Painéis de comentadores dos clubes | Relvado

Painéis de comentadores dos clubes

Análise aos comentadores dos quatro principais programas de discussão futebolística.
 
João Gobern na RTP

Existem quatro principais programas de análise futebolística com painéis de comentadores afetos aos três grandes. Contudo, as suas performances variam substancialmente de programa para programa.

Começando por ordem cronológica semanal, temos o "Trio d'Ataque" na RTPn. Aqui, temos o João Gobern a defender o Benfica. É independente, muito inteligente, tem bom jogo de cintura e não põe o clube acima dos seus valores morais - é dos melhores a defender o Benfica. Pelo Sporting temos Rui Oliveira e Costa, que segue a linha dinástica que tem estado no poder do Sporting. É claramente o elo mais fraco do programa. Pelo FC Porto temos o Miguel Guedes, que tem uma boa retórica, mas segue alinhado com o departamento de comunicação do FC Porto.

Depois vem o "Grandes Adeptos", na Antena 1. Penso que este é o programa onde as forças estão mais equilibradas. Pelo Benfica, temos outro grande comentador, Telmo Correia, que tem muita genica, tem resposta para tudo e bate-se muito bem contra o habitual conluio entre Sporting e FC Porto. Pelo Sporting, temos Jaime Mourão Ferreira, fervoroso adepto, com excelente discurso, defende e enaltece o Sporting até ter forças. Na minha opinião, é o melhor comentador do Sporting. Pelo FC Porto temos outra vez Miguel Guedes, o que não se compreende, causando até alguma desconfiança esta situação.

A seguir vem o "Dia Seguinte" na SIC Notícias. Pelo Benfica temos Rui Gomes da Silva, que é simplesmente o mais fraco comentador do Benfica. Não é persuasivo, põe-se constantemente a jeito para ser dizimado pelos seus oponentes. Esta estação televisiva sempre teve os piores comentadores do Benfica (quem não se lembra da Cinha Jardim?). Pelo Sporting temos o Dias Ferreira, que é muito apagado, apesar de ser uma fera quando fica irritado. Pelo FC Porto, temos o José Guilherme Aguiar, que é sem dúvida o melhor comentador portista, muito hábil, com bom timing de resposta e intervenção, muito seguro.

Por fim, temos o "Prolongamento" na TVI24. Pelo Benfica, temos o Fernando Seara, que apesar de ter intervenções muito interessantes e esclarecedoras, não defende verdadeiramente o Benfica. Os encontros quase secretos com Pinto da Costa também não abonam muito a seu favor no universo benfiquista. Pelo Sporting, temos o Eduardo Barroso, o verdadeiro adepto, de coração ao pé da boca, mas falta-lhe jogo de cintura. Pelo FC Porto temos a estrela do programa, Manuel Serrão. Um verdadeiro entertainer, impossível de levar a sério, mas com ele é possível pôr a clubite de lado e rir um bocado.

Nos programas da SIC Notícias e TVI24, os comentadores estão dispostos da seguinte maneira: FC Porto de um lado, Sporting e Benfica do outro. A única razão plausível para este facto é a localização geográfica dos clubes, porque, no que toca ao resto, os comentadores sportinguistas e portistas juntam-se para atacar o Benfica. Na RTPn os comentadores mudam de posição todas as semanas.

O que acham os relvas destes programas? Acham que os vossos clubes estão bem representados? De quem gostam mais e de quem gostam menos?

Benfica:

Comentários [69]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Canal Q

Têm que ver sacanas sem lei no Canal Q.
Quanto aos outros programas, a defender o Glorioso, são todos uma treta!!! O J.G. quer fazer figura de "imparcial", perante o lírico do Sporting e o "reco" portista, está a baixar na minha cotação.
Na TVI24, o P. da camara não perde uma oportunidade de se promover, deixa o "Surrão" fazer e dizer o que quer, com o cirurgião boca de lavagem.
Quanto há rtp, é uma vergonha aqueles dois pederastas que caem em cima do R. Gomes da Silva.
Aquele fuinha dos recos está a ser posto no lugar pelo R.G. da S., lá vem o lambe-cú do sporting defender a puta ofendida das antas. Só tenho pena que o R.G. da S. se acobarde quando aquele merdas do Dias Ferreira começa a insulta-lo a ele, e ás vezes o Benfica e os Benfiquistas.
O melhor deles todos era o CINEASTA, mas foi-se embora, lutar contra o desmantelamento da RTP!!!
É O TAL SISTEMA A FUNCIONAR!!!
Dos6 da maquiavélica aliança, em abono da verdade, só ruí Oliveira e C. viu o que viram a maioria dos Tugas , ou seja, o penalty sobre o Gaítan, os outros não ... não houve penalty!!!
UMA VERGONHA . Já agora PARABENS ao árbitro pela coragem!

Discordo Nalguns Pontos!!

O guilherme aguiar é o mais BURRO, mau discurso "carago", preso ao passado e apenas sabe daquilo que se passou com ele quando por lá andou. Apenas um burro velho e não o melhor comentador do Fcp. "Fishlips" Guedes , o mais bem preparado e o que esta na makina propagandista, tambem o que mais se espuma de azia e quando falha vai-se abaixo facilmente. O Manuel serrão é o mais Verdadeiro, o mais espetacular.
Rui Oliveira e Costa é um "CRENTE" tao crente que fica cego. Como está ligado a maquina que Desgoverna o SCP é apenas uma espressao da continuidade. Dias Ferreira é outro burro velho na mesma linha do se for AGUIAR nao BEBA. Explode facilmente. Eu sei TUdo parem-me senao eu digo o que sei mas nunca diz nada...de jeito. Eduaro Barroso é um boca rota. Nao tem perfil NENHUM para dirigente. Espero que nao se comporte assim na sua vida profissonal. Trata o Serrao como se fosse um ser inferior, Talvez seja o seu sangue azul dos viscondes de alvalade que lhe dao a ideia de que é NOBRE, e os outros estao um nivel abaixo.É de todos os comentadores o que talvez perceba menos de futebol, do jogo jogado. Rui gomes da Silva é dos piores comentadores do slb. Prejudicou muito o benfica no passado. Mas agora entendo o seu papel e para o papal que tem serve. Já nao é dirigente, logo nao compromete directamente o clube. Destrona facilmente o Dias Ferreira, ataca o Dias Ferreira de tal forma que consegue por os 2 rivals em alvoroco cosntatemente.Joao Goebern o mais imparcial dos comentadores do slb. Fernado Seara politico defende apenas os seu interessses e nao os do Slb.

E que achas de ...

... Telmo Correia?

Nunca via o programa da

Nunca via o programa da Antena 1. Mais um pensamento, já vejo o tempo extra desde os primordios.... e O guru Rui Santos é..............................Sportinguista. Ao contrario de que todos os aziados possam dizer. basta pensar quantas, mas quantas horas ele ja passou a falar das crises do scp.

PAH!

Sim senhor, gostei de ler o artigo......... (sem ironias)
Conseguiste ser "mais ou menos" isento mas dando um toque/opinião pessoal................

Na minha opinião NINGUÉM se aproveita nesse tipo de programas, NINGUÉM!!! Deixei de ver há coisa de 2 anos atrás................ São TODOS pagos para fazer as figurinhas patéticas que podemos presenciar ao Domingo e à 2ª feira. Pior só o comentadeiro RUI "da Coerência" Santos........
O Tarzan da Selva então é do mais doente e faccioso que existe eu acho que ele acredita MESMO no que diz LOL.............. Os outros nota-se que fazem aquele esforço para arranjar polémica e dar audiências ao programa.
Do Gobern não posso falar muito mas pelo que tenho visto é da mesma linha dos restantes..............
O Miguel acho-o o MELHOR comentador com um discurso coerente, mas os exageros estragam tudo...
O Júlio Machado de Vaz não serve para este tipo de programas, é educado demais e não é faccioso........... Ou o mudavam a ele ou mudavam todos os restantes e este tipo de programas passava a discutir realmente FUTEBOL!!! Sim porque 95% do tempo passam a discutir lances de arbitragem com repetições de vídeos em câmara lenta aos quais os árbitros não têm acesso..................

+1

Nem mais. +1

...

... Ele é sarnento
ele não tem talento
seu cérebro
é imune ao fermento
tem gosma em vez de cortex
em lugar de miolos tem cimento
ele não comenta, rabuja
ele é acéfalo e babugento
de quem eu estou a falar?
de Fermento Jumento

Sinceramente, entre

Sinceramente, entre paineleiros, relatadores e analistas desportivos, é atirá-los ao ar e apanhar apenas 2 ou 3.
Ontem, e já depois de várias vezes ter constatado o triste espetáculo que é dado pelos relatadores da tvi, pouco dignos de liga dos campeões, assisti à última pedrada no charco. O Querido Manha, antes do resumo alargado do Milan-Barça (e obviamente depois de saber o resultado), quase que endeusou o Milan e o seu treinador, quando toda a gente sabe que este resultado (embora justo), era muito pouco previsível. Para finalizar, e no mesmo programa da tvi, o Luis Francisco falou durante 1 minuto para dizer que "...Bayern e Juve pareciam certos nos 1/4 e que os outros lugares estavam em aberto...".
A mim me parece, que comentadores deste calibre, são "encomendados" por catálogo numa "loja" qualquer, já devidamente "ensinados", ou para dizer o que o "dono" manda, ou para constatar o óbvio. Volto a repetir, salvam-se 2 ou 3. Um deles, e porque lhe reconheço a inteligência já demonstrada noutras lides, é o Carlos Daniel, um verdadeiro senhor que faz ver aos "iluminados" o que é postura, isenção e conhecimento.

Estou admirado...

...Este artigo foi muito bem conseguido, tema interessante, actual, e cheio de conteúdo...
muitos parabens ,agora só me resta... puxar o "TÒ CLISMO"...

Boa análise

embora discorde em alguns pontos, reconheço que foi uma boa análise...

onde discordo é de Miguel Guedes, que tem defeitos, aliás o que menos gosto nele é aquela defesa do Barcelona e de Messi, que não tinha nada contra se não fosse fundamentalista e quase dogmática...

Em relação ao resto, telmo Correia não gosto muito, penso que percebe pouco da coisa, mas posso estar errado porque já não faço viagens àquela hora para ouvir o programa...

Em relação a Manuel Serrão, como já o disse aqui, sinto por ele aquilo que os benfiquistas devem sentir por RGS, que é vergonha... e aqui faço uma crítica à SIC no tempo em que estava contra o Porto, que mediatizou este senhor mais Pôncio Monteiro, para dar a imagem do Porto como se fossem pessoas sem racionalidade e que só sabiam discutir a falar alto, o que foi claramente propositado e não correspondia à verdade, porque nessa altura, já existiam Guilherme Aguiar, Miguel Sousa Tavares e até Rui Moreira, pessoas que não partilhavam aquela falta de racionalidade e de classe que Pôncio e Manuel Serrão...

...

...os únicos que sempre me dignei ouvir, com conta, peso e medida...foram Rui Moreira e Júlio Machado Vaz.

Homens dignos, sérios, honestos do ponto de vista inteletual e coerentes. Tudo o resto não vale dois centavos...ainda que aprecie o "contra-golpe" do Gobern atualmente... :)

Amigo GVF ...

... lamento informar-te mas o rui moreira levou uma vez uma cópia de notícia de um jornal dos anos 30 a propósito de uma discussão sobre o campeonato de 1939, o nosso rato de biblioteca, Alberto Miguéns, descobriu que aquilo foi uma montagem feita para adequar a notícia aos seus interesses. Isto de honesto não teve nada, já para nem falar de aquele abondono cobarde quando se falou nas escutas

...

...não tenho tendência para julgar as pessoas por um único ato irreflectido, parceiro.

Ninguém é isento de falhas e estou em crer que é uma apreciação que se enquadra também com o Moreira.
Numa avaliação global, sempre o tive como pessoa ídonea e com considerações que se pautavam pelo respeito (não me esqueço, p.ex., de que um dos grandes e primeiros elogios que ouvi à capacidade e qualidade de Jorge Jesus, foi precisamente deste ex-comentador), e muitas vezes o vi a criticar determinadas posturas do FCP.
Não alinha em cartilhas pré-encomendadas e isso, para mim, é sinal de isenção inteletual. Respeito...

E eu respeito esse teu comentário

da mesma forma que tu respeitas os bons comentadores do Porto...

Subscrevo, principalmente em

Subscrevo, principalmente em relação ao Júlio Machado Vaz, como aqui já o disse muitas vezes. Um benfiquista que eu simplesmente adorava ouvir e o meu comentador favorito no programa. Só preciso de dizer que, desde que saiu (...) nunca mais, nem por uma única vez, voltei a por os olhos no dito formato da RTPN...
Curioso, no entanto, aquilo que a sua saída nos poderá dizer - alguns pareciam não apreciar o homem da mesma forma... E aí tu fazes touchet, ainda que inconscientemente, nesse ponto. De facto, parece mais conveniente ter o dito "contra-golpe" do Gobern atualmente...

Gostaste do Machado

Gostaste do Machado Vaz?

Então o que é que achaste desta intervenção dele?

https://www.youtube.com/watch?v=5GUvu65OZ98

Ah, essa é célebre rapaz.. E

Ah, essa é célebre rapaz.. E sabes porquê? Porque ao contrário do resto da manada (até te podia por aqui uma intervenção interessante dele em relação aos "Benfiquistas de Capital do Império", que mudavas já de tom), o homem podia pensar o que pensasse e ter a opinião ou fazer a análise dele, como lhe é devido direito, mas nunca, nunca deixando de ser um senhor enquanto o fazia. Não era carneiro, pensava por si próprio (de certeza que esta opinião a formulou ele e não porque a antena do "Orelhas" lhe entrou pela tola. Isso só acontece aos pobres de espírito... e de massa cinzenta), não era um bruto ignorante e de massa cefálica carcomida pela clubite... dizia o que tinha a dizer, mas com educação, respeito e, acima de tudo, sobriedade de ideias, bom-senso e maturidade.
Fique bem

Não costumo ver esses

Não costumo ver esses programas, mas do que vi do Machado Vaz gostei...mas tantas palavras, tantas palavras e não respondeste à minha pergunta...

Volto a perguntar, o que achaste desta intervenção (isto falando do seu conteúdo)?

Olha e lê bem a minha

Olha e lê bem a minha resposta e verás que, ao contrário do que afirmas, eu já te respondi à tua pergunta. Espero não ter que fazer sublinhados...

...

...já não passo muito cartucho a esse tipo de programas, sinceramente...

Falei do Gobern, porque quando o comando pára no programa lá quando o rei faz anos...não vejo o homem a deixar-se ficar com provocações parvas. E aí destoa de praticamente todos os restantes comentadores benfiquistas, que são, em sincera opinião, somente maus representantes do seu clube.

Sempre gostei do Moreira, porque sempre o tive por pessoa séria, não recusando as tais provocações, mas tendo perfeita consciência de quais mandar, quando mandar e, acima de tudo, como mandar. E nunca o vi a insultar o emblema adversário. Respeito...

Júlio Machado Vaz é um senhor...enquanto inteletual, enquanto académico, enquanto profissional...e enquanto benfiquista. A devida vénia...e muita mágoa por ter saído do painel de comentadores das televisões nacionais. Era claramente um dos dois que davam o toque de decência a este futebol empodrecido...

Apesar de benfiquista (epá,

Apesar de benfiquista (epá, que se há-de fazer? É a linhagem :) ), sempre dava um pouco de orgulhoso toque portuense ao programa. Gosto disso ;]

....

Para "rapazinho" com a cintura dele......o João Gobern tem uma excelente agilidade ;P

Sempre gostei de ouvir o Gobern falar...apesar de às vezes esticar-se um pouco....o Machado Vaz é claramente o mais forte

...

...não deixa que lhe façam farinha. Gosto... :)

Em tempos, até apreciei o Guedes. Parecia-me parvinho...mas isento. Hoje em dia é tudo menos isso. Parece que recebe SMS ao vivo, de forma a poder dizer o máximo possível de diarreia mental...

Não estou a seguir...

Parvinho? LOL Como assim?

...

...já o achava quando o rapaz pensava que era cantor...não fiquei com opinião contrária ao vê-lo como comentador... :)

Figura fraquinha...e discurso de pouco impacto, sem consistência...