Ainda vale a pena mudar Jesualdo? | Relvado

Ainda vale a pena mudar Jesualdo?

 

Não obstante, considero-o um treinador capaz a nível de processos técnico-tácticos. Já há um ano se sentiu a necessidade de mudar de treinador!Agora, as minhas questões são:1) Quem seria aconselhável para fazer melhor?2) Quem viesse seria capaz de recuperar mais rapidamente as lesões?3) Em que medida seria necessária uma mudança de táctica? E conseguir-se-ia ir buscar o(s) jogador(es) para essa mudança?Equilibrium

FC Porto:

Comentários [60]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os erros cometidos na época 2009/2010:

1- Permitiu-se a continuação de Jesualdo Ferreira à frente do clube. Erro crasso. Um treinador "mediano +" (e apenas leva o "+" pelos anos de experiência que tem no futebol), que atinge o sucesso no ocaso da sua carreira porque teve a felicidade de vir trabalhar para um clube como o Porto. Não foi Jesualdo que fez do Porto campeão mas sim o contrário, o Porto fez de Jesualdo campeão. A estrutura está montada, a grande gestão desportiva também, o grande plantel à disposição, com Lisandros Luchos, Quaresmas, Andersons, Brunos Alves, Hulks. E isto, num período onde a concorrência interna esteve sempre aquém. Até eu era campeão pelo Porto com aquela estrutura e plantel e com uma concorrência que pouco dava luta. Em termos de trabalho que pertence ao treinador, quem já não viu o que Jesualdo vale? Sempre borrado de medo em todos os jogos, nunca assume um jogo! Até contra equipas mais pequenas e a jogar em casa, permite que as mesmas povoem o meio campo do Porto e tomem a iniciativa de jogo! Que cagão de treinador! Em termos de táctica, mal se foram os anéis este ano (Licha e Lucho), o que é que se vê? Zero em táctica! A equipa joga à balda, sem fio de jogo, sem trabalho de casa algum! Se eu visse uma equipa destas na tv, eu quase que diria que a equipa jogava sem treinador, tal é a falta de trabalho táctico! Uma autêntica balda, um deserto de ideias, ninguém tem a lição estudada, não se vê nada gizado. A (NÃO)táctica, como sempre foi com este treinador, é sempre a mesma: 1º e 2º ano: passa a bola ao Quaresma e ele que resolva. Ele que tire um coelho da cartola, ele que faça uma jogada do outro mundo e marque um golão, ele que faça uma assistência de meio golo para o avançado. 3º e 4º ano: dá a bola ao Lucho no meio campo e deixa-o jogar com o Lisandro, os dois que se entendam e que façam o resultado! 5º ano: que sa foda esta merda toda, tudo lá atrás, passa a bola ao Hulk e o gajo que se desenmerde! Ele que corra 40 metros e finte 30 gajos e marque um golo ou assista o avançado. Com (NÃO) tácticas destas, assim se vê o que vale o trabalho deste treinador: ZERO. ZERO. Nunca houve trabalho de EQUIPA. O Porto, que desde sempre o vi com um sistema de jogo intemporal, controlo da posse de bola, controlo do meio campo, jogar em bloco, pressão, assumir o jogo, estar os 90 minutos em cima do adversário, parece neste momento uma memória distante! Este Jesualdo liquida o meu Porto de ano para ano. As pessoas dizem: ah, mas estás a dizer isso de um treinador que vos deu 3 campeonatos??!! Deu nada! O Porto, a estrutura do Porto, as condições fabulosas de trabalho que o clube dá aos treinadores, a força do plantel recheado de grandes jogadores, é que fizeram o "milagre". Jesualdo foi estes anos todos à boleia! E prova-se CABALMENTE, hoje em dia, quando já não há Quaresmas nem Luchos e Lisandros, o que vale esta equipa de Jesualdo: zero. Zero em táctica, em ideias, em trabalho de casa, em processos, em garra, em emotividade, em heart. Apenas vemos uma equipa que nunca assume um jogo, que sofre em todos os jogos para ganhar, que raramente dá um bom espectáculo para os adeptos do clube verem e ficarem satisfeitos. Zero. 2- A venda de Lucho. O Porto durante todos estes anos recentes, vendia uma ou duas pérolas no defeso por quantidades enormes de dinheiro. Certo. Precisa de o fazer. É com este dinheiro que tem consolidado o clube e fazê-lo crescer a olhos vistos. Quem fizer uma retrospectiva de há 15 ou 20 anos para cá, nem se acredita no crescimento fabuloso e estrondoso que o Porto teve nas últimas duas décadas-década e meia. O Porto é um clube que forma jogadores e os vende aos tubarões europeus. É uma política certa e que dá resultados e que torna o Porto num clube com um grande poderio financeiro e por conseguinte, desportivo. Quando se vendeu um Anderson, teve-se o cuidade de se ficar com um Quaresma, com um Bosingwa, com um Bruno Alves, com um Lucho e com um Lisandro. Quando se vendeu um Quaresma e um Bosingwa, teve-se o cuidade de ficar com o Lucho, o Lisandro e o Bruno Alves e ir buscar um Hulk e um Cissokho. Mas agora este ano, vendeu-se o Lucho, o Lisandro, o Cissokho e não veio ninguém. Nada. Que erro, meu Deus. Que erro! Quem ficou neste momento? Hulk, Bruno Alves. Que diamante temos hoje em dia na equipa, para além destes dois, onde o Porto seja capaz de fazer uma grande venda? E o que acontece este ano, se o Porto fizer a tal grande venda? E se o Porto vende Bruno Alves e/ou Hulk? Quem fica no clube? Estes jogadores passam o testemunho a quem? Ao Tomas Costa? Ao Guarin? AO Mariano? Ao Prediger (ou lá quem é este gajo que nunca ninguém o viu)? Ao Valeri? O Porto cometeu o erro do século ao vender Lucho e Lisandro! Como disse alguém, numa tirada feliz, o Porto vendeu de uma assentada o coração e o cérebro da equipa! Estilhaçou a equipa por completo! Se o Porto tinha que vender um dos dois, não vendia o outro! Se Lisandro tinha que ir por 25M€ para França, o Porto segurava o Lucho, a pedra base da equipa, o pêndulo! Agora ter vendido os dois, rasgou a equipa por completo! Erro fatal, nem me posso acreditar no erro cometido! É tudo um lixo. E podemos passar já para o ponto 3. 3- O lixo que o Porto foi acumulando na equipa. Então Porto nestes tempos, a fazer anualmente vendas estratosféricas, a ganhar balúrdios de dinheiro, para além de cometer o erro capital de não trazer QUALIDADE para o clube (QUALIDADE! Queremos QUALIDADE! A qualidade não engana! Um Fabiano, um Diego, um Anderson. Qualidade! Um diamante em bruto! No Brasil saem de lá às dezenas anualmente, é só aproveitar UM ou dois e trazê-los para o clube!), em vez disso acumula lixo na equipa?? Mas quem é o Guarin?! Este jogador nem no Beira Mar tem lugar! Quem é o Mariano? Troca-se todo com a bola! Não sabe fazer uma única recepção de bola, perde as bolas todas, empata o jogo da equipa! E ainda por cima o MESTRE Jesualdo em alguns jogos até lhe deu a função de organizador do jogo da equipa no ataque!! É a piada do século! Quem é o Tomas Costa? Foi preciso ter vindo da Argentina para cá? Mas este aqui é mais do que um Rodolfo, ou um Chainho, jogadores que passaram pelo plantel ao acaso e eram a anedota da equipa no balneário? Não se arranjam Tomas Costas na 2ª divisão aos pontapés? Quem é este tipo? O Porto neste momento tem uma gravíssima debilidade a meio campo. O meio campo do Porto neste momento é um meio campo de brinquedo. Não tem força, não tem raça, não tem criatividade, não tem imponência, não tem qualidade. Isto leva-nos para o ponto 4. 4- O Porto que desde sempre e desde que me conheço, assentava o seu modelo de jogo quase milenar num meio campo forte e controlador, num bloco que acompanhava as transições ofensivas e defensivas do jogo, que guardava a bola, que fazia o carrocel, que cercava o adversário, que controlava os tempos de jogo, neste momento o meio campo do Porto é consituído por: - Fernando, um puto que foi atirado aos leões e que querem fazer dele o que ainda não é: um grande jogador. Não é. Ainda não é e nem sei se lá chega. O Fernando para ser um grande jogador, tem que saber passar uma bola, tem que saber jogar com a bola no pé, tem que saber subir com a bola e fazer subir a equipa e ajudar mais à frente. O Fernando não passa do meio campo! o Fernando não sabe fazer um remate, um passe longo. Muito aquém, para quem eu oiço a dizer que é um jogador extraordinário. Não é nada! Está-se ainda a fazer, mas há qualidades intrínsecas que se vê logo se um jogador tem ou não tem, e ao Fernando falta-lhe muita coisa. -Guarin, jogador do qual já falei. Não se destaca em nada, um jogador mediano, que não sabe nem defender nem atacar. Um jogador que não pertence a uma equipa como o Porto. -Tomas Costa, um jogador que iguais a ele há às dezenas num Arrifanense. Está lá para defender no meio campo e pouco mais. E mesmo a defender, defende mal, dá espaços, é impetuoso, leva cartões por isso. Não tem lugar numa equipa como o Porto. -Mariano. Um trapalhão. Um jogador banalíssimo. Qualquer Alan lhe tira o lugar. O Tarik dava-lhe 30 a zero no lugar. Um jogador que perde as bolas todas, que mata os ataques e contra ataques do Porto com perdas de bola infantis, más recepções de bola, embrulha-se com a bola, decide sempre mal o que fazer com a bola. Não tem lugar na equipa! A partir deste ponto, ainda falta falar de mais três jogadores (e excluo Meireles, que está em baixo de forma, mas tem talento, é intocável, joga totalmente desapoiado e a culpa não é dele): 5- Prediger, Valeri e Belluschi. Mais três jogadores que povoam o meio campo do Porto de 2009/2010. Recapitulando, já vimos o que é este meio campo do Porto: Fernando verdinho, Guarins, Tomas Costas, Marianos, Valeris e Predigers. Os últimos 5 não fazem 1. Para além do Porto este ano ter vendido os anéis, esperava-se que com o dinheiro realizado com as vendas, fosse ao mercado e comprasse QUALIDADE. Eis que senão quando todos somos surpreendidos que, com a venda de Lucho e Lisandro, e sobretudo o 1º, o cérebro da equipa, o Porto decide QUEIMAR o seu dinheiro a trazer um gajo que vem lesionado (Valeri) e que até agora, decorrido 1/3 do campeonato, ainda nem calçou as botas. Alguns de nós talvez se lembrem de o ter visto a entrar ao minuto 90 em um ou dois jogos. Depois, o Porto, com a saída de Lucho e como forma de reparar esta grande perda, decide ir buscar mais outro jogador, de forma a equilibrar o meio campo com a perda do argentino, e decide trazer um gajo chamado Prediger por 4M€. Alguém sabe quem é este Prediger? O jogador existe? É real? É alto? Magro? Gordo? Chinês? Alguém sabe quem é este gajo? O Porto vende o Lucho e decide queimar o dinheiro ao trazer um gajo que vem lesionado e outro que ninguém sabe quem ele é? Que não fez um minuto de jogo? Os dois jogadores, em conjunto, os dois que vinham para povoar o meio campo do Porto para reequilibrá-lo devido à saída de Lucho, os dois no total não fazem 5 minutos de jogo desde que começou o campeonato? Mas andam a brincar comigo? É nisto que o Porto gastou o seu dinheiro? Em dois jogadores que ninguém sabe quem são e que não fazem um minuto de jogo? Que grande ERRO! Um dos grandes erros da época 2009/2010! Gastou-se dinheiro em lixo. Depois ainda veio um argentino, o Belluschi, que aparenta ser um jogador interessante, é jogador de bola, mas que inexplicavelmente, é o próprio treinador que no momento prescinde dele. Nos últimos jogos, não passa do banco e é preterido a entrar em campo, em favor de jogadores como Tomas Costa e Guarin!! Mas o que é que se está a passar? Que palhaçada é esta? O meio campo do Porto, neste momento, está entregue aos bichos, é o elo mais fraco da equipa, não pressiona, não ataca, não defende, não se impõe! Até um Apoel, uma Académica ou um Belenenses entram por ali adentro e chegam à área quando querem, sempre que querem! É uma brincadeira de mau gosto! É a isto o que Jesualdo também deixou chegar a equipa do Porto, a manter jogadores na equipa do calibre de Marianos e Guarins e Tomas Costas e agora juntam-se a eles mais um Valeri e um Prediger que são mais dois zeros! Como é que o Porto, uma equipa que financeiramente está bem, que tem cash flow, que vende anualmente por grandes valores, deixa a equipa chegar a esta situação? Como? Que erro! Que erro CRASSO! O planeamento desta pré-época foi feito em cima do joelho, o plantel está desequilibrado, em pantanas! Más e graves opções de venda, más e graves opções de compra, más e graves manutenções de certos jogadores no plantel! Grave. Bastante grave. Resumindo e concluindo, resume-se tudo em poucos pontos: A pré-época foi mal planeada, cheia de erros crassos cometidos: Sairam jogadores que não deveriam ter saído, desequilibrou-se o plantel, entraram jogadores que jamais deveriam ter entrado, gastou-se dinheiro em jogadores que nem jogam, mantiveram-se jogadores na equipa que há muito já deveriam ter sido corridos da equipa e mantêm-se na equipa neste momento como um elemento cancerígeno. Como cereja no topo do bolo, manteve-se o treinador, que revela já há muito tempo não ser um treinador capaz de estar à frente de um clube como o Porto, que descaracterizou a equipa por completo e que andou sempre a reboque dos grandes jogadores que o clube foi tendo e que neste momento, quando a fonte secou, mostra o que vale o seu trabalho de campo: zero. Um grande treinador monta uma equipa e põe-na a funcionar. tanto as estrelas da companhia como os jogadores de banco com o trabalho assimilado. Quando entram para o campo, tanto as estrelas como os suplentes sabem qual o seu trabalho a desempenhar no relvado. A isso se chama fio de jogo. Coisa que a equipa não tem, porque Jesualdo não sabe. E assim se dá o ouro ao bandido; e assim se dá de borla um campeonato ao adversário.

Errado

«Eis que senão quando todos somos surpreendidos que, com a venda de Lucho e Lisandro, e sobretudo o 1º, o cérebro da equipa, o Porto decide QUEIMAR o seu dinheiro a trazer um gajo que vem lesionado (Valeri) e que até agora, decorrido 1/3 do campeonato, ainda nem calçou as botas.» O valeri chegou ao FC Porto por empréstimo do Lanús... De resto excelente comentário! Cumprimentos

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

NEM PERDI TEMPO A LER O QUE ESCREVES TE!!!!!! BAS TOU LER ONDE DIZ TREINADOR MEDIANO! O QUE É PARA TI UM TREINADOR MEDIANO? UM TREINADOR QUE GANHA 6 CAMPEONATOS EM 3 ANOS? UM TREINADOR QUE GANHA A CHAMPIONS TODOS OS ANOS? OLHA O MOURINHO NEM LÁ PERTO CHEGA......... UM TREINADOR QUE EM TRES ANOS PERDE JOGADORES COMO: ANDERSON PEPE BOSINGWA ASSUNÇÃO QUARESMA LISANDRO LUCHO CISSOKO (ESTA EQUIPA DAVA PARA GANHAR O CAMNPEONATO TODOS OS ANOS SEM DERROTAS E PRAI COM 1 OU 2 EMPATES) E TODOS OS ANOS TEM DE FORMAR UMA NOVA EQUIPA..... CHAMAS A ISTO UM TREINADOR MEDIANO? EU CHAMA A ISTO UM TREINADOR DE TOPO COMO Á POUCOS........... O MAIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO KER VER OU AQUELE QUE NÃO SABE VER A PONTA DE UM CORNO DE FUTEBOL.........

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

desculpa, só falo de futebol com quem queira discutir futebol. As Caps não te fazem dar razão ou falar mais alto. Se queres discutir futebol, apresenta um discurso capaz, fundamentado e com argumentos. Não aceitas uma visão contrária à tua, revelas um fanatismo e uma má educação que eu odeio, não estás interessado em discutir futebol e trocar ideias, mas sim em defender castelos de cartas e verdades absolutas.

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

EU FALO ALTO EM CAPS E COMO EU KISER!!!!!!!! E TAMBEM DETESTO CRITICA FACIL E AINDA POR CIMA INJUSTA E OS TEUS ARGUMENTOS SÃO COMO OS MEUS!!!!!!!!!!! VALEM A MESMA COISA SE NÃO GOSTAS FAZES BEM NÃO APAREÇAS.......... AGORA QUE ÉS INGRATO E COM ARGUMENTOS FRACOS ÉS........... MUITO FRAQUINHO E CUSTA TE ENGOLIR UMAS VERDADES.... SE CONSEGUIRES UM TREINADOR EM PORTUGAL OU NO MUNDO QUE NESTAS CONDIÇOES DO JESUALDO TENHA FEITO MELHOR DIZ! AGORA ATIRAR PEDRAS É FACIL MOSTRAR SERVIÇO É QUE É FODIDO...........

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

passa bem.

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

!

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

Há dois users "adversários" que observo ter uma bela visão respectivamente aos seus clubes(o Maior) e tu Sartor, concordo e, compreendo o Porto actual mediante esta exemplar descrição, mas também “conheço” os alicerces deste clube, devido à sua capacidade de superar obstáculos, exemplar, que possui uma dinâmica única na resolução de problemas, que se apresentam aparentemente complicados.. Será algo transitório e facilmente resolvido pelo FCP (minha perspectiva), a capacidade é intrínseca (está na sua concepção), apenas necessitam de despertá-la. Muito bom comentário, que traduz reflexão, raciocínio e menos emoção.. Saudações

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

Em relação ao último parágrafo, o Benfica ainda não ganhou nada e pelo que se tem visto não vai ser nada fácil. O Benfica investiu fortemente na equipa de futebol e mesmo assim viu falcao voar para o fcp, jogador este que já vos colocou nos oitavos de final da LC. Quanto aos outros parágrafos, faltou-te analisar apenas uma coisa: a quantidade de jogadores emprestados pelo fcp. Falando objectivamente e sem subterfúgios, esta estratégia que visa não só rodar jogadores como criar adversários mais fortes que roubem pontos aos restantes, só tem fragilizado o fcp que aos poucos vai provando do próprio veneno, e mais, quantos dos jogadores emprestados não teriam lugar de caras na equipa? Enfim, continua a justificar a política ditatorial de pinto da costa e não comecem a pensar no futuro não... só não sei se ainda vão a tempo.

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

+1 interessante Concordo contigo na maioria dos pontos e gostei do discurso assertivo. Só discordo no que toca ao potencial do Fernando, pois para mim, tem tudo para ser um trinco de altíssimo nível. Cumps

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

Sartor, estás a falar mais com o coração do que com a cabeça... Hé muitos pontos onde tens razão e onde entendo perfeitamente o teu desabafo, mas acho que estás a exagerar. Muitos factores contam numa equipa. Muita coisa pode acrescentar um jogador aparentemente banal, assim como muita merda pode fazer um jogador aparentemente brilhante. Olha o Quaresma, por exemplo, até o Hulk! Tu vês no Diego e no Fabiano dois óptimos jogadores, eu vejo duas fontes de problemas. E isso no Porto não dá. Tu vês no Mariano um jogador de meter nojo, eu também vejo e todos os portistas vêem. Mas, de alguma forma, o gajo tem de ser importantíssimo no balneário e na forma como cumpre com aquilo que o treinador lhe pede. Nós não estamos diariamente no Olival para poder fazer essas exigências todas. Não somos todos inteligentes contra a burrice do Jesualdo. O que nós vemos ele também vê, por isso, acredito que o tempo lhe possa dar razão. Há muito mais coisas em que não concordo contigo (Fernando, por ex.) mas não vale a pena estar a esmigalhar tudo. É a tua opinião e, embora discorde, gostei de a ler. Forte abraço

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

Não sou, como tu sabes, um admirador de Jesualdo. Mas tenho os meus argumentos e razões para tal. No caso do Diego e Fabiano, não falo no aspecto do que sucedeu após a sua vinda, mas sim no perfil de jogador que o Porto deve procurar. Talento. E os dois tinham e têm talento, estão ambos na selecção brasileira e provam semanalmente o seu talento nos relvados europeus. Não deu certo, quando ambos chegaram, apontam-se muitos factores para que a sua estada cá não tenha sido a melhor, começando com uma má fase da equipa após a debandada em 2004. Correu mal. Mas é este o perfil de jogador que o Porto deve procurar, um diamante em bruto. Um jogador que tenha condições para fazer um percurso no futebol ao mais alto nível. E isso, foi o que o Porto não fez este ano e acho incrível como deitou dinheiro fora na contratação de jogadores que nem sequer vinham em condições físicas e que nem sequer calçam! É um erro GRAVE, de principiante! Quanto ao Fernando, eu abordei os aspectos onde vejo que ele tem lacunas. Nem por sombras o coloco ao nível de um Mariano, Tomas Costa ou Guarin! Mas, Fernando, para além de ser um puto com a carreira toda pela frente para aprender, noto que de facto há aspectos que fazem com que ele não seja o jogador que poderia ser! O aspecto do passe é fundamental! O Fernando não sabe passar uma bola! Muitos passes falhados! Outro aspecto é a forma como ele não arrisca nada lá na frente, não sobe, não acompanha, nem sequer nos cantos! E ele é um puto que se desenrasca bem a nível defensivo, mas pode e deve melhorar mais! Quanto a Jesualdo, não há nada a fazer! Ele teima em não se assumir, em coordenar a equipa e instigar os jogadores, em dar-lhes carácter em campo. Jogam a 5km/h, mesmo nos jogos em que têm que ganhar! Muita passividade! Onde pára o espírito guerreiro que sempre nos caracterizou? Onde páram os jogadores que comiam a relva? Isso é tudo trabalho de balneário! Onde está? Táctica, onde está? Fio de jogo? Claro que Jesualdo se vê um tanto ou quanto de mãos atadas, pois quando não há talento, nada a fazer! E que se pode pedir a jogadores como Marianos, Tomas Costas, Guarins? Pouco! Mas Jesualdo TEM culpas porque foram estes os jogadores que quis! Foram estes os jogadores que ele aposta e mantém no plantel! E eu não quero que o Porto esteja constrangido a isso! Se não podem, que saiam! Nada de pessoal! Acredito que o Tommy e o Mariano sejam umas jóias de pessoas, mas trabalho é trabalho e cognac é cognac! O Porto precisa urgentemente de trazer talento para a equipa e sobretudo para o meio campo. Precisamos de força a meio campo! Precisamos de voltar a controlar as operações a meio campo e por conseguinte o andamento da partida, coisa que neste momento não acontece! E isso, mediante a política de vendas que o Porto tem tido e os resultados financeiros que tem atingido com as vendas, é de um amadorismo gritante! Não sei que jogos se jogam nos corredores da SAD, não sei que interessem envolvem as entidades que controlam o aspecto financeiro do clube, mas ficou bastante aquém este ano! Erros graves! Um planeamento da época cheio de erros de palmatória! Então nós temos o poderio financeiro, temos quase que um monopólio em que podemos contratar, temos dinheiro para isso, e substitui-se jogadores da qualidade de Lucho e Lisandro com mancos e outros que nem sequer ninguém os viu e que não jogam?? Mas está tudo doido??!! Foda-se, que se fosse para fazer de propósito para minar esta época ao Porto, não sei de que forma se poderia fazer melhor! Vende-se os melhores, não se trazem substitutos à altura e os que se traz nem sequer jogam e mantém-se os fracos jogadores no plantel! E quando a equipa está necessitada de todo o seu plantel porque ora uns estão lesionados ou castigados ou o que fôr, a equipa fica entregue a Marianos e Guarins e por aí fora! Incrível, como o Porto deixou isto chegar a este ponto! Duras críticas tenho a fazer, duras críticas! Um abraço Art, é sempre um prazer "falar" contigo.

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

Estou totalmente de acordo com o que referiste, mas falta-te um ponto: - A bola quando chega ao Hulk morre. A finta é sempre a mesma, até os jogadores do Sertanense o paravam. Como adianta o meu pai, o Hulk é bom contra colossos europeus, em que o Fcporto aposta no contra-ataque, onde Hulk poderá correr que nem um desalmado, usando a sua velocidade, força e técnica. Ainda estou para compreender como é que alguns relvas pediam que Jesualdo colocasse Hulk a ponta-de-lança!!

Re: Os erros cometidos na época 2009/2010:

Embora reconheça um pouco mais de merito a Jesualdo do que tu...excelente comentario! Falta qualidade individual! E nesse ponto, Jesualdo está longe de ser inocente.

Mais uma vez...

Muito ênfase se dá a um momento mau no nosso futebol. Agora vamos andar novamente com a novela Jesualdo... Mais uma vez, a minha opinião é esta: 1 - Jesualdo, aconteça o que acontecer (salvo uma situação drástica), fica até ao final da época. 2 - Se for campeão ou, pelo menos, lutar pelo título até ao fim com bom futebol e resultados positivos na Europa, fica para a próxima época. Caso contrário, pode então ser convidado a sair. 3 - Caso saia, há duas hipóteses prioritárias em relação a qualquer outra: Domingos Paciência e André Villas Boas. Aí logo se verá... Seja como for, deixem-se de mariquices e apoiem a equipa e o treinador em vez de passarem a vida a deitar abaixo. É nestes momentos que o Porto precisa de nós e é uma tremenda falta de respeito "abandonar" uma equipa e um treinador que nunca nos deixaram ficar mal. Eu cumpro a minha parte e apoio, mas cada um sabe de si. Todos estamos no nosso direito de opinar. E eu, já que não pino porque o Benfica joga em casa (lol), ao menos opino! ;) Abraço, JC

Re: Mais uma vez...

Concordo com quase tudo. Porém caso não ganhe a sua manutenção será quase insustentável, e o melhor provavelmente seria a saída.

Re: Mais uma vez...

MAIS NADA!

Re: Mais uma vez...

Apoiadíssimo!!! Isto já parece a mesma discussão de há um ano atrás.

Hoje não me apetece falar de futebol

Bora lá contar anedotas : A LENDA DO FIAT 127 ! Certo dia, estava eu na estrada com o meu FIAT 127, e como era de esperar, a lata velha avariou. Então, encostei a relíquia na berma e fiquei à espera que passasse alguém. Apareceu um Porsche Boxter bi-turbo, a 170km/h. Nisto, o tipo do Porsche faz marcha-atrás e volta até ao FIAT. Ele oferece-se para o rebocar e eu aceitei a ajuda, mas pedi para não acelerar muito senão a lata velha desmontava-se (óbvio). E combinei que faria sinal de luzes sempre que o Porsche estivesse a acelerar demais. Então, o Porsche começou a rebocar o carro e sempre que passava dos 60km/h, eu fazia sinal com o farol (no singular) porque, para variar, um deles tinha um curto-circuito e não funcionava. E o tipo do Porsche ia puxando a 'batedeira' a 60 km/h no máximo, morrendo de tédio... Então aparece um Mitsubishi 3000 GT, que "pica" o Porsche e este não não vai de modas e arranca! 120, 130, 150, 190, 210, 240 Km/h... Eu já estava desesperado, a fazer sinais de luzes que nem um louco, e os dois alinhados... Os tipos passam por uma patrulha da BT, mas nem vêem o radar, que regista uns impressionantes 240 km/h! Daí, o moina avisa pelo rádio a próxima patrulha: 'Atenção, aqui radar, vai um Porsche vermelho e um Mitsubishi preto a disputar uma corrida a mais de 240 km/h na estrada, e ...e....e.....e....juro pela minha santa mãezinha... um FIAT 127 colado à traseira deles a fazer sinais de luzes para ultrapassar!?...

Brilhante!!!

Merecias um divertido ;) Guardo religiosamente todas as vossas anedotas,as tuas e as do Polo, aqui numa pasta para um dia conta-las aos Netos ;) Fica bem!!

Re: Brilhante!!!

Obrigadinho , ainda bem que eu e o meu amigo Polo estamos a contribuir para algumas coisas boas deste relvado , eh eh Fica bem

Isto por aqui anda um exagero...

É verdade que não andamos a jogar em condições mas a verdade é que o ano passado por esta altura também não estavamos e depois lá demos a volta por cima. E depois, ainda não percebi o que a grande maioria dos portistas tem contra Jesualdo. O homem verdadeiramente contra tudo e contra todos tem sempre cumprido com o objectivo principal, estabilizando-nos como cliente habitual dos oitavos final da Champions, ganhando taça e renovando sempre a equipa. Se tem sido tudo perfeito, não tem. Mas para além de não ter sido só com Jesualdo que as coisas não foram perfeitas, houve momentos em que as coisas não foram melhores apenas por nos faltar uma pontinha de sorte. Vide as eliminatórias das Champions com Chelsea, Schalke e Man Utd em que nos batemos bem e o suficiente para não escandalizar ninguém se seguissemos em frente. E além disso, acho que muitos portistas têm ficado um bocado fora da realidade devido às muitas conquistas do FCP nos últimos anos. Nós ganhamos muito é verdade, mas caralho não massacramos todos os anos. Há anos em que passeamos, e outros em que ganhamos renhido. Está demasiado longe de ser um apanágio do Porto ganhar os campeonatos massacrando, para não estando em 1º lugar nesta altura já ande tudo em panico. Ainda há muito tempo para se dar volta, que o que interessa é a classificação pelo que toca a apoiar! Para além de que não se ganha sempre em desporto, pelo que se não ganharmos este ano não vale a pena criar uma crise desde que a época não tenha sido um desastre a todos os níveis. E esta época ainda está longe de ser um desastre.

Re: Isto por aqui anda um exagero...

Comentário lúcido e racional. +1 Bem escrito Cumps.

Eu sou a favor do homem

Eu defendo a continuidade do Jesualdo, acho-o uma pessoa inteligente e com provas dadas, tento não ter a memória curta. Jesualdo fica no FCP. Quero dar tempo não ao Jesualdo mas sim á equipa.

Então em que é que ficamos?

« Jesualdo Ferreira tem pouco estofo para os grandes momentos (além de tardar muito em recuperar equipas desgastadas)... » ou « Não obstante, considero-o um treinador capaz a nível de processos técnico-tácticos . » 1) Quem seria aconselhável para fazer melhor ? O Porto ainda está a 5 pontos da liderança, está bem e recomenda-se na Liga dos Campeões, está bem e recomenda-se na Taça de Portugal, está a integrar e bem jogadores como Falcao que mal ou bem tem marcado bastantes golos. Mas tudo isso são balelas pois a equipa joga pessimamente e ao olharem para o Benfica, sentem-se como os Sportinguistas que o Paulo Bento referia noutro dia no Jornal Nacional, não é? A mudar de treinador nesta altura só estarão a dar uma desculpa para não lutarem até ao fim... 2) Quem viesse seria capaz de recuperar mais rapidamente as lesões ? Lol! Então o que é que o cú tem a ver com as calças? Assim de repente, até parece que querem contratar o tal bruxo espanhol, o Pepe! 3) Em que medida seria necessária uma mudança de táctica ? Isto já é assunto que se possa discutir com maior seriedade e menor euforia. De facto, penso que face aos jogadores que tem à disposição, o 4-4-2 seria mais adequado, contudo, também penso que o 4-3-3 é aplicável. A diferença é que Jesualdo Ferreira tem de saber ler as equipas adversárias e como estas jogam. Mas não só! É preciso também construir um onze mais homogéneo do que aquele que o Porto tem apresentado. Homogéneo no sentido de haver maior entrosamento e ritmo de jogo por parte do Porto, assim como fazer passar a mensagem da função de que cada jogador deve ter no seio da equipa. E conseguir-se-ia ir buscar o(s) jogador(es) para essa mudança? Quer dizer, falta dois meses até Janeiro e o Porto teria que esperar esse tempo todo para poder organizar o seu plantel? E o que dizer das últimas jornadas da Liga dos Campeões? Mesmo que o Porto já tenha assegurado a passagem aos 8ºs de final, recordo-vos que cada vitória equivale a muito dinheiro... iria o Porto abrir mão disso e esperar até Janeiro? E já agora, depois em Janeiro, que tempo terá o Porto em conseguir integrar jogadores novos? Concerteza que pelo tom dos seus adeptos não seriam apenas um ou duas contratações mais sim 3 ou 4...

Um pouco tarde mas terá remédio

Para começar direi que o F C P necessita urgentemente de um ponta de lança para estar constantemente entre os defesas e não para andar cá atrás à procura da bola como acontece com Falcão. Alem disso, o Porto não tem um único avançado que jogue bem de cabeça e como sabemos um avançado tem de saber jogar de pés e cabeça. Na sua linha média faz falta um (mandão) que arraste jogo de trás para a frente. A defesa e g.redes tolera-se como está. Sobre jesualdo, penso que chegou a sua hora de abalada. É um bom treinador, já deu muito ao F C P mas como em tudo na vida, ninguem é eterno e J F compreenderá isso com toda a certeza. Penso que neste momento, ele estará numa situação semelhante à que tinha Paulo Bento no Sporting, ou seja:- Nada mais pode fazer para virar a situação que está implantada na equipa. Para seu substituto eu desejaria Domingos ou então um treinador estrangeiro de qualidade.

Re: Um pouco tarde mas terá remédio

Nesse aspecto do ponta de lança tivemos azar pois Orlando Sá era a alternativa ideal, além de ser jovem e português. Infelizmente lesionou-se mas acredito que ainda vai ser muito útil.

Re: Um pouco tarde mas terá remédio

essa do jogo de cabeça tas enganado... tanto falcao como farias são bons de cabeça... falcao é mt bom msm. o que falta ao porto é meio campo, um patrao, um jogador de transportar bola para o ataque e fazer passes para as diagonais dos avançados... aí permitiria que falcao ficasse mais na sua área de acção sem se perder em corridas a vir buscar a bola. belluschi ou valeri, varela e fucile fazem mta falta no 11... e um treinador capaz já teria visto isso.

Re: Um pouco tarde mas terá remédio

Podes dizer um Aimar que o pessoal percebe logo. ;) Cumps

Re: Um pouco tarde mas terá remédio

Pois mas, Farias so joga 20 minutos por jogo,lol e o Falcão, é um jogador demasiado baixo embora seja habilidoso de cabeça.