'O Palhaço' | Relvado

'O Palhaço'

O palhaço hoje falha premeditadamente. Falha porque lhe dá prazer. Falha porque lhe pedem. Falha por
 
Árbitros
David Madison/Getty Images

Antigamente, não muito porque a minha escassa idade não o permite, o árbitro era isso mesmo, um árbitro. Era um ser apático e tímido que tentava ficar a margem de tudo que não fizesse parte das suas tarefas. Julgar, sentenciar, avaliar, eram estas as suas tarefas. Tinha a obrigação de tomar estas decisões em segundos, o que fez desde cedo sobressair a sua capacidade fora de comum de tomar decisões. O que por si só devia ser um motivo de respeito por parte dos outros seres humanos. Mas ao mesmo tempo, era com alguma estranheza que se via este ser correr humildemente atrás de uma bola de forma a atuar quando assim tivesse de ser. Chegava a ser doloroso vê-lo, para cima e para baixo com apito sempre na boca, pronto a atuar. Desde logo percebeu-se a sua importância para a modalidade. Arbitro, o juiz da partida. O senhor do apito. Era assim conhecido.

Mas, com o passar do tempo, este ser humilde, comovente, e apaixonado pela profissão, deixou de ser isto tudo e passou a ser um autêntico palhaço. Um palhaço que tem no apito a sua arma mais temível. Um palhaço que em concubinagem prega partidas capaz de levar qualquer um ao seu estado de sanidade mental quase nula. Um palhaço que sem pudor algum, rebaixa assim qualquer estádio de futebol à uma espécie de caravana de malabaristas. E chega a fazer de mim, um indivíduo que nem tão pouco gosta de circos, num apaixonado por essa malta de nariz vermelho. Um palhaço que já tem nos seus 3 amigos (contado, obviamente com aquele que levanta as placas) parceiros suficientes para as malandragens, mas mesmo assim ouve quem optasse por oferecer-lhe mais dois. O que fazem, ninguém sabe ao certo. Dizem que são palhaços de baliza. Um palhaço que tem acessórios de comunicação para comunicar com os amigos no decorrer do jogo. Também há quem queira dar-lhe televisões, para que possa errar menos. Não fosse errar ser algo comum entre os humanos.

Mas vejamos, hoje em dia os árbitros ou palhaços, como quiserem, são sujeitos qualificados, que entendem de futebol, bem colocados socialmente, com cargos dignos de ser desfilado na praça pública. Um árbitro, hoje, é um juiz, um advogado, um general. Um árbitro é inteligente, perspicaz, rígido e implacável. Se não é, devia ser.
Mas deixando-se engolir pela máfia em que se transformou o futebol, o árbitro é, como não podia deixar de ser, um mafioso. Ou seja, é um palhaço mafioso. O ser que outrora fora tímido, hoje é tudo menos isso. É um ser sedento de atenção, e com uma capacitação de prejuízo perturbante.

Perante dezenas ou milhares de pessoas, o palhaço ataca sem medo algum. Sem medo das consequências, que verdade seja dita não existem. O palhaço faz dos apitos e cartões as suas principais armas. Nunca ele, o palhaço, foi tão sedento de atenção como hoje. Nunca foi tão cobarde para não assumir os seus atos como hoje. Nunca foi tão doentio, perverso e faccioso como hoje. Nunca ele foi um palhaço mafioso como hoje.

O palhaço hoje falha premeditadamente. Falha porque lhe dá prazer. Falha porque lhe pedem. Falha porque deve um favor a alguém. Falha porque, depois será muito bem recompensado por isso. Falha, ainda, porque, há leite, porque há café, há luvas brancas, há apitos que não são dourados, mas são apitos. Enfim… Falha porque simplesmente errar é humano. Mesmo sendo ele, por vezes, um desumano infeliz.

O Palhaço é sócio do Benfica, Sporting, Arsenal, Porto, Marítimo, Guimarães, Barcelona, Flamengo, o palhaço é tudo, menos aquilo que lhe compete ser: Árbitro de futebol.

E uma coisa é certa, se um cronista apenas critica ao sabor da maré - como já ouvi por aí -, um árbitro atua ao sabor do interesse. O importante é ganhar, não interessa como. O palhaço é uma urge de malandragem. É um devasso. Que por mais que possa infringir sairá sempre impune. Porque o palhaço é imune. Chega por vezes a fingir a bondade que não possui. Quando no fundo tem a sensibilidade para ver o mar a arder. Num português fácil, o palhaço ou árbitro é um: cretino!

diversos:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um alerta à edição!

A qualidade de muitos artigos que aparecem aqui pelo relvado tem vindo, cada vez mais, a deixar muito a desejar, fruto, a meu ver, da exagerada pontuação que lhes está reservada. Contudo, este, está abaixo de tudo o que vi até hoje, apesar de nem estar escrito em mau português. Na realidade, este "pseudo-artigo" não passa de um chorrilho de insultos aos árbitros sem qualquer prova do que afirma tornando-os assim completamente gratuitos e demonstrando, acima de tudo, a falta de educação do autor e de quem, na edição, publicou isto. O autor afirma-se jovem mas o problema não está em ser jovem mas em não terem, os seus pais, dado a educação necessária para perceber que, jovem ou não, quem quer ser respeitado tem de começar por respeitar os outros.
Creio que, acima de tudo, uma coisa destas deve merecer a responsabilização criminal do autor e da edição deste espaço que seleccionou este escrito para o site. Não é correcto que, a coberto do anonimato de um site e de um nick, alguém possa publicar uma porcaria destas e ficar impune tal como quem a seleccionou para aparecer. Não me parece aceitável que um site que se pretende sério e informativo, que até faz publicidade na TV, possa publicar um escrito destes sem assumir as consequências dos seus actos junto com o autor.
Porque sou hoje, como sempre fui, a favor da responsabilização dos actos de quem os pratica, além de lamentar profundamente o abandalhamento da edição deste espaço, não deixarei de fazer chegar isto a quem possa pedir responsabilidades, ou seja, aos árbitros através da sua associação.

Um alerta à estupidez

O Senhor que fala de 'pseudo-artigo' e o intitula de 'chorrilho de insultos', e chega a cair no ridículo de afirmar que o mesmo merece 'responsabilização criminal. A si só tenho a dizer, aproveite o sol e vá dar um passeio. é ridículo as coisas que você diz no seu comentário. Eu no artigo só constato o óbvio. Quer mais provas de que existe corrupção no futebol português? Vá ao youtube está a vista de todos. E basta ver os jogos com atenção. Enfim, o país em crise, com pessoas a roubarem, e pessoas a receberem árbitros em casa e você a pedir 'responsabilização criminal' para o autor de um artigo. Um bem haja para si e para os seus, amigo

Não sou seu amigo!

Eu escolho os meus amigos e não sou amigo de quem escreve disparates como este! Não estava à espera que percebesse a enormidade das imbecilidades que escreveu pois se o conseguisse fazer não as teria escrito e, obviamente, não tem educação para tanto!
O meu alerta foi para a edição e eles entenderam-no!
A si, apenas lhe pergunto: tem a certeza que as escutas que conhece (que quiseram que conhecesse) são verdadeiras e todas? E se o forem sabe que só podem ter sido arranjadas, essas sim, por corrupção dos funcionários que a elas tinha acesso ou aí a corrupção já não o incomoda nada? E se forem sabe que a interpretação da fruta apenas foi feita pela Dama Carolina, pessoa de grande nível que ficou demonstrado em Tribunal e em diversas ocasiões que mentia? Nem vale a pena dizer mais!
Mas mesmo que tivesse razão nisso, e acho que nem sabe o que é corrupção, teria direito a insultar todos os árbitros? Ou só o faz porque não passa de um reles covarde que é capaz de dizer grandes coisas atrás dum nick e do anonimato da Internet'
Passe bem!

Advogado de defesa

Para terminar este bate-boca desnecessário ao nível de uma tasca de meia tigela deixa-me só colocar-lhe as seguintes questões: Porquê que de todas as pessoas que leram este artigo você é o único que se insurge com tal veemência ? Por acaso é arbitro e sentiu-se ofendido , ou a carapuça serviu-lhe de tal forma que não podia ficar indiferente ? Você já chamou-me de cobarde, de mal educado e de tudo um pouco. E depois apelida-me de insultar gratuitamente. Mas eu até percebo a sua necessidade de tomar a posição de advogado de defesa dos árbitros, afinal de contas eles que tão bem fazem ao seu clube, e desta feita a si também. Enfim, é bom que ainda haja gente com esse espírito de solidariedade para com o próximo em Portugal. O país agradece. Mas não se faça de virgem ofendida, e nem haja como as crianças dizendo que a culpa é sempre dos outros.
Por fim , chamo-me Carlos Pereira e eu não tenho nada a esconder. Se quiser falar comigo pessoalmente esteja a vontade não se iniba. Amigo!

Diga que sim senhor ao sr palhaço!!

TRIBUNAL DA RELAÇÃO DO PORTO

Poc.Nº 6346708(4)

"António Araújo - Ó sr. presidente... eu... eu... ligaram para mim, a pedir-me... a pedir-me fruta para logo à noite? Posso... posso levar a fruta à vontade?

Pinto da Costa - ... Hum... não é preciso, que já está... já foi mandada.

António Araújo - Não, não é isso. É para... é para dormir.

Pinto da Costa -... Para dorm... mas quem pediu?

António Araújo - O homem que vai ter consigo, de tarde.

Pinto da Costa - ...ahhhhhh. Mas sabe.... o J.P.?

António Araújo - Sim car.... Ele ligou para mim a pedir-me... a pedir-me rebuçado, para logo à noite.

Pinto da Costa - Ahhhh. Sim, sim. Diga que sim senhor."

static.publico.clix.pt/docs/sociedade/acordaorelacaodoporto.pdf

Onde é que estavas no dia 3

Onde é que estavas no dia 3 de Abril de 2011?

lembro-me perfeitamente desse

lembro-me perfeitamente desse caso. Foi um jogo combinado entre Boavista e benfica, para o benfica ganhar.

Não fales do Boavista

Com a boca cheia de merda.

Primeiro tens que a lavar com lixivia. E antes fazer uma vénia.

O Boavista não é um clube de percevejos imundos corruptos. Percebes?

ficaste irritadiça. Triste.

ficaste irritadiça. Triste.

pobre demente...

as leoas da rotunda são de uma moralidade ímpar. ... olha, toma lá:

http://www.youtube.com/watch?v=TJ2AA_hGsIo

Gostava de questionar o

Gostava de questionar o leitor deste artigo se o que fala é por conhecimento próprio, ou são os motivos que o já levaram a ser corrompido.

Estas são temáticas que não domino, e como tal calo-me.

no tempo de humberto coelho

Jornalista a propósito do falecimento do guarda-redes Bento: Humberto Coelho, que episódio guarda de Bento?
H. Coelho: Uma vez, na final da Taça de Portugal, que ganhámos ao Sporting por 1-0, o Bento repõe mal a bola em jogo, há um atraso mal feito e o jogador do Sporting fica isolado para fazer golo. Nisto, eu olho para o fiscal de linha e levanto o braço, e ele a bandeirola para assinalar fora de jogo. Vou ter com o Bento e digo: "Já te safei de mais uma...."

È pá. Generalizas de tal forma...

...que perdes a credebilidade toda.

Nem todos são assim ... palhaços.

Além disso os de antigamente faziam o mesmo, ou pior, do que os de agora. A diferença é que naquela altura não haviam camaras de televisão nos campos a espiolhar tudo e cada lance ao minimo promenor. Sem isso agora eles voltavam a deixar de ser palhaços.

E sei do que falo. Ouvi muitas conversas de corrupção tentada e consumada na Comissão Distrital de Arbitros do Porto em 1974. Portanto...

Mas não eram todos. Como agora não são todos.