OPINIÃO: Tudo sobre rodas! | Relvado

OPINIÃO: Tudo sobre rodas!

É possível comparar o futebol com os desportos motorizados? É, pois!
 
Valentino Rossi, 2015

O calor chegou e com ele as temperaturas altas, os desportos de verão e o final de muitas das Ligas de Futebol, pelas quais tanto torcemos e que nos aquecem o coração ao longo do inverno. São muitos os “aficionados da bola”, por esse Mundo fora, que nos dias de hoje se sentem um pouco... abandonados?!

É certo que nesta altura do ano começam as grandes “novelas” do Mundo futebolístico (então este ano... quem não se lembrará para sempre da transferência de Jorge Jesus?!), mas nem só de futebol vive o Mundo... Não! Não vamos falar de política!! Essa já “invade” os ecrãs (e a vida em geral), vezes sem conta.

O que propomos é uma pequena reflexão (se assim lhe podemos chamar) sobre desportos motorizados.

Se o leitor/a pensar “Pois, mas eu não me interesso por nada disso”, desafio-o/a a ler este artigo até ao fim, vamos falar de algumas curiosidades que pode desconhecer e, quem sabe, não achará interessante.

Desportos motorizados existem muitos, desde a Fórmula 1 (um dos mais conhecidos) até ao WTCC, WRC, Moto GP, Motocross, Indycar, Nascar, entre outras...

Não vamos comparar desportos motorizados com futebol, mas certo é que, em alguns aspetos, têm coisas que os unem. Tal como no futebol, nestas competições existem sempre figuras que se destacam, consideradas lendas, umas que já deram o seu contributo à modalidade e outras ainda no ativo. Pessoas que ainda hoje, competem ao mais alto nível (fazendo frente, muitas vezes, a miúdos de vinte e tal anos). São vários os exemplos que poderíamos dar, mas o mais visível (até porque muito recentemente conquistou mais uma vitória) é o “desconhecido” piloto de Moto GP, Valentino Rossi, que aos 36 anos conta com nove campeonatos ganhos, seis dos quais na categoria principal (o Mundial de Moto GP divide-se em três categorias: moto3, moto2 e moto GP), sendo este ano o principal candidato, uma vez que se encontra nesta altura em primeiro lugar.

A alta competição, e até concorrência, é outro dos fatores que faz com que este tipo de desportos seja tão competitivo, pois na maioria das vezes os pilotos não só lutam por um lugar na tabela classificativa, mas também pelo lugar na sua ou numa equipa mais competitiva.

Existem corridas recheadas de adrenalina, que nos fazem disparar o coração (assim tipo um Clássico ou um Dérbi no futebol), recheadas de “lutas” e ultrapassagens, que nos fazem muitas vezes questionar as leis da Física. E isso é das coisas que mais fascina quem assiste a este tipo de competições.

Também existem os tão famosos “lances polémicos” (tal como no futebol), existem muitos “foto finish” e muitas vezes, discute-se, principalmente nas corridas de motos, se uma ultrapassagem foi “limpa” ou não!?... traduzindo... é tão discutível como a eterna questão futebolística “mão na bola ou bola na mão na pequena área?”.

Em Portugal, tem-se feito algum (pouco) esforço para dar um pouco mais de destaque a este tipo de modalidades. Para isso, muito têm contribuído as participações de pilotos portugueses que, muitas vezes sem grandes condições, elevam o nome e a bandeira de Portugal aos lugares mais altos do pódio por esse Mundo fora!

Modalidades:

Comentários