"Yannick Djaló é um jogador livre" | Relvado

"Yannick Djaló é um jogador livre"

Especialista em direito desportivo defende que o ex-avançado do Sporting é neste momento um jogador
 
Yannick Djaló em treino do Nice
ogcnice.com

A carreira de Yannick Djaló continua em banho-maria fruto da transferência gorada do Sporting para o Nice de França. No meio das dúvidas, o especialista em direito desportivo Emanuel Calçada considera em declarações à Rádio Renascença que o avançado é um jogador livre.

"Se já não tem vínculo com o Sporting e se por sua vez o vínculo foi rescindido com o Nice também, ele é, teoricamente, um jogador livre", realça Emanuel Calçada na Renascença. "O Yannick rescinde contrato com uma entidade anterior e assina por uma nova entidade. No caso da sua nova entidade rescindir o contrato de trabalho, aquilo que realmente veio a acontecer, o Yannick já não pode voltar para a entidade patronal anterior", sustenta o mesmo especialista.


O Nice rescindiu com o avançado alegando justa causa por não ter conseguido obter o certificado internacional do jogador de modo a poder utilizá-lo. Para Emanuel Calçada "ou o Nice prova que tem justa causa para rescindir ou terá que indemnizar o jogador".

Para este especialista, de qualquer modo, estamos perante uma "situação relativamente nova", considerando que o "fator de novidade" é a circunstância do Nice "não ter conseguido obter o certificado internacional para inscrever o jogador", rescindindo então o vínculo. Agora estamos "todos expectantes para saber o que é que vem aí", sublinha Emanuel Calçada.

Transferências:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É onde ele está melhor - sem

É onde ele está melhor - sem clube.
E nunca devia era ter tido nenhum!
Um gajo destes não pode ser jogador da bola, nem numa segunda divisão do Chipre tem lugar!

Que eu saiba, há 2 situações distintas

1- O SCP fez um negocio com o Nice, assinado e válido, o que ffoi contratualizado terá que ser pago. O facto do Nice não poder inscrever o gador é um facto que apenas diz direito ao Nice, excepto se houver alguma clausula nesse sentido, o que não é o caso.

2- O Nice fez um contrato com o jogador, um jogador que rescindiu e assinou pela nova entidade patronal, as questões relaccionadas com o negocio Nice-SCP, passam ao lado, excepto se houver alguma clausula nesse sentido, o que não é o caso.

Como tal, o Nice corre o risco de pagar ao Sporting a Transferencia e ao jogador a totalidade dos slários até final do contrato.

Caros relvas, que não haja dúvidas, isto é um parecer sem invocar artigos por isso para vocês é de borla.

Parece-me evidente que se o

Parece-me evidente que se o Nice comprou o jogador ao Sporting agora vai ter que o pagar, caso contrário o processo deverá acabar na Fifa!

A única dúvida prende-se com o facto de que poderá haver alguma cláusula no contrato entre os clubes que preveja que o jogador possa ser devolvido á procedência caso haja algum problema com a inscrição, como acontece por exemplo, apesar de serem casos distintos, quando os jogadores chumbam nos testes médicos!

Agora de uma coisa não tenho dúvidas, o Yannick ou é jogador do Nice, ou é do Sporting e caso o Yannick seja jogador do Nice, se os gajos rescindirem, além de terem que pagar o valor em causa ao Sporting, ainda terão que pagar a indemnização ao jogador!

Este faz mais filhos

do que joga futebol.

A Floribela que o diga||

Yannick

Do ponto de vista legal, não parece correcta a noção de que Yannick seja um jogador livre, pois acho que será no mínimo questionável que no meio da pressão em concluir o processo da transferência, que tenha sido incluida uma claúsula prevendo a devolução do jogador ao clube de origem. Como tal, parece-me totalmente carecida de ilegalidade a rescisão unilateral do contrato por parte do Nice, visto que estaria perfeitamente ciente de que corria o risco de que a transferência não fosse validada a tempo do jogador poder actuar a partir de 1 de setembro. O jogador participou nos treinos, esteve praticamente 2 meses no clube francês, e não vejo qual o problema de esperar mais 2 meses para inscrever o jogador na liga. Perante esta atitude do Nice, prevejo que hajam no mínimo, 2 consequências: Penalização do clube a nível interno e nacional e Indemnização ao jogador

a penalização derivará do facto de sem justa causa ter rescindido o contrato sem justa causa, potenciando problemas graves para a carreira do jogador e possívelmente causando que djálo só possa agora jogar a partir de junho do próximo ano, pois como já teve 2 contratos assinados, segundo as leis da fifa e uefa, não poderá possuir um 3º contrato na mesma temporada. Neste ponto, julgo que poderá ser concedida uma autorização especial ao jogador visto este não ter culpa no sucedido. Depois há a problemática da indeminização a djálo, q terá direito, no mínimo a 1 ano de salários, fora o prejuízo causado á carreira por se manter, contra a sua vontade, pelo menos 4/5 meses inactivo.

e em janeiro assina pelo porto..

hehehehe...Quem disse que o sporting não faz bons negócios?! O nice paga ao sporting e o gajo vai pró porto, mais uma pró tótó do platini engolir..Ái quando ele puder ser bom ao porto vai ser bonito kkkkkkkkkkkk

Terão de pagar ao jogador e

Terão de pagar ao jogador e ao Sporting.

estupidez

Vejamos as declarações:
"Se já não tem vínculo com o Sporting"

"Se o vínculo foi rescindido com o Nice"

"é, teoricamente, um jogador livre"

A mim, parecem-me SES a mais.

Ainda mais quando se está a falar de cor. A mim, parece-me que se está a esquecer das diferenças entre vínculo laboral e vínculo desportivo, bem como do facto de o vínculo laboral, em princípio, nada ter a ver com a inscrição ou não nas competições.

Dando um exemplo, o Benfica, o Porto e o Sporting, noutros anos, não inscreveram determinados jogadores nas competições. Isso quer dizer que o vínculo laboral com o clube terminou? Claro que não, isso era redescobrir o ovo de Colombo: eu, clube, tenho um jogador de que me quero ver livre, então para acabar com o vínculo laboral basta não o inscrever nas competições.

Eu também tenho uma pós-graduação em Direito do Desporto. Serei especialista por causa disso? Tenho de começar a aparecer mais, pode ser que os jornais me passem a chamar de "especialista".

E os 4,5 milhões...

..aonde é que param???

Se o Nice rescindiu com

Se o Nice rescindiu com ele... suponho que ainda não tivessem pago ao Sporting... Se tivessem pago tinham ficado com o tipo até Dezembro, digo eu!

Mas vai aqui uma grande embrulhada, sinceramente tenho pena do jogador que se viu metido nisto sem ter culpa nenhuma... Ainda por cima arrisca-se a não arranjar clube até que o litígio Sporting/Nice chegue ao fim, senão ainda obrigam o futuro clube dele a pagar o passe ao Sporting...

Entretanto, quem se f*deu com

Entretanto, quem se f*deu com esta brincadeira foi a barraqueira, que está outra vez prenha. O gajo ficou com tempo livre a mais...

No mesmo sitio.. que os

No mesmo sitio..

que os belgas andam a procurar!!!

Tudo isso é muito bonito....

E não estou minimamente preocupado em saber para onde o Djalo vai jogar.
O que me preocupa e não está mencionado na noticia é que o Sporting ainda não recebeu o dinheiro da transferencia e tem de o receber....Se foi vendido por um valor acordado entre as partes, a posterior rescisão do vinculo com o jogador por parte do novo clube é completamente alheia ao Sporting, que não pode ficar prejudicado......

Não me digam que o nice está à espera que o atlético pague o Falcão para pagar ao Sporting......lol....;-)

Concordo, e acrescento.

Eu não sou especialista mas percebo um bocado de contratos de trabalho e compra e venda. E concordo com esta visão. Acrescentaria no entanto que, existe um contrato de compra e venda que, se não tiver cláusulas especiais, obriga o Nice a pagar ao Sporting. Agora, o que vai acontecer é que provavelmente o Sporting vai receber menos do que o previsto, pois haviam clausulas de pagamento e função da performance do jogador. Da perspectiva do Sporting, o que se passa entre o jogador e o Nice não é problema do Sporting, como é óbvio.