Plantel do Benfica 2013/2014 | Relvado

Plantel do Benfica 2013/2014

A Jorge Jesus foi entregue uma equipa capaz de nos fazer sonhar.
 
Jorge Jesus conversa em treino no Benfica (2013)
slbenfica.pt

Com as saídas ainda possíveis de alguns jogadores e a entrada também de alguns, fica na retina já o 11 base do novo Benfica. Jesus corta as amarras com o ponta de lança fixo e parte para um esquema de rotação permanente na frente de ataque, suportado por um meio-campo coeso e de grande disponibilidade física que permite então aos laterais e inclusive centrais saírem a jogar sem o receio de perder a bola.

Primeiras ilações do plantel:

Artur é o dono da baliza e só se acontecer uma tragédia grega este deverá perder o lugar, porque tanto Mika como Paulo Lopes estão a anos-luz da qualidade de Artur.

Para a lateral direita, o Benfica parte para a nova época com André Almeida, Silvio e Maxi para o lugar, mas não existem muitas duvidas de que André Almeida é cada vez mais uma certeza. Na maneira como interpreta os lances e até na capacidade de sair a jogar é um valor que acrescenta acima de tudo esclarecimento à equipa, permitindo a Sálvio apenas a preocupação de atacar. Sílvio ainda se apresenta algo limitado, as constantes paragens do passado quebraram-lhe o ritmo, por isso parte definitivamente atrasado em relação tanto a Almeida como a Maxi - se bem que, a meu ver, Maxi neste momento fica com a tarefa árdua de mostrar que merece ser titular...

Na lateral esquerda, o Benfica contrata Bruno Cortez para completar o leque de opções, em que já tinha Melgarejo e o polivalente Sílvio. E se Melga foi dono e senhor do lugar na época passada, esta época isso já não será tão certo, pois Cortez, apesar de ainda algum desfasamento do que é a realidade futebolistica europeia, pois no Brasil os laterais são quase apenas complementos ao ataque e na Europa um lateral primeiro que tudo tem de saber defender, e se na hora do surgir para o corte e até mesmo no 1v1 com o avançado o Bruno até é bastante competente, no que diz respeito à movimentação... a história é outra - ainda não tem os timings ajustados e perde por vezes a posição, algo que ainda é possível de retificar por JJ, pois o jogador (nota-se) ainda tenta não errar, mas a realidade dele há dois meses ainda era outra, por isso é natural que ainda haja imensos vícios. Nesta posição, Melga, na minha opinião, perde o lugar para os dois reforços, pois na esquerda Sílvio é mais posicional e acrescenta qualidade de passe, e Melga ainda mostra muita falta de cultura...

No centro da defesa, este ano a qualidade transborda. Luisão e Garay (que a esta hora ainda não tinha saído e continua a fazer parte do plantel) são os naturalmente escolhidos. Depois existe um grupo de três jogadores cuja qualidade é esclarecedora: Mitrovic é um central imponente, com capacidade física de impor respeito até ao mais "forte" dos avançados. É rápido e esclarecido na hora de cortar a bola e acima de tudo mostra garra e capacidade de liderança; Lisandro é mais um central ao bom estilo da escola argentina, um jogador de enorme requinte técnico para a posição que ocupa em campo, rapidíssimo a ler o jogo e acima de tudo com uma cultura tática acima da média (quase que se pode dizer que é um clone de Garay, tais são as semelhanças); Steven Vitória ainda pouco conseguiu mostrar, mas pelo que se sabe e pelo que se viu, é talvez o jogador mais lento da defesa a seguir a Luisão, mas também é aquele a quem é reconhecido maior capacidade de liderança. Fica-se a aguardar novo teste para se descortinar a valia deste jogador no plantel benfiquista; Jardel, apesar de ter qualidade, acaba por se ver em maus lençóis pois não tem nada que lhe valha quando em comparação com os que foram contratados.

No meio-campo defensivo e centro subsiste a duvida: Matic fica ou não? Mas à hora a que escrevo ele ainda se mantém, e como o jogador mostrou total interesse em se manter mais uma época de águia ao peito, é lógico pensar-se que não irá sair. Como tal, o Benfica passará a contar com um meio-campo muitíssimo competente, onde Matic e Enzo são donos e senhores dos seus lugares, mas com André Gomes e Ruben Amorim ou até mesmo Almeida prontos para intervir caso necessário.

No meio-campo de ataque, não existem duvidas: Djuricic apresenta argumentos quanto baste para ser o tal "9,5" de que JJ fala. É um jogador que faz a bola correr e tem noções de baliza, sabe construir mas também sabe finalizar e acima de tudo é um jogador que tem um critério de passe que encaixa nesta equipa como umo uma luva; depois temos um contingente de jogadores para esta posição que permitem ao treinador alterar as "peças" e pôr a equipa a funcionar de um modo diferente, mas mantendo o figurino da equipa. Sulejmani, Markovic e Gaitan apresentam argumentos não só para as alas como para jogar nesta posição e acabam por dar uma outra identificação à equipa, mantendo o figurino.

Esta época, a extremo apenas existe um titular quase absoluto, que é o Sálvio, que mostra dia após dia toda a sua qualidade. Depois temos Gaitán, Ola John, Markovic, Sulejmani e Urreta, tudo jogadores diferentes mas todos igualmente úteis e de qualidade acima da média. Curiosamente, todos eles (exceto Ola John) podem atuar nas três posições de ataque do Benfica (Avançado, Extremo, Médio Ofensivo), o que facilita a tarefa do treinador quando tem que mexer na equipa.

Neste momento o setor mais "fraquinho" deste Benfica é mesmo o ataque, que se apresenta apenas e só com Lima e Rodrigo. Nélson Oliveira poderá este ano ter a sorte de que com a saída de Cardozo as portas da primeira equipa se voltem a abrir, mas terá que trabalhar a 200% para merecer uma chamada.

11 Principal: Artur; André Almeida, Luisão, Lisandro, Bruno Cortez; Matic, Enzo, Djuricic, Salvio e Sulejmani; Lima.

Estando ainda as portas abertas para as saídas de jogadores, uma coisa será quase certa: Garay deixará Portugal e tudo indica que Cardozo esteja mesmo por horas. Como tal, existe a possibilidade real de Matic se manter mais uma época, o que para o Benfica significará maior equilíbrio defensivo e capacidade atlética no meio-campo, ainda por cima num ano em que o campeonato se pode decidir na última jornada novamente, e num ano em que a Liga dos Campeões tem a sua final no Estádio da Luz...

A JJ foi entregue uma equipa capaz de nos fazer sonhar, esperemos nós que ele saiba orientar a equipa na busca por esses sonhos...

Benfica:

Comentários [98]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

caro srº pedro

só agora é que vi que é dos lampiões , e só agora é que vi que ainda tem coragem de falar de um treinador que diz que os treinadores de á 30 anos não percebiam nada de futebol , estamos conversado no futuro não é por si é por quem defende ,

tu é que não

percebes um corno de futebol!

A meu ver caro Pedro

Primeiro deixa-me cumprimentar-te pela escrita e pelo optimo esforço de escreves um bom artigo.

Caro Pedro, do meu ponto vista e sem querer discordar ou concordar com o que escreveste, acho que o Benfica tem um plantel desequilibrado.

Primeiro, porque continua sem um defesa lateral esquerdo com competências mini-mas para representar um clube com a grandeza e exigência do Benfica. Não será o B. Cortez, com toda a certeza. Se na maioria dos jogos ele poderá disfarçar as suas fragilidades, já nos que forem a doer será muito complicado esconde-las. Talvez o Melgarejo , durante esta época, possa apresentar-se mais experiente e com mais competências, mas por enquanto será uma incógnita.

No que diz respeito aos Centrais, não tenho a mais pequena dúvida que foram óptimas contratações, mas que pela juventude e pelo tempo de adaptação, poderão ( ou não), não ser para "já". Nesse caso tudo dependerá da saída ou não do Garay ( que julgo, ser mais que certa).

Na lateral direita, não tenho nada a dizer. É actualmente o clube com mais e melhores soluções para essa posição.

Na posição 6, ficando o Matic, julgo que não teremos problemas, pois o Ruben Amorim, tem capacidade suficiente para lá jogar sempre que necessário. Se o Matic sair, então teremos um problema.

No restante meio campo, julgo que também não tenho nada a dizer. O Enzo está para a curvas e tem os miudos ( André Gomes, André Almeida) e o Ruben Amorim para jogar. Dá para rodar e fazer crescer jogadores.

Nas Alas ( e nunca pensei vir a dizer isto) temos excesso de jogadores. Pode ser um enorme problema. Se o Sálvio é absolutamente fulcral pela qualidade , dinâmica e golos que empresta a equipa, o Sulejmani não terá vindo para aquecer o Banco. Já nem falo do Urreta...que desperdicio de talento.
Na esquerda, mais do mesmo. Se o Gaitan ficar, e tudo indica que sim, terá a concorrência do senhor 8M ( Ola Jonh) e Markovic ( grande talento, proporcional ao seu preço). Ora gerir isto, para um treinador como o JJ, é completamente impossivel. Neste caso, infelizmente, temo o pior.

Na frente, acho que somos, mais uma vez a equipa com mais e melhores soluções, quer o Cardozo fique ou não.
Lima, Cardozo, Rodrigo, Djuricic e Nelson Oliveira ( embora este esteja de saída ), serão mais do que suficientes para atacar os adversários com golos.

Resumindo, gostaria de estar tão confiante como tu mas, pelos motivos anteriormente apresentados, é-me, nesta fase, muito dificil.
Ainda a procissão vai no adro e espero poder dar-te razão, mas tudo dependerá, primeiro da gestão e da aprendizagem do treinador em função dos erros passados, depois da adaptação dos novos jogadores e por fim , mas isso valerá para todos, da regularidade de resultados.

Um bem Haja !

Tb concordo com o Pita ,

Tb concordo com o Pita , primeiro esse sr com letras pequeninas que se chama j.jesus tera muito que aprender, aprender a falar .O Cardoso errou sim publicamente e em frente as cameras mas eu concordo com ele a culpa do Benfica ter perdido tudo foi do J.J sim senhor . Foi pena foi o Cardoso nao se ter lembrado que iria ser afastado e em vez do dedo devia era ter-lhe rebentado era com a cara , perdido por um perdido por mil .
Cardoso vai fazer falta ao Benfica , dos 15 milhoes ja se fala em menos de metade kkkk o benfica ta nos fazendo e rir Sou BENFICA mas força DRAGOES no vosso nao se ve miserias destas . Ou se vende ou nao se vende mas desbarato nunca sr LUIS FILIPE VIEIRA

Eis uma leitura lúcida e

Eis uma leitura lúcida e perspicaz da coisa!

Parabéns!

O Cortez não é lateral

O Cortez não é lateral esquerdo com competências minímas para representar um clube com a grandeza e exigência do Benfica?
Andas muito desfasado da realidade benfiquista.

e tu da

portista. os vossos jogadores são sempre os melhores do mundo, não são?

Estás enganado, o Djavan é

Estás enganado, o Djavan é fortissimo nos processos defensivos!

O Djavan ja fez esquecer o Coentrão, A Bolha não creio que queira enganar os adeptos "enganados", e se eles escreveram, e é a Biblia, eu "acardito"!

Esta época, estão fortes, muitos fortes mesmo, pobres vitimas do rolo compressor!

Estive de férias e como é

Estive de férias e como é óbvio estive a gozá-las, apenas li os jornais desportivos.
Quem teve Shaffer, Peixoto, Sepsi, Jorge Ribeiro, Fábio Faria, Carole, Emerson, Capdevilla, Luisinho, Melgarejo como suplente ou aposta para substituir Fábio Coentrão coloca a fasquia demasiado alta não achas?

estiveste de férias,

estiveste... looool

Na 5º época creio que já

Na 5º época creio que já contrataram "só" 17 laterais esquerdos, li algures por aí, deve ser excessivo tal numero!

Não quero abrir os olhos a

Não quero abrir os olhos a ninguém, aliás, espero que os mantenham fechados por um bom período de tempo.
O Coentrão foi uma adaptação que correu lindamente e apenas porque ocorreu no futebol português.
O Fábio melhorou no Real Madrid mas não seduz os outros grandes clubes europeus.
O Ancelotti não quer livrar-se dele?
Tem 2 defesas esquerdos extremamente ofensivos!
Chega para a liga espanhola e para a liga dos campeões?
Vamos ver como se comporta esse Cortez.

o

hulki também só correu bem cá em portugal.

Nada disso, o benfica não tem

Nada disso, o benfica não tem uma politica desportiva e errática, a culpa é sim dos Proenças, do Platini, ou dos adversários que sempre se transcendem quando jogam com eles. A "hegemonia do benfica" está justificada com essas e outras razões estapafurdias: "O Barça nao fez em Glasgow um jogo sério..." essa até é orinuda da SAD do Benfica, "paineleiro" Cervan, daí nem estranhar os comentários dos demolidores! lol

e

a pérola do binto ao dizer que ia trabalhar para manter o fcp no topo do futebol europeu e para manter sempre os exercícios positivos e depois não passa da fase de grupos da champions e tem prejuízos recorde?

essa merda nao ta trocada

...E que Shaffer saiu para entrar coentrao...

Sepsi, Jorge Ribeiro, Fabio Faria nem vale a pena explicar-te em que fase jogaram no Benfica...

Esta alta esta...

Não percebi.

Não percebi.

Não te canses, ele vai-te

Não te canses, ele vai-te responder e confirmar o que todos vimos:

"O Djavan é superior ao Alex Sandro ou mesmo ao Marcelo..."

E tu confrimas que sim. Eles afinal são os adeptos "enganados", e o curioso da coisa é que gostam! lol

e

vocês que o alexandro é o melhor lateral esquerdo do mundo! lol

Penso que o Shaffer foi

Penso que o Shaffer foi contratado em 2009 para substituto de Coentrão.
Sepsi, Jorge Ribeiro e Fábio Faria não foram para o Benfica para jogar futebol?
Do que ele fala?
Negócios semelhantes ao de Djaniny?

Não, o Shaffer, veio na época

Não, o Shaffer, veio na época 200910 mas foi contratado como lateral esquerdo titular, não resultou e o Coentrão à 7/8ª Jornada foi adaptado!

Mas o demolidor II vai te afirmar que o Shaffer foi contratado a custo 0! lol

Queria dizer suplente de

Queria dizer suplente de Fábio Coentrão e não substituto.
O Fábio Coentrão ainda foi campeão.
Shaffer foi fiasco e Jorge Jesus apostou no português.

?

....Penso que o Shaffer foi contratado em 2009 para substituto de Coentrão....

Ok...LOL

Shaffer contratado para

Shaffer contratado para defesa esquerdo mas a aposta saiu furada e Jorge Jesus arriscou e apostou no Fábio.
Foi isso?
O que tem Sepsi, Fábio Faria e Jorge Ribeiro em comum?

nao....

Nao foi isso...

Shaffer foi contratado em Janeiro de 2009 para vir substituir a saida de Leo, ainda na era de Quique...Jesus nunca gostou de Shaffer...na abertura de mercado despachou-o por emprestimo.

Sepsi, Fábio Faria e Jorge Ribeiro em comum?
- todos eles vieram antes de Coentrao...logo é meio "idiota" dizer : "....Quem teve Shaffer, Peixoto, Sepsi, Jorge Ribeiro, Fábio Faria, Carole, Emerson, Capdevilla, Luisinho, Melgarejo como suplente ou aposta para substituir Fábio Coentrão...

Acho eu...

Como pouco revelas saber

Como pouco revelas saber sobre o benfica, vou dizer quem foram os laterais esquerdos nos ultimos 4 anos de Jesus, e todos eles, foram contratados por Jesus (ou ele deu o seu aval), ou então adaptou (nesse caso Coentrão e Melgarejo).

09/10 Coentrão (adaptado à 7ª/8ªJornada, C Peixoto, Shaffer, e David Luís em 2/3 jogos!

10/11 Coentrão, Peixoto, Carole e David Luís (nos 5-0 no Dragão)!

11/12 Emerson, Capdevilla e Luís Martins!

12/13 Melgarejo, Luisinho e André Almeida (jogos finais)!

Foram poucos em 4 temporadas?! lol

Agora há Djavan! lol

Tudo Certo..

Nao mudo uma virgula....ha exepção do primeiro paragrafo...

Shafer foi contrado quando Leo saiu a meio da epoca, ainda com Quique no Benfica. Benfica compra Shaffer para vir na epoca seguinte.

Nao foi o Jesus que escolheu Shaffer...queres teimar teima...

tu

sabes tudo! e há o macaco hélton baterista!

»Shaffer foi contratado em

»Shaffer foi contratado em Janeiro de 2009 para vir substituir a saida de Leo, ainda na era de Quique...Jesus nunca gostou de Shaffer...na abertura de mercado despachou-o por emprestimo»

O Shaffer, foi contratado em 2009/10 na 1ª época de Jesus (não sei é quem o contratou, mas para pertencer ao plantel JJ deu o aval), e nunca pertenceu ao plantel do benfica em 2008/09 com Quique, aliás, com Quique o lateral esquerdo ou era David Luís ou Jorge Ribeiro (irmão de Maniche).

A habitual defesa de Quique era: Maxi, Luisão e Sidney no eixo, e na esquerda D Luís, defesas suplentes; Miguel Vitor e Jorge Ribeiro, só tinha 6 defesas o plantel do benfica, quando necessário, Katsouranis descia para central, ou Ruben Amorim para lateral direito!

Shaffer veio em Janeiro de 2009?! Desde quando, foi contratação de pré-época em 2009/10, chegou em Julho de 2009!

Tu sabes "montes" de benfica...

Quando Jesus vem para o

Quando Jesus vem para o Benfica, Ja Shaffer, Patric e Keirrinson estavam contratados...

Jesus na primeira com dedo dele traz muita merda, mas shaffer nao foi um deles...