Porque é que Iturbe não é opção?!? | Relvado

Porque é que Iturbe não é opção?!?

Como é que o meu FC Porto "queima" e "brinca" com o talento dos jogadores desta maneira?
 
Iturbe com Cristian Rodríguez

São estes disparates, que eu não entendo e que sucedem ano após ano na equipa do meu FCP. Porque é que Juan Iturbe, um jogador prodígio, com talento e potencial idêntico ou superior a James Rodriguez, continua sem ser opção? Porque é que a SAD do FCP, ou estrutura técnica, continua a fazer uma má gestão de alguns do seus ativos mais valiosos?

Sinceramente, esta época tem sido um descalabro total, não só a nível da conquista de troféus, como a nível exibicional, e opções técnico-táticas, em que englobo também a seleção de jogadores para as diversas posições.

Como é que se "queima" e "brinca" com o talento dos jogadores desta maneira? Falo obviamente do caso mais gritante de estupidez no FCP, a relegação para terceiro plano de Iturbe, um jovem com capacidades únicas para jogar futebol que não está a ser devidamente aproveitado pela equipa do FCP.

É um erro tremendo continuar a relegar este jogador para o banco, pois se muitos podem alegar que a juventude é sinal de imaturidade, também acho que, por outro lado, se as capacidades deste jogador não são potenciadas na altura devida, para crescer e percorrer um trajeto normal de evolução, tanto apuramento da técnica, como assimilação da cultura futebolística, então estamos perante um esbanjar de recursos e a destruir os atributos de alguém com talento e valor.

Um jogador de futebol vive do jogo, vive das suas exibições. Se não joga, começa a ficar frustrado, com baixa auto-estima, e em casos mais graves a duvidar das suas próprias capacidades. Temo que se continuam a destruir a vida deste grande jogador, mais vale deixarem-no sair para um clube onde jogue com regularidade, ou que seja emprestado.

Acho que o FCP tem aqui um achado, um jogador verdadeiramente precioso e único. Não consigo encontrar motivos válidos para Iturbe não jogar. A juventude? Este jogador, apesar de jovem, já tem alguma experiência, pois é convocado com regularidade para a seleção sub-20 do seu país, já jogou a Taça dos Libertadores pela sua antiga equipa, já tem alguma rodagem.

Esta política de gestão do FCP assusta-me um bocado, às vezes, pois ora funciona muito bem, ora entra em colapso. Devem relembrar-se daquele jogador brasileiro, o Anderson, que passou pelo Porto, outro jogador com grande potencial, que não tardou a ser titular e foi vendido pouco depois ao Manchester United, ou mesmo o próprio James, que não tardou a ser titular, ou a jogar com regularidade. Não sei o que Iturbe tem a menos que estes jogadores, só sei que é um desperdício continuar a mantê-lo no banco.

Enfim, é uma tristeza, e é melhor nem falar de Vítor Pereira, um dos treinadores mais incapazes que passou pelo FCP. A sua falta de liderança e motivação é tão gritante como a sua falta de inteligência. Alguma vez o Djalma é jogador para o FCP? Alguma vez o Defour é superior ao Belluschi ou Guarín? Alguma vez o Maicon faz melhor a lateral que o Fucile ou Sapunaru? Erros atrás de erros, só espero que alguém ponha fim a este "laisser faire laisser passer" absolutamente irresponsável.

FC Porto:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Só tem uma explicação Vitor Pereira

Ele não percebe nada de futebol, por isso é que o porto tem tido uma época frustante. Não existe motivação com este treinador, os adeptos sofrem a ver os jogos no dragão.
Com um plantel de lucho este VP tinha que fazer muito melhor.

Só Iturbe não tem sido utilizado

há de haver alguma explicação.... Maicon, Alex Sandro, James, Danilo, todos têm sido opção, mais ou menos regular.... Se apenas 1 não é, há-de haver alguma resposta (que eu não sei qual é....)

Balneário kiko5575

Fora de brincadeiras, o argentino tem a mania que é estrela e não está a aprender e a aproveitar a oportunidade.
Não percebo a insistência em reclamarem uma oportunidade para o miudo quando ele pouco ou nada mostrou quando lhe foi dada oportunidade, além de não estar a evoluir no Olival como James evoluiu por exemplo.

Os erros referentes à pouca

Os erros referentes à pouca utilização do Iturbe esta época, e da inexistente política de rotação do plantel que permita uma evolução do jovem argentino, não se deve ao Porto enquanto clube, deve-se ao Vítor Pereira. É ele que lidera a equipa técnica, é ele o treinador, é ele quem escolhe quem joga ou não.

O ano passado, quando a mim, Villas Boas fez uma gestão de James Rodríguez exemplar, procedendo a uma utilização do colombiano que ia aumentando progressivamente, de forma a ele ter tempo para se adaptar tanto à equipa como ao estilo europeu, e para se aperfeiçoar tecnica e tacticamente. De tal forma, que no final da época já era comum o James ser titular e o Varela não. Sinceramente, penso que o James rende muito bem a jogar na ala, mas é a jogar numa fase mais central do terreno que ele atinge o seu potencial máximo.
Quanto a mim, quando o James joga nos limites da área, numa zona que lhe permite dar uso à sua rapidez de execução de movimentos, à sua velocidade, ao seu drible e à sua capacidade técnica, é quando joga melhor. Fazendo um paralelo ao nível da zona do terreno, o James joga melhor na zona de terreno onde é comum vermos o Messi a jogar no Barça.

O Iturbe é um jogador cujo potencial é reconhecido, e já se deveria ter dado mais tempo de jogo ao Iturbe. Ele tem de ter utilização competitiva, não é nos treinos que se tornará um elemento a considerar para o onze titular.