devenish diz: "Jorge Costa, se assinar
pelo Standard Liège, irá certamente acabar a carreira num clube que não o
FC Porto. Teria Pinto da Costa margem de manobra diferente da que utilizou ao
dizer que compreendia o Bicho? Poderia ele interferir nas opções de Adriaanse e
pedir-lhe para colocar a jogar o central? Penso que não, isso não seria
admissível. Deveria J.Costa, que anunciou a sua despedida no final desta
época, manter-se até ao fim, jogando apenas alguns minutos a título de
despedida? Seria uma despedida à moda de João Pinto e Paulinho Santos,
mas não à moda de Fernando Gomes que não se submeteu a isso. Será a
saída de J.Costa benéfica para o balneário do FCP? Que recordações
particulares guardam de J.Costa?"
Tendência dos clubes grandes em Portugal
Enviado por Horto de Incêndio a 30 de Novembro de 2005, às 15:56.Antigamente, existiam as festas de despedida, mas desde à algum tempo, curiosamente com a passagem dos clubes a SAD que isso não se verifica - embora anteriormente já existissem alguns casos.
Muitos deles acabam dispensados, outros acabam simplesmente, sem que o clube que os recolheu por muitos anos, mostre algum reconhecimento.
já cheirava mal
Enviado por Acendalha a 30 de Novembro de 2005, às 15:56.Os jogadores de futebol têm k acabar algum dia...este já deu o k tinha k dar no FCP...foi importante foi sim senhor...mas falando de bola...já passou á história...n é k o Porto tenha grandes centrais porque n têm, mas julgo k está mais k na altura de os fazer, se n jogarem n se fazem...
Agora ter lá o cota no fim de carreira com a mania k é o Maradona dos centrais é k ñ!!!! ou fica e tá calado porque lugar já n tem, ou se ker jogar ( e eu acho muito bem )vai pra um club com menos ambições...
Muitas vezes
Enviado por dpita a 30 de Novembro de 2005, às 15:55.Aliado a isto tudo, um capitão à moda antiga...que põe até os árbitros em sentido...
Quando se fala num jogador com essas características quem não pensa no Jorge Costa?
Certo...
Enviado por Acendalha a 30 de Novembro de 2005, às 16:18.És grande!!!
Enviado por mingos a 30 de Novembro de 2005, às 15:55.Infelizmente tudo na vida tem um desfecho. Em alguns casos esse mesmo desfecho é progressivo e talvez menos doloroso. O deste homem não o foi! No caso do Jorge, há a infelicidade deste ter levado pela frente com alguém de ideias fixas e sem medo de pôr em causa quem na sua opinião não cabe na sua filosofia.
Daí que pense que Jorge Costa a deixar o Porto, o que me parece uma inevitabilidade, naturalmente porá fim a um ciclo da pior forma, saíndo claramente "empurrado".
O Porto em todo este processo, terá ainda tentado demover Jorge Costa, numa tentativa de o manter no balneário, mas a vontade de ainda dar uma perninha terá sido mais forte. Nada há quanto a mim a censurar em todo este processo, nem ao Jorge, nem ao Porto e muito menos a Co Adriaanse o "perpretador" desta situação.
Não discuto a qualidade futebolística de Jorge Costa, apenas afirmarei que tenho pena que a sua utilíssima presença no balneário se vá perder. E assim se encerra um ciclo e se perde um símbolo mor do Porto.
Boa sorte nesta nova aventura!!!
:::::Mingos:::::
Re:És grande!!!
Enviado por Carrico a 30 de Novembro de 2005, às 16:22.Acrescentaria apenas que espero ver o J.Costa voltar ao FC Porto, ainda que não o volte a fazer como jogador!
Quem ultrapassa graves lesões como ele ultrapassou... ultrapassará esta fase sem dificuldades.
Um grande obrigado!!
Re:És grande!!!
Enviado por mingos a 30 de Novembro de 2005, às 16:31.Cumps
Uma saída triste!
Enviado por dragao13 a 30 de Novembro de 2005, às 15:47.Não estou convencido, a julgar pelo que fez no ano anterior, que Jorge Costa ainda fosse capaz de ser titular do FC Porto. Mas daí até aceitar que o técnico diga que é o 5º central do plantel ou que poderá jogar se os outros centrais estiverem indisponíveis vai uma diferença enorme!
Gostaria de ver o "Bicho" integrado nos quadros do FC Porto, depois de terminar a sua carreira futebolística e creio bem que merecia mais que isto.
Talvez que na sexta-feira o Jorge Costa possa descer ao relvado do Dragão para se despedir do público. Será uma boa oportunidade para os adeptos mostrarem a sua gratidão ao capitão e também o que pensam do Co Adriaanse. Merecidamente!
algumas recordações
Enviado por Blue2004Eyes a 30 de Novembro de 2005, às 15:46.-dum jogo em belem onde ele bisou.
-de ter levantado taça uefa e liga campeões com baia lado a lado
-de varios titulos conquistados pelo FCP com ele presente
-de varios jogos onde deu tudo por tudo para levar FCP a bom caminho das vitórias
e muito mais se podia dizer
Museo
Enviado por Acendalha a 30 de Novembro de 2005, às 16:14.Re:algumas recordações
Enviado por B.S.P do Lís a 30 de Novembro de 2005, às 15:54.o grande otábio nunca teve medo do bicho, prova disso é que o capitão até foi obrigado a fugir prá inguelaterra.
É uma pena
Enviado por Roberval a 30 de Novembro de 2005, às 15:44.Keres leva
Enviado por Acendalha a 30 de Novembro de 2005, às 16:10.Grande obrigado
Enviado por Eric_Draven a 01 de Dezembro de 2005, às 01:42.Quanto á minha opinião pessoal acerca da saida, nao posso comentar muito porque nao sei como é que o Jorge Costa estava a lidar internamente (no balneario) com esta situação de nao jogar, mas exteriormente(para a imprensa) sempre foi muito correcto e nunca mostrou má cara por não jogar, apenas alguma insatisfaçao, o que é normal porque qualquer jogador que realmente tenha prazer no que faz gosta de jogar, ainda mais quando se sente tanto a camisola como ele sente.
Era uma força importante dentro do campo e fora do campo, desejo-lhe as maiores das sortes no Standard, quem sabe se daqui a uns meses não estara a festejar o titulo de campeao...da Belgica e a festejar(por fora) o titulo de campeao Portugues...
CUmps
Posso estar enganado...
Enviado por greenlion1906 a 01 de Dezembro de 2005, às 00:00.Jorge Costa não foi "encostado" foi-lhe autenticamente passado atestado de incompetência.
Veremos por alturas da reabertura da feira, em que lugar estará o Porto versão "laranja mecanica" na Liga Betandwin.com, se se mantem a lutar por em Maio vir ao Centro de Estágio do Benfica, disputar o caneco e se continua a dar passeios quinzenais pelo velho continente "a caminho" da cidade Luz ou da sede da Philips...
Jorge Costa
Enviado por Dragaodeparis a 30 de Novembro de 2005, às 22:49.Fico triste por ele não acabar a carreira no FCP. Sairia pela porta grande. Assim mostra ter mais amor ao futebol que ao fcp. Não tira nada a grande admiração que tenho por ele.
Se há coisas em que algo é certo
Enviado por xmc a 30 de Novembro de 2005, às 22:47.Não sei como vai ser a experiencia lá fora, mas uma coisa é certa, sei onde ele vai voltar!
Grande Jorge.És um Senhor.
Notícias na Hora (fictício)
Enviado por migtea a 30 de Novembro de 2005, às 22:35.O treinador do Porto, Co Adriaanse, sabendo da ida iminente do Sr. Porto para o Standard Liége, vai pôr o central a titular na partida com o Sporting da próxima sexta-feira.
Ao que parece, o holandês vai novamente surpreender com mais uma das suas convocatórias, sendo esta a ocasião ideal para Jorge Costa se despedir do FC Porto e dos seus adeptos.
GANDA BICHO
foi sem duvida
Enviado por jm a 30 de Novembro de 2005, às 22:15.Mesmo não sendo do meu clube tenho pena da sua partido, porque acho que merecia acabar em grande no seu clube de sempre! O PC falhou muito, neste caso...
Gomes é finito
Enviado por frommars a 30 de Novembro de 2005, às 22:08."O Gomes é finito".
E la o Gomes foi embora do FCP e foi para o SCP onde nao fez nada de especial e terminou assim a sua carreira no SCP com 34 anos o grande capitao e goleador do FCP.
O Jorge Costa é a mesma coisa.
Para mim e para muitos adeptos do FCP que saibam ver futebol o Jorge Costa`é...FINITO.
Num futebol Português actual
Enviado por Sartor a 30 de Novembro de 2005, às 21:58.O GRANDE CAPITÃO Jorge Costa é um líder porque é um HOMEM no nosso futebol.
A raça que sempre demonstrou, a liderança da equipa, a dedicação, a garra que sempre teve, o espírito guerreiro, a força motivacional dum balneário, o brilhantismo, o carregar a equipa em ombros e defendê-la sempre que foi preciso, o respeito que o mundo do futebol lhe reconhece internacionalmente, etc etc etc.
Jorge Costa faz parte do lote dos GRANDES capitães de equipas Portuguesas de sempre! Eu admiro este homem, porque basta-me ver-lhe o olhar. O fogo do DRAGÃO vive nele e ele vive em nós, PORTISTAS.
Respeito, admiração, carinho, gratidão, ORGULHO é tudo o que sinto por um dos últimos HOMENS do futebol Português.
Nunca serás esquecido, Jorge Capitão.
Decisão muito dificil...
Enviado por vikito a 30 de Novembro de 2005, às 15:44.Posto isso, penso que apesar de dificil o presidente do Porto tomou a atitude certa. Ele ja provou por várias vezes que as decisões do treinador são soberanas ( e Jorge Costa ja tinha sofrido isso na pele no caso braçadeira ), e nao era justo para um símbolo como o capitão portista acabar a carreira na mó de baixo e remetido à impossibilidade de jogar.
De certeza que Pinto da Costa queria manter o Jorge Costa na equipa por toda a mistica que ele carrega consigo, mas ele também percebeu que deixar o jogador acabar contrato sem jogar era uma triste forma de homenagear tudo de bom que o mesmo deu ao clube.
MAS... Como Pinto da Costa nao costuma esquecer os seus, não acredito que isso fica assim. Com certeza que o Jorge Costa nao acabará a carreira no Porto mas ja tem lugar reservado para um cargo qualquer à sua disposiçao... Quem sabe de treinador
Re:Decisão muito dificil...
Enviado por JOMAGO70 a 30 de Novembro de 2005, às 19:15.Ja outros jogadores do Porto passaram pelo mesmo caminho e no entanto em algum dos casos foi feito algo de especial. So recentemente lembro o Paulinho Santos que ate aos oubros foi levado pelos colegas de equipa. Nunca jogou mas tambem nao mostrou insatisfacao por tal.
Ele era a voz de comamdo da equipa por ser veterano, mas nunca veio para os jornais vender postas de pescada. No final o Mourinho ate o deixou jogar e se nao estou em erro ate marcou um golo, foi assim prestada a sua merecida homenagem sem calafrios.
O Jorge Costa unicamente tinha de acatar as ordens do treinador e se calhar no final do campeonato a festa seria bem maior do que a do Paulinho. Assim vai acabar por sair pela porta pequena ja que nao havia necessidade para ele abandonar o clube que ele diz tanto gostar. Fica o Porto a perder por sair um simbolo, mas fica ainda a perder mais o jogador.
Cumps.
O Capuchinho Vermelho
Enviado por Acendalha a 30 de Novembro de 2005, às 16:08.Um verdadeiro PORTISTA
Enviado por NunOXA a 30 de Novembro de 2005, às 19:05.É tramado...
Enviado por Astoria a 30 de Novembro de 2005, às 18:49.Há muitos jogadores com amor à camisola, em Portugal vários, como ele, nenhum :)
Já agora...
Enviado por Astoria a 30 de Novembro de 2005, às 18:50.Este é um daqueles...
Enviado por tarzanyokochy a 30 de Novembro de 2005, às 18:40.Não haveria melhor maneira de transmitir a mística, desde pequenino!
Recordo-me...
Enviado por MantaRay a 30 de Novembro de 2005, às 17:24.Mas se se recordarem, o Weah fez o que fez porque o mesmo Jorge Costa lhe tinha pisado a mão (que ficou fracturada) em Milão na 1ª mão do embate entre as duas equipas...
... quem anda à chuva molha-se!
Re:Recordo-me...
Enviado por dragao13 a 01 de Dezembro de 2005, às 01:32.Peço desculpa se estiver enganado, mas o que escreveste meteu-me nojo! Até por ser uma visão estúpida e deturpada duma história que não era para aqui chamada!
Infelizmente isto está cheio de clubismo doentio!