Época 2011-2012 do Benfica | Relvado

Época 2011-2012 do Benfica

O sistema tático e o onze inicial para a época que se avizinha.
 

Esta é a minha opinião pessoal sobre a época que se avizinha e sobre o 11 base que eu escolheria. Não estando por dentro dos treinos pode ser considerada uma opinião mal fundamentada e de valor discutível, de qualquer forma gostaria de a partilhar.

Primeiro que tudo, gostava de realçar o menosprezo que muitos benfiquistas têm em relação ao Carlos Martins, eu penso ser uma enorme ingratidão não reconhecer o devido valor deste senhor.

Pergunto-vos, quantos jogos o Carlos Martins foi o melhor jogador do Benfica em campo ou de outra perspetiva, quantas esteve entre os piores? Não me recordo de alguma vez ter acontecido ele ser dos piores ou sequer não se ter esforçado dentro de campo. Para atestar isto, olhem para os resultados da Seleção Nacional antes e depois de Carlos Martins.

Agora que desabafei, vou passar ao sistema tático que escolheria para enfrentar esta época de acordo com o plantel. Sinceramente sou fã do 4-4-2, mas penso que este ano o sistema tático indicado para enfrentar esta época é um 4-3-3 .

Artur
Maxi Pereira Luisão Garay (um dos defesas esquerdos novos)
Javi Garcia Witsel Carlos Martins (PT) Gaitán
Jara Cardozo

Esse seria o 11 base, sendo que qualquer quebra de rendimento ou falha de casting teria de ser colmatada, não deveriam existir lugares cativos dentro do 11.

Resto do plantel:
Gr (antes da contratação de Eduardo) - Roberto (estou de acordo com o Jesus, penso que ele pode vir a ser um guarda redes de top no futuro.); Mika (PT)
Defesas - André Almeida (PT); Miguel Victor (FC); Fábio Faria (PT); David Simão (FC)
Médios - Matic; Rúben Amorim (FC*); Pablo Aimar; Bruno César
Avançados/Extremos - Nolito; Enzo Perez; Urreta; Rodrigo; Nelson Oliveira (FC)

PT - Português, 8 lugares preenchidos
FC - Formado no clube, 4 lugares preenchidos

* Penso que o Rúben Amorim conta para os formados no clube (talvez o Urreta também possa ser considerado assim), a não ser assim, o André Almeida sairia (por empréstimo) e era inscrito um júnior de forma a que pudesse ir jogando na equipa de juniores.

Benfica:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Carlos Martins

Começo por discordar do Sr que escreveu o artigo, ninguém está a menosprezar o Carlos Martins. Ele encontra-se lesionado, daí não ser incluído na lista para a champions. Acho que foi o correto, uma vez, passando esta fase o Benfica poderá fazer alterações na lista, ganhando agora um jogador em boas condiçoes, uma vez que o Carlos seria um jogador a menos.

Concordo que o benfica tem jogadores para jogar, tanto em 4-4-2 ou 4-3-3.
Sendo que em 4-4-2, na minha opinião o Aimar não tenha espaço, é preciso um jogar mais possante no meio campo ( Carlos Martins, Witsel ou Matic) com Javi Garcia, sendo que daria para prescindir de um jogador mais criativo, uma vez que nas alas, os há (Gaitan, Enzo Perez, B. Cesar e Nolito).
Em 4-3-3, a inclusão de Aimar, ao lado de um numero 8 (Witsel e Carlos Martins ou até mesmo Matic, faz bem essa posição. No ataque, Cardozo ou Jara ao centro, nas alas Nolito, Gaitan, Urreta ou até mesmo Saviola com ala mais interior, com witsel a descair para o lado direito, tal como o Ramires fazia, aproximando o assim ao sistema tático da época do titulo.

Agora é esperar para ver se JJ tem descernimento suficiente para ter a leitura correcta dos jogadores, afim de tirar o melhor rendimento e partido de cada um.

Entendo o que disse

Peço desculpa por não me ter feito entender devidamente, quanto á questão Carlos Martins. Não sou contra ele ter ficado de fora da pré eliminatória, se a razão para a sua exclusão for pura e simplesmente a que explicitou. Como disse o Jesus ele está lesionado e vamos dar oportunidade a outros, espero é que assim que recupere volte a ser aposta.

Quem tem medo deste benfica???

----------------------------------------Eduardo----------------------------------

Maxi---------------Maisumano--------------Garay-------------Emerson

-------------------------------------Talochas---------------------------------

-----Enzo--------------------Partepernas---------------------Já te tenho dito------

--------------------Saviola-------------------------Cardozo------------------------

...

lol

Pablo aimar

Acho incorrecto deixar o Aimar de fora pelo Carlos Martins. Ambos são muito bons no que fazem mas Pablo Aimar tem mais classe e categoria que o Carlos.

Pablo Aimar

Caro Henrique, discordo de si. Considero que a jogar em 433 o Carlos Martins daria muito mais segurança e estabilidade ao meio campo. Olhe por exemplo o Barcelona, os três do meio campo são todos jogadores fortes, neste caso a posição que estamos a falar é a desempenhado pelo Xavi, um jogador que não se limita a atacar e a jogar com a bola nos pés e esta é uma das bases do sucesso desta equipa.

O Carlos Martins pode oferecer essas mesmas características à equipa, enquanto o Aimar pode oferecer outras soluções, tudo depende da equipa adversária, mas isto já é trabalho de casa e capacidade de gestão por parte da equipa técnica, para além do momento de forma de cada um.

Como existiram novidades após a elaboração deste artigo, o lateral esquerdo que escolheria seria o Capdevila e o Emerson a solução. O Danilo rumou ao porto, desta forma penso não ser necessário outro jogador para a lateral direita, penso que seria uma boa contratação mas podemos ter boas soluções ao Maxi dentro do plantel, Ruben Amorim e porque não o próprio Emerson, acredito que um lateral com as características que ele apresenta possa fazer ambas as laterais com um rendimento razoável. Não estou completamente inteirado do caso do André Almeida, penso que vai ser emprestado, até acreditava que isso era algo adquirido, de qualquer forma talvez a sua permanência no plantel possa ser benéfica à sua aprendizagem.

Com a vinda do Eduardo, penso que o Roberto beneficie muito com um empréstimo, necessita de tranquilidade, ganhar confiança e jogar, jogar muito com “pouca pressão” (Não é tão linear.).

O Nolito parece-me ser um jogador fantástico, talvez mereça o seu lugar no onze e por outro lado o Gaitán e o Cardozo devam trabalhar um pouco mais. O Gaitán sem bola joga muito pouco, quer nas movimentações ofensivas quer na garra que apresenta, ou não apresenta quando se trata de tentar recuperar uma bola.

Não sei se funcionaria bem um ataque sem um ponta de lança como o Cardozo, mas por vezes é necessário inovar, gostaria de observar uma frente de ataque formada por Nolito, Jara ao centro e Gaitán ou Enzo do outro lado, para depois poder tirar algumas conclusões.

Lá por o Carlos Martins ser

Lá por o Carlos Martins ser português não significa que tenha lugar no Benfica. É de facto um bom jogador, mas actualmente há jogadores melhores para ocupar as suas posições.
Estes adeptos põem o Carlos Martins num pedestal porque ele é português, francamente. A mim tanto me faz que o Benfica jogue com 11, com 2 ou com nenhum português no onze. O que me importa é que jogue bem e ganhe jogos, seja com chineses, brasileiros ou portugueses.

Conclusões erradas

Eu não estou a colocar o Carlos Martins num pedestal por ser português, mas por mérito. É uma opinião pessoal.

Considero o Carlos Martins um jogador com as características desejadas para a estratégia que adoptaria se estivesse na cadeira de sonho. Até porque partilho da sua opinião em determinada conjuntura. Não me interessa a nacionalidade dos jogadores do Benfica, mas interessa-me que sintam o peso da camisola do Benfica, o que em princípio pode ser mais fácil a um português do que a um estrangeiro.

O Carlos Martins a meu ver reúne estas duas premissas, logo tenho de o colocar num pedestal.

São opiniões. Também acho que

São opiniões. Também acho que o Benfica melhoraria se jogasse em 4x3x3, no entanto Carlos Martins continuaria sem espaço, e como tal seria um jogador a vender enquanto o seu passe ainda tem alguma valorização.
A questão que apresenta acerca do peso da camisola, não tem valor para mim, porque acredito que no futebol actual, o que pesa mais é o dinheiro ao fim do mês. Além disso o Carlos Martins foi formado no Sporting, porque é que haveria de sentir mais a camisola do Benfica que a do Sporting? Por isso essa questão está sobrevalorizada tal como a nacionalidade dos jogadores.
Quanto a colocar os portugueses num pedestal, não era dirigido especificamente para si, mas para um universo de pessoas que pensa que tudo o que é português é bom

Época 2011-2012: Benfica à

Época 2011-2012: Benfica à conquista do tri-campeonato! E do bi-campeonato europeu!LOL

sabes que o porto se for a

sabes que o porto se for a conquista deste, fica bi, e não tri. Informação alheia na cabeça de certos ignorantes portistas ;D

Fizeste mal as contas....o

Fizeste mal as contas....o Benfica é que está a lutar pelo tri-campeonato! O do ano passado já estava ganho antes de começar. Iam também ganhar a Liga do Campeões, daí este ano serem os possíveis Bi-campeões europeus!LOL