E Pedro Proença ainda é o mau? | Relvado

E Pedro Proença ainda é o mau?

Que poderá Pedro Proença fazer para que consiga que a opinião mude?
 
Pedro Proença, árbitro: foto 02

Pedro Proença é considerado aqui em Portugal como um dos árbitros mais incompetentes da classe. Não pela Associação Nacional de árbitros, que até o elegeu como o árbitro do ano, nem pelos seus pares, e muito menos ainda pelo presidente da arbitragem portuguesa. É considerado um incompetente pelos clubes que arbitra e pelos seus adeptos, sendo que o Benfica, seus adeptos e simpatizantes, e a sua direção nem pintado o podem ver, e Luis Filipe Vieira até já pediu que Proença não arbitre mais jogos dos encarnados.

Em minha opinião, Proença é tudo menos incompetente, é até um excelente arbitro, só que não lida bem com a pressão e deixa-se levar pelo excesso de zelo. Nos jogos com o Benfica, e porque ele assumiu, seja verdade ou não, que é benfiquista desde pequenino, a vontade é tanta de não errar para que não digam que beneficia o seu clube que... acaba por o prejudicar. Já nos jogos em que entra o FCP, é o mesmo mas ao contrário, a vontade é tanta de não prejudicar os portistas para que não digam que o faz de propósito que acaba... por os beneficiar. E erros assim levam ao assumir por parte do pessoal que ele é incompetente, o que é uma falácia.

Já a UEFA e a FIFA e os organismos que regem os árbitros têm uma opinião bem diferente, de tal forma que o consideram como um dos melhores árbitros internacionais. Sendo assim, Proença conseguiu uma proeza de que muito poucos árbitros por esse mundo fora se podem ufanar, e principalmente que é o português primeiro de sempre a fazer e a conseguir: ser nomeado para as finais das maiores e mais prestigiantes provas do calendário europeu no mesmo ano e com um intervalo de um mês, como o foi para a Liga dos Campeões, onde fez um excelente trabalho, e para a final do Europeu de seleções. É obra, sendo que foi depois considerado o melhor árbitro do mundo nesse ano.

Já pararam para imaginar, sem falar no que ganha financeiramente, o capital de prestígio que Proença angaria e, por arrasto, que a arbitragem portuguesa ganha? E este ano já está escalado para arbitrar no Mundial do Brasil.

Considerado mais competente do que isto não há, ou estou enganado? E logo na altura em que a Liga aprovou que podem vir a arbitrar jogos portugueses árbitros estrangeiros. Só mesmo de gargalhada.

Como vai ser daqui em diante? Cá no burgo será que vão continuar a considerar Pedro Proença um incompetente ou vão abrir os olhos, ver o que realmente se passa com o homem, e dar-lhe o devido desconto?

Em minha opinião, e pelo que vou continuando a ler por aqui, acho que não. Os portugueses são mesmo assim. E principalmente benfiquistas e portistas não mudam e a opinião será sempre a mesma: Proença não presta e mais nada. Que poderá Pedro Proença fazer para que consiga que a opinião mude?

Benfica:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

proenca nao é mau arbitro,

proenca nao é mau arbitro, sabe apitar bem e já o provou, a grande lacuna dele é estar corrompido pelo fcp

Guru, E qual a tua opinião

Guru,

E qual a tua opinião sobre os "Proenças" da SAD do Benfica?

Houve mérito do FC Porto nos 2 ultimos Campeonatos conquistados? Demérito e incompetencia do Benfica? Ou talvez tivesse havido uma "tosta mistica"?

Lembraste quando o teu Presi_mente partiu para o Brasil após festejar o 33 nos Barreiros? Claro, foi tratar da "vidinha" o Benfica não é, nunca foi a prioridade do sócio da década do FC Porto, e já nem viu o empate do Estoril na Luz. Será que o Presidente mais titulado do Mundo faria tal?

a minha opiniao esta patente

a minha opiniao esta patente em varios comentarios. o insucesso do benfica nao esta so na corrupcao do teu clube. Ha muito erro apontado e faço sempre questao de o mostrar.
Agora nao é por o benfica cometer erros, que se calhar sao tantos quantos o da direcao "perfeita" que legitima que andem a roubar.

Se começar a assinalar GP

Se começar a assinalar GP providenciais nos descontos de um jogo dificil!

Se superar o record Mundial de 3 GP assinaladas em 11 minutos!

Se não assinalar 3 GP a penalizar o Benfica, tal como o Capela no Benfica Sporting!

Se o fizer, arrisca-se a ser consideardo pelos adeptos "enganados"!

Na temporada passada, Proença foi aliás muito duro para o Benfica e particular/ para o Cardozo!

Pois bem, na Madeira, Cardozo após pontapear um adversário foi expulso, de seguida, não satisfeito agarrou a camisola ao Proença. Isto é, em pleno Tribunal para os adeptos "enganados" é normal após a leitura da condenação o condenado agarrar a Toga ao Juíz, tal serve de atenuante!

Marçal, o jogador do Nacional que levou o pontapé de Cardozo, viu o 2º amarelo e foi expulso, levou 1 jogo de castigo, Cardozo, após agressão a adversário foi expulso directamente, de seguida o acto grosseiro para com o árbitro foi punido com 1 jogo, tal como Marçal. Lá está o Proença foi duro com Cardozo e com o Benfica!

Não, nada disso, o Benfica tem e terá sempre de ter regras e regulamentos diferentes dos demais.

Para finalizar, o Paixão que foi despromovido dos quadros da UEFA, é talvez o melhor árbitro Português, pelo menos para o Benfica, em 19 jornadas apitou "só" 3 jogos do Benfica, mas vai voltar ainda esta temporada...

Lindo

Como desde que o Porto perdeu na luz tu começaste com o discurso dos favorecimentos... Não sei o que será mais triste, alguém com um telhado de vidro a atirar pedras como tu ou essa táctica a la Vitor Pereira de antecipadamente justificar o fracasso desportivo, não vá o diabo tecê-las.

»ou essa táctica a la Vitor

»ou essa táctica a la Vitor Pereira de antecipadamente justificar o fracasso desportivo, não vá o diabo tecê-las.»

Aqui está uma opinião que converge com a minha. O "adjunto" Vítor Pereira tácticamente tinha limitações e de vária ordem, no confronto directo com o "Doutor do povo" e para o Campeonato, VP empatou 2 jogos, e "só" ganhou 2, em 2 Campeonatos "só" ganhou esses mesmos 2 Campeonatos. Todavia, não foi o unico Treinador do FC Porto Bi-Campeão, juntou-se a Pedroto, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Robson, Oliveira e Mourinho, nem entendo, ninguem entende como a manifesta incompetencia do "adjunto" pode co-habitar com nomes como Pedroto, Artur Jorge, Robson ou Mourinho no galarim de Bi- Campeões do FC Porto.

Foi estranha, inusitada a forma como o "adjunto" justificou durante 2 anos tamanho fracasso desportivo que acumulou no FC Porto, subscrevo!

Pois,

Pereira é um sobrenome de raízes toponímicas, tirado da Quinta e Couto desta designação, sendo a família que o adaptou oriunda de uma linhagem de remotas e nobres origens. Segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, o ramo primogenito dos Pereiras originou a Casa dos Senhores e Condes da Feira, enquanto o segundo filho, com duas bastardas, originou o Condestável D. Nuno Álvares Pereira (S. Nuno de Santa Maria), pelo que o seu sangue veio a misturar-se com o de todas as famílias reais europeias.
Os Pereiras distribuiram-se geograficamente em Portugal principalmente nas localidades de Portalegre, Lisboa e Estremadura; no Brasil, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; em Angola, Luanda; e na Índia, em Goa.

Subscrevo que Pereira é um nome que existe um pouco por todo o mundo, subscrevo!

a informação acima foi retirada da wikipedia... viste o que se passou?

O Proença é como muitos

O Proença é como muitos outros que sobem porque têm padrinhos que os vão comprando quando ainda são novinhos. Cá dentro é incompetente com o Benfica e também com o Sporting, lá fora é o melhor do Mundo.

Simples.

Bom árbitro

Olha que naquele lance na grande área do Benfica

com Cardozo não foi bem assim... mas, ok... árbitros não é a minha praia, esqueço-me rápido dos lances, e só me lembro de dois ou três lances, pe. uma vez vi, um vídeo feito por um portista, que parecia que o campeonato de 2010 tinha sido uma roubalheira pegada em desfavor do Porto, com todos os lances que favoreceram o Benifca e prejudicaram o Porto... o futebol é aquilo que nós quisermos que seja, apresentando-o assim.. eu posso fazer dum jogador banal, grande jogador... dum bom árbitro, mau... dum mau árbitro, bom... dum clube + favorecido pela arbitragens, roubado... dum clube prejudicado, beneficiado... dum sistema tático, aquilo que ele não é... ou seja, pegando no que nos interessa, tudo pode ser tudo...

Com isto dito, eu não gosto muito do de Proença não porque beneficie este ou aquele, mas porque simplesmente acho que é mais um daqueles árbitros que apitam para si e não para o futebol, ou seja, cumprem as regras ao pormenor, marimbando-se nas paragens que esse estilo provocará ao futebol jogado, ao espetáculo, aos espectadores, etc... porque ele está ali não para haver um grande jogo, mas para fazer uma arbitragem sem erros, para ter grande nota...

Por isso, e apesar de ter arbitragens muito fracas por causa desse mesmo esforço para arbitrar para o futebol e não para si, para mim, Pedro Henriques foi o melhor árbitro português que já vi... ou dos que tenha dado por ele, porque realmente não ligo muito a arbitragem...

same here

"árbitros não é a minha praia, esqueço-me rápido dos lances"

e é bem verdade, " pegando no que nos interessa, tudo pode ser tudo" :)