E porque não o renascimento da Taça das Taças? | Relvado

E porque não o renascimento da Taça das Taças?

As regras das competições europeias perderam alguma lógica e justiça.
 
Liga Europa, troféu

Há uns anos, a antiga Taça dos Campeões Europeus era apenas jogada com os clubes vencedores dos campeonatos dos diversos países europeus. Tinhamos também a Taça das Taças, para os vencedores das Taças de cada país. Estas eram as duas maiores competições a nível europeu, que davam acesso à final da Supertaça europeia. Ou seja, a Taça dos Campeões Europeus e a Taça dos Vencedores das Taças. Isto sim, era o mais lógico na minha opinião.

A Taça UEFA era a competição que não tinha tanto prestígio, comparado com as outras duas provas. Já que era a competição em que os clubes participantes nada tinham ganho. Mas não deixava de ser uma competição em que participavam grandes equipas, visto que na Taça dos Campeões europeus apenas ia uma equipa por cada país.

Atualmente, com o alargamento da atual Liga dos Campeões, a atual Liga Europa acabou por empobrecer face a esse facto. Terá lógica uma competição que é considerada por muitos a 2.ª divisão da Europa colocar uma equipa na final da Supertaça europeia? Que eu saiba, as finais das supertaças nacionais não são jogadas entre o vencedor do campeonato da 1.ª divisão e o vencedor da 2.ª divisão...

Por exemplo: quantas taças europeias tem o Atlético de Madrid desde há 10 anos? E quantas taças europeias tem o Real Madrid precisamente nos últimos 10 anos? E nesse espaço de tempo, quantos campeonatos ganhou o Atlético de Madrid e o Real Madrid? Quantas vezes estes dois clubes de Madrid passaram a fase de grupos da Champions? Não haverá uma certa injustiça pelo facto de uma equipa que passa a fase de grupos da Champions, mesmo que seja eliminada mais tarde, não tenha a possibilidade de ganhar uma prova europeia, ao contrário das equipas que ficam em 3.º lugar nos seus respetivos grupos? E mais, têm a possibilidade de ganhar duas: a Liga Europa, e consequentemente a Supertaça Europeia. Na minha opinião, não faz sentido.

O que deveria acontecer era o regresso da Taça das Taças. E, quem sabe, se cada país pudesse acrescentar a Taça da Liga, participariam duas equipas por cada país. Decerto que daria uma interessante competição. E esta sim, seria a prova que daria acesso à final da Supertaça Europeia. Até os próprios clubes que não pudessem lutar pelo título nacional teriam uma maior entrega nas Taças nacionais. E mesmo os que lutam pelo título de campeão nacional não abdicariam das Taças nacionais. Decerto seria mais épico, e valorizava ainda mais essas provas nacionais.

Quem ganhasse o campeonato e uma das taças, jogaria na Liga dos Campeões. Mas se a equipa fosse eliminada até uma determinada fase da Champions, poderia ter uma palavra na Taça das Taças, visto que venceu no ano anterior as duas competições. E quem fosse eliminado da fase de grupos, sem ter ganho nenhuma “dobradinha”, ficava por ali a sua carreira europeia nessa época.

Não quero com isto dizer que a Liga Europa não é uma prova difícil. Claro que é! Por exemplo: em Portugal, só por 5 vezes equipas portuguesas chegaram à final. E só uma equipa a conseguiu vencer por duas vezes. Só acho que atualmente, e desde há uns anos quando extinguiram a Taça das Taças, as regras das competições europeias perderam alguma lógica e justiça em vários aspetos. Mas como o que vale no futebol é o dinheiro, provavelmente, o atual formato das competições europeias é mais rentável para muitos.

Liga dos Campeões:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Concordo

Para mim também voltava a Taça das Taças. Era uma competição de prestígio e que não percebi a razão de ter desaparecido.

Já agora anteriormente na Taça dos Clubes Campeões europeus podia haver 2 equipas do mesmo país, bastava que por exemplo o Real Madrid ganhasse a Taça e o Barcelona fosse o campeão espanhol. Desta maneira na seguinte edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus estariam as duas equipas (isto aconteceu e daí dado o exemplo)

Bom artigo

Espera lá, tu és adepto do clube que este ano não vai às

competições europeias? EHEHEHE

Segundo o vosso site o Seportinga CP é o terceiro clube europeu com mais presenças nas competições europeias, apenas ultrapassado por Real Madrid e Barcelona. Como é que isso é possível se só a nível nacional estão atrás de SL Fifica e FC Porco? EHEHEHE Não foi o Godinho que disse que eram o único clube português a nunca ter falhado uma presença numa competição europeia? Então e em 1976-1977, por exemplo? E por ironia do destino, um ano após o Godinho ter dito isso voltariam a falhar a presença numa! EHEHEHEHE

E mais, desde quando é que a Supertaça da UEFA (e não Supertaça Europeia como tu erradamente lhe chamas) é uma final (a mesma coisa é válida para a Supertaça nacional)? Quantos jogos é que tem essa "competição" (escrevi "competição" entre aspas visto que na minha opinião nem sequer devia ser considerada como tal, visto que só é disputada por uma equipa e só tem um jogo) para além desse que tu apelidas de final? EHEHEHE

Espera lá, estás a criticar o facto de a Liga Europa existir quando é a competição a que tens mais probabilidades de ir? Mas tu és burro ou quê? Será que se fosses nascido na altura em que venceram a Taça das Taças (presumo que sejas um puto) e tivesses consciência serias da opinião de que a Taça das Taças não devia existir, existindo apenas a Taça dos Campeões Europeus? Ou serias apenas dessa opinião quando o teu clube disputasse a Taça dos Campeões Europeus? EHEHEHE

Em Porcogal só por 5 vezes as equipas portugueses chegaram à final da Liga Europa? O quê? Eu só sei de 3 vezes: FC Porco e SC Caga na época 2010-2011 e SL Fifica na época passada. E dito isto já nem é preciso dizer que estás errado quando disseste que só uma equipa portuguesa a conseguiu ganhar por duas vezes! Só dás calinadas, pá! Até o SC Caga foi à final da Liga Europa e o teu clube não foi (e também foi a uma final europeia e ganhou um título europeu mais recentemente que o teu clube)! EHEHEHEHEHEH Não tens vergonha?

A Taça dos Campeões Europeus era apenas jogada com os clubes vencedores dos campeonatos europeus? Então por que é que o teu clube a disputou na época 1955-56 quando o SL Fifica foi campeão na época anterior? A Rússia também não é um país asiático? Então por que é que disseste que só participavam nessa competição os vencedores dos campenatos europeus? EHEHEHE

Muitos comentadores achavam que a Taça das Taças, apesar de ser mais prestigiante que a Taça UEFA, era a competição mais fácil de vencer das 3.

Enfim, se fosses tu a decidir os moldes das competições da UEFA queria ver a bela merda que farias! EHEHEHE

*

Quantos jogos é que tem essa "competição" (escrevi "competição" entre aspas visto que na minha opinião nem sequer devia ser considerada como tal, visto que só é disputada por duas equipas e só tem um jogo).

Tu outra vez aqui?? Vai

Tu outra vez aqui??

Vai dormir fedelho neto já são horas de fazeres teu ó ó..

Ve se te calas antes que te foda

Meu, quem és tu?

Outra vez aqui? É a primeira vez que eu comento aqui ó zarolho! Sabes lá se eu sou um fedelho pá! Neto? Se calhar tu tens idade para ser meu neto! EHEHEH

Já são horas de eu ir dormir? E horas de tu ires dormir? Antes que tu me fodas? Estou cheio de medo de ti ó parolo!

Olhem-me este, mete conversa comigo e depois ainda diz para me calar. EHEHEHE Para quem só diz merda tu é que devias estar calado!

Está avisado!!!!

Está avisado!!!!

Eu?

Não serás antes tu? EHEHEH

Que patetice ...

... onde é que já se viu considerar a taça das taças mais importante que a taça uefa. Isto só mesmo na cabeçita de um réptil, com saudades do MTK de Budapeste.

A taça das taças estava carregada sempre de clubes que militavam na segunda divisão ou que eram do fundo da tabela por serem finalistas vencidos. Era sem dúvida a competição mais fácil de ganhar das 3!

Classificação do artigo: Medíocre!

Patetice deve ser a tua inteligencia

A taça das taças sim, era mais importante que a Taça UEFA. Como o autor referiu e bem, era a prova que dava acesso à final da super taça. Para além de que a taça UEFA era para equipas que nada ganhavam. Não te parece lógico avaliador de artigos cá do sitio?????

Clubes que a venceram como Atlético Madrid, Tottenham Hotspur, Bayern Munique, Milan, Manchester City, Chelsea, Barcelona, Valencia, Juventus, Manchester United, Parma ( este era um grande na época em Itália ), Arsenal, Chelsea, Lazio devem ser equipas de 2º divisão. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_dos_Clubes_Vencedores_de_Ta%C3%A7as

E já agora, o Sporting deu 5 ao M.united de Charlton e best. Os mesmo mesmo numero, com que o United ganhou ao SLB nessa década. E mais tarde viriam a perder por 4 na final da taça dos campeões.

Só mesmo um balde de merda em cima da cabeça de gajos como tu, para deixarem de fazer figurinhas tristes...

Tanta indignação e insulto ...

... para depois saírem essas belas pérolas.

Ou seja, a taça das taças era mais importante porque sim. E o único argumento que sustenta esta tese genial é clubes como "...Atlético Madrid, Tottenham Hotspur, Bayern Munique, Milan, Manchester City, Chelsea, Barcelona, Valencia, Juventus, Manchester United, Parma ( este era um grande na época em Itália ), Arsenal, Chelsea, Lazio...". Foi pena este génio do comentário não ter mencionado colossos europeus que foram finalistas vencidos tais como: MTK Budapeste, Górnik Zabrze, Ferencváros, Áustria Viena, Fortuna Düsseldorf, Carl Zeiss Jena, Standard Liège, Rapid Viena, Lokomotive Leipzig, Royal Antuérpia e Real Mallorca! Ui, que competição!

Parabéns por terem ganho 5-0 ao man united em 63, e por nós termos levado 5 em casa. É uma vitória estrondosa da vossa parte!

Ainda bem que tu sabes o que é fazer figuras alegres!

passa bem!

Então se formos por ai

a taça dos campeões também era uma merda! Já que clubes como o estrela vermelha, o notingam de forest ( este anda actualmente desaparecido por Inglaterra) Aston villa, Hamburgo, Steau de burareste, a ganharam.

E já que tiveram finalistas vencidos como Stade de reims, Eintracht Frankfurt, fiorentina, partizan, Panathinaikos, Leeds United, Saint-Étienne, Borussia Mönchengladbach, Club Brugge, Malmö FF.

Só que na época, esses clubes eram fortes.

Não sei que espécime é que tu te julgas. Já tenho reparado que há gajos aqui que já te tratam pelo avaliador de artigos. Chega a um ponto que até se torna irritante ver um gajo armado em intelectual atrás do PC. LOOOOL

PAH!

William, não ligues ao Caniche ele é mesmo assim.......... Só começou a escrever com esse nick pouco depois de ter festejado na Madeira e "PERDIDO tudo aos 92"......... LOL Olha só o que ele pediu quando ainda escrevia com o nick original:

--------------------------------------------------------------------------
Alguém que me arranje uma caixa de "rennie"...
Enviado por Caniggia a 07 de Maio de 2013, às 10:07.
[0 pts.]
... o meu stock já acabou e a azia não passa!
--------------------------------------------------------------------------

A tua irritação ...

... deve-se ao facto de seres anulado facilmente, pois tens um argumentário fraco, para não dizer inexistente. E como sempre artistas da tua índole têm que recorrer à linguagem corriqueira como arma de arremesso!

A título de exemplo gostaria de saber quando é que clubes como MTK Budapeste, Górnik Zabrze, Ferencváros, Carl Zeiss Jena, Lokomotive Leipzig ou Royal Antuérpia foram clubes fortes a nível europeu.

Enfim...

Antes de pensar na taça das taças

pensava em fortalecer a taça uefa ou liga Europa. Como está não faz sentido nenhum....

A champions acaba por estar limitada aos países grandes não dando hipóteses aos outros... Tirava vagas aos países, os 4 primeiros do ranking levavam 3 em vez de 4, e assim sucessivamente e punha mais países na Champions, para assim terem hipóteses de evoluir. cada vez mais a Champions é para um restrito de países/ clubes, que cada vez mais criam um fosso maior para os restantes.
os que não iam à champions passavam para a liga europa, com melhores clubes e mais competitividade poderiam ter muito mais receitas televisivas e distribuir mais prémios tornando-a numa competição mais apelativa.
A taça das taças sempre foi um parente pobre, volta e meia iam equipas sem sentido nenhum, por mim continua morta

essa ideia é boa... Aqui à

essa ideia é boa...

Aqui à tempo li uma merda dum gajo ingles sobre o fim da liga europa, e a champions passava a ter 64 equipas, divididas em 16 grupos, que sugeria que as datas da Champions não batessem com as da Liga Europa...

o que o "Bife" sugeria era..

- O Campeao Nacional das 8 maiores ligas europeias eram automaticamente apurado para uma fase de 16 equipas, onde as restantes oito equipas eram defendias entre um playoff com os restantes 2º e 3º lugures das 4 maiores ligas. quem nao se apurasse, iria disputar a fase anterior. Esta competição teria lugar a partir de Janeiro.

entre Setembro e janeiro, jogar-se-ia a "Liga Europa" com as restantes 16 equipas que custumam ir à chamoions e as 32 da Liga europa, de forma a apurar 16 equipas, 12 vencedores de Grupo e os 4 melhores primeiros.

Em Janeiro terias 32 equipas, onde até Maio jogariam os 16 Avos, 1/8, 1/4, 1/2 e Final...

64 equipas, uma competição com outra competição dentro da mesma, onde se protegia o campeao nacional de cada Pais, pois só entrava em competição a partir dos 16 Avos de Final.

ha aqui qualquer coisa que me falha, pois li na diagonal e nao otmei atenção, mas agora que vi o teu comentario lembrei-me idsso.

+ 1 pelo comentario pá...

também parece interessante

o unico senão é haver menos jogos "importantes" ou sem os campeões até Janeiro

obrigado

lol, isso foi a mesma coisa

lol, isso foi a mesma coisa que pensei que ando li o Artigo...

O Platini mandava-os logo irem mamar...ficar com um competição sem os 8 campeoes o tempo todo em Prova, apenas ia fazer com que a receita descesse.

Mas esquecendo a vertente financeira da competição, fazia sentido.

A Taça UEFA antiga na minha opinião era mais difícil de ganhar

que a própria Taça dos clubes campeões europeus... porque se na Tcce tinha somente um de cada grande País do futebol, ou seja, só tinha ou o Real ou o Barça não tinha os dois... só tinha Inter, Juventus ou Milan... e em Inglaterra o mesmo, na Taça UEFA tinhas: italianos quase sempre dois dos 3, se ganhasse a Juventus, tinhas que gramar com Inter e Milan, espanhóis terias sempre ou Barça ou Real ainda com Atléticos e os melhores à mistura, ingleses teria sempre Liverpool, Uniteds... ou seja, era uma competição sempre com mais carne...

Agora actualmente, tens a Liga dos campeões com toda a gente e mais alguém que interessa, e a questão principal é se fará sentido manter uma competição como a Liga Europa que neste momento será uma espécie de 2ª divisão, e toda e qualquer taça teria na minha opinião o mesmo significado, porque quando tens Barça, Real, United, Arsenal, Porto, Benfica, Juventus, Milan etc... sempre na mesma competição todos os anos excepto se algo de invulgar acontecer com algum destes colossos, pouco resta para outra qualquer competição...

Mas, é só a minha opinião...

Cpts.