Memórias de um passado recente... | Relvado

Memórias de um passado recente...

7 Agosto de 2010, Aveiro, Supertaça. Jogo marcado por um conjunto de particularidades.
 

Memórias de um passado recente... 7 Agosto de 2010, Aveiro. Há 3 anos jogava-se a Supertaça, troféu que marca o início da época desportiva. Este jogo fica marcado por um conjunto de particularidades, mas já lá vamos.

De um lado, F.C.Porto, vencedor da Taça de Portugal na época anterior. Vem de um 3º lugar no campeonato e, segundo alguns entendidos, de uma pré-época considerada medíocre. Apesar de alguns bons indicadores, equipa de André Villas-Boas não convence e não é considerada favorita.

Do outro lado o S.L.Benfica, o campeão em título. Eterno campeão de pré-época, e mesmo tendo perdido Di Maria e Ramires, é mais que favorito para o jogo de Aveiro. O fantasma Roberto começar a pairar sobre os adeptos, mas na Luz acredita-se que o guarda redes ainda iria calar muita gente.

O F.C.Porto acaba por vencer por 2-0, superiorizando-se ao rival de uma forma categórica e com uma grande exibição, não deixando margem para dúvidas quanto à justiça do vencedor. Pode-se dizer que este jogo foi o espelho da época que se avizinhava, em vários sentidos.

No entanto, este jogo fica marcado por outras razões. Terá sido, num passado recente, o jogo em que uma equipa beneficiou mais da complacência de um árbitro. É caso para dizer que os "Capelas", ao lado desse, são meninos de coro!

O árbitro, preferência assumida por Luís Filipe Vieira, deixou passar impune uma série de agressões a jogadores do F.C.Porto. Golpes de Karaté, agressões sem bola, cotoveladas, etc. Valia tudo! Cardozo, David Luiz, César Peixoto e Carlos Martins, pelo menos, protagonizaram verdadeiras cenas dignas de filmes de ação e conseguiram acabar o jogo. Inacreditável! O próprio árbitro chegou, inclusive, a agredir um jogador do F.C.Porto! Como é possível?

Nos outros clássicos dessa época entre estas duas equipas, exceptuando a humilhação imposta pelo F.C.Porto no Estádio do Dragão para o campeonato, viu-se mais uma vez o mesmo filme, em que algumas cenas pareciam repetição do jogo de Agosto. Ainda hoje me pergunto como é possível uma arbitragem desse género passar impune, só não foi/é mais badalada porque o vencedor do jogo acabou por ser o atual tricampeão nacional.

O que vale é que de nada valeu essa afronta, o F.C.Porto venceu o campeonato com mais de 20 pontos de avanço sobre o eterno 2º classificado, juntando a Taça de Portugal e a Liga Europa.

A resposta à tentativa de intimidação foi dada em campo, e principalmente nos clássicos. E é assim que deve ser dada!

Uma época memorável da qual todos os portistas se orgulham!

Benfica:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É dificil entender...

....algumas questões deste tipo. É verdade que existem erros de arbitragem, alguns duvidosos outros menos, uns só para um lado e outros para os dois. Este comentário vai mais para que está aqui a comentar do que para o artigo propriamente dito. Como simples adepto portista não sou cego e tento não ver só para o meu lado. Aliás vejo jogos do Sporting com familiares sportinguistas e do Benfica com familiares benfiquistas, vejo outros jogos porque gosto de ver futebol, e tento ser sempre imparcial. É normal que o Benfica se queixe mais de arbitragens, pois nas últimas 2 décadas tem ganho poucas vezes, Na altura em que estava dividido entre Porto e Benfica o sporting era quem mais se queixava. A verdade que dói, é que equipas que têm orçamentos 20, 30 ou 40 vezes superiores às outras que têm a obrigação de ganhar todos os jogos, tirando aqueles que fazem entre eles, passem a vida neste role de queixumes. O árbitro não vê as repetições na TV, o árbitro só tem um ângulo de visão, decide e não pode voltar atrás. Na minha opinião isto parava de uma forma simples, como já existe em modalidades tipo hóquei no gelo, que era poderem recorrer em certo tipo de lances, como penaltis, agressões e foras de jogo, às repetições e isto obrigaria a que os clubes ou a liga tivesse equipamento de gravação de jogos apropriados, pois nem todos os jogos têm 10 câmaras a gravar e a serem transmitidos na TV. Parem de se queixar e, se são sócios, exijam é aos vossos dirigentes as coisas que prometem. Eu como não sou sócio, limito-me a apreciar o meu clube e o desporto em si.

Esterco ...

... não classificável!

PAH!

Caniche / Águia Damião, penso o mesmo em relação à arbitragem desse jogo.................

PS: Saíste do armário e assumiste FINALMENTE que tens este CLONE??! Fizeste bem.......... realmente ficaste MUITO mal na fotografia quando foste caço a responder ao teu nick ORIGINAL só para dar "palmadinhas"............... bons momentos!!! LOL

PSD: Já chegou a caixa de RENNIE que pediste quando empataste com o Estoril??! LOL

Décadas a roubar!

Corruptos? O sr. e a sua pandilha lá sabem do que estão a falar. Depois de decadas de estado novo e de serem a menina dos olhos do regime fascista. Quando as outras equipas entravam em campo já sabiam á partida quem era o vencedor. Voçê tem uma lata e uma desonestidade intelectual do tamanho do seu ego. Tenha vergonha, ganhe os seus jogos dentro do campo como o FC Porto o faz e não esteja a inventar as mesmas desculpas de sempre seu fracassado.

É isso mesmo

O FC Corrupto

é espetacular.

É pena serem corruptos.

rizo calamar

PAH...

...Like... Seja muito bem vindo...rsrsrsr...Não há nada como o regresso do "terror" do Gugu...Silva...Florzinha...rsrsrsrs...:-)

Quanto ao Artigo??? Excelente...Abraço...

O Porto foi roubado á força toda....

Lembro-me bem desse jogo, o Porto foi roubado á força toda, mas mesmo assim espetou-lhes 2 secos que eles até arrepiaram.
Pior do que isso foi o célebre campeonato do túnel da Luz. E esse jogo em particular, por todas as razões, mas principalmente porque não é assinalado um fora de jogo de Kilometros, que depois culmina no golo do Saviola, o unico golo do jogo.

POIS

É O QUE EU DIGO , ATÉ CUANDO GÁNHÃO CRITICÃO AS ARBITRÁGENS , SÃO UMA VERGÔNHA , MAS CUÁL GOLO EM FÓRA DE JOGO , O GOLO NÃO ESTÁVA EM FÓRA DE JOGO , DEVES ESTÁR A CONFUNDIR-TE COM O GOLO DO MAICON NO CAMPEONATO DO PROENÇA QUE VOS DEU A VITÓRIA , OUTRO GOLO QUE LHES MARCÁRÃO ANTES DESSE FOI PRECEDIDO DE UMA FÁLTA NÃO ASSINALÁDA SOBRE O WITSEL

PAH?

PAH?

É bem lembrado. Não é preciso ter memória de elefante para saber que as maiores roubalheiras na arbitragem têm sido favoráveis ao benfica. Não estamos a falar de jogos com 1 ou 2 lances duvidosos...estamos a falar de 5,6,7...lances claríssimos e que beneficiaram apenas 1 clube.

Refiro-me a arbitragens de Duarte Gomes com Guimarães, este do João Ferreira, o clássico na luz com o Porto novamente por João Ferreira, o jogo do Capela, Paulo Batista com o Estoril...casos de arbitragens ESCANDALOSAS.

Não sabes quem é? O PAH tem

Não sabes quem é?

O PAH tem um piadão, muitas vezes mijo a rir com ele!

Não o conheço pessoalmente

Não o conheço pessoalmente mas sei que frequentava o site...pelo menos com este nick....agora se tem outros...

PAH, Onde tens andado? Olha

PAH,

Onde tens andado?

Olha que ainda esta semana abordei a agressão do "pode ser Ferreira" ao Alvaro Pereira, aliás, creio ser o caso mais inusitado a que assisti em Alta Competição, curiosamente o árbitro nem foi expulso. Pois recordei incomum da situação, e eis que ermegiu um Demolidor qq, creio que um Lopes da CUF ou da Quimigal a chamar-me mentiroso. Pobres adeptos "enganados" do Sport Comércio e Bieira 2013, agora versão ou plágio Penafel com a camisola encarnada com a gola preta! lol

1 abraço

P.S Aparece PAH!

PAH!

Uma VERGONHA o que fez este senhor e ainda têm a LATA de o nomear para clássicos !!!

PS: Por aqui com os meus CLONES......... LOL

Esse João Ferreira

Esse João Ferreira foi o mesmo que validou o golo com a mão do Paços em Alvalade e não assinalou dois penaltis em 2006-2007 , foi o mesmo que perdoou uma entrada assassina no jogo Benfica-Sporting de 2009-2010 do Luisão ao Liedson . Foi o mesmo que fez greve aos jogos do Sporting . Foi o mesmo que no ultimo Benfica Porto também fez das bonitas . Enfim , é o que me vem à memoria no momento .

Mas claro só o Porto é que é corrupto ... Não é que eu me importe que chamem corrupto ao porto , claro que não , o que me incomoda é a memoria curta e o achar que uns podem e estão no direito de , e os outros é que são sempre os maus da fita .

Ora aí está o que sempre digo

diabolização de uns, e santificação dos outros... atenção, como tal, também não santifico PC, mas não me vendam a santidade de LFV, por favor!!!

Fedelho neto és uma seca

Fedelho neto és uma seca filho andas cadas vez pior...

Antigente ainda tentavas fazer frente hoje és um poio de merda insignificante mesmo. Miuito fraquinho coitado....

Tens tantos inimigos por ca, tanta gente a tripar cm a tua fuça que ja nem sabes quem te da tanga filho, eles sao tantos a criar nick difrentes a dar te tanga e tu nem topas morcão...

Para o mes sai outro artigo colega, poe te atento vais aparecer em gande ;) dps meto o link para sua bróchelência ver..

Mas ja nao curtes mmo o bieira e a bitória?? Ainda tripas cm o testudo?? Que personagem puto que me saiste..

senhor philipd

invádi a conta do simpatizas , é bem feita

ORGIA

PHILIPD! Mas esse não é o fedelho neto!