Mundial 2014: vai arrancar a prova de todas as paixões | Relvado

Mundial 2014: vai arrancar a prova de todas as paixões

Faltam poucos dias para o maior acontecimento futebolístico do planeta.
 
Cristiano Ronaldo abraça Paulo Bento no fim do Suécia-Portugal

Está quase a começar o maior evento futebolístico do mundo. É já esta quinta-feira, quando forem 21h00 em Portugal, que no Arena de São Paulo é dado o pontapé de saída do Campeonato do Mundo 2014. Frente a frente estarão o país anfitrião, Brasil, e a Croácia, num jogo muito aguardado no país irmão.

Depois… bem, depois é muito e bom futebol todos os dias. No total, serão 64 jogos, entre o pontapé de saída e a final, agendada para 13 de julho, no mítico Maracanã do Rio de Janeiro. Para chegar ao encontro decisivo, cada um dos jogadores das 32 seleções sabe que terá de dar tudo o que tem dentro dele. Sem suor e lágrimas, não haverá recompensa no fim.

Portugal parte para o Brasil com legítimas expetativas de um resultado que encha de orgulho os seus milhões de adeptos. Afinal, o melhor futebolista do planeta fala português e veste as cores de Portugal. Cristiano Ronaldo, o jogador com mais seguidores em todo o planeta, prepara-se para ser a estrela maior de entre a constelação que invade o Brasil por estes dias. Com ele, a seleção portuguesa procura o seu primeiro título, que lhe garanta um lugar dourado na História das grandes competições internacionais.

Nas casas de apostas, Portugal não é dos principais favoritos. Estes são os de sempre: Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha encabeçam, por esta ordem, as listas de favoritos, deixando todas as outras seleções a uma margem considerável. Mas no futebol as surpresas podem sempre acontecer – é isso que torna o jogo tão interessante para todos.

O interesse nesta prova não tem, de facto, paralelo a nível mundial. Os meios de comunicação mobilizaram-se para a cobertura intensiva de todos os aspetos da prova, a procura de bilhetes para o Mundial 2014 é um sucesso garantido e mesmo os adeptos que não conseguem ingressos estão a preparar-se para não perder pitada do que acontecer, a partir do sofá lá de casa. É um campeonato que só acontece de quatro em quatro anos, e faz os adeptos pararem em todo o mundo – é o Campeonato do Mundo de futebol, que faz nascer mitos como Eusébio, Pelé, Cruijff ou Maradona.

Mundial 2014:

Comentários