O meu topo e fundo da Liga Zon-Sagres | Relvado

O meu topo e fundo da Liga Zon-Sagres

FC Porto, Sp. Braga e Hulk vs Benfica, Sporting e Kléber.
 
FC Porto campeão nacional 2011/12: as imagens da festa - foto 01
Lusa

Após ter terminado a liga profissional de futebol 2011/2012, entendi por bem fazer uma análise mais cuidada e apreciativa sobre os acontecimentos do biénio findo, quer em termos do que de melhor a mesma nos presenteou, quer também, no que concerne ao que dela se possa retirar de menor valia ou valor negativo, em termos estritamente coletivos e também individuais.

No topo:

Em primeiro lugar, e apesar de não ter sido um ano de nos encher os olhos pelo futebol praticado, o FCP, por ter sido o legítimo vencedor da Liga, terá que ter sempre um lugar de destaque no panorama nacional, no entanto, e apesar de usufruir da conquista de mais um campeonato, não o conseguiu com a naturalidade que lhe tem sido apanágio e habitual, no seu já longo historial de uma forma mais que evidente, mas antes por saber aproveitar estrategicamente e mais uma vez os erros, as fraquezas e as lacunas de uma época mal definida e preparada pelo seu rival de sempre, o SLB. Só quem tem como presidente um homem inteligente e sabedor de todo o espaço desportivo como será JNPC, é que poderia saber dar a volta a um campeonato que parecia já ter os dias contados, pois ainda atempadamente soube retirar da equipa algumas ervas daninhas que por lá andavam, que por não estarem a ser opções constantes na equipa (Guarín, Belluschi, Souza, Walter e Fucile), foram inteligentemente substituídos à lupa por Defour, e principalmente, pela mais-valia que Lucho soube trazer à equipa pelo conhecimento que já tinha do clube e do que ele sempre representou para a equipa e para os seus adeptos.

Em segundo lugar, e já com alguma habituação nestas andanças o SCB, que paulatinamente se começa a impor como uma potência confirmada e a ter em conta, onde mais uma vez conseguiu o feito de lutar quase até ao final pela conquista do título, para além de também mais uma vez ter ficado com hipóteses de lutar por um lugar na Liga dos Campeões, o que para uma equipa com o seu orçamento não deixa de ser mais um feito heroico, e ao mesmo tempo vem provar que nem sempre o valor dos euros é condição sine qua non para se atingir determinados objetivos, mostrando através de uma gestão desportiva bem cuidada e sustentada, e na forma da construção de um plantel que tudo pode ser possível.

Em termos individuais, indiscutivelmente Hulk, não por ser de longe o melhor jogador a atuar na Liga Portuguesa, mas também pelo que ele representa e traz de mais-valias nas últimas conquistas do FCP, pois, apesar de considerar que haverá sempre mais títulos para além de Hulk, não será nada fácil a sua substituição caso apareça uma boa proposta para ambas as partes, todavia, já por cá passaram outros jogadores de igual valia, como Madjer, Jardel, Lisandro e Falcão, e nem por isso o FCP deixou de continuar a ganhar.

No fundo:

Sem qualquer dúvida e em perfeita sintonia com a maioria dos meios de comunicação desportiva, o SLB, por não ter conseguido o seu principal objetivo de ser campeão nacional, ficando-se pela conquista da Taça da Liga que me parece demasiado redutor para o investimento que a SAD se prontificou a fazer no início da época. E ao contrário do seu eterno rival do norte, em que tudo parece estar perfeitamente controlado e organizado em torno do clube, no SLB, parece acontecer tudo ao contrário, desde o papel do Rui Costa que ninguém sabe ao certo qual o seu verdadeiro lugar na SAD, na forma como JJ não soube estruturar em termos físicos um plantel que à partida parecia ser de inegável valor, passando pelo seu presidente e alguns diretores da SAD que em termos de discurso e de estratégia preparada, estarão a anos-luz de distancia da performance de JNPC e seus pares.

Em segundo lugar, o SCP, o típico clube do “quase”, não que com esta definição queira faltar ao respeito aos seus apaniguados simpatizantes, pois a minha intenção passa unicamente por lançar mais um alerta às massas leoninas, já que paulatinamente estão a perder o terreno conquistado para o seu homónimo do Minho, que ao contrário do clube de Alvalade tem tido uma evolução não só desportiva como também em termos de sustentabilidade económica. Neste pressupostos, o SCP, não pode continuar a perder finais de Taças de Portugal com clubes como a Académica, por muito briosa que ela seja, ou ficar-se pelas meias-finais de uma Taça Europeia, ou ainda, perder no seu próprio reduto uma final da Taça Europeia se quiser continuar a ser considerado como o terceiro grande clube em Portugal.

Em termos individuais, Kléber e o FCP, por não saberem substituir com a devida eficácia que lhe é peculiar a falta que Falcão deixou na equipa. Se por um lado, Kléber, nunca conseguiu tirar das suas costas o fardo e a responsabilidade de substituir um jogador com a qualidade de Falcão, já por outro lado, também o FCP teve sempre dificuldades em toda a época para preencher um vazio deixado pelo seu anterior titular indiscutível, podendo mesmo esse hiato ter-lhe custado outros dissabores, que na minha ótica se resumiram à fraca prestação da equipa na Taça de Portugal e nas competições europeias, que ficou bastante a desejar tendo em conta o seu prestígio nas provas Europeias.

Ctadeu.

I Liga:

Comentários [99]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!

CONTABILIZANDO DESDE A ÉPOCA DE 2007-08 ATÉ À ULTIMA ÉPOCA DE 2011-12 TEMOS:

BENFICA COM UM TOTAL DE 400 CARTÕES, DESSES 400, 397 SÃO AMARELOS, 16 DUPLOS AMARELOS, E 10 VERMELHOS DIRECTOS,UMA MÉDIA DE 80 POR ÉPOCA.

SPORTING COM UM TOTAL DE 397 CARTÕES, DOS QUAIS 374 SÃO AMARELOS, 15 DUPLOS AMARELOS, E 8 VERMELHOS DIRECTOS, UMA MÉDIA DE QUASE 74.8 POR ÉPOCA.

BRAGA COM UM TOTAL DE 395 CARTÕES, DOS QUAIS 373 SÃO AMARELOS, 10 DUPLOS AMARELOS, E 11 VERMELHOS DIRECTOS, UMA MÉDIA DE 79 POR ÉPOCA.

PORTO COM UM TOTAL DE 343 CARTÕES, DOS QUAIS 332 SÃO AMARELOS, 7 DUPLOS AMARELOS, E 4 VERMELHOS DIRECTOS, UMA MÉDIA DE 68.6 POR ÉPOCA.

CONVEM TAMBEM REFERIR QUE DOS 4 QUE LUTAM PELO TITULO, SÓ UM CLUBE NESSES 5 ANOS ACABOU A ÉPOCA SEM UMA ÚNICA EXPULSÃO POR VERMELHO DIRECTO, O PORTO NA ÉPOCA DE 2008-09, FEITO QUE REPETIU NA TEMPORADA SEGUINTE EM 2009-10.

O PORTO CONSEGUIU FAZER EM 2 ANOS SEGUIDOS O QUE NENHUM CLUBE NA PRIMEIRA LIGA FEZ UMA ÚNICA VEZ... TERMINAR SEM UM ÚNICO VERMELHO DIRECTO!

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!

Se o Benfica tem 400 cartões

Se o Benfica tem 400 cartões e 397 são amarelos onde estão contados os 10 vermelhos e os 16 duplos? 397+10+15=422

Sporting está bem.

Braga 373+10+11=394 e não 395

Porto também está certo.

90% dos benfiquistas não teem a escolaridade obrigatória. CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!

PS: Gostaria de saber onde arranjaste esses números. Se é que são mesmo verdadeiros.

e já agora que fala em falta de escolaridade...

nao existe na lingua portuguesa "teem", escreve-se "têm".... só naquela.... lol

Benfica 400 cartoes, 374 amarelos...

encontrou o erro na escrita, mas fugiu à questão... ok... tipico portugues, aponta ao erro não à solução... ou questão neste caso.

Solução do que? Porto é

Solução do que? Porto é claramente um clube onde não incentivamos o jogo demasiado agressivo. Basta olhar para centrais como o Rolando e Bruno Alves que apenas levaram 2 amarelos em uma época. Mas se achas que com esses números consegues tirar alguma conclusão, força nisso.

AHAHAHAHAH

pare por favor, acabei de almoçar.... quando junta na mesma frase as palavras bruno alves e jogo não agressivo, nao consigo conter o riso. Na verdade, qualquer frase que tenha a palavra porto e não agressivo dá vontade de rir pelas imagens que ainda hoje podemos ver em todo o lado sobre o que se passou ontem na caixa dragao.... mas enfim.... peço imensa desculpa pela matemática, confusão de numeros, apesar de estar tudo explicito e detalhado.

mandem menos cacetada e pode

mandem menos cacetada e pode ser que consigam... isto há com cada um. esses factos que aí apresentas a mim orgulham-me, pois demonstra que a minha equia tem a cabeça no lugar e por ter mais bola vê menos amarelos, por saber perder a bola, não tem necessidade de matar tantos ataques com faltas para amarelo, consequentemente vê menos vermelhos.

ao que chega o desespero... pelos vistos passaste o dia à procura de factos que só dão ainda mais valor às conquistas do meu clube. temos pena...

ps:2009/2010 não foi o ano em que foram campeões a jogar também quase sempre contra 10 jogadores?

cumps

deixa-me rir... o clube de jorge costa, paulinho santos....

fernando couto, bruno alves etc, descobriu uma táctica totalmente inovadora que evita amarelos.... AHAHAHAHAHAH ao ridiculo que se chega para tentar nao admitir o obvio...

Quanto a 2009-10 apresenta-me ai os factos como eu te fiz, se não, tá calado e resume-te à tua estupidez.

BENFICA CAMPEÃO NA CAIXA DRAGÃO

epá mas eu insultei-te? está

epá mas eu insultei-te? está vista a tua educação. tenho mais que fazer do que perder tempo e latim com grunhos como tu.

parabens pelo campeonato e passa bem

dps das imagens que acabei de ver da caixa do dragão...

é mesmo pa insultar adeptos desse clube corrupto!!

tom sauna e maior merdas cado sitio.

Saiam da toca, para o ano vai haver mais.
A BIMBOLANDIA.ahahahah

...

concordo susbstancialmente com o artigo, opinião que já relfecti anteriormente nos mesmo moldes, onde apenas ressalvo o kleber que sinceramente me parece teve que assumir na liga dos campeões demasiada responsabilidade demasiado cedo e esse nervosismo e imaturidade trouxe a factura que sabemos, o mesmo tendo se passado com lisandro lopez...de lembrar que o balneario do porto este ano, pela responsabilidade dos jogadores não esteve propricio nem a adaptação nem ao desenvolvimento, sendo por isso que valorizo o trabalho que se nota vitor pereira fez depois de limpo o balneario e reforçada a sua posição...kleber promete, não desiludiu porque ja sabiamos que nao era o falcao e a sad ter partido para um compra precipitada, com a venda do falcao era para comprar mal, caro e desestabilizar ainda mais o balneario...na questão do benfica penso que é por demais evidente a quebra fisica a partir da páscoa, todos os anos, no sporting a instabilidade e descrença reinam a par de um abafamento social, por parte do rival, porque o sporting nem se ve em lisboa que e o seu territorio, o braga está ai para ficar, sem pressão, com um plano e uma estratégia definida que cada vez mais comprometem o bi cefalismo da competição em portugal...

és um terrorista

galegos +porcos , é o teu território mas andas a comer aqui pelo sul ,,, volto á conversa de ontem ,, só mortos

Assim não

Caro leaovivo,
Se continuar a insistir nestes comentários, não teremos outro remédio senão bloqueá-lo. O que seria uma pena, mas não podemos aceitar que ande pelo Relvado a insultar os outros utilizadores de forma gratuita.

Caro Luis,

Se insistir somente no julgamento do usuário Leaovivo, terei depositar em todas noticias os milhares de insultos que guardei provenientes de outros usuários. Se for coerente com a regra, terá que excluir todos os referidos.

Saudações

srº luis miguel nunes

muito me admira a sua chamada de atençãO , quando o srº permite todo o tipo de ofensa aos portistas e benfiquistas , estou a vêr que este sitio e a edição é tipo racista em relação aos sportinguistas , um relva que se congratula com o bicefalismo em portugal , não tenho o direito de dizer que é terrorista , não é o que se passa em espanha , com o pais bascoe catalunha em relação ao resto de espanha , sou chamado de lagarto , espisinahdo só porque sou de um clube que não ganha , que critério é o vosso , de permitir tipos como simpatizantebenfica ,, curva sul . albinos . falcão- dragão 13 -- gvf- vingador azul e tantos que até me doi a cabeça de ver aqui tantas pessoas que pensei que não fosse possivel ,,,,,,,,,,, o srº terá de ter mais cuidado é com todos não é só comigo apenas me defendo da provocação ------- vamos vêr se este caso fica por aqui ,, já por várias vezes que tento ser equilibrado até fazendoe escrevendo parabolas da biblia , mas não serve de nada ,,,,,, sabe porque ,, os senhores deixaram o lixo agarrar ao chão agora não podem ter moral só para um ,,,,, e este um é porque tenho mais argumentod e má educação do que os bétinhos que ofendem com palavras dessimuladas , não tenho paxorra para issso pão é pão ,, portanto corte a direito e estou na linbha da frente na boa educação ,,,,,,,,,,,, não tenha duvidas

...

nunca o ofendi, nunca fui sequer rude com o senhor, nunca usei sequer de linguagem brejeira a dirigir-me a si, com que moral me insulta permanentemente? a minha preocupação pelo contrário é tentar mostrar que é possível um pouco de sanidade no absurdo do futebol, algo que o senhor levou tão a mal que agora só me insulta...lembre-se que as referencias que tenhos nos meus comentários a si e aos seus, são afirmações suas, que as fez em muito pior modo ou linguagem....justifique lá esse seu ódio por mim, os permanentes insultos a quem nunca a ninguem desrespeitou ou usou sequer de má linguagem...bem tenho tentado por todas as vias da educação voce embicou comigo, deve irritá-lo por muitpo que me insulte eu não entrar nesse jogo e é cada vez mais insistente...

gosto de pessoas sérias e equilibradas

mais uma vêz o srº gosta de e prova que mente . fui das poucas pessoas que do gato e do páu concordei com o srº mas o srº levou este caso para patamares em que meteu tudo no mesmo saco , inclusivo disse que as pessoas precionavam as crianças até á morte para serem do benfica ,, eu até não sou do benfica , mas essa escrita que passou impune perante a administração do sitio , e eu não gostei do que disse , porque o srº para defender a sua dama , não evitou de dizer uma barbaridade , como não gosto que me considerem pa´rvo jámais o posso respeitar ... pode ser dos olivais , moscavide que não lhe dá o direito de julgar os outros só porque nãoestão de acordo com o srº . passa aqui como seja sóa sua preocupação o páu e o gato ,, mas está sempre a usar o porto para pisar os outros ,,,,,,, QUANDO LHE CHAMAM OU LHE DIZEM ALGO Á SUA DAMA ,, VEM LOGO COMO O ASSUNTO DA SUA FILHA ,,,,, POR ISSO EU DIGO CHEGA DE HIPÓCRESIA OK. por vezes fala-se aqui mal ou se é é mal educado porque os argumentos a issso levam ,, mas lá porque somos de um clube que perde ,, não quer dizer que não tenha-mos toda a razão , fique lá com a sua mentalidade ,, isto aqui é futebol apenas , e não problçemas sociáis económicos e politicos

...

que pressionavam as crianças até á morte para ser do benfica!!??? mostre lá onde é que eu escrevi isso...se há alguém que foi julgado fui eu, sem nunca ter emitido julgamentos sobre ninguém...apenas ataquei e ataco a agressividade dos adeptos, do benfica ou do sporting ou do porto, assim como ataco a barbaridade que andam a fazer nos infantários...põem em causa o bem estar das crianças, os seus direitos e os das suas familias e se alguem se queixa viram tudo ao contrário...isso é criminoso e vou continuar até ser feita justiça a denunciar isso mesmo, se de momento falo menos é porque instancias competentes finalmente estão a tratar disso, se bem que entretanto o atentado nos infantários continua...agora dai á afirmação que queres por no que escrevo, vai a diferença de quem para argumentar insulta a própria familia....

...deves querer mostrar isto

que foi o que escreveste nesse comentário e aparece ai...realmente tentas ser perigoso e não és nada aconselhavel...tentares por as tuas palavras nos meus escritos através do google mostra bem o que és e o respeito que tens pela inteligencia de quem aqui anda
Enviado por leaovivo a 12 de Maio de 2012, às 14:37.
[0 pts.] será que não te dás conta que estás a arrastar a tua familia para uma paranóia , será que não vens que és o responsável de em publico e que pelo audiovisual já ofendem as pessoas de mouros , por esta questão , será que não vês que eu até sou do sporting e quando no 1º dia eu até estive solidário contigo , mas que me arrependo porque isto tem tudo um sentido porque são já meses sem conta ,, e eu só te chamo á relaidade porque envolves crianças , dizendo que são atacadas desde a nascença até á morte para serem do benfica ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, queres é ganhar dinheiro com o f.c. porto ,, não é camisolas para a menina é a tua forma de vida ,,,,,,,,,,, que não tens direito de usares os outros pasra governares a tua vida ,,,,,,,,,,,,,,,,, vái lá para o porto ,,,,,,,,,,,,, não te admires de onde tu tiras os teus rendimentos tenhas problemas , porque a tua mulher for empregada de um banco enquanto ela lá trabalhar pode ser que uma campanha tambem nasça , não penses que só tu podes matar moralmente os outros tambem podes ser destruido ,,,,,,,,,, porque não está a ser correcto por quem é empregado desses infantários ,,, a minha merda é mais pura que o ár que respiras ,, és drogado

triste tentativa de manipulação, truque rele, baixo e digno de quem está habituado a fazer julgamentos superficiais sem um minimo de conhecimento ou informação...até espero que muita gente abra o link que aparece, pois lá teem a queixa toda e o problema como ele é, com pessoas como voce a já nessa altura tentar manipular de forma doentia o assunto...usar as suas proprias palavras para tentar mete-las na minha boca...por isso poe so no google e nao poe o comentario em si não é...se qualquer dúvida havia do tipo de pessoa que é você reiteradamente as dissipa...felizmente os seus netos não terao tal influencia por perto pois os seus filhos perceberam que longe estão melhor...que tal gosta? se tem a idade que diz ter reforme-se dedique-se a alguma coisa de útil porque nem para terrorista muito menos para manipulador tem capacidade por muito que se esforce...

E é só esse?

Veja lá quem mais só por aqui anda a insultar e não faz um só comentário que não seja a insultar. Depois faça o que diz a todos.

Caro Luís está mais que na

Caro Luís está mais que na hora de isso acontecer...

Edição

Quando é que banem este gajo?

Dia após dia faz estas figurinhas, agora chega ao ponto de desejar morte aos Portistas.

Mas o que é isto?

quem quer vêr lisboa a ader srº luis m. nunes

sou eu é , quem é que é lagarto . quando o meu clube tem como simbolo um leão .. no dia que entrei neste sitio quem é que foi tratado de filho da puta , pois a edição que vá ao encontro desde a minha entrada para ver quem é que é que ofende ,,,,,,,, tenho o direito á minha forma de crticar que não é nem máis nem menos que os portistas e benfiquistas ,,,,,,,,,,,, quem quer respeito , não dá uma unica palavra a ofender pessoas ou clubes dos outros relva s ,, no dia que aqui ler que todos se dão ao respeito , eu serei o 1º a não dár uma palavra com má educação ,,, enquanto isso se for bloqueá-do e continuar esta má educação ,,,,,,,,,,,,,,,,,,, desde digo á edição que serei obrigado a processar o sitio por descriminação e não exestir equidáde neste sitio , se ser do sporting a edição me poder bloquear , eu farei e mostrarei na imprensa esta descreminação ,, eu tenho direito a ser respeitado ,,,,, se isto é sitio de portistas então coloquem um aviso para não se entrar

...

então já enganou a sua mulher hoje? já isultou os seus avós e familia só porque são do norte? já maldisse o seu sangue e as suas origens por causa da bola?

Fundo | Baixo

Feirense e o mau exemplo de pagar a tempo e horas... Foram anjinhos, deviam ter jogadores melhores e não pagar, é que , o crime compensa !
Toda a rábula da união de Leiria e o seu final de campeonato, as actuações do seu presidente , jogos com 8 e com juniores pelo meio. Foi mau de mais para ser verdade. Equipas (que se saiba) como o Guimarães com muitos meses de atraso nos ordenados andam cá em cima na classificação, equipa correcta como o Feirense descem de divisão.
VERGONHOSO

A rábula dos 2000€ do dirigente do Sporting na conta do Juiz de linha, foi também um ponto muito fraco e baixo deste campeonato. Não era necessário.... veremos como acaba.

Boicote dos árbitros ao Sporting, foi uma vergonha e era escussado. viu-se como baixaram as orelhas com FCP e SLB.... Viu-se , claramente, que há 2 filhos e 1 enteado. No ano passado Vitor pereira aé veio a publico justificar depois de arbitragens do SLB. oinde andarão os boicotantes depois de todas estas declarações do SLB?

3 pontos fracos/ baixos que ofuscam qq jogo, equipa ou treinador.... o futebol jogado ao pé disto , pouco conta

...

...

Topo: a homenagem feita a Jaime Graça pela instituição Benfica (a única que o fez, a um dos maiores representantes da época de Ouro do nosso futebol...)

Fundo: um campeonato ganho por uma vassoura de forma vergonhosa, metáfora de que os vícios do futebol português estão bem entranhados, e o presidente de um clube que não muda o discurso há 30 anos. E eles rejubilam, senhor...e eles rejubilam...

Fundo: os 2mil euros..

..depositados na conta de um arbitro.Uma situação que envergonha uma liga profissional.

No topo: o Bicampeonato da instituição FC Porto. Uma superioridade brutal.

porto NUNCA JOGOU EM INFERIORIDADE NUMÉRICA EM 30 JOGOS!!

sabem quantos minutos é que o porto jogou com menos 1 jogador em relação às outras equipas durante TODO o campeonato?!? ZERO!!! NUNCA o porto jogou em inferioridade numérica em 30!!! jogos!!! EM 16 CLUBES DURANTE 30 JORNADAS O porto É O UNICO CLUBE QUE NÃO JOGOU 1 MINUTO SEQUER EM INFERIORIDADE NUMÉRICA!! AGORA JUSTIFIQUEM ISSO COM FACTOS!!