Marítimo vs FC Porto: no caminho da invencibilidade | Relvado

Marítimo vs FC Porto: no caminho da invencibilidade

Hoje é o dia em que o campeão nacional sabe se iguala Jimmy Hagan, que liderou um Benfica a um campe
 

Ponto final na Liga Zon Sagres, com o FC Porto a perseguir frente ao Marítimo o sonho da invencibilidade, que apenas o Benfica de Jimmy Hagan atingiu, nos anos 70. 29 jogos, 81 pontos e 71 golos marcados depois, é no arquipélago que termina o impressionante percurso interno da turma de André Villas-Boas no que ao campeonato diz respeito – falta ainda a final da Taça de Portugal, mas essa fica para depois...

O jovem técnico, que se prepara para cumprir a primeira época completa da carreira, pode, aliás, almejar um sem-número de recordes numa época histórica: além de todo um campeonato sem conhecer a derrota, há a registar a maior vantagem de sempre para um segundo classificado e ainda um número inédito de jogos consecutivos a marcar: 39. Para isso, há que, no mínimo, pontuar com golos na última jornada, frente a uma equipa que deu “um salto qualitativo” com Pedro Martins.

O mote é levar para a Madeira “ambição máxima” e o “desejo forte” dos jogadores e equipa técnica em abrilhantar ainda mais uma época em que o título principal há muito foi garantido. Caso contrário, pede Villas-Boas, não se deve “ter memória curta” em relação ao que os dragões já conseguiram durante uma temporada “extremamente complicada”.

Descansam Hulk, Moutinho, Helton e Fernando

É um dado praticamente adquirido que Hulk se vai sagrar, à terceira época de azul e branco, como o melhor marcador da Liga Zon Sagres – a menos que Falcao “decida” marcar 7 golos. Por isso, André Villas-Boas deixa o brasileiro na Invicta, a descansar para Dublin. A acompanhar o goleador ficam Helton, Fernando e João Moutinho, este poupado por uma lesão que chegou a ameaçar a presença na final europeia.

O técnico azul e branco, que fez regressar Varela à convocatória – e, provavelmente, à titularidade, do lado direito do ataque –, pode dar a primeira titularidade a Kieszek no campeonato. Souza deverá voltar a ser o trinco, pelo segundo jogo consecutivo, enquanto Belluschi deve regressar à posição que foi sua durante grande parte da temporada, de modo a ganhar ritmo para o decisivo confronto europeu. No lugar de João Moutinho deverá estar Rúben Micael, embora Guarín, suplente na última partida, também seja hipótese.

A novidade para atacar os insulares é o extremo Christian Atsu, um ganês que tem brilhado nos juvenis e que Villas-Boas decidiu premiar no fecho do campeonato.

Num jogo em que se adivinham mais poupanças, a prioridade é gerir o ritmo de um plantel que já leva 62 jogos nas pernas – pré-época incluída. A Liga Europa decide-se já esta quarta-feira e André Villas-Boas quer, naturalmente, os jogadores a topo.

Kléber e Djalma ainda tentam abater os dragões

Do outro lado, registam-se os regressos de Robson, Roberge e ainda de Kléber, o mesmo que fez correr muita tinta com uma propalada transferência para... o FC Porto, que não se consumou, mas que ainda é apontada como hipótese para a próxima época.

O brasileiro deverá, aliás, ser titular, tal como Djalma, avançado que já se comprometeu com os azuis e brancos para 2011/2012. Pedro Martins garante “profissionalismo” dos dois elementos e assegura que ambos “vão dar o máximo”, caso joguem.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

streams

Todos os jogos, filmes, séries, minijogos, rádios e muito mais em:

http://www.tv-xat.com

Venha fazer-nos companhia