nesse momento havia marcado muitos golos no campeonato, no lugar de Tarik, acabou por ser prejudicial, mas aí nada a contestar sobre a decisão. Em casa fizemos uma exibiçao notável e nao mereciamos ter ficado por ali, nos oitavos. Na verdade, há já uns 3 anos que andávamos a prometer um brilharete na Europa, mas por uma razao ou outra, fomos adiando. Mas o teu ponto de vista parece-me ser mesmo a resposta. A equipa deste ano parece mais adaptada para os jogos europeus, onde em virtude da nossa posição de outsiders, as equipas jogarão sempre connosco, de uma forma que nos permite explorar o espaço...e sem duvida alguma, com Hulk e Rodriguez, fazemos isso como poucas equipas no mundo.

Não é o Cebola, é o Hulk...

... quem veio substituir o Quaresma. Comparar o Rodriguez ao Quaresma é como dizer que queijo e fiambre são a mesma coisa. Realmente de quem ainda sentimos falta é do Bosingwa, mas chegou o Cissokho para nos dar essas correrias pela faixa lateral e o Sapunaru só tem que se aguentar até o Fucile estar de volta.

Re: Não é o Cebola, é o Hulk...

É o Rodriguez quem joga na posição de Quaresma, Hulk ou Lisandro fazem o lado direito que era de Tarik. Concordo que quem assume as despesas do ataque como fazia Quaresma é Hulk, mas quem veio substituir o Harry Potter foi o CR10...

Re: Não é o Cebola, é o Hulk...

Acho que o Meisl estava mesmo a falar em quem toma o risco e responsabilidade quando é preciso e não da posição. E se nos lembrarmos, o mau inicio de epoca, nao foi apenas por Hulk nao jogar, mas a sua entrada na equipa fez toda a diferença. A nossa equipa sem ele, era demasiado previsivel, notava-se nessa altura a falta de alguem como ele ou Quaresma, que desbloqueasse o jogo em certos momentos. Mas obviamente nao foi apenas por aí que melhorámos. Todos cresceram, inclusive Rodriguez que apesar de nao ser um Quaresma, é um jogador de uma utilidade extraordinaria.

PORTO4VER

O quaresma foi grande jogador no FCP, mas verdade seja dita que com o cristian rodriguez o porto ganhou novo poder de fogo e defende melhor!.Quanto ao lateral direito nao estamos nada mal o sapunaru tem jogado a um bom nivel neste final de campeonato e na liga dos campeoes. Temos de dar mérito ao jesualdo pq ele mais uma vez esta a fazer um exelente trabalho até em termos de rodagem da equipa .Eu sempre disse que tinhamos de dar tempo a equipa e agora os resultados estao a vista :)

Off-Topic-Torneio de Casablanca

Frederico Gil perdeu o 1º set por 6-7 com o Espanhol Albert Montanes.

Re: Off-Topic-Torneio de Casablanca

Acabou o sonho de Frederico Gil ao perder no 2º set por 4-6. Mas a subida de 3/4 lugares no ranking mundial não lhe deve fugir.

Agora sim esta equipa é muito melhor.

É muito melhor porque é mais equipa; até o Cebola já joga em equipa; o único que ainda tem atitudes individualistas é o HULK; foi nos elogios do treinador do MU e não fez o excelente de que é capaz; teve duas oportunidades de dar para o lado e chutou à baliza e perderam-se 2 golos certos; se os tivessem marcado o FCP estava agora mais descansado. HULK tu és bom mas se queres ser óptimo joga em equipa.

Maior mudança foi o treinador!

Estou completamente convencido que a maior mudança que o FC Porto teve não se deu ao nível dos jogadores mas sim da cabeça do nosso treinador! Claro que José Bosingwa, Ricrdo Quaresma ou Paulo Assunção são jogadores diferentes de Sapunaru, Cristian Rodriguez ou Fernando, tal como Cissokho é diferente de Fucile ou mesmo Hulk é bem diferente de Tarik Sektioui, mas a grande diferença, aquela que marca e que marcou neste jogo como marcou em Madrid foi a atitude transmitida por Jesualdo Ferreira! Creio que Jesualdo Ferreira aprendeu com os erros anteriormente cometidos! Mesmo esta temporada, em Highbury Park, ao jogar com o Arsenal, Jesualdo mais uma vez mexeu na equipa no mau sentido! Tornando-a timorata e nada agressiva! Tal como tinha feito antes em Liverpool, em Gelsenkirchen com o Schalke ou nas anterioresz visitas a Londres (Chelsea e Arsenal)! Em todas elas os maus resultados foram a consequência lógica de más atitudes na forma de encarar as partidas! Contudo, agora em Manchester como anteriormente em Madrid, o Porto foi para ganhar, forçou o ataque, não se desconcentrou com alguns momentos negativos que, antes, serviriam de desculpa para qualquer mau resultado e foi à procura do resultado que pretendia e que era justo face à forma como tinha jogado! Fê-lo com ambição e com grande agressividade e, muito importante, desde o início do jogo! São essas mudanças fundamentais que aconteceram pela mão de Jesualdo Ferreira e que obrigaram a jogos muito diferentes, que estão na base deste Porto de que nos orgulhamos e que está a dar cartas na Europa! E eu, que tenho sido um adversário feroz do treinador, já nem me importo que ele renove o contrato! Força Porto!

Re: Maior mudança foi o treinador!

Parabéns pelo comentário. Cumps

Re: Maior mudança foi o treinador!

Estou de acordo contigo ,tb era daqueles que queria que o jesualdo fosse embora ,mas agora já não acho isso ,ele ainda tem alguns erros mas tem feito coisas bonitas , e alguns erros são em meter o Hulk no lado esquerdo para mim jogava sempre do lado direito para o seu remate poderoso ,é que rematar do lado esquerdo com o pé esquerdo quase nunca dá resultado .

FC Porto passou a ser um TODO

"com um pé nas meias-finais da Champions" Não está com nenhum pé, nem sequer a unha do dedo grande, o Porto precisa de estar com todos os pés, dedos, corpos e almas na 2ª mão dos QUARTOS de final. Em relação às saídas, o único que tinha lugar no actual FC Porto é José Bosingwa. Quaresma vs Rodríguez: 1 - Imprevisibilidade - O FCP "de" Quaresma estava previsivelmente reduzido à imprevisibilidade de Quaresma (ao Chelsea em 06 bastou colocar polícias Diarra/Essien para monopolizar o Porto). Os ataques fluíam em função de Quaresma, exceptuando as electrizantes subidas de Bosingwa. Actualmente tanto podemos ver Rodríguez a transportar a bola, como a cabecear na área, podemos ver Hulk na esquerda ou na direita a cruzar ou a rematar, podemos ver Lisandro em toda a amplitude do ataque tanto a marcar (menos em relação à época passada) como a assistir (muito mais em relação à época passada) e principalmente podemos ver Lucho e Meireles com maior frequência na zona de finalização. O FC Porto ganhou uma ofensiva muito mais pressionante e dinâmica. 2 - Transição defensiva - Quaresma perdia bolas e depois? Fazia como Ronaldo fez no primeiro golo…virou costas. Rodríguez pelo contrário é essencial no processo defensivo do Futebol Clube do Porto. Quando a equipa perde a bola Rodríguez fecha na esquerda, Meireles fica no meio e Lucho fica na direita e com maior liberdade ofensiva (como no 2º golo em Manchester ao aparecer na área e ao criar uma passadeira a Mariano) 3 - Para além do campo - Não coloco mínimamente em causa o potencial de Quaresma, mas é um jogador que já tinha demonstrado desagrado com adeptos, com treinador e consequentemente com clube, precisava de sair, é a circunstância do FCP. Uma montra serve para mostrar e não para ficar para sempre com os seus produtos, o FCP é uma montra requintada, com classe e com certificado de qualidade com exemplos concretos em todos os principais campeonatos. Jesualdo como grande parceiro de Queiroz na produção de talentos em Portugal prefere pegar num jogador desconhecido, barato, jovem, humilde, etc. e levá-lo a ser mais do que é (prova disso são as recentes declarações sobre Cissokho e Fernando), Quaresma já tinha atingido o seu auge e penso eu que julgava-se “maior” que o Futebol Clube do Porto. . Bosingwa vs Sapunaru/Fucile: . Bosingwa está no Top3 dos melhores laterais direito do mundo, e na minha opinião foi a perda que mais se fez notar no FCP desta época, representava uma segurança defensiva que Sapunaru não conseguiu transmitir no inicio de época e ofensivamente é do melhor que há, é homem para fazer uma transição rápida sozinho, basta galgar terreno. Mas a verdade é que Fucile como jogador à Porto que é oferece garantias e Sapunaru tal como na pré-época tem oferecido consistência defensiva e participação directa nas manobras ofensivas. . Assunção vs Fernando: Assunção era o escravo da equipa recuperava muitas bolas e jogava simples e eficáz, qualquer jogador que viesse para o seu lugar arriscava-se a pior a situação. Surge Fernando, jogo após jogo torna-se peça fundamental, pelo meio 2 ou 3 erros que resultaram em golo poderiam manchar a imagem, mas não, é jovem está pela primeira vez a jogar por um grande clube, instala-se a dúvida: quem é/foi mais importante para o FCP, Assunção ou Fernando? Jogo após jogo a ver Fernando jogar acentuava esta dúvida, ambos eram fundamentais nos “seus” FCP’s. Oitavos de finais da Champions: FCP vs Atlético, Fernando de um lado, Assunção do outro…Fernando esteve impecável (como quase sempre) e Assunção não foi capaz de travar por algumas vezes, Hulk e Lucho, 1-0 vencia o Fernando. Quartos de final, Old Trafford: Se dúvidas houvessem, Fernando acabou com elas de vez, fez uma exibição fantástica, que Assunção nunca conseguiu fazer nos jogos europeus. Fernandão fartou-se de roubar e roubar bolas, e secou por completo inúmeras jogadas ofensivas do Manchester, melhor do FCP, melhor em campo e uma das melhores exibições que vi um jogador fazer nestes últimos anos…

Re: FC Porto passou a ser um TODO

Não concordo com a avaliação que fazes ao Assunção vs Fernando... É certo que Fernando é um bom jogador, jovem e com uma excelente margem de progressão. Mas Assunção, no meu ponto de vista, continua superior. Por enquanto. Apesar do que Assunção fez ao Porto, é um excelente jogador, não se pode contrariar factos. Contudo, Fernando tem tudo para ser melhor que o PA... mas ainda não o é. Se me perguntasses se trocava, neste momento, o Assunção pelo Fernando? Não, de maneira alguma. Pelo carácter que mostrou, perto dos 30... penso que o Porto ficou a ganhar, pelo menos a médio/longo prazo.

Re: FC Porto passou a ser um TODO

Eu percebo a tua posição, também a tive até há pouco tempo, mas reparaste nos jogos de Assunção contra nós? e achas que que Assunção faria a exibição que Fernando fez em Old Trafford? É complicado... é por isso que não se devem comparar jogadores. Saudações.

Re: FC Porto passou a ser um TODO

Os jogos que o Assunção fez conosco não podem ser um parametro de avaliação exacto, senão repara: quantos jogos maus fez, também, Fernando ao longo da época? Não estamos a ser coerentes assim, ao ignorar certos jogos de um ou outro jogador... Ou seja: a avaliação não pode ser apenas focando 2 jogos. Outro ponto: o esquema de jogo. Assunção é trinco e o Atlético M. joga em 4x4x2 clássico, com 2 médios centros. Isto também influencia porque Assunção está a jogar fora do seu habitat. Outro ponto: a equipa influencia o rendimento do jogador. É claro que o Porto está num momento muito melhor (graças a Deus!) do que o Atlético. Um jogador apenas se destaca se a sua equipa estiver num bom momento. Não sei se me fiz entender, mas uma coisa é certa: prefiro o carácter, capacidade de evolução e humildade de Fernando a mil P. Assunções. abraço.

Re: FC Porto passou a ser um TODO

Ok, chegamos a consenso.

RE:Alguém se lembra de Assunção e de Quaresma?

Opá, se não me lembrasse deles era mau sinal...

Re: Alguém se lembra de Assunção e de Quaresma?

Seja bem vindo amigo palmelao. Quanto ao artigo não me vou prenunciar porque acho que melhor que eu os adeptos do Porto o farão. Cumps.

Uma das diferenças é o nº de estrelas na equipa..

Sinceramente eu sempre simpatizei com Quaresma e com o seu futebol, sendo daqueles que nunca o assobiei. Apesar da irregularidade exibicional, o nosso Harry Potter tinha o mérito de assumir grande parte das responsabilidades atacantes e mesmo depois de perder 4 ou 5 bolas ainda tinha a coragem de partir para cima do adversário e num rasgo de magia resolver o encontro. Não nos esqueçamos dos inúmeros golos marcados e das dezenas de assistências fantásticas que ele fez ao serviço do nosso clube. O problema de RQ no Porto era o seu estatuto quase isolado de estrela da companhia e de insubstituivel no 11, que o levava às suas oscilações de humor e a atitudes menos positivas para equipa. Reparem que no inicio da época era "ele e + 10" ou para sermos mais justos "quaresma + lucho + 9". Depois tivemos a emergência de Lisandro que fez a tal época extraordinária e de Raúl Meireles que passou de "operário" a "engenheiro de obras". Este ano se pensarmos no número de jogadores com a qualidade e o estatuto de estrelas no FC Porto temos não 2, mas sim 5 ou 6 jogadores. Para além de Lucho que já virou galáctico, temos ainda Lisandro, Raúl Meireles e Bruno Alves, fruto de uma enormíssima evolução e de uma empatia impressionante com os adeptos portistas e os recém-chegados Hulk e Cristian Rodriguez, que em resultado da magnífica qualidade do seu futebol assumiram-se como estrelas instântaneas. Ou seja, este Porto versão 2008-09 é um conjunto de craques com um espirito de grupo de enaltecer (nos maus momentos até arrepia ver a solidariedade entre os jogadores) e que não está dependente de um ou outro, tal como acontecia no ano passado. Aliás Jesualdo Ferreira na sua gestão do plantel tem feito descansar vários titulares e não se observa qualquer quebra de rendimento da equipa. E já que falo no treinador portista tenho de reconhecer ser ele o grande responsável pela construção desta excelente equipa. Soube ser paciente com uma equipa que começou pessimamente a época e agora vai recolhendo os frutos. No entanto lembro uma coisa: ainda nada foi conquistado e como sabemos no futebol passamos de um momento para o outro do céu ao inferno. Há que continuar a trabalhar com humildade e só fazer festejar no final caso se consume a conquista dos títulos. FORÇA PORTO!!! À CONQUISTA DO TETRA, DO JAMOR E DO OLÍMPICO DE ROMA!!!! cumps zefil ps - assunção?.. quem é esse gajo?..

Re: Uma das diferenças é o nº de estrelas na equipa..

Amigo Zefil, Mais uma vez escreveste bem e conseguiste-me tirar as palavras da boca. Muito Bom Comentário. Como recebi hoje pontos de moderação, sai um bem escrito para ti. PS: Vais ver o Porto quarta-feira? Abraço

Re: Uma das diferenças é o nº de estrelas na equipa..

Thanks ;) Já reservei e paguei os bilhetes (caros p cacete!) por isso à partida estou lá! E tu como é, já te fizeste sócio do grande FCP?.. abraço

Re: Uma das diferenças é o nº de estrelas na equipa..

Eu sócio já me fiz há anos, só que a renovação do cartão ainda não me chegou ;) Mas espero conseguir ainda bilhete para o jogo. Estou a ver como vai ser, é que não há bilhete para público e enquanto não tiver o cartão, não dá para nada. Mas em principio sim, devo conseguir bilhetes.. São caros para sócio? No site oficial diz 25E o mais caro(sim, para quem paga cotas anuais, é caro pó raio..).Então imagina o público que desembolsa mais ou menos 80E!!! Abraço