O caso muda de figura | Relvado

O caso muda de figura

O árbitro do Benfica-FC Porto teve alguns erros, mas nada de grave, e isso não tem sido normal.
 
Benfica-FC Porto Taça da Liga Luisao e Sapunaru
Lusa

Pois é, e lá se passou mais um Benfica-Porto. Bom jogo de futebol, entrega total dos jogadores, público entusiasta, quase nada fora do normal para um jogo entre os dois rivais, tirando só uma coisa que até achei estranho! O árbitro! O senhor árbitro não devia estar nos dias dele, porque teve alguns erros, mas nada de grave, e isso não tem sido normal nos jogos entre o Benfica e o Porto.

Normal é eles assinalarem penáltis que só eles entendem, não terem o mesmo critério para as duas equipas no que toca às ações disciplinares e à marcação de faltas, no caso de dúvida em certos lances de fora de jogo para uma equipa deixam prosseguir, e para a outra assinalam de imediato. Enfim, são artistas dos clássicos.

Com arbitragens dessas, quase sempre os jogos têm o mesmo desfecho: o Porto sai vitorioso. Desta vez foi diferente, e se calhar quem anda mais desatento no futebol português deve ter pensado que o Porto não jogou nada ou que tinha jogado com segundas linhas. Não foi nada disso, o Porto praticou o seu futebol de sempre e veio na máxima força para a capital, decidido a vencer o desafio, que para eles não tinha muita importância!

Se não tinha importância, porque é que ficaram tão irritados com a derrota?? Até deviam ter ficado aliviados por terem saído de uma competição que, pelos vistos, não é do agrado deles, e por terem também perdido por poucos.

Que sorte, maldita barra e postes, pá!! A irritação dos que vestem de azul e branco dirigida principalmente ao árbitro aconteceu porque o jogo correu dentro da verdade desportiva, esse é que é o problema deles!!!!

Pois é, quando têm que defrontar o Benfica de igual para igual, o caso muda de figura. Como o jogo teve outras figuras que não as equipas de arbitragem, os jogadores das duas equipas presentearam-nos com um bom espetáculo.

Benfica:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Antes de mais, dirigir um

Antes de mais, dirigir um abraço ao amigo Marco.

Como adepto do Porto, tenho de dizer que não me incluo nos adeptos que refere, que ficaram irados e irritados com o resultado. Obviamente que queria e gostava que o meu clube tivesse passado à próxima fase, mas como não passou, já só penso no campeonato.

Foi efectivamente um grande jogo de futebol, e eu fui dos primeiros a afirmá-lo após o jogo. O Porto esteve muito bem, o Benfica esteve muito bem, e foi talvez o melhor clássico da época. Mas afirmar que os árbitros não erraram, e que não comprometeram, em parte, o resultado final, é muito discutível e passível de contestação.

O fora de jogo tirado ao Hulk quando este e outro jogador iam isolados para a baliza, tendo pela frente apenas Eduardo, é uma jogada claríssima de golo. E o árbitro errou, e errou de forma que pode ter comprometido o resultado, uma vez que o mais provável era o Porto ter empatado o resultado.
Contudo, não tenho a postura que o Vieira e o Jesus tiveram após o jogo do campeonato (onde o Porto teve um penalty não assinalado a seu favor...) e não digo que acho que o árbitro errou propositadamente. Foi um lance muito rápido, em que o Hulk arrancou em grande velocidade, pelo que penso que o erro não passou disso mesmo, um erro. Mas ele existiu, e condicionou o resultado.

Penso que é nesse sentido que, mesmo sendo uma competição à qual o Porto não atribuia, à partida, grande importância devido a factores óbvios, o Pinto da Costa e o Vitor Pereira fizeram as críticas que fizeram. Porque quando o árbitro comete um erro contra o Benfica, o escândalo chega ao futebol Português, mesmo que nesse mesmo jogo haja um penalty não assinalado a favor do Porto. Mas quando num jogo posterior, é mal assinalado um fora de jogo contra o Porto num lance claro de golo, já ninguém fala de arbitragem, já toda a gente aplaude e elogia o árbitro.

Na minha perspectiva, as críticas dos dois responsáveis do Porto foram feitas mais no sentido do diferente tratamento do que propriamente pelo motivo do jogo em si.

fora de jogo???

Caro patriota, falou desse suposto fora de jogo do Hulk, admito a possibilidade do fora de jogo ter sido mal assinalado, no entanto ainda não consegui ver nenhuma imagem que confirme sem margem para duvidas que a decisão de marcar fora de jogo foi errada.
Apesar de se falar muito nesse lance, eu lembro-lhe da clara oportunidade de golo que o Lucho Gonzalez, em desiquilibrio, falhou em frente ao Eduardo. Estava em claro fora de jogo que a equipa do sr. Soares Dias deixou passar.

As criticas dos responsáveis do FCPorto, são mais do mesmo. Da ultima vez que perderam o campeonato foram os túneis, desta vez se o perderem, serão os bloqueios.

Grande abraço

Em primeiro lugar retribuo o abraço e agradeço o fair play.
O lance do fora de jogo,a meu ver,não merece algum tipo de comentário,são lances normais do jogo,pois a jogada é rápida e se o árbitro tivesse deixado o lance prosseguir não me chocava assim como não me choca o facto de ter sancionado o fora de jogo.Choca-me mais a postura dos responsáveis do F C Porto que desprezam uma competição.Um clube com a grandeza do F C Porto tem que querer ganhar todas as competições em que está envolvido e atribuir-lhes a mesma importância.Eu não gosto de ouvir os responsáveis do Benfica dizerem que esta ou aquela competição não é importante,eles são bem pagos para se empenharem de forma séria e profissional em todas as competições.
Abraço.

Em condições normais, amigo

Em condições normais, amigo Marco, todas as competições são para serem encaradas de forma ambiciosa.
Mas o Porto, neste momento, não podia nem devia atribuir a mesma importância à Taça da Liga que ao campeonato; no mercado de Inverno muitos erros foram cometidos, deixaram sair jogadores que não deviam ter saído, e aliado a lesões de alguns jogadores, o Porto ficou com um plantel muito reduzido para o que é um final de Liga desgastante. Acharia sensato que Vitor Pereira submetesse os jogadores ao desgaste físico de um clássico, quando tem jogo para o campeonato no fim de semana, e as alternativas viáveis de rotação não são praticamente nenhumas? Compreendo completamente a desvalorização que se fez.

Assim como nas outras épocas, em que o Porto estava na Liga, na Taça de Portugal, na Liga dos Campeões ou na Liga Europa e na Taça da Liga, compreende-se que esta última recebesse menos importância.

sem ser mal

obrigado.

Já visionei as imagens que forneceu,e efectivamente,o Givanildo está adiantado na altura do passe,mas como disse no artigo,os erros de arbitragem não foram graves,e se por acaso,ele tivesse deixado prosseguir o lance não era motivo para muito alarido uma vez que o lance é rápido e poderá ocorrer erro de mau julgamento.
Os meus agradecimentos e um abraço.

Imagens semelhantes surgiram

Imagens semelhantes surgiram após o jogo Gil Vicente vs Benfica para tentar mostrar que Nolito estava em jogo.
O certo é que os métodos usados pela SportTV e pela RTP1 mostram, sem sombra de dúvida, que o Hulk estava em jogo (assim como mostraram que o Nolito estava adiantado quando marcou o golo).

Mas isso já não me incomoda. Já passou, passou. Mas que o lance era legal, e quase de certeza resultaria em golo, isso não podem negar.

Abraço

Ora bem. Prepara-te.

Vais reeber os seguintes comentários dos portistas:

Artigo para o lixo.

Artigo para reciclagem.

E uma enormidade deles a chamarem-te uma data de coisas que não vale a pena referir porque não tardam e lolo logo ficas a saber quais são.

Tens de pensar melhor e não fazeres artigos destes. Eles não gostam. E insultam pois a cultura deles é mesmo essa. Tens é de gritar ossanas e fazer vénias aos percevejos senão...

Prepara-te.

Sem problemas

Estou perfeitamente consciente que ao identificar-me como benfiquista e que ao escrever artigos destes irei ser bombardeado com chorrilhos dos habituais insultos.Eu não me curvo nem presto vassalagem há corrupção seja ela vinda de onde vier.Só conheço dois animais que se ajoelham para receber a carga;o burro e o camelo.O que é realmente uma falta de respeito,é enganarem as pessoas que pagam bilhetes e que fazem muitos km para verem um jogo de futebol,e que depois se deparam com jogos cheios de erros por aqueles que deveriam primar pela verdade desportiva.Não gosto de ser ajudado para vencer e muito menos ser ajudado para perder.
Agradeço a preocupação,mas se incomodarem-se com um artigo destes o problema é deles,pois acho que não estou a faltar ao respeito a ninguém nem a dizer mentiras!lol abraço.