Grande Prémio da Austrália: Vitória de Miguel Oliveira! | Relvado

Grande Prémio da Austrália: Vitória de Miguel Oliveira!

O Piloto Português alcançou o 2º lugar do campeonato e pode ainda lutar pelo título!
 
miguel-oliveira_aust.jpg

O circuito de Phillip Island, recebeu, esta madruga a 16ª etapa do Mundial de Velocidade. Matematicamente, Danny Kent (Leopard Racing) poderia sagrar-se, campeão de Moto 3, e o próprio fez por isso, ao conquistar a pol position, ao lado do inglês John McPhee (SAXOPRINT RTG) e do piloto português, Miguel Oliveira (que com este terceiro lugar, conquista três vezes consecutivas a primeira linha da grelha de partida). Mas nem tudo correu bem, ao pretendente ao título, que viu-se relegado para 7º lugar, devido às já, tão famosas, penalizações! Miguel Oliveira partia assim do segundo lugar, sabendo à partida, que também o segundo classificado do campeonato, Ena Bastianini (Gresini Racing Team Moto3), partia em 29º depois de uma má qualificação. Estavam, assim lançados os dados, para uma grande corrida!

E a corrida de Moto 3, não desiludiu nem um pouco, quem se atreveu a fazer uma direta! Miguel Oliveira foi o piloto que melhor arrancou, ficando na frente da corrida. Durante 7 voltas, todos os pilotos da grelha de partida, lutavam pelo pódio, numa das corridas mais disputadas do campeonato de Moto 3. As ultrapassagens sucediam-se a cada curva e as quedas também. Esta corrida teve ao todo 16 quedas (mais de metade do pelotão ficou de fora). 

O piloto português, esteve sempre entre os mais rápidos e a lutar pelo primeiro lugar. Danny Kent levou um toque do italiano, Francesco Bagnaia (MAPFRE Team MAHINDRA), quando rodava também entre os primeiros e viu-se relegado para 16º. Quando este fazia uma enorme recuperação e lutava pelo 6º lugar, a 10 voltas do final, viu-se envolvido numa queda, que envolveu também o segundo classificado do campeonato, Enea Bastianini, ficando os dois fora de prova! 

A vitória foi para Miguel Oliveira, que com uma excelente manobra, na última volta, conseguiu ganhar a vantagem que lhe permitiu ficar a salvo dos ataques do colega de equipa Brad Binder e do espanhol Efran Vaskez (Leopard Racing). O piloto português consegue a sua quarta vitória e pode ainda lutar pelo título, quando faltam duas corridas para terminar o campeonato, ele que conseguiu alcançar o segundo lugar do campeonato e ficou a 40 pontos de Danny Kent. Destaque, também, para Maria Herrera (Husqvarna Factory Laglisse), que caiu quando lutava pelo 7º lugar, conseguiu voltar à corrida e fazer o seu melhor resultado da época, um 11º lugar!

A corrida de Moto 2 esteve longe de ter adrenalina! Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40) partiu da pol, acompanhado por Axel Pons (AGR Team) e Sam Lowes (Speed Up Racing). Axel Pons foi penalizado por “jump start” e viu-se relegado para último lugar. Alex Rins aproveitou e ficou na frente da corrida, tendo como companhia Thomas Luthi (Derendinger Racing Interwetten), mas este caiu a meio da corrida, deixando Rins sozinho na frente. Jonas Folger (AGR Team) que tinha partido em 14º, a quatro voltas do final da corrida, quando rodava em 4º lugar, teve um furo no pneu traseiro e viu a sua corrida terminar mais cedo. O destaque vai para Lorenzo Baldassari (Forward Racing), que partiu em 9º e conseguiu o primeiro pódio da sua carreira, ao ficar em terceiro lugar, acompanhado por Sam Lowes e Alex Rins, que conseguiu a sua segunda vitória do ano, neste seu primeiro ano na categoria de Moto 2. Johann Zarco, o já campeão do Mundo de Moto 2, terminou esta corrida, num modesto 7º lugar!

Em Moto GP, a luta pelo título continua ao rubro, com a vantagem de Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) de 18 pontos sobre o seu colega de equipa, Jorge Lorenzo, mas a pol foi para o piloto da Honda Marc Marquez, que se mostrou muito à vontade durante todo o fim-de-semana. Jorge Lorenzo, partia em segundo, ao contrário de Valentino Rossi, que depois de uma qualificação menos boa, conseguiu o 7º lugar!

Andrea Iannone (Ducati Team) foi o piloto que melhor arrancou, ele que partiu do terceiro lugar da grelha de partida, mas viu-se ultrapassado por Jorge Lorenzo, logo na segunda volta. O quarteto da frente era composto pelos dois pilotos da Yamaha, Marc Marquez e Andrea Iannone. Os quatro protagonizaram ultrapassagens espetaculares e Iannone, em recta, com a sua Ducati, chegou a atingir os 344 km/h. 

Mas o destaque da “manhã” vai mesmo para Marc Marquez, que consegue a vitória, num dos poucos circuitos onde ainda não tinha ganho! Foi das corridas mais disputadas da categoria rainha, sempre com quatro candidatos ao lugar mais alto do pódio. 

Marc Marquez vai acompanhado ao pódio por Jorge Lorenzo e Andrea Iannone. Nas contas do campeonato, Valentino Rossi continua na frente, mas com uma vantagem de apenas 11 pontos sobre o seu colega de equipa, Jorge Lorenzo! 

Modalidades:

Comentários