A campeã foi goleada na sua estreia no Mundial | Relvado

A campeã foi goleada na sua estreia no Mundial

Na Holanda já se estará a falar em "humilhação": 5-1 contra a Espanha.
 
Seleções mais velhas no Mundial: 26.º lugar - Holanda
Doug Pensinger/Getty Images

A Espanha é a atual campeã do mundo e entrou no Mundial 2014 como uma das principais favoritas à conquista do título. Na primeira "amostra" as coisas não correram bem: os espanhóis foram goleados por 5-1 contra a Holanda na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Tal como se esperava, a velocidade não reinou ao longo da primeira parte. A bola circulava pelos pés espanhóis a ritmo lento e sem sustos para a defesa holandesa, que se fechava bem. Mais do que isso, a Holanda partia com rapidez e lucidez para o ataque e foi Sneijder quem teve a melhor oportunidade na fase inicial. Depois, nova polémica neste torneio: pouco antes da meia hora, decisão duvidosa numa alegada falta de Stefan de Vrij sobre Diego Costa e 1-0 para Xabi Alonso. E o ritmo continuava baixo, até aos últimos cinco minutos. Primeiro David Silva tentou um "chapéu"; depois, e quando a campeã parecia controlar o jogo, surgiu o empate, num belo golpe de cabeça de van Persie.

O segundo tempo não parecia do mesmo filme. A Holanda marcou quatro golos em menos de 30 minutos devido a vários fatores. Um deles foi a junção de velocidade, eficácia, clareza - e a classe individual de alguns holandeses, como se viu no golo de Robben, que fez a reviravolta. Outro fator foi nova falha da equipa de arbitragem: de Vrij apontou o 3-1 num lance em que Casillas sofreu falta, não assinalada. A partir de certa altura, o cansaço e falta de motivação da Espanha, que pouco mostrou em todos os sectores, também contribuíram e van Persie e Robben bisaram.

Goleada que, provavelmente, ninguém estava à espera, numa reedição da final do Mundial 2010 - agora com desfecho distinto, claro. Mas há quatro anos a Espanha também perdeu na estreia e um mês depois levantou o troféu. Mais logo realiza-se o segundo duelo deste Grupo B, o Chile-Austrália.

Mundial 2014:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Van Persie....este sim, um

Van Persie....este sim, um dos pontas de lanca TOP 10 mundias....

e a ver o Colombia-Grecia, chego a conclusao que o selecionador colombiano nao percebe um caralho de futebol, ao ter um dos pseudos top 10 mundias como 3ª escolha do Lugar de Ponta de Lança da Seleçao....

lol

van persa ponta de lança pffffffffffffffffffffff ohohoh

van persa é da familia do jacó

ohohoh

Arquepula a cerca

tu tb tens familia: http://4.bp.blogspot.com/_z6kYLTHmI8Q/SYG5SdlzUMI/AAAAAAAAFvc/_ot-mJh_95...

sois todas parecidas ao querido lider debem oubir bem ohohoh

Verme nojento !

Jeco o omnipresente tem boa memória

Tu aos jogadores..

... Que tentas meter no top 10, daqui a nada, ate para ti , o outro sai do top10... lolol

O outro hoje e o numero um

O outro hoje e o numero um amigo...

O que eu não tenho e a loucura de achar que metade dos jogadores do Benfica são top 10 nas suas posições.

Hoje o maxi foi expulso, mas foi bonito ver o cão uruguaio a pedir desculpa ao costa riquenho depois da falta que fez.

Pois...

... De repente lembrou-se que estava no mundial... LOLOL

Sim é o nº 1 um em termos de propaganda...

E o tais pseudo-melhor do mundo, já vai com 2 épocas como melhor marcador da liga portuga... Mas quanto aos melhores do mundo, mais vale continuares essa conversa com o Inside... LOLOL

Pois ...para a cabeça de

Pois ...para a cabeça de muita gente, o facto de um avançado do porto ser o melhor marcador do campeonato durante dois anos faz dele por direito um top ten mundial...

Jackson e um grande jogador, mas anda longe....muito longe desse top ten

Puto de chocolate!!

Holanda não jogou para tanto golo, mas o contra ataque hoje em dia é uma arma mortal...Robben top.

O primeiro golo da autoria de RVP...é delicioso. Futebol.

O Robben parecia um comboio a

O Robben parecia um comboio a passar pelo sergio ramos...

antes do jogo tinha dito que a holanda ia ser encavada...

Ole

Quem e que esperava ver a Espanha toureada desta forma. Que banho!

Foda-se...

... Eu bem queria comentar mais rápido, mas dei um tombo do crl, o chão fugiu-me dos pés...

Grande lição de contra-ataque deu a Holanda ao futebol de posse da Espanha... A baixa de forma do Barça esta a refletir-se e de que maneira na seleção Espanhola... Já era esperado...
5??? numero mágico pah... Lolol

Em certa parte concordo. E

Em certa parte concordo. E Del Bosque tem alguma quota parte de culpa, pois é excessivamente conservador. A equipa tinha a dinâmica do Barcelona e Del Bosque foi apostando sempre no mesmo cavalo sem fazer qualquer tipo de mudança ou renovação. Jogar com Xavi (começa a faltar-lhe pedalada), Busquets e Xavi Alonso, deixando incompreensivelemente Koke e Fabregas no banco é exemplo disso mesmo. Depois, lá na frente, Diego Costa ainda tem que ser melhor trabalhado na articulação com esta equipa. O hispano-brasileiro é um jogador de contra-ataque e está lesionado, jogando agora numa equipa com características diferentes do Atletico. Depois há o acumular de vitórias de muitos destes jogadores que, também por isso, precisam de ser renovados.
Apesar dos cinco golos não vejo a Holanda com argumentos para lutar pelo título. A defesa é muito limitada, ontem bem disfarçada por Van Gaal (um dos melhores do mundo) com um sistema defensivo eficiente e com duas ou três setas apontadas à baliza de Casillas (outra vez muito mal) a jogar em contra-ataque. Quando a Holanda tiver que assumir o jogo, diante o Chile ou outras equipas mais fortes, terá mais dificuldades. Robben é um jogador que, sem espaço para correr banaliza (como aconteceu diante o Real Madrid) e a defesa, se não tiver linhas próximas do meio-campo, fica demasiado exposta às suas limitações.

Tareia...

...das antigas!

Adorei! Selecção levadinha ao colo há quase 10 anos a levar uma ensaboadela épica!

Primeiro grande momento deste Mundial: o golo de van Persie aos 44 minutos...