FC Porto: que plantel para a próxima época? | Relvado

FC Porto: que plantel para a próxima época?

Pinto da Costa defende que “não há muitos jogadores que tenham espaço para fazer parte sequer do pla
 

O Porto vem de uma temporada inesquecível mas que se pretende repetir. A aposta vai no sentido de uma boa participação na Champions (não estou a dizer ganhar!) uma prova muito difícil por reunir todas as melhores equipas da Europa. Para atacar essa competição e a renovação do título nacional que reforços precisa o Porto? Pinto da Costa, em entrevista: "Com o triunfo na Liga Europa, o FC Porto reforçou a ambição de brilhar na Liga dos Campeões", mas Pinto da Costa garante que o treinador André Villas-Boas não precisa de grandes mexidas no plantel.

“Há dois dias disse-me que se não sair ninguém, também não precisa de ninguém”, revelou Pinto da Costa, que defende que “não há muitos jogadores que tenham espaço para fazer parte sequer do plantel do FC Porto”.

Mas a verdade é que alguém vai sair e alguém tem de entrar! Tendo em vista o rendimento nesta temporada, creio que duas saídas se impõem: a de Mariano Gonzalez, pese embora toda a sua capacidade de contribuir para o balneário, e Cristian Rodriguez por vir a ter um rendimento demasiado fraco para o seu salário. Para além destes, admito a venda de Rolando, por exemplo. Não me parece que Hulk ou Falcao, as joias da coroa, saiam neste final de temporada.

Para além de substituir os que saem, acho que o Porto precisa de um ponta de lança, alguém que possa ser usado em algumas partidas que não correm bem e que possa ser uma alternativa quando Falcao não está disponível. O ex-maritimista Kleber poderia ser uma excelente e barata opção.

Pelo menos um extremo para substituir Mariano e Rodriguez é também necessário. Djalma, pode ser a opção a fazer lembrar Derlei, ainda que com algumas características diferentes. Ukra também podia ter a sua oportunidade se Villas Boas estiver na disposição de lha dar.

Para a linha média, apenas se sair Fernando o Porto precisa de alguém. Acredito que o brasileiro possa ser um dos jogadores a ser vendido desde que haja uma boa proposta. Souza cresceu, é bom no jogo de cabeça e muito melhor que o compatriota a entregar a bola, mas não é capaz de ocupar espaços como o Fernando faz. E precisa de companhia já que Guarin não é nem nunca será um trinco. Castro?

Na defesa, saia ou não Rolando, creio que o Porto precisa de um bom central. Foi um dos (o maior?) ponto fraco da temporada, Ao contrário da generalidade dos observadores, sempre prontos a dizerem maravilhas de Rolando ou Fucile, não sou um grande fã de qualquer deles. Fucile tem piorado claramente de época para época e Rolando é um defesa demasiado "de espera" nunca tomando a iniciativa. Um bom central é essencial e um lateral também podia dar jeito para ser mais uma opção.

Que pensam os relvas? Mais ou menos reforços para atacar a temporada?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

1- discordo da opiniao sobre

1- discordo da opiniao sobre o Rolando. Acho que o Rolando é jogador a manter no plantel. Rapido, consistente, bom no jogo de cabeça, e muito maduro. Penso q é uma mais valia do plantel.

2- Fucile pode nao ser uma estrela (q nao é) mas não vejo q esteja a pior de ano para ano, muito pelo contrario. Mas parece que tem mercado, o q pode signifcar um bom encaixe para o Porto. Nao esquecer Sapunaru que apesar de ser um pouco temperamental e agressivo é um jogador esforçado.

3-Ukra continuará na cidade dos arcebispos

4- Considero Fernando um grande jogador, como foi dito e (na minha opiniao) muito bem, ocupa mt bem os espaços e mostra uma grande maturidade para alguem com 22anos. No caso de sair nao vejo que Castro consiga já lutar pelo seu lugar, por outro lado acho que Souza tem de amadurecer um pouco, de modo que acho que se o Porto perder Fernando terá de investir.

5- Sem duvida nenhuma que o Mariano tem de sair

Defesa

Sinceramente acho que o porto esta bem como está, excepto no corredor direito da defesa. Não gosto nem do fucile nem do sapunaru. Preferia o Emidio rafael. O fucile erra muito, raramente joga pelo seguro. O sapunaru ja joga mais pelo seguro, logo erra menos, mas perde a cabeca muito facilmente e nos classicos raramente acaba.
O emidio rafael, como nao é opcao regular, entra em campo a 110 e nao baixa, sempre concentrado sem brincar e sem cometer erros, provavelmente isto ira mudar com o tempo.

Mas pronto a reforçar alguma coisa era isso que eu tentava.

Emídio Rafael é esquerdino...

Emídio Rafael é esquerdino...

eu sei , mas e isso é

eu sei , mas e isso é necessariamente mau?

nao e isso...

Tas a falar em defesas direitos...
"Sinceramente acho que o porto esta bem como está, excepto no corredor direito da defesa. Não gosto nem do fucile nem do sapunaru. Preferia o Emidio rafael."

Emídio Rafael é só lateral esquerdo

Caro relva

Eu acho as observações pertinentes. Não há dinheiro no futebol (excepto o Inglês e 2 ou 3 espanhois) para pagar os 30 milliones de Falcão.

O Falcão vai sair para o ano, excepto se alguém perder a cabeça e olha que para sair do FCP ele vai pedir 3 ou 4 milliones por época, mais o custo da clausula...

Corremos o risco de a época correr mal e termos que vender em saldo, mas isso é futurologia.

Extremos estamos bem, o Kleber é capaz de ser 3ª opção, para 1º ano bem bom.

Quanto ao resto, acho que se sair o Rolando, deviamos apostar num central caseiro.

Se sair o Fernando o Castro é nosso e está lá mais o Guarin.

O Viana pode ficar como extremo,se sair ( e vai sair) o Rodriguez.

Temos um Christian emprestado, ficava com ele ou emprestava ao Braga.

De resto, mexer em quê?

Na minha óptica

Penso que um central de boa categoria é indispensável para a Champions! Para mim, esse lugar e mais um ponta de lança, eventualmente o Kléber, serão indispensáveis!

FC Porto 11/12

O nosso FC Porto este ano tem tudo para renovar o título apesar de que irá ser muito mais complicado. Pudera este ano fomos completamente imparáveis.

As vendas por mim seriam Sapunaru Rolando Fernando C.Rodriguez e era menino para em prestar o Beto para ver se é convocado pro Euro que ele merece.

Contratações para mim estão feitas com excepção de um bom central para jogar com Otamendi. De resto para a saída do Fernado gostava de ver regressar Castro, penso que os dois pontas de lança que tmeos chegam perfeitamente, para o lugar de sapunaru gostava de ver o Migue Lopes ( precisam-se tugas urgentemente no plantel) e guarda redes tmeos smepre o ventura ou então o bracali se for a custo zero.

Concordo quase em absoluto com aquilo que tem sido a política do Porto nos últimos anos, com excepção da pouca aposta em jogadores vindos da cantera. Pensei que com o projecto visão 611 se ia dar mais oportunidades aos jovens dragões, mas ainda não é desta. Penso que o futuro do futebol está nas academias e a nossa tem cada vez melhor organização, portanto acho que está mais que na hora de se começar a mostrar serviço nessa vertente ou então a explicar o porquê de não se aproveitar um única jovem para a equipa principal. Salvo o erro o último foi o Bruno Alves. Não critico a polítca de empréstimos bem pelo contrário, o problema é que depois não volta mais. exemplos: Paulo machado, vieirinha, hélder barbosa, bruno gama(até o pélé)... só assim de cabeça e eram tudo futuros craques. Espero que não aconteça o mesmo com castro, ukra, ventura, diogo viana, sérgio oliveira, miguel lopes,andré pinto...

Parabéns pelo artigo

saudações e um abraço

Quartos de final da Champions.

Este objectivo tem que estar bem presente na cabeça dos jogadores.Não facilitar no campeonato,mas estou convencido que temos uma história para contar,nesta edição da champions 11/12.

Para isso precisamos de dar mais profundidade ao nosso ataque,creio que é importante encontrar alternativa ao Falcao.A solução não passa por Walter.

Vamos aguardar pelas saídas e sobre quem os vai substituir.Fernando a sair ,vai deixar saudades.

Ukra...

O Ukra não tem um empréstimo de 2 anos ao Braga?

Sim...

..mais uma época.

Muito trabalho pela frente..

Apesar de ser algo natural, a próxima será um grande desafio para o FCP. Obviamente que depois da fantástica, magnifica época 2010/11, os adeptos de futebol estão com expectativas bem elevadas relativamente à performance do FCP, contudo é preciso ter muitos cuidados. Principalmente por 2 motivos:

1- Expectativas demasiado elevadas:
Externamente: Apesar de seu elevado orçamento, o FCP não tem um orçamento minimamente ao nível dos grandes da Europa, logo estarmos a falar em ganhar a LC é simplesmente irrealista. O nível deverá ser chegar aos quartos-de-final e nada mais.. A LC é simplesmente outro campeonato, comparado com a LE..
Internamente: O próximo ano será muito mais competitivo. O SCP está a reforçar-se bem, o SLB está a esforçar-se, logo o caminho relativamente mais acessível da última época muito dificilmente não se irá repetir. O próprio AVB comunicou, e muito bem, que a última época é irrepetivel!! Historicamente somente 2 equipas terminaram o campeonato sem derrotas e para isso, houveram umas décadas de diferença!!! Por isso, muito dificilmente o FCP não perderá jogos na próxima época.

2 - Problemas na preparação da próxima época: Com o Mundial sub-20 e a Copa América, o FCP terá praticamente uma equipa sem efectuar uma pré-época "normal". Obviamente existem grandes probabilidades de muitos destes jogadores se ressentiram deste facto.

Desta forma, o plantel do FCP tem que estar bem montado e preparado para a próxima época. Com a permanência de AVB, sabemos que temos o melhor homem possivel para assegurar este trabalho. Mexidas?
- Concordo: Mariano e Rodriguez deveriam sair do plantel. Por razões diferentes mas óbvias. Contudo, sem uma boa proposta, Rodriguez deveria ficar..
- Numa análise por Sectores:
- GR: Temos bons GR. tenho dúvidas sobre a necessidade de Bracalli(este é mt bom para ser um 3º GR);
- Defesa: Duvidas com Rafael à esquerda, neste sentido, a permanencia de Fucile é uma garantia. Na zona central, Maicon tem que subir um nível mas Rolando, Otta e Maicon garantem qualidade. Obviamente se sair um deles, o sector tem que ser muito bem reforçado.
- Meio-campo: Castro tem lugar nesta equipa do FCP. Se Fernando sair, falta-nos um trinco puro, que terá muito útil na LC. Por isso, um reforço precisa-se de muita qualidade.
- Ataque: A tripla: Hulk, James (quase uma nova aquisição) e Falcão será o nosso ataque. Com Iturbe, Varela no banco, fica a faltar um ponta-de-lança valioso. Kleber era uma boa solução mas precisa-se numa alternativa credivel a Falcão. Mas atenção, acredito que Walter ainda nos vai supreender.. Mas Hulk na frente de ataque quando a equipa joga em 4-3-3, NÃO.

Concluindo, em época de muito dinheiro, a equipa merecia um grande defesa-central ou um grande 10, mas o tempo é de crise e caso se confirme que o FCP assegura os seus principais jogadores, só isso será um facto notável.

Começe a boa a rolar..

3 -

Um bom comentário!

Bom comentário amigo e por isso aqui deixo um ponto!
O problema da Copa América e do Mundial de sub-20 deveria, a meu ver, fazer pensar bem nos reforcos a adquirir e de onde eles deveriam chegar! Já chega o que chega e melhor seria optar pòr mercados diferentes dos habituais!

off. video do FC Porto ao som..

de Prokofiev e Tchaikovsky.

"FC Porto: a conquista da Europa! (1ª parte)"

http://www.youtube.com/watch?v=aPNd6kDFOOs&feature=channel_video_title

com todo o respeito..

...pelo artigo, para mim a época ainda não "acabou" e costuma estar já a pensar na que vem a seguir, daí achar que é cedo - pelo menos para um portista campeão - para fazer previsões sobre o que aí vem.

De qq das formas o meu desejo é a manutenção das grandes estrelas e referências da equipa. Podem sair 4 o u 5 jogadores, mas os ajustes hão-de ser sempre pequeno. 1 central e 1 trinco top mundial e uma alternativa a Falcao e Walter. De resto temos tudo para nos revelarmos superiores aos rivais internos e termos ambições na europa.

SOMOS PORTO!!!

Amigo Zefil!

Acho exactamente o contrário! Aliás, creio que uma das vantagens do FC Porto em relaçao aos adversário é mesmo pensar as coisas com antecedência e nao ser surpreendido pelos acontecimentos!
Um abraço!

boas

Estou a ler agora a minha primeira frase do meu comentário e q raio de confusão que ali vai.. adiante.

Eu sei que a nossa gestão prima pelo planeamento com a devida antecedência e com a capacidade para precaver todas (ou quase) as situações do futuro, no entanto, penso que esse papel cabe à direcção. Os adeptos devem desfrutar devidamente as conquistas e como este ano foram tantas podemos e devemos prolongar esse deleite. Pelo menos para mim desportivamente ainda penso e "vivo" a época 2010/11.

abraço

Bom artigo

Bom artigo, embora um pouco cedo porque ainda não se conhecem as saídas do plantel. Pessoalmente, também considero que Rolando e Fernando são os titulares a poder sair neste defeso. Rolando não por não ter qualidade (aí reconheço-lhe mais valor do que o que lhe atribuis) mas porque o ciclo dele pode bem estar a terminar e porque podemos, de facto, encontrar melhor. E Fernando porque o Porto tem de aproveitar a oportunidade para encontrar um trinco que vá mais de encontro a esta forma do Porto jogar. Fernando é muito forte no momento defensivo, e não será fácil substitui-lo, mas tem muitas falhas nos processos ofensivos e isso, para um futebol de posse e circulação, não dá.

Quanto a Guarin, caro amigo, continuo completamente em desacordo contigo. Tem todas as características para ser uma excelente opção para esse posto nesta equipa, aliás já o desempenhou várias vezes esta época sempre com nota muito positiva. Se o Porto não encontrar uma boa solução para o lugar 6, Guarin será o nosso médio-defensivo em 2011/12, posição que fará com a maior das naturalidades. E surpreenderá muito boa gente...

Abraço,
JC

Bom comentário mas....

Levas um pontito, mas discordo sobre o Guarin. Ele, por temperamento e falta de escola nao é um jogador disciplinado tacticamente e que saiba ocupar os espaços! Jamais poderá ser um bom trinco! Serve para jogos com equipas pequenas em que o trinco é dispensável, mas nao nos jogos mais competitivos!

guarin tem..

...tudo para ser um grande trinco, mas tem de ser um pouco mais disciplinado tacticamente nessa posição.

Ele tem tendência para avançar no terreno com frequencia e desse forma desiquilibra a própria equipa. Se ele melhorar nessa componente pode ocupar a posição - frente a equipas pequenas não tem problemas - se não, deve continuar a jogar mais avançado.

E ao que me parece o AVB quererá mesmo contratar um jogador de qualidade para o lugar de Fernando.

abraço

Guarin é um excelente 8,

Guarin é um excelente 8, disso tivemos a certeza esta época. Como 6, pode melhorar (e vai certamente) a nível posicional, mas as saídas para o ataque fazem parte do modelo de Villas-Boas. Não o vejamos como defeito, devemos ver isso como virtude. Fernando não o fazia tantas vezes porque não tem pés para isso, mas Guarin fá-lo e faz com autorização.

Este modelo do mister pede um trinco menos posicional e mais aventureiro. Se não tivéssemos Moutinho, talvez isso não fosse possível, mas com o nosso Noddy, o trinco pode sair à vontade para criar desequilíbrios. Desde que tenha inteligência e sentido posicional, esteja confortável a jogar com os pés e seja dono de uma boa visão e capacidade de passe (Guarin tem tudo para reunir essas condições) pode ser 6 nesta equipa. É a minha opinião e acho que se fundamentou nos jogos em que jogámos com Guarin-Moutinho-Belluchi no trio central...

Um pequeno aditamento

André Pinto, Sérgio Oliveira, Castro ou Ukra poderiam ser apostas para o plantel do Porto mas apenas se Villas Boas estiver disposto a apostar neles!
Pela minha parte, gostaria de ver o clube a promover os seus jovens!

Ukra está emprestado ao Braga

Ukra está emprestado ao Braga por 2 anos, é impossível voltar ao Porto este ano. E, creio, não voltará nunca mais, com pena minha...