Abram alas para o Dérbi! | Relvado

Abram alas para o Dérbi!

Este Benfica-Sporting tem tudo para ser diferente, escreve Pedro Mota na sua crónica semanal no Relv
 

É certo e sabido o que os adeptos pensam de um bom dérbi. São estas as datas que fixamos no calendário do campeonato e pelas quais ansiamos pacientemente. A pouco mais de uma semana do clássico na Luz, os jogos de bastidores já começaram e o ambiente já fervilha junto dos dois clubes. Estes embates mobilizam as massas associativas que estão sedentas em medir forças, dando início a um saudável confronto que começa ainda antes do primeiro chuto dado na bola e se prolonga durante os dias que precedem o final da partida. Velhas rivalidades à flor da pele, servem de desculpa para uns debates acesos sobre todos as nuances do dérbi. Sendo certo que quanto mais intenso for o dérbi mais o seu efeito se prolonga no tempo. Esperemos que o Benfica e o Sporting correspondam em pleno as expectativas criadas e que não caiamos no nulo quezilento que por vezes acontece nestes jogos.

Cada clássico tem a sua história própria. Cada jogo é único pelo momento em que se disputa e obedece a uma conjuntura de fatores. Creio que este tem tudo para ser especial. Há muito tempo que não se via os três grandes tão juntos na tabela classificativa. Separados por apenas um ponto, quer Benfica quer Sporting sabem a importância que uma vitória pode ter neste embate. Embora uma vitória seja relativa em termos pontuais por ainda faltar tanto campeonato, quem emergir vitorioso sairá com a confiança reforçada e com o espírito de conquista renovado.

Os jogos mais recentes entre os dois emblemas revelaram uma superioridade notória do Benfica em todos os capítulos do jogo. Esta época o cenário é diferente devido à maior consistência exibicional do Sporting que apresenta uma qualidade de jogo como à muito não se via em Alvalade. Embora o Benfica seja uma equipa mais madura, os pupilos de Jesus parecem atravessar um período de menor fulgor exibicional. O Benfica apresenta-se cansado e o seu treinador tem revelado alguma dificuldade na gestão de um plantel com tantos recursos. As opções tomadas por Jesus em jogos recentes revelam algum desnorte e preocupam a família benfiquista. O Sporting por sua vez aparece na Luz em crescendo e com uma vontade férrea de apagar a má imagem deixada nas últimas épocas. Será um jogo equilibrado?

Por mais prognósticos que façamos, os dérbis têm sempre a capacidade de nos surpreender. É lugar comum dizer que vai ganhar a equipa que chega ao jogo em pior forma. Parece não fazer sentido mas já aconteceu no passado e irá acontecer novamente no futuro. As equipas transfiguram-se nestas ocasiões e agigantam-se num palco em que a histórica rivalidade e a tradição do dérbi lisboeta se fazem sentir a cada momento do jogo. A energia em dia de jogo é palpável e contagia mesmo os mais desinteressados.

Temo que seja ainda cedo para falar no jogo de dia 26 de Novembro mas este já não me sai do pensamento. Pelo meio ainda temos uma eliminatória da Taça de Portugal e um embate interessante entre o Sporting e o Sporting de Braga. Será um bom teste a este novo Sporting de Domingos Paciência e um jogo ao qual Jesus e o seu staff vão estar muito atentos. Todos os pormenores contam nos preparativos para o grande Jogo.

Este Benfica-Sporting tem tudo para ser diferente.

(Pedro Mota é um adepto atento e especialista no fenómeno futebolístico)

Opinião:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

benfica-sporting

Eu acho o Benfica favorito, mas são duas equipas que estão em muito bom estado , e acho que vai ser um grande jogo.

nao ganha o que estiver pior

Se há coisa que nunca concordei no futebol é quando se diz que num Sporting-Benfica ganha a que estiver pior. Isso, eventualmente, só poderia ser válido em caso de equilibrio de forças, que de resto quase sempre existiu. Porque se isso fosse tão taxativo assim, o Sporting nos últimos anos ganhava de goleada...

Bem

observado no que diz respeito aos derbies entre os dois clubes. Espero que ganhe o SLB e que para além disso
possa sair da Catedral satisfeito com uma boa exibição.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Cheira-me, não sei porquê, a

Cheira-me, não sei porquê, a empate.