Sporting-Nacional: Schaars salva leões com golo aos 96 minutos | Relvado

Sporting-Nacional: Schaars salva leões com golo aos 96 minutos

Equipa de Alvalade continua a sonhar com o Jamor com uma igualdade a 2-2, graças a um tento que mere
 
Sporting-Nacional (T.Portugal - 11/01/12): Festa do golo de Schaars
Lusa

Foi o mal menor. O Sporting conseguiu empatar frente ao Nacional da Madeira, na primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal, a duas bolas, depois de ter estado a perder por 2-0. A final do Jamor está à distância de 90 minutos que serão disputados no complicado Estádio da Choupana.

O Sporting começou a partida com um duro revés, por causa da lesão de Wolfswinkel. O avançado holandês magoou-se num lance com Neto e saiu do relvado com fortes dores. Com Ribas, que se estreou na convocatória na bancada, Domingos Paciência fez entrar Bojinov e o búlgaro foi mera figura de corpo presente na equipa leonina.


Do lado do Nacional cedo se percebeu que os insulares estavam em Alvalade a pensar na segunda-mão, na sempre difícil Choupana, sendo evidente que a equipa de Pedro Caixinha não correria risco algum. E foi no aproveitamento do erro do adversário que o emblema da Madeira chegou ao golo. Aos 35 minutos de jogo Rondon aproveitava as facilidades concedidas pela defesa do Sporting e inaugurava o marcador. Já pouco antes o mesmo Rondon tinha assinado a melhor situação de golo do jogo depois de um grande lance de Skolnic na esquerda.


A primeira metade do jogo foi de pouco futebol e com o Sporting a realizar uma das piores prestações da temporada. Também cedo Domingos se apercebeu de que a escolha de Renato Neto para o onze não resultava, tanto mais com Matías Fernández fora de água no corredor lateral. O treinador dos leões fazia a segunda substituição ainda na primeira metade, apostando em Carrillo para o lugar do médio brasileiro.

Antes do cair do pano para o intervalo, o Nacional ampliava o marcador para 2-0 com Candeias a aproveitar uma perda de bola de Anderson Polga. Demasiado fácil, pensariam os insulares, perante uma assistência sportinguista que assobiava a própria equipa depois do apito para o descanso.


No regresso dos balneários Jeffren, que foi figura de destaque no onze inicial, regressando após ausência desde 30 de outubro, não voltava com a equipa e no seu lugar vinha Capel. Estavam assim esgotadas as substituições na formação leonina.

BojinovA segunda metade mostrou um Sporting de cara bem diferente, muito mais atrevido correndo atrás do prejuízo. Os leões dominaram por completo o encontro e logo no arranque Matías Fernández, após cruzamento de Carrillo, obrigava Vladan a uma boa defesa. O mesmo Carrillo viria a protagonizar um falhanço incrível, atirando por cima da baliza, na sequência de uma jogada orquestrada por Capel. Isto com Bojinov no chão!

Aos 66 minutos o Sporting via a sua tarefa facilitada com a redução do Nacional a dez jogadores, fruto da expulsão de Márcio Madeira por acumulação de cartões amarelos.

O primeiro golo dos leões no encontro surgiu aos 74 minutos por intermédio de Elias, após um cruzamento de Schaars desde o flanco esquerdo, e com o brasileiro a rematar sem deixar cair a bola no chão. Quatro minutos depois o médio brasileiro, endiabrado com o tento, cabeceava a bola que recebeu de Insua para a defesa de Vladan para canto. O guarda-redes dos insulares responderia ainda com mestria a um remate de Matías Fernández aos 81 minutos.


Aos 80 minutos o árbitro Paulo Baptista anulou um golo ao Sporting. Foi Onyewu quem fez o disparo final, a seguir a um desvio de cabeça de Polga que parece estar em posição irregular.

O 2-2 chegaria efetivamente já em período de descontos num livre batido por Schaars. Um lance que suscita algumas dúvidas, uma vez que a bola ainda bate em Polga antes de entrar na baliza e o central parece estar em posição irregular.

O jogo acabaria com duros protestos dos jogadores do Nacional que, além da situação referida, se queixariam do tempo de compensação que foi para lá dos seis minutos, depois de a placa do quarto árbitro ter mostrado cinco.

Sporting:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

e ha quem insiste que o

e ha quem insiste que o melhor futebol é em alvalade, emfim que pobreza.
se o sporting nao ganha a porra desta taça mas vale fechar portas. seria demasiado vergonhoso nem passar a final.
valeu batista para ainda manter essa experanca.

A tua equipa

não ganha esta taça (isso é garantido), e não me parece que vá fechar portas.

É impressão minha ou esta edição da Taça contou, como sempre, com Benfica, Porto, Braga e todas as outras equipas da Primeira Liga?

Uma tristeza

Foi uma tristeza ver a suposta equipa candidata a vencer a Taça de Portugal a jogar tão mal contra um adversário muito mais fraco. Uma equipa considerada "grande" não pode oferecer 45min a ninguém e a sorte do Sporting foi o Nacional não saber mais porque se fosse contra outra equipa talvez fossem para os balneários com o resultado mais dilatado.
Mas nem tudo foi mau, apesar da péssima 1ª parte e das péssimas escolhas/decisões de Domingos o Sporting na 2ª parte conseguiu mostrar que ainda é uma equipa "grande" e forte mentalmente.
Espero que o Xandão seja bem melhor que o Polga porque estou cansado de ver o Polga a tentar distribuir jogo e só o sabe é destruir. João P. foi uma autêntica nulidade na ala direita. Elias ainda deve estar de férias. Matias na direita é como jogar com menos um, ele tem que jogar a 10 e a prova disso foi a 2ª parte. Carrillo a meu ver ia para os juniores ou ficava um bom tempo sem jogar pelos séniores porque infelizmente não tem rendido, é bom tecnicamente mas perde-se com facilidade, por fim, o incrível Bojinov (ironia) que por amor de Deus, ele é mau de mais para jogar numa equipa como o Sporting.
Quanto à arbitragem, foi idêntica à do clássico, ou seja, um autêntico escândalo, com bastantes falhas nas marcações de faltas e respectivas sanções.

Contudo, espero que o Sporting no Domingo consiga vencer o Braga onde mais uma vez vai ser um jogo complicado e de certeza que os bracarenses vão se esfarrapar todos para vencerem ao Sporting. Força Sporting. SL

Faltam alternativas

Bom comentário.

A quebra do nível exibicional do SCP começou ainda no final de 2011. A falta de alternativas credíveis para a equipa titular é evidente, logo com lesões e baixa de forma de alguns jogadores a qualidade de jogo do SCP inevitávelmente tem que diminuir.

A prova é a titularidade, por falta de alternativas, de um jogador que mal chegou e ainda se encontra muito "verde".

O problema do SCP é que Janeiro, com jogos do campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga é extremamente desgastante e o SCP não tem plantel para tão elevado nº de jogos num tão curto espaço de tempo. Julgo que o SCP deveria publicamente comunicar em que frentes aposta.. Se tentar atacar todas as frentes, vai pagar caro..

Sem ovos, não se fazem omoletes.

Estou preocupado...

Este Sporting parece-me em queda física indisfarçável e compreensível, já que depende em demasia de certos jogadores fundamentais.
Ainda por cima, Domingos parece-me muito bom a nível da motivação, da relação pessoal com o plantel e da leitura de jogo "na hora", mas não tão eficaz (ou, se calhar, ainda inexperiente) no que toca a gestão de recursos e a rotatividade do plantel.

Capel não pode jogar sempre de turbo, Wolfswinkel não tem ainda estaleca física de imprescindível, Elias tem que acorrer a demasiados fogos em florestas demasiado afastadas entre si, Schaars não é nenhum Super-Homem, Carrillo é um puto a quem não s epode pedir ainda o Céu e a Terra... E depois temos o problemão dos lesionados, que parecem cair que nem tordos: Rinaudo foi azar puro (mas quero ver como vai correr a sua recuperação), Izmailov até faz doer a alma, Jéffren é um caso que ameaça tornar-se "assustador", Rodríguez nunca deveria ter vindo para cá, Matías só está disponível "de vez em quando" (lembra-me o Pedro Barbosa)...

A alma e o coração parecem estar cá, mas o corpo também é necessário...

Jogo emotivo e bom de se seguir, mas demasiado equilibrado para as aspirações do Sporting.
Arbitragem má, para variar. Tal como no Clássico, o nosso adversário não deveria ter percorrido o célebre túnel de acesso aos balneários pela segunda vez na noite ainda com 11 jogadores de campo.
A expulsão pedida para o Onyewu não concordo, porque o seu comportamento não é antidesportivo, mas sim exatamente o oposto: ele tenta evitar o habitual comportamento antidesportivo do adversário, que se preparava para retardar a marcação de um livre (de uma forma mais viril, é certo).
A expulsão do Márcio Madeira pecou por tardia e pelo alvo, uma vez que ele nunca deveria ter entrado em campo a substituir um colega que deveria ter saído sem substituição.
O 2-2 é limpinho, porque nunca nenhum jogador do Sporting esteve em fora-de-jogo na altura do pontapé do Schaars.

O jogo de domingo vai-me tirar bastantes dúvidas e vai ser fundamental (ao quadrado) para o Sporting!

disse tudo

mas devia de acrescentar , que o domingos já viu que a equipa está cançada , e que a forma de descançar é nos jogos , fazendo os centrais lançar bolas por cima dos médios que mais parecem espectadores a verem um avião passar , fáz lembrar os ingleses como não há cerebro só lá estão para recuperar bolas , porque jogar constantemente com scarse-elias e agora neto são 3 recuperadores é lógico que não dá .. ele tem de perder o medo nunca poderá jogar desta maneira , viu-se quando saiu o neto mesmo cançados as bolas já apareceram nos corredores, e outra o carrilho ou o domingos lhe diz de vêz que o futebol é colectivo ou então não vale a pena ele entrar.. o boj é dizer já e colocã-lo em itália ele gosta das pizzas despachalo enquanto é tempo -- o pereira não é a defendelo que o conquista é no banco aquilo não é nada, lavadeiras o izimailov leva um jogo só com os olhos na bola levava páu e continuava não dizia nada ,,,, e agora o mais importante .. para descançar uma equipa e circular a bola muita circulação de bola 2 ª importante , como é possivel colocar um jogador em campo que está bem posicionado no livre e deixa vir um jogador de trás ao lançamento e fica parado á espera que a bola chegue á sua cabeça sem fazer nada para ememdar a antecipação ........ só há uma coisa o jogador não merece estar na equipa eo treinador ainda não está á altura ,,,,,,,,,,,,,, por vezes um parvo porque é um parvo o JORGE JESUS ACAB POR TER RAZÃO ,, e os jogadores não gostam dele , mas permitirai isto sem que o jogador senti-se logo dentro do campo que tinha feito grande merda ...... do polga nem falo estou cançado ........ de tanto disparate ,,,,,,,,, não admito que uma equipa entre num jogo como se aquilo fosse um jogo treino nem assim admitia não há desculpa ,,,,,,,,,, JJ. TEM RAZÃP perde porque não há equipas imbativeis , mas não assim

Domingos esteve muito, muito mal

Já se sabia que a táctica do Nacional passaria por meter o pé com força e fazer um espalhafato "braçal" inacreditável a qualquer falta a favor do Sporting (de um tipo que até aquando do sorteio falou do árbitro, só se poderia esperar essa postura). Ora, o Sporting não tem nada de entrar com um trinco com dez treinos com os actuais companheiros (não se lhe pedia que fosse especialmente tampão, mas primeiro elemento de criação - e isso exige entrosamento). Essa opção empurrou o Matías para a direita (o que é absurdo) e, no meio-campo, ninguém construía jogo: ficava para os tijolos do Polga.

Finalmente, mas que treinador é que esgota as substituições ao intervalo? O Neto, que nunca devia ter entrado, sai aos 41 minutos? Não podia sair ao intervalo? É absurdo. Já o disse ontem: com a quantidade de pancada que o Nacional estava a dar, e com o nosso histórico de lesões, foi uma sorte não termos acabado com 9 ou 10 em campo.

O Mourinho...

..ainda há dias esgotou as substituições ao intervalo.

Com Capel a perder gás,não tens mais nenhum desbloqueador de jogo,só serve mesmo para cavar amarelos.

Mas o Mourinho

não tem uma equipa com um absurdo histórico de lesões, nem estava a jogar contra os ressabiados do Caixinha.

Bem

Domingos esteve muito bem nas substituicoes... Fez o que pode para poupar o Capel mas se queria ganhar (empatar) tinha que arriscar logo ao intervalo...
Se fosse com outro treinador, se calhar, tinhas esgotado as substituicoes aos 75 minutos... Com Paulo Sergio, o Neto nao tinha saido sequer...
E acabaste o jogo com Elias e Oniewu ao lado do Bojinov... arriscou tudo o que podia... e bem.

Mas, tambem concordo que o Neto nao deveria ter jogado de inicio... Mais valia ASantos ou AMartins...

Isto mete nervos...As equipas

Isto mete nervos...As equipas mais baixas jogam sempre bem contra os mais fortes enquanto que contra outras nem uma bola sabem chutar!

Pareço bruxo...

Força Nacional!!
Enviado por CurvaSul a 11 de Janeiro de 2012, às 17:51.

[0 pts.] Candeias e Rondon vão decidir,pelo lado do scp,Paulo batista sabe o que fazer

+1

sem tirar nem pôr.

o paulinho baptista foi um ponta de lança letal ontem à noite.

golo manhoso, expulsão forçada para o nacional, onyewu a ser poupado à expulsão.

qual era a contabilidade que tinhas aí, curva? Quantos jogos a jogarem contra equipas reduzidas a 10?

Se queres falar dos jogos, Sartor,

ao menos vê os jogos inteiros. Não aconteceu mais nada, só isso? Expulsão ao Onyewu? E o pisão do Rondón ao João Pereira, logo no início da 2ª parte?

Até podiam ser mil jogos contra 10. Com a quantidade de pancada que deram os gajos do Nacional (30 faltas é inadmissível), não foi nada mau para o seu lado.

Golo manhoso? Querias que fosse anulado, não era? Não deu jeito ser legal, de facto. Aí compreendo.

Mas, sinceramente, acho piada. Ter penalties ou jogos contra 10 é automaticamente sinónimo de ajudas externas (não importa se são decisões justas ou não), mas combinar jogos com árbitros já não é. Poupa-me, a sério.

bruxo sou eu

olha como sei que és um grande paneleiro

O que vi por lá...

O golo parece-me limpo e que o remate do Schaars entrou diretamente na baliza, sem tocar em alguém... Em termos de arbitragem, o que me parece mais significativo é o primeiro amarelo ao MMadeira... penso que foi excessivo mas foi claramente uma compensação do árbitro... Um erro não se remedeia com outro erro... Se não fosse a expulsão, tenho dúvidas que o Sporting empatasse...

Em termos de jogo... o Sporting merecia ganhar, por um lado... por outro, quando se dá 45 minutos de avanço como o Sporting deu, quando se falham golos com a baliza escancarada, não se merece ganhar... por isso, aceita-se o resultado...

Um nota final para o senhor Caixinha... fala muito mas esquece-se da triste figura que alguns jogadores seus fizeram dentro de campo... anti jogo ao mais alto nível... Pensamento demadiado pequeno desse senhor...

SL

O Nacional esteve bem...

...até mesmo com 10,teve oportunidades de golo.Notasse um sporting,muito cansado,talvez resultante das varias lesões.Aquele brasileiro do meio-campo penso que não trouxe nada de especial á equipa.

Caixinha é um peneirento,sempre o foi.

Verdade...

Teve oportunidade para fazer o 3 - 1 em mais uma falha do Sporting... O que se notou mais ontem foi a falta de opções/alternativas...
O Neto é importante no meio para dar altura e poder de choque, mas não é um construtor de jogo... Para mim deveria jogar ASantos nestes jogos...
Jeffren entrou para começar a ter ritmo e não foi dos piores... Matias tinha ficado na cabine ao intervalo. JPereira está claramente a precisar de descanso e, pelo que já vi, Arias é uma boa alternativa (falta ver ainda um jogo completo para ter certezas)... Bojinov foi zero (esperemos para ver Ribas)... Polga fez o pior jogo da epoca...
O Sporting não tem banco para mudar 5 ou 6 jogadores, mas pode bem trocar 1 ou 2... AMartins, ontem, poderia ter jogado de inicio no lugar do Schaars (o homem anda cansado)...

Salvou-se a 2ª parte... melhor atitude, vontade, garra, velocidade...
O Nacional veio com o autocarro...

o andre santos vai para o

o andre santos vai para o porto,.

Deve :)

Era uma boa contratacao mas tenho duvidas que ele saia do Sporting para o Porto... o Bettencourt já não é presidente do Sporting :)

A defender

o Sporting está a cair em erros do passado: encara qualquer adversário como se fosse o Messi. Não atacam a bola, tampouco reduzem o espaço entre si e o adversário. Presumo que sejam indicações do Domingos, para não ir minimamente à queima. Mas há uma diferença entre ir à queima e dar sempre um metro a todos os adversários.

Não sendo rápidos...

..parece-me que optam bem,mas realmente são um pouco passivos.

A lesão do Rinaudo foi madrasta.Não só para o atleta,como para a equipa.

Por isso ...

Por não serem rapidos nao podem etntar andar em cima do avancado, porque se perdem o lance já nao conseguem recuperar... é preferivel, como dizes, estar um pouco na espera...
Onyew marca bem e e capaz de jogar na antecipação... o problema é que, nao tendo um central rapido, se ele falha não há ninguém para a dobra.

Podem não entrar à queima, claro

, mas têm de ir reduzindo o espaço ao adversário. Não fizeram isso. Aproximavam-se um metro e paravam, na expectativa, e, só quando chegava um colega, é que apertavam o cerco. Claro que, nessa altura, o gajo do Nacional passava a bola a outro jogador, que entretanto ficara solto. É absurdo.

Tb reparo noutra coisa...

....é raro ver um central do scp,ganhar uma bola em antecipação.Um dos pontos mais fracos deste sporting claramente,Xandão chega com boas referências.

Rondón é um belissimo PL.

Que brasileiro?

O Elias?

Não,o puto...

...Renato Neto.

O golo é limpo mas...

o arbitro podia ter interpretado que o Elias atrapalhou o GR devido à proximidade que o Brasileiro estava do GR do Nacional, já vi aqui alguns protestarem por bem menos num jogo do FCP esta época em que senão estou em erro o Hulk estava fora de jogo mas não teve influencia na jogada, contra o Beira-Mar?!A minha duvida é se o Polga toca depois na bola ou não ou ela bate no poste a qualidade do streaming não era a melhor.

O resultado justo seria o 3-2 mas o Sporting deu 45min de avanço ao Nacional, lamentável o deitar abaixo dos comentadores em relação ao Bojinov, o gajo não é ponta de lança é normal que não se sinta à vontade naquela posição.

Cumprimentos

...

Não concordo. O golo é ilegal exactamente pelo que disseste. Não sei se o livre era directo também. Bojinov é o flop da época.

Para mim...

..o facto está apenas,se Polga toca ou não na bola.

Bojinov mais flop,que o campeão do mundo? Duvido.