Modalidades no FC Porto | Relvado

Modalidades no FC Porto

Haverá brevemente espaço ao ecletismo no FC Porto?
 
Pinto da Costa com telemóvel
Lusa

Porque é considerado o FC Porto um dos três Grandes, com receitas invejáveis, orçamentos enormes, resultados positivos nos relatórios de contas, mas um clube que não investe nas modalidades? Por que razão deixou de competir no basquetebol? Por que razão nem sequer compete no futsal (a modalidade que parece que está a ganhar cada vez mais fãs e que, aparentemente, já leva mais gente ao pavilhão que o hóquei)? Por que razão também não tem voleibol? Tem tudo a ver com a rivalidade com o SL Benfica e os custos de orçamentos para poder rivalizar com um clube que tem mais receitas em termos de publicidade, quotas, televisão, espectadores, etc.

Temos um clube, o SC Espinho, que era o emblema mais representativo da AF Aveiro, superior ao SC Beira-Mar, e que hoje em futebol anda pelas ruas da amargura, mas que começou a ganhar a hegemonia nos anos 90 em voleibol (na altura em que o FCP fechou a modalidade). Foram criadas então condições para que os dirigentes do Espinho canalizassem elevados fluxos financeiros para o voleibol, desviando-os do futebol, de modo a que o Espinho ganhasse tudo nessa modalidade e assim pudesse ganhar consecutivamente ao SL Benfica.

Em basquetebol, o FC Porto iria tentar dominar. No entanto, como todos sabemos, Pinto da Costa decidiu terminar com a modalidade ainda há pouco tempo, devido a uma derrota que não digeriu no seu pavilhão.

Em relação ao futsal, temos o chamado Projeto Roquette, em que o Sporting CP, não tendo capacidade para ganhar ao FC Porto e SL Benfica, passaria a ganhar nas modalidades, tendo ganho desde logo a hegemonia no futsal logo no início dos anos 90. Ainda hoje se veem rastos desse projeto, quando olhamos para uma instituição com reputação pelas suas modalidades, e com uma equipa campeão europeia nos anos 70, apenas com projetos autónomos de modo a não fazer concorrência à modalidade mais querida de Pinto da Costa a seguir ao futebol. No entanto, com Bruno de Carvalho tudo parece estar a mudar em Alvalade.

O hóquei e o andebol (modalidade em que Pinto da Costa chegou a ser dirigente) são as modalidades em que o FC Porto aposta tudo por tudo e mais tem ganho, tendo ainda pouco sucesso a nível europeu. Haverá brevemente espaço ao ecletismo no FC Porto? Quem acredita que verá brevemente o basquetebol ou o futsal no clube, desportos que alimentam tantas paixões?

FC Porto:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o nome é FUTEBOL clube do

o nome é FUTEBOL clube do Porto. acho que não é preciso dizer mais nada.

mas eu vibro com o meu clube em qualquer modalidade principalmente futebol e andebol. e gostava que mais houvesse. mas de facto é um clube que tal como o nome indica dá primazia ao futebol. vir aqui criticar isso... são opções e pelas votações para presidente vê-se que os sócios se revêem nesta forte aposta no futebol.

cumps

É de facto uma pecha Porto,

É de facto uma pecha Porto, justamente as Modalidades!

Aliás, o adepto Portista, também neste contexto revela um latente complexo de inferioridade, perante os seus adversários. Porquê? Muito simples, nunca o Porto conquistou 4 títulos Europeus de Paintbaal, e como sabemos o Benfica já o conseguiu, e tal facto é digno de registo e de todo meritório.

Pergunta final, será que o Presidente do Benfica vivenciou ou assistiu à conquista desses 4 títulos Internacionais de Paintball? Bom, creio que não foram disputados no Brasil, daí, ser pouco verossimil, a presença fundamental do grande líder, como representante máximo da Instituição!

os do porto foram lá disputados?

assim o pinto viu-os.

Não há pão para malucos.

Não há pão para malucos. Quando o futebol é uma tristeza refugiam-se no berlinde.

Cada clube apoia as modalidades que quer. O Porto por exemplo aposta numa secção com modalidades que mais nenhum dos grandes aposta...no desporto adaptado. Vocês que são tão eclécticos tendem a esquecer os que mais apoio carecem. O Porto não faz disto uma parangona, mas quando vêm idiotas fanáticos por futebol falar em clubes ecléticos e questionar falta de modalidades...

O Porto não aposta em certas modalidades porque tem medo que apareçam atletas do sexo masculino com 3 ou 4 meses de gravidez. SAI SAI

...e para quê ter várias

...e para quê ter várias modalidades? Para quê competir contra gente que se comporta assim até em jogos amigáveis:

http://www.youtube.com/watch?v=qLk2JNXqNFo

PS- Será que foi o Pinto da Costa que também pagou ao arbitro desse amigável para prejudicar o benfica? Tal como fez com o árbitro alemão?!

Convem falar dos outros olhando para si mesmo

Ao menos uns dignam-se em sair do campo quando estão a ser enxovalhados e roubados,

outros já partem para a pancadaria :
http://www.youtube.com/watch?v=kXgjpD2Lark
http://www.youtube.com/watch?v=tP730vUMX5I

Ninguém é anjinho nestas andanças

PS: http://www.youtube.com/watch?v=hZ9uZhOCXJ0 Quem ensinou o truque ao Luisão foi o Kostadinov! O FC Porto anda nisso há muito o que se passa é que os portistas comem todos muito queijo e os árbitros quando veêm azul não desmaiam nem dão amarelo muito menos acabam com o jogo !

Para quê ter várias modalidades ? Bem é difícil de explicar quando uma pessoa tem uma mentalidade pequenina.

adeptos andarem á pancada é

adeptos andarem á pancada é normal. Muitos até matam outras pessoas só porque são do clube rival e são condenados e não vão presos, mas não é por aí. Eu falo de equipa técnica e direcção que deviam ser o exemplo. Ao invés disso são os maiores provocadores. Repare-se em Carlos Lisboa. Se ele é o considerado um exemplo a nivel nacional pelo DESEMPENHO DESPORTIVO que teve, acha então que as suas atitudes no pavilhão do Porto e neste pavilhão em Espanha são adequados? Eu tenho mentalidade pequena? Para quem se diz grande e apoia estes actos, é de uma inteligência.

Já reparaste que quando alguma coisa corre mal ao benfica, é culpa dos árbitros?! Isso é sinonimo de grandeza ou de inteligência?

Falar em não ter um clube ecléctico é fácil para quem não paga o fisco e recebe injecções monetárias do estado e do município.

http://www.publico.pt/economia/noticia/ferreira-leite-despachou-a-favor-...
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1480714

lol?

e o porto não se queixa também? esqueceste-te do maior provocador de todos, o teu presidente.

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelh...

e porquê

competir com o porto que quando sofreu o golo que deu o título de campeão europeu em hóquei em patins ao benfica mudou de canal um ou dois segundos depois para a final da taça de andebol com o sporting que viria a perder minutos depois? aposto que foi o vieira que pagou ao porto canal. tal como fez com o deco para atirar uma bota a um árbitro num jogo oficial?!

lol

goza por falarmos no hóquei e agora vem falar dos desportos adaptados. loool

Boa análise ...

... muito interessante e imparcial!

Classificação do artigo: Bom!

Uma análise não contém

Uma análise não contém questões. Vai estudar.

Tens razão no teu comentário

No entanto eu fiz um texto onde apresentei questões e onde apresentei as devidas respostas e a análise a essas questões.

Já percebi que não foste capaz de analisar o meu texto e perceber a resposta às perguntas pois passo a explicar.

O FC Porto não tem capacidade de ter modalidades por questões de orçamento. É uma máquina que devora dinheiro a todo o instante, mesmo fazendo transferências MILIONÁRIAS! O dinheiro podia ser canalizar para disputar várias modalidades, no entanto o caminho é de fechar modalidades como se viu, porque de outro jeito não têm capacidade de competir com o SL Benfica ,porque excepto nas competições europeias (e dependendo de quão longe os clubes chegam) e por conseguinte na venda de jogadores, o SL Benfica faz mais dinheiro no resto.

A última pergunta é claramente um não. e deixei essa questão no ar para que cada um respondesse por si.
E ninguém daqui me foi capaz de dizer que gostaria de ver basket no porto ou futsal ou voleibol ou outra qualquer, e ninguém ouviu sequer rumores de abrir Futsal para a próxima época por exemplo ;)

O FC porto não tem muitas modalidades, assim poupa dinheiro e utiliza outros clubes para retirar a hegemonia em tudo ao seu grande rival ao único clube que têm ódio :)

Não digas asneiras. Tu deves

Não digas asneiras. Tu deves pensar que chateias alguém, mas não chateias. O meu desporto favorito é o futebol. Caso não saibas ler, o nome do meu clube é FUTEBOL Clube do Porto. Tudo que é modalidades é um bónus. E dá graças a deus não apostarmos mais nas modalidades, porque como vês, as modalidades preferidas do nosso Presidente somos esmagadores. Se ele gostasse de futsal ou basket, vocês tinha de inventar a modalidade de descascar bananas cm o bujão para nos ganharem em alguma coisa...até porque deviam competir sozinhos. Para treinador dessa modalidade escolhiam o Carlos Lisboa. Têm jeito.

lol?

estás-te a esquecer que vencemos a liga europeia de hóquei em patins contra vocês no vosso estádio. o vitó é que era bom. loool por que é que tem várias modalidades se se chama futebol clube do porto? looool que fail! se ele gostasse de basquete seriam campeões? looool? vocês já tiveram basquete e nós vencemos-vos no vosso estádio e sagrámo-nos campeões nacionais e ainda dizes isso. loool o que eu me ri quando o porto canal disse que o basquete ia voltar para a próxima época. loooooool quem te garante que seriam campeões no futsal? e depois ainda falam na arrogância benfiquista. loool

É engraçado como todos temos

É engraçado como todos temos muito maior cultura desportiva nas modalidades do que no futebol. Podemos perder todos os títulos possíveis de disputar em Basket nos últimos minutos da época, que saberemos sempre dizer "o adversário esteve muito bem", mas se por acaso no Futebol a nossa equipa perde, "ui ui".

de referir ainda que tambem

de referir ainda que tambem desistiram do atletismo e da nataçao....
e uma realidade que passa ao lado dos adeptos que estao embriagados com os titulos frutuosos no futebol, que os cega ao ponto de nem sequer reparar que anda a desaparecer milhoes do clube e o mesmo vai-se empobrecendo nao so financeiramente como desportivamente. O futebol vai camuflando essa realidade.

O FCP tem natação

http://fcpnatacao.com/index.php

os nossos clubes são futebol + o resto.... Não tenhas duvida, o SLB fala-se que perdeu tudo no final, lá está futebol e o resto... É assim financeiramente e para os adeptos

Quantos jornais existem de natação e de atletismo

quantos comentários têm essas modalidades nos sites de desporto, quantos sites existem que vivem de adeptos desses desportos em Portugal? Deixem-se hipocrisias... já agora, é engraçada essa sobranceria a falar do aspecto financeiro dos clubes, quando as contas do teu clube revelam um endividamento muito superior ao registado no Porto... por isso, e apesar de pensar que é algo importante e principalmente preocupante, não percebo como poderá ser arma de arremesso dos outros grandes contra o Porto.

Citrino...

...A partir do momento que qualquer modalidade amadora do Porto coloque em risco a estabilidade financeira do futebol, então que se acabe com as modalidades amadoras...E olha que o que eu te estou a dizer, é o pensamento de 90% dos adeptos do Porto...

Mas compreendo que há falta de argumentos para atacar o Porto, se arranje "armas" de arremesso em forma de Artigos...

Artigo com conteúdo banal e que serve apenas para encher Chouriços...

O Hoquei

tambem coloca em causa a estabilidade financeira do clube.

Nao sei se sabes, mas o orçamento de Hoquei do Porto é dos Maiores da Europa....tenho duvidas que seja rentavel para o clube...

Toda a razão

Excepto no facto do FC Porto ser um clube rico, com contas saudáveis, com relatórios positivos, ainda há um mês fizeram 70milhões em vendas.
Então e achas que é por ter a modalidade, por exemplo, basquetebol, que se vai colocar em risco a estabilidade financeira do futebol ? :)

Eu não ataquei o FC Porto, apenas dei uma perspectiva aos adeptos. Se o Sporting CP que todos dizem estar falido, consegue ter várias e boas modalidades, porque raio o FC Porto não pode?
Excepto se o dinheiro estiver a ser desviado para outra coisas, porque como todos sabemos o Presidente do FC Porto não nasceu rico, não criou nenhuma empresa que tenha dado lucros, não ganhou o euro-milhões, no entanto tem apartamentos de luxo por tudo o que é sítio. Mas isso já não me interessa, e já sei que vais dizer que o LFV é pior e que ele rouba do SL Benfica e que tem negócios de droga etc.

O que tenho a dizer é o SL Benfica e o Sporting CP têm N modalidades. No entanto o FC Porto não tem capacidade para isso ou então é porque simplesmente não quer competir em alguns desportos !
O ecletismo não faz parte do FC Porto se é a segunda opção, e se for a primeira, bom então compete aos sócios decidir se querem ver as contas melhor gastas, ou ver se não há demasiado dinheiro gasto em comissões etc e que depois não dá para poder praticar Futsal, por exemplo.

Cumprimentos

Futebol é o jogo, e o resto é paisagem

não sou eu que o digo ( mas também), são o nº de telespectadores que o diz, são as discussões de café que o dizem, até é a existência do Relvado e de outros sites que o dizem... quando existe uma qualquer notícia deste ou daquele desporto, o nº de comentários é o que é, quando é futebol... já para não falar, Relvado, A bola, o jogo, não me parece que seja relvado de hóquei no campo, nem me parece que seja bola de basket, nem o jogo me parece que seja doutra coisa que não o futebol... aliás, basta ver as páginas para o futebol e as páginas para os outros desportos... e a culpa não é da imprensa, somos nós povo, que preferimos futebol a qualquer outro desporto... e tal como já tinha dito aqui quando parecia que o Benfica iria ganhar o título, em Portugal podes perder tudo, até ao berlinde, mas o teu clube ganha o campeonato, e é o maior... podes ganhar tudo, e perdes no futebol, e é frustração total... e depois seguiu-se o exemplo cabal daquilo que disse, o Benfica não ganhou tudo, mas ganhou muito, mas todos os adeptos ficaram frustrados com a época que o Benfica fez, porque... perdeu no futebol! Por isso, por mim, como portista podem acabar com tudo e ficar só com futebol, que realmente é só isso que me interessa... e que sem hipocrisias é o que interessa à maior parte dos adeptos de clube...