Moto Gp: corridas e protagonistas do fim de semana | Relvado

Moto Gp: corridas e protagonistas do fim de semana

Saiba quem brilhou nas várias categorias do GP Alemanha.
 
Marc Marquez, Honda (2015)

Se esteve ocupado com o almoço de domingo e não teve oportunidade de acompanhar todas as corridas do Mundial de Motociclismo de Velocidade, não se preocupe... relaxe que, nas próximas linhas contamos-lhe tudo o que aconteceu!

A manhã do Grande Prémio da Alemanha começou com uma grande novidade para todas as categorias (Moto3, Moto2 e MotoGp): a direção de corrida chegou à conclusão de que vários pilotos se tinham "aproveitado" de outros para conseguirem uma boa posição na grelha de partida (a chamada "boleia", em que um piloto persegue outro/s mais rápidos) durante a qualificação de sábado, e como consequência iria haver penalizações para os "infratores". Na categoria de Moto3, foram 11 os pilotos que desceram 3 lugares na grelha de partida e se viram privados de 10 minutos da sessão de Warm-Up, como castigo. Em Moto2 e Moto Gp, as penalizações resultaram em 1 ponto na caderneta de pilotos (quando atingem um total de 4 pontos, sofrem uma perda de lugar na grelha de partida).

A corrida de Moto3 foi dominada pelo inglês Danny Kent (Leopard Racing), que já tinha mostrado a sua superioridade ao longo de todo o fim de semana. Em segundo lugar, ficou o seu colega de equipa, Efren Vazquez. O terceiro lugar foi o mais discutido, com 9 pilotos a lutarem para chegar ao degrau mais baixo do pódio, o qual foi conseguido pelo italiano Enea Bastianini (Gresini Racing Team Moto3) que, apesar da penalização (tinha conseguido o 2º lugar na grelha de partida, mas partiu em sexto), conseguiu recuperar desta desvantagem. Esta corrida não contou com o piloto português Miguel Oliveira, que se lesionou e ficou assim impedido de particpar neste grande prémio. Contudo, mantém o terceiro lugar do campeonato, atrás de Danny Kent e Enea Bastianini.

Em Moto2, fez-se história, com um piloto Belga a ganhar, pela primeira vez, nesta categoria. O grande favorito à vitória era Johann Zarco (Ajo Motorsport), que partiu do primeiro lugar da grelha de partida (e que se encontra à frente no campeonato). Porém, a 4 voltas do final da corrida, viu-se ultrapassado pelo piloto Belga Xavier Simeon (Federal Oil Gresini Moto2), que conseguiu assim a sua primeira vitória no campeonato. O último lugar do pódio foi ocupado por Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40), que beneficiou com a queda que envolveu os pilotos Tito Rabat (EG 0,0 Marc VDS) e Franco Morbidelli (Italtrans Racing Team). Tito Rabat vinha a fazer uma excelente recuperação quando foi "levado ao chão" por Franco Morbidelli, no que foi considerado um incidente de corrida sem lugar a penalização.

Na categoria rainha, Moto Gp, o bi-campeão Marc Marquez (Repsol Honda Team) voltou este domingo às vitórias, num circuito onde o piloto espanhol tem sempre ganho desde que participa em provas no Mundial. Depois de provas sem pontuar e de estar já um pouco atrasado para as contas do campeonato, Marc Marquez foi para a frente quase no início da corrida e não deu hipótese à concorrência. Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) ainda esteve à frente nas primeiras voltas, mas viria a ser ultrapassado pelos pilotos da Honda (Marc Marquez e Dani Pedrosa) e pelo colega de equipa, Valentino Rossi, mantendo ainda assim, o segundo lugar no campeonato. Valentino Rossi ainda tentou acompanhar Marc Marquez e Dani Pedrosa, mas este acabou mesmo por ficar em terceiro lugar no Grande Prémio da Alemanha. De destacar o segundo lugar de Dani Pedrosa que, depois de não pontuar nas primeiras corridas da época devido a uma cirurgia ao braço, mostrou hoje que está a voltar à sua melhor forma!

O Mundial vai agora de férias de verão, voltando dia 9 de agosto para a prova que se realizará no circuito de Indianápolis, onde já esperamos contar com Miguel Oliveira, na categoria de Moto3 e com Valentino Rossi a defender os 13 pontos que tem de vantagem para o seu colega de equipa, Jorge Lorenzo.
Uma curiosidade: dizem as estatísticas que quem termina esta primeira fase do campeonato (na interrupção de verão) em primeiro lugar, geralmente ganha o campeonato. Estará Valentino Rossi a preoarar-se para celebrar o 10º título da sua carreira?

Modalidades:

Comentários