O "monstro" Jesus | Relvado

O "monstro" Jesus

Os factos sobre Jesus nos seis anos que esteve à frente do Benfica.
 
Jorge Jesus em treino do Benfica (grande plano)
slbenfica.pt

“A imprensa criou um ‘monstro’”, disse há uns meses um comentador desportivo num dos canais informativos referindo-se a Jorge Jesus. Com efeito, a imprensa criou um “monstro”. Já não lhe bastava o ego desmedido, acrescentou-se o afagar do ego pela imprensa e o “monstro” tornou-se enorme.

Jorge Jesus teve no decorrer destes anos em que esteve no Benfica boa imprensa, resultado não só do clube em que trabalhava, porque grande e com imensos adeptos – inclusive na imprensa –, mas também de uma boa relação que manteve com jornalistas e comentadores e que, por força disso, o idolatraram afagando-lhe o ego como tanto gosta.

Com efeito, Jorge Jesus ganhou três campeonatos ao serviço do Benfica; algumas taças da liga, uma taça de Portugal, e uma supertaça, se não falho nas contas. E como de vitórias se faz a história, as derrotas são esquecidas. As derrotas, porém, no caso de Jorge Jesus devem ser analisadas, porque mostram muito do pouco que Jorge Jesus vale como treinador.

Vem isto a propósito da recente eliminação do Sporting no play-off para a liga dos campeões.

Vejamos, por conseguinte, os factos sobre Jesus nos seis anos que esteve à frente do Benfica.

Primeiro facto: Jorge Jesus teve sempre boas equipas, exceção feita a do último ano. Logo, tinha obrigação de fazer bons campeonatos e ganhá-los. Mas ganhou três, de seis possíveis.

Segundo facto: Jorge Jesus só por uma vez passou a fase de grupos da Liga dos Campeões. (E este ano nem conseguiu passar no play-off.)

Terceiro facto: chegou a duas finais da Liga Europa e perdeu ambas. E uma meia-final perdida para o Braga, de Domingos Paciência, que recentemente foi despedido novamente de um clube.

Quarto facto: o primeiro campeonato que ganhou foi o último ano em que Jesualdo Ferreira treinou o Porto (e refiro apenas o Porto porque o Sporting, infelizmente, nesses anos andava perdido). E nesse ano, contudo, Domingos Paciência, com o Sporting de Braga, deu-lhe luta até a última oportunidade.

Quinto facto: o seu segundo campeonato ao serviço do Benfica é ganho quando o Porto tem um treinador como Paulo Fonseca, e o Sporting está numa fase de início de projeto, embora dando luta quase até ao fim.

Sexto facto: o seu terceiro campeonato é ganho quando o Porto contrata um treinador espanhol que comete uma série de erros no início do campeonato, e que mesmo assim só fica a três pontos do Benfica; e quando o Sporting tem Marco Silva como treinador, que teve os problemas que se sabe com a direção.

Sétimo facto: perde três campeonatos seguidos para dois treinadores inexperientes: André Villas-Boas, cuja única experiência como treinador fora treinar a Académica, e posteriormente Vítor Pereira, que havia sido adjunto daquele e nunca havia treinado na primeira liga.

Oitavo facto: sempre que jogou com equipas mais fortes, inclusive no campeonato português, deixava o seu sistema e modelo tático para apostar noutro, mostrando medo (fazia no campeonato, fazia nas competições europeias), e que resultou sempre em derrota. E mais do que isso, resultou em perdas de campeonato.

Eis a obra de Jorge Jesus. Obra mais por demérito dos outros, do que pelos seus méritos.

Na verdade, Jorge Jesus tem apenas três coisas que o distinguem como treinador: a capacidade de pôr as equipas a jogar com intensidade logo nos primeiros jogos, mesmo que essa equipa seja toda nova; a capacidade de tirar o melhor rendimento dos jogadores e aproveitá-los noutras posições; e por fim, a metodologia de treino, que faz com que as equipas joguem com intensidade mas também que taticamente sejam irrepreensíveis.

Assim, o que temos é um treinador que, de entre muitas outras qualidades que fazem um treinador, apenas tem três. Serão estas suficientes? Não. Como não o foram.

Importa, por fim, salientar o que Jorge Jesus tem de pior como treinador: fazer substituições apenas a partir dos 65 minutos; pensar as substituições antes dos jogos e mantê-las mesmo quando o jogo não está a correr de feição (como se comprovou contra o CSKA); e consequentemente, nunca arriscar nas substituições quando está a perder, como seja tirar um lateral para apostar num avançado, e afins; apostar nos estrangeiros em detrimento dos portugueses, mesmo que esses estrangeiros sejam jovens, o que não sucede com os portugueses; ter a mania de que um jogador deve ter porte físico; apostar nos nomes, como se vê pelas apostas em Carrillo e Bryan Ruiz, que estão abaixo da qualidade de Carlos Mané. Eis alguns dos defeitos de Jorge Jesus.

Por muita boa imprensa que tenha e campeonatos que tenha ganhado, a verdade é a que está escrita.

Esperemos que a sua passagem pelo Sporting contrarie tudo que foi dito. Para já não contrariou.

Benfica:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O benfica teve boas equipas,

O benfica teve boas equipas, é certo, mas será que o porto também não as teve? Basta atentar à equipa de Villas-Boas com Falcao, Hulk e James no tridente atacante e que ganhou a Liga Europa. Depois saiu Falcao, mas ainda havia James, Hulk e Varela, por exemplo, lideradas por um técnico inexperiente (Vitor Pereira), mas que, ainda assim, tinha mais experiência de treinador principal que Villas-Boas e Mourinho quando chegaram ao porto.

Na época passada, como foi referido e bem, a equipa do benfica era bem inferior à do porto e estava ela por ela com o Sporting, tendo, para agravar, sido assolada por lesões. Claro que Jesus teve méritos e chegar às finais da Liga Europa, queira-se ou não, goste-se ou não, mesmo dando de barato que o mais importante é triunfar, não deixa de ser um marco em qualquer clube.

Jesus é um grande treinador e teve muito mérito no renascimento do benfica. Espero que consiga fazer o mesmo com o Sporting.

Participações em Ligas da Europa, decorrem de insucessos claros

a nível da primeira divisão do futebol europeu... isso é uma verdade indesmentível.

Concordo que um treinador do género de JJ, era mesmo daquilo que a incompetente estrutura do Benfica na altura, precisava... isso não significa que em clubes mais estáveis, em clubes que não é preciso esse furacão, que JJ seja a melhor das opções. É um grande treinador é certo, mas que se apagarmos o seu efeito, que se notou logo no primeiro ano, da equação, claramente, ele não conseguiu dar o passo em frente. Foi uma anedota nas competições europeias, e mesmo nas épocas das finais, foi uma anedota, com aqueles plantéis, ficar atrás de equipas como Celtics e Olimpiakos, foi surreal... foi um treinador que cladicou na grande maioria das vezes, nas horas H...

É grande treinador, porque fez no Benfica aquilo que muito poucos estariam habitlitados a conseguir, no entanto, para uma equipa como o Porto, por exemplo, preferia um Marco Silva ou um ´Vítor Pereira, a Jesus... lá está, o treinador também é o treinador e as suas circunstâncias.

Ps. Na minha opinião, o Sporting não estava no estado em que o Benfica estava quando ele já chegou, como tal, era bem melhor para o clube um treinador como Marco Silva ou Leonardo Jardim, a Jesus...

Até parece que o Sporting está muito forte...

até nem ganha o campeonato desde 2002, mas fora isso, este Jesus não poderá acrescentar nada ao Sporting, pois claro...

"O benfica teve boas equipas,

"O benfica teve boas equipas, é certo, mas será que o porto também não as teve? Basta atentar à equipa de Villas-Boas com Falcao, Hulk e James no tridente atacante e que ganhou a Liga Europa"

Pretendias referir que o FC Porto fez em 10/11 com essa extraordinária equipa o 2º "triplete" do Futebol Português e do FC Porto?

Atingir o auge nao é o mais

Atingir o auge nao é o mais dificil. O mais dificil é manter-se no auge. O tempo diminuira jesus, e do monstro que a imprensa criou verão que afinal não era maior que a sua sombra.

por alguma razao o jesus esta no sporting, e nao num clube importante da europa.

Quem te leu, e que te lê!!!

Quem te leu, e que te lê!!! minha nossa esta putalhada, não tem mesmo noção do que é ter espinha dorsal...

Este merdas analfabeto, é capaz arrastar a própria personalidade pela lama, apenas por causa de futebol...

Pois é Monte de Merda...

até admites que o SLB só é o que é, porque tem boa imprensa a dar pérolas a porcos como tu !!!

OHOHOHOHOHOHOH

Temos é que analisar...

o que era o SLB antes do Jesus. Antes do Jesus, com Koeman, Fernando Santos, Camacho, Chalana, e Quique Flores, o SLB já gastava muito dinheiro, e mesmo assim, ficava atrás de um Sporting de Paulo Bento, que era uma equipa muito barata, e com muitos jogadores jovens. Antes do Jesus, nas 15 épocas anteriores, o SLB tinha ganho somente 1 campeonato.
Como o Jesus costuma dizer: o projecto tem que passar por ele. Ele é o cérebro. Quer se queira quer não, ele mudou o paradigma do futebol do SLB. Não se podia pedir mais...
Há excepção da época 2010-2011, no ano de Villas Boas, o SLB foi sempre candidato ao titulo, independentemente dos mantos protetores. É verdade que teve bons planteis à disposição, mas ele também teve muita capacidade de inventar jogadores, etc...

Já fiz o meu comentário sobre

Já fiz o meu comentário sobre este tópico, mas convêm não te esqueceres que de Quique Flores para Jesus o plantel sofreu uma grande transformação. Se não me falha a memória, entraram para aí uma dúzia de novos jogadores.

Concordo plenamente

o Jorge Jesus pode mandar muitas calinadas ao nível do português, etc..., mas por muitos defeitos que lhe queiram atribuir não se pode negar que ele percebe muito de futebol e é um bom treinador, para além de ter imensa piada com o seu estilo inconfundível a mascar a bela da pastilha, que para tanto durar deve ser Super Gorila! Lol