Afinal qual o lugar no campo para Postiga?! | Relvado

Afinal qual o lugar no campo para Postiga?!

 

Foi como avançado que Postiga despontou para a fama... ainda me lembro do excelente Torneio de Toulon que realizou ainda júnior, que certamente lhe permitiu ficar no plantel A do FC Porto. Sendo um jogador com boa técnica, que advinha bem os lances, mas com pouca velocidade, Postiga faz-me lembrar o Nuno Gomes, nem dez, nem nove, talvez um nove e meio! Já Co Adriense o tinha testado nesse lugar, agora Jesulado parece querer retomar essa aposta. Será esta a verdadeira posição de Postiga? O que acham do assunto caros relvas?

FC Porto:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ponta-de-Lança

Eu semprei admirei o Postiga como jogador e pelo que eu reparo ele só joga bem com um 2º avançado. O Postiga foi sempre posto um pouco de lado no Dragão, não sei porquê mas, é uma pena pois qualquer jogador/pessoa precisa que os motivem e os adeptos pouco fazem para aumentar a sua auto-confiança. Motivem-no e verão o jogador que ele é!

motivar como?tipo,oh postiga es o maior???

Re: motivar como?tipo,oh postiga es o maior???

Podiam por exemplo, fazerem cânticos por ele, claro que não pode ser assim do nada. kuando ele começar a jogar mais regularmente aí sim, podiam fazer cânticos e talvez ele se motivasse mais para marcar golos!

Re: Re: motivar como?tipo,oh postiga es o maior???

no totenham acho que ele tinha uma cantiga do genero:Postiga the postman nunca percebi porque ele ate foi eleito o pior jogador da liga inglesa daquele ano

O lugar do Postiga é no mercado de transferências

em Janeiro. Dele, do Chech, do Mariano e do Lino. Jogadores que ganham demais para o que rendem. O Edgar devia ser emprestado e o único reforço que gostaria de ver no Porto em Janeiro era um lateral esquerdo a sério e não as tentativas de laterais esquerdo que têm chegado ao clube desde que saiu o Nuno Valente.

ate temos 1 lateral esquerdo que nao é canhoto

e nao sabe cruzar do lado esquerdo mas mesmo assim é o melhor que temos como lateral esquerdo desde que saiu nuno valente o fcp nao tem 1 lateral esquerdo canhoto como deve ser eu acreditei e continuo a acreditar muito no MAREQUE,que é lateral esquerdo canhoto,é rapido,ataca muito bem e defende bem e so nao teve oportunidades no fcp e nao é por acaso que ele é craque na argentina tem pinta de sorim

para se goleador nao precisa ter grande tecnica

senao o gomes e o jardel nao marcavam tantos golos eles que nao tinham grande tecnica,nem sequer sabiam fintar

banco suplentes é o lugar dele

O que o Porto precisa de fazer:

1- começar a pôr o Farías a jogar. Começar a apostar mais no Edgar também. É que um dia destes, o Farías entra porque outro qualquer estava lesionado, e faz um ou dois golos e depois o pessoal diz "ahhh", pois... "ahhh", mas estão verdes, põe mas é o gajo a jogar, ó Jesualdo, que um gajo com 27 anos e com 170 e tal golos na carreira não desaprende de um momento para o outro! Estamos a ir pela linha do Benfica: um jogador novo faz 3 jogos, não rende, fora e para nunca mais! Que é isso? Isso é alguma coisa? O Farías pode ser o gajo no ataque pelo qual andamos a pedir há bastante, mas para isso precisa é de jogar, não? Se correr mal o 1º jogo, ele que jogue no 2º! E se correr mal o 2º, que jogue no 3º! E ele eventualmente mostrará porque veio. 2- Ir ao mercado de inverno buscar um médio ofensivo que tenha sobretudo maturidade de jogo. (Não é preciso ir buscar um puto de 18 anos que finta muito). 3- Se João Paulo não entra nas contas, se Stepanov ainda é verdinho e Pedro Emanuel vem de um ano de lesão e com uma idade acima dos 30 anos, não era de ir buscar um defesa central? ------------ Respondendo agora à pergunta, acho que Postiga é um tipo de jogador que no nosso país está lixado. Parece que às vezes nem é carne nem é peixe. Não rende o que se espera dele a avançado e não é um "10", que possam querer fazer dele. É um avançado que sabe trabalhar a bola, chuta bem de fora da área e tem remate fácil e boa posse de bola. Por aqui podia fazer de "10", mas ele não o é... falta-lhe os passes rasgados, as assistências, a visão de jogo. A avançado, é intermitente. Ora joga bem, ora não está em forma, ora falha á boca da baliza, ora joga bem de cabeça, ora está sempre em fora de jogo e faz a equipa perder lances de ataque e tempo de jogo. Que fazer com ele? Em 4-4-2, como 2º avançado talvez... mas desta forma o Porto perde um tridente no meio campo sem um nº 10. Fica só com 2 laterais e 2 médios defensivos... é complicado...

tu tens ca uma piada,por o farias a jogar ??

so se for nos ultimos 10,15 min o lissandro tem marcado tantos golos e o fcp joga com apenas 1 ponta lanca e nao vejo lissandro jogar ao lado de farias nao percebo porque criticam tanto o farias,alem dele temos ainda o adriano e postiga e edgar no banco sera que o fcp precisa jogar com 5 pontas lanças titulares???

Re: O que o Porto precisa de fazer:

Olha lá! Então, põe-se o Farias um, dois, três jogos até ele render? E isso vale só para o Farias ou vale para todos? E se vale para todos quantas equipas o Porto precisa de ter para poder pôr toda a gente a jogar? Que diabo! Os jogadores têm de mostrar o que valem e não se pode meter um ou outro porque temos fé que vai acabar por fazer bem! Isto não é religião! De qualquer modo, é frequente que os jogadores mais avançados que vêm da América do Sul só joguem a sério na segunda temporada em que estão na Europa! O mal é contar-se com eles para resolver os problemas logo! Estou de acordo quanto à posição do Postiga e acho que o grande problema não é de este ou aquele jogador, mas sim do baixo ritmo que o Jesualdo impõe quando se está a ganhar e que dá "asas" aos adversários ao passo que acaba por adormecer os nossos! Um abraço!

Re: Re: O que o Porto precisa de fazer:

"E isso vale só para o Farias ou vale para todos? E se vale para todos quantas equipas o Porto precisa de ter para poder pôr toda a gente a jogar? Que diabo! Os jogadores têm de mostrar o que valem e não se pode meter um ou outro porque temos fé que vai acabar por fazer bem! Isto não é religião!" quem são os "todos"? "temos fé que vai acabar por fazer bem" Mas então o gajo não tem um currículum que fala por si? 27 anos e 170 e tal golos marcados na carreira? Que é que isto tem a ver com um gajo ter fé que ele possa fazer algo? 170 e tal golos já marcados não serve para estares optimista? Para preveres que ele pode acrescentar algo à equipa? Para preveres que ele é capaz? Abraço! E quanto ao empate, foi só uma pedra no caminho, nada mais. Estou seguro que sim.

Re: Re: Re: O que o Porto precisa de fazer:

Os outros são todos os restantes jogadores do plantel! E quanto aos golos que marcou é verdade que os conseguiu, mas foram na Argentina, na América do Sul, onde o futebol se joga a uma velocidade e onde as marcações são bem diferentes da Europa! A verdade é que ele falhou na sua primeira experiência europeia e isso não é bom sinal, e também que muitos jogadores, sobretudo avançados que vêm do sub-continente, precisam de muito tempo de adaptação antes de jogarem capazmente!

Re: Re: Re: Re: O que o Porto precisa de fazer:

olha, hoje em dia vejo o Diego a brilhar no Bremen e a ser cobiçado pela Juventus, entre outras grandes equipas, e o Luis Fabiano a ser estrela no Sevilha e a marcar golos. Sabes porquê? Porque lhes deram espaço e confiança para eles crescerem na equipa. E o Luis Fabiano já tinha passado pela Europa antes de ingressar no Porto e já tinha falhado. Olha agora para ele no Sevilha... Por amor de Deus, dêem tempo a um jogador! O Farías jogou quando? Com o Fátima e mais uma meia parte de um jogo? É por aí que é de o deitarem ao lixo? Os únicos que não tiveram oportunidade de se mostrar foram o Farías, o Egdar e o Kaz. E eu defendo que eles merecem a oportunidade. Exijo mais no caso do Farías porque ele nos custou muito dinheiro e vem com um bom currículum.

Re: Re: Re: Re: Re: O que o Porto precisa de fazer:

Estou de acordo em que o Farias precisa de tempo tal como precisaram outros antes dele. O que não pode ter é o tempo a jogar! Só pode jogar se conseguir ser melhor que os outros! O Porto, e aí parece-me ser o nosso ponto de discórdia, não pode ter um jogador a efectivo se ele não rende! À espera que um dia venha a render!

Depois do que vi ontem...

Acho que deveria ter entrado...mas com um treinador k de bola pc percebe..ele ate fala bem e toca na ferida, mas não os sabe motivar..é ele o causador do baixo ritmo de jogo..ta sempre a falar em gestao e mais gestão..porra pá, sao so 90 minutos..vejam os ingleses, é sempre a dar e fazem 3/4 jogos por semana! Postiga ontem deveria ter entrado ate porque o FCP a ganhar por 2 a 0 precisava de quebrar o ja de si baixo ritmo do estrela e ter alguem que ganhasse faltas e segurasse a bola na frente! mas enfim...é o treinador que temos..pode ganhar tudo mas nunca vai conseguir a minha admiração! Os jogadores que entram quando a equipa esta em nitida descompressão não são deuses e nao podem salvar tudo! Bollati, Kaz e Adriano forma penalizados pelos restantes colegas por lhes terem apegado a moleza e falta de humildade...

Re: Depois do que vi ontem...

E eu a pensar que tinhamos empatado o jogo devido ao FRANGO do Helton e a BURRICE do Stepanov.

Re: Re: Depois do que vi ontem...

Isso são consequêrncias de o Porto ter adormecido! Não te iludas! O erro do Stepanov, o frango do Helton, o golo do Belenenses e o golo do Marselha são tudo consequências do ritmo baixíssimo que o Jesualdo Ferreira impõe! O Reinildo tem toda a razão!

Re: Re: Re: Depois do que vi ontem...

Não vou nessa ,senão fosse o frango do Helton estavamos aqui todos a falar de uma das melhores exibições do Porto este ano.Eu vi excelentes jogadas ,os jogadores em constantes desmarcações que resultaram dois golos muito bons com a bola a passar por todos os sectores de equipa.E finalmente tivemos um Quaresma a jogar para o colectivo ,grande MERDA o frango do gaijo do cavaquinho.

Re: Re: Re: Re: Depois do que vi ontem...

Pois então deixa estar! E continua a pensar que foram só falhas individuais! O que se passa é que o Porto tem tido um nível exibicional abaixo do que seria de desejar! E se durante dez ou quinze minutos ainda consegue jogar bem, rapidamente, depois de se apanhar a ganhar, desliga a velocidade e joga, como dizia ontem o Raúl Meireles, "em contenção", eufemismo que significa jogar devagarinho e atrás! Claro que, quando faz isto, fica muito vulnerável a um adversário que não tenha medo e se resolva a atacar! Mesmo quando o Porto ganhou os oito jogos de seguida, fartei-me de dizer aqui que não podia ser assim e que a continuar iam surgir alguns dissabores! Eles aí estão agora! Ontem, estive na Amadora a apoiar, mas o Porto fez uma primeira parte fraquita até ao golo! Depois, jogou bastante bem até cerca de 10 minutos depois do segundo golo e adormeceu! O Estrela nem sequer acreditava muito, mas perante o convite e com a marcação do primeiro, aproveitou! Podes pensar o que quiseres que é direito teu! Mas o culpado não é o Stepanov ou o Helton, mas um treinador demasiado mau para o plantel e para um clube da DIMENSÃO do FC POrto!

Talvez....

seja o cortador de relva ou apanha bolas...n tnh a certeza

Lugar de Postiga é em 4-4-2

O Hélder Postiga, sempre muito agredido pelos adeptos do Porto que não lhe perdoam os golos que falha mas não ligam aos que cria e marca, é um jogador de excelente técnica, que sabe receber a bola de costas para a baliza e guardá-la para a dar aos colegas que entram e que sabe entrar na área em tabelas e dribles. Creio que é um ponta de lança para jogar ao lado de outro ponta, em 4-4-2 ou até ligeiramente atrás dele, mas tem muito mais dificuldades em fazer de avançado centro num 4-3-3 mais parecido com o que Jesualdo Ferreira tem implementado no Porto. Ainda ontem, quando da entrada de Adriano, eu comentava com o meu ocasional companheiro do lado nas bancadas da Amadora que, com o Porto a jogar em 4-4-2, com Quaresma atrás dos pontas de lança e com aposta no contra-ataque, seria muito melhor meter o Hélder Postiga, mais técnico e mais móvel, que um Adriano mais pesadão e mais ponta de lança de área!

Re: Lugar de Postiga é em 4-4-2

Pois estou completamente deacordo contigo! O Postiga é um avançado com características que nenhum outro do nosso plantel possuie é, concerteza, aquele que tem maior capacidade técnica. E, apesar da ideia que a maioria parece ter dele, é um jogador que corre km's num jogo. O principal problema é que falha muitos golos... mas não é o único! Cumprimentos

Re: Lugar de Postiga é em 4-4-2

Desculpa mas o Portiga tem o maior defeito de todos que é ser burro...Não é problema so dele infelizmente há muitos jogadores assim,ontem o Stepanov mostrou que inteligencia não há muita por ali...

Re: Re: Lugar de Postiga é em 4-4-2

Estou a falar do Hélder Postiga que já joga há alguns anos no FC Porto e que me habituei a ver e a conhecer nos seus defeitos e támbém nas suas qualidades! Não sei avaliar assim o grau de inteligência que se mede pelo Q.I. e que não testei, mas sou bem capaz de te dizer que o Postiga é bem capaz de entrar com a bola dominada, de a segurar, talvez como mais nenhum avançado do Porto e que sabe, inclusivé, passar e desmarcar colegas! Isso eu já vi muitas vezes! Que o Hélder Postiga tem limitações ao nível da mente, da sua capacidade de se concentrar e que é um jogador que precisa de ser acarinhado, estou de acordo, mas falta de capacidade técnica ele não tem! Cumprimentos!

Re: Lugar de Postiga é em 4-4-2

« que sabe receber a bola de costas para a baliza e guardá-la para a dar aos colegas que entram e que sabe entrar na área em tabelas e dribles.» De que Postiga estas tu a falar!?

tem mesmo k ser no campo?

entao pode ser de olhos vendados amarrado a bandeirola de canto, todo encolhido para ocupar o minimo espaço possivel.

Um verdadadeiro e moderno "9 e meio"...

A sua melhor oposição é a jogar ao lado ou atrás de um ponta de lança possante, como avançado solto... Um pouco a exemplo do Nuno Gomes, que não é nem um tipico nº9 nem um organizador, ficando ali a meio dessas duas posições, como o autor diz é o que se denomina por posição"9 e meio"("avançado solto/livre" a jogar perto da posição"10" e nas costas da posição"9"). Também João Vieira Pinto sempre actuou melhor nessa posição ou por exemplo Ricardo Sá Pinto, que também rendia mais nessa posição.

Re: Afinal qual o lugar no campo para Postiga?!

O Postiga é um jogador polivalente, ele senta-se no banco à esquerda, à direita, no meio, até mesmo no chão... a polivalência de Postiga não tem limites

Postiga

É um avançado com característica únicas no plantel do FCP. Tem técnica, segura bem a bola e é dono de um potente remate, que lhe sai com facilidade! O ponto fraco é a finalização e o facto de só render quando está motivado! Penso também que é um jogador que rendería mais se pudesse jogar com outro ao lado, em 4-4-2, ou no falso 4-3-3 (com Quaresma a deambular pelas alas e ele e Licha)! E aproveito para recordar que o ano passado fez uma fantástica primeira volta, sem ter realizado a pré-época (talvez por isso a queda na muito fraquinha segunda volta) Em suma, vejo-o como um jogador que ainda vai ser muito útil e que, não sendo indiscutível no 11, é indiscutivelmente um dos 14/15 que acabarão por ser mais utilizados. Cumprimentos