Marca Porto, qualidade e prestígio | Relvado

Marca Porto, qualidade e prestígio

O FC Porto não deveria rentabilizar melhor a sua marca, que tem adeptos um pouco por todo o mundo?
 

A época futebolística europeia está perto do fim e alguns acontecimentos e protagonistas destacam-se dos demais. Por exemplo, temos José Mourinho, Pepe, Falcao e Raúl Meireles a brilharem a grande altura nos seus clubes. Noutro domínio, Hulk também é um dos centros de atenção.

Todos eles têm indiscutivelmente um ponto em comum: a marca Porto. A questão que eu coloco é se não poderíamos rentabilizar melhor essa marca que percorre o mundo?

José Mourinho foi estrela em Espanha e conquistou o título espanhol derrubando o todo poderoso Barcelona. Foi o seu 7.º título de campeão e o 4.º país onde o conseguiu. Desde logo e mais uma vez se fez referência ao FC Porto, Chelsea e Inter de Milão por onde ele passou, ao qual se juntou o Real Madrid.

Falcao é o melhor ponta-de-lança a atuar em Espanha e na Liga Europa repetiu o feito conseguido no FC Porto, vencer a Liga Europa e ser o melhor marcador da competição. Pepe acompanhou Mourinho como uma das grandes figuras do Real Madrid. Jogador vendido pelo Porto por 30 milhões, daqueles que justificam inequivocamente o dinheiro gasto. Raúl Meireles no Chelsea, depois de uma competente mas curta passagem pelo Liverpool, ganha a Champions. Hulk, que ainda anda por cá, tem sido nos últimos anos um dos jogadores mais falados e cobiçados do mundo.

São todos eles protagonistas por essa Europa fora, que se sucedem a outros que saindo ou ainda estando no FC Porto, levam as cores e a marca do clube bem longe.

Obviamente, que para nós mais relevância têm os feitos conseguidos ao serviço do FC Porto do que aqueles conseguidos após a saída do clube, mas estes não podem deixar de ser dignos de registo e de orgulho para todos os portistas. Na temporada passada, e perante os feitos do FC Porto, eu fiz algumas vezes referência ao facto do meu clube dever aproveitar as conquistas e os títulos para expandir a sua marca no mundo inteiro e mais particularmente na América do Sul, de onde são provenientes algumas das nossas principais figuras. O FC Porto e os seus jogadores foram na temporada passada por diversas vezes destaque na Comunicação Social da Colômbia, Uruguai, Brasil. Fomos mesmo capa na Argentina, no prestigiado jornal Olé. As nossas conquistas e as performances de Falcao, James. Fucile, A. Pereira, Hulk e outros, motivaram muito o interesse do público sul-americano.

Noutro continente, Rolando, tão criticado por transportar a bandeira cabo-verdiana na final de Dublin, chegou ao seu país e o aeroporto e a cidade vestiu-se de azul e branco para o receber. Uma ex-colónia portuguesa, onde pelo que dizem a maioria da população até torce pelo Sporting e pelo Benfica. No entanto, perante uma das figuras da terra, vestiram o azul e branco em sua homenagem.

Tudo isto a propósito do facto de eu considerar que o Porto não aproveita, nem rentabiliza de modo algum, o prestigio ganho em diversos pontos do planeta. Mas porquê estar agora a fazer referência a estes factos?. Esta referência à marca Porto e à projeção mundial surge em virtude de um artigo da última edição da revista Dragões.

Pelo que podemos ler na revista, e tendo como amostra os mais de 800 mil seguidores do FC Porto no Facebook, a principal cidade de onde eles são provenientes os simpatizantes e adeptos é sem surpresa o Porto. Em 2.º lugar surge a cidade de Lisboa, em 4.º Vila Nova de Gaia e em 5.º a cidade de Luanda. O destaque na minha opinião vai para a 3.ª cidade com mais seguidores do FC Porto no Facebook, e que é precisamente Bogotá, capital da Colômbia. Curiosamente, em 13.º lugar temos Medellin, também cidade colombiana, e em 16.º Istambul.

Parece-me óbvio que o interesse pelo FC Porto na Colômbia resultou da presença de 3 colombianos de enormíssima qualidade no clube. Na Turquia, talvez a presença de Quaresma no Besiktas, embora aqui tenha algumas dúvidas. Deduzo que em algum dos países já citados o FC porto também motive interesse e paixões junto dos adeptos. No entanto, o FC Porto não tem feito absolutamente nada para cimentar a sua posição nesses países, aos quais se poderia juntar outras comunidades lusófonas, nem para expandir a sua marca. Por que não campanhas de marketing na América do Sul e África? Por que não digressões nesses países? Por que não protocolos com alguns dos grandes clubes extra-Europa?

Se eu penso que na Europa o futebol português é totalmente ignorado por motivos óbvios e a Ásia está saturada com a presença dos colossos espanhóis e ingleses, não tenho dúvidas que o FC Porto deveria aproveitar outros mercados para crescer. É que falamos sempre muito na dimensão dos clubes em Portugal, mas muito mais importante do que isso é a dimensão dos clubes a nível planetário. A médio prazo e numa sociedade cada vez mais global poderia trazer frutos.

E a marca Porto deve crescer à custa das grandes figuras que despontam no clube e que são estrelas noutros países. Marca Porto, uma marca internacional de qualidade e prestígio. Uma marca que pode e deve ganhar ainda maior dimensão.

FC Porto:

Comentários [54]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Marca porto - prestígio e honestidade!! Diga que sim senhor!!

TRIBUNAL DA RELAÇÃO DO PORTO

Poc.Nº 6346708(4)

"António Araújo - Ó sr. presidente... eu... eu... ligaram para mim, a pedir-me... a pedir-me fruta para logo à noite? Posso... posso levar a fruta à vontade?

Pinto da Costa - ... Hum... não é preciso, que já está... já foi mandada.

António Araújo - Não, não é isso. É para... é para dormir.

Pinto da Costa -... Para dorm... mas quem pediu?

António Araújo - O homem que vai ter consigo, de tarde.

Pinto da Costa - ...ahhhhhh. Mas sabe.... o J.P.?

António Araújo - Sim car.... Ele ligou para mim a pedir-me... a pedir-me rebuçado, para logo à noite.

Pinto da Costa - Ahhhh. Sim, sim. Diga que sim senhor."

pois pois....

http://www.youtube.com/watch?v=o047jEC1zXM
No CM também há muita informação sobre o mesmo assunto.

azia

fcporto campeão dá azia a muita gente ...

PAH!

É normal, lá fora quando falam em futebol português todos associam logo a Mourinho, Figo, C.Ronaldo e ...... FCPorto.
A nível de equipas, atualmente, todos se lembram do FCPorto e ..... "os outros". Mas é normal, afinal é a única equipa portuguesa a ter vencido títulos internacionais neste novo milénio, entre os quais uma Taça UEFA, uma Liga EUROPA e uma CHAMPIONS LEAGUE!

...e uma Intercontinental.

...e uma Intercontinental. Nós na europa não damos muito valor a essa taça, mas na america do sul é o expoente máximo.

é?

mas já nem existe...

Existe. Apenas foi alterado a

Existe. Apenas foi alterado a estrutura da competição, mas o simbolismo é o mesmo. Sao competições que nao fazem parte do vosso roteiro. Voces é mais taças da liga e taças latin(h)a!

ai é?

eu pensava que se chamava mundial de clubes... daqui a pouco estás-me a dizer que a liga dos campeões é a mesma coisa que a taça dos campeões europeus, assim como a liga europa é a mesma coisa que a taça uefa. quando o benfica foi campeao europeu não havia supertaça europeia. daí não estar, obviamente, no nosso roteiro. oh latino, e quantas supetaças europeias vocês perderam? disputaram 4 e perderam 3! e depois nós é que somos uns nabos por termos perdido as finais das taças dos campeões europeus! a vossa taxa de vitórias é tão má quanto a nossa se compararmos as supertaças que vocês perderam com as taças dos campeões europeus e taça uefa que nós perdemos! vão-me dizer que é mais difícil vencer uma supertaça europeia do que uma taça dos campeões europeus? lol! vocês perderam uma delas, sendo campeões europeus em título! que vergonha perder contra o vencedor da taça uefa, o colossal valencia... que roteiro, o vosso nas supertaças... invejoso das taças da liga!

percebes alguma coisa de futebol

só memeto por ver um parvalhão falar aqui de provas que não percebe nem sabe se existem ou existiram , fala d e bibtrõns ,, fico é admirado de pessoas ainda te responderem ,, chuchas bibrões da chico é do que percebes monte de esterco

oh

bronco, pára de chuchar pichas! o que é que tens a ver com esta conversa, emplastro de merda? fico surpreendido de as pessas ainda te responderem, jarreta rabeta! és mesmo um monte de esterco! vai lá beber do biberão!

és ----o--- á esquerda

sabes o que quer dizer o á esquerda

sabes o que quer dizer

que uma determinada pessoa gosta de levar por trás? é que tu o disseste, seu panisga!

já não posso mais de me rir á tua conta ,

pelo tempo que estás a qui no relvado de certeza que a vca que eu como ainda não te modou a fralda . espera mais um pouco que o padrinho já chega

a sério?

e tu que passas ainda mais tempo do que eu aqui? qual padrinho? tu não és o meu... já te mudaram a fralda, hoje? estou farto de me rir por causa de ti!

estás aqui estás a fugir

quido afilhado , a nossa vaquinha da tua mãe , está com saudades

oh bronco,

mas tu tens afilhados, sequer? estou com saudades de quê? de te sodomizar? mas eu não tenho os teus hábitos...

É! Acho que essa competição

É! Acho que essa competição foi criada em 1960 (se o wikipedia esta certo) e o benfica perdeu com o Santos e com o Peñarol. Quanto á Supertaça europeia ganhamos uma...é melhor que nada! Zero será sempre zero.

oh

bronco, não percebeste que a supertaça europeia não existia naquela altura? se não existia como é que haveríamos de ter ganho uma? a vossa taxa de vitórias nas supertaças europeias é tão má quanto a nossa em taças dos campeões europeis e taça uefa (25%)... e ainda gozam connosco... como se a supertaça europeia fosse mais importante do que a taça dos campeões europeus (e mais difícil de ser conquistada)... Quanto às taças dos campeões europeus ganhámos duas (consecutivas)... é melhor do que nada! acho que o santos do pelé era mais fraco do que o once caldas...

Dificuldade

Se vamos por dificuldades de provas.... Nesse caso a liga dos campeoes é muito, muito mais dificil de ganhar do que a antiga taca dos campeoes europeus..... e ligas voces nao tem nenhuma :P

bom para vocês!

também não ganharam duas taças dos campeões europeus de seguida! mas não são vocês que dizem que é a mesma prova?

Para mim é a mesma prova

Para mim é a mesma prova e como portista dou tanto valor ás vossas taças como as ganhas pelo meu clube. Agora se desvalorizam conquistas como a supertaça europeia e a intercontinental por serem mais "faceis" de conquistar, coisa que eu discordo, tambem posso afirmar que é muito mais dificil conquistar a liga dos campeoes no formato actual ... basta ver os vencedores da prova desde que ela existe....

eu também,

aliás, até torço pelos clubes portugueses nas competições europeias. eu desvalorizo-a sem relação à champions que são, obviamente, menos importantes! é um facto, não me venham com histórias! mas claro que entre ganhá-las ou não prefiro ganhá-las! explica-me uma coisa, porque é que o porto foi considerado campeão mundial (assim como os outros vencedores da taça toyota) quando venceu o penarol e o once caldas? só por ter vencido o campeão da copa libertadores? mas eu pensava que existiam mais de dois continentes (apesar de esses serem os de maior expressão de futebol)... ainda bem que foi subtitúida pelo mundial de clubes, sempre é mais justa (tirando o facto de a equipa campeã nacional do país organizador entrar na competição, tal como a selecção do país organizador entra na taça das confederações)!

Menos importantes?? Talvez.... mais faceis de ganhar nao

Porque para ganha-las tens que ganhar a liga dos campeoes e nao chega... ainda te falta outro jogo para ganhares essas tacas.... (no caso da supertaca do FCP ate foram dois jogos mais :D

Mas fico-me com o "mas claro que entre ganhá-las ou não prefiro ganhá-las!".... de isso trata...
O Porto foi considerado campeao mundial quando venceu essas duas competicoes porque assim eram considerados todos os que venciam essa competicao..... Nao inventamos nada... agora que este modelo decompeticao é mais complicado e mais justo , sem duvida ... no entanto ganham sempre os do costume.... europeus e sul americanos... os outros estao la para fazer numero :D

não é por isso...

não são os requisitos, é o jogo em si! nunca ouviste dizer que a liga dos campeões é a prova mais importante de clubes da europa e provavelmente do mundo? por a supertaça europeia e a taça intercontinental só terem um jogo, eu não as considero como finais (assim como a UEFA, penso eu)... realmente, não é mentira, nessa altura eram considerados cameões do mundo, embora eu ache que esse formato fosse injusto, independentemente dos campeões norte-americanos, africanos, asiáticos serem mais fracos! já agora, qual é a diferença entre a taça intercontinental e a taça toyota? um é apenas o nome de patrocío da outra? e a final do mundial de clubes pode ser considerada como a única final FIFA de clubes? lol, os clubes que jogam no mundial de clubes são muito mais fracos que os clubes mais fortes que jogam na champions europeia...

*

* quando eu digo mais difícil de ganhar estou-me a referir, exclusivamente, à supertaça europeia e a taça intercontinental, não ao que foi preciso fazer para chegar lá!

Mas estamos 100% de acordo

A LC ou TC é mais importante do que a liga de clubes/taca intercontinental/Toyota sem duvida.... No entanto é mais dificl ganhar estas ultimas porque para joga-la tens que ganhar a 1ª :e ganhar a 1ª.....

o formato era injusto sem duvida porque nao dava a hipotese aos mais fracos ..... este formato esta melhor embora ganhem os mesmos de antes...

Mas diz la.... fica bem ou nao veres na lista de vencedores da taça toyota que o FCP foi o ultimo vencedr :D

Quanto ao resto estaomos de acordo... a Liga dos campeoes é uma competicao muito mais importante do que a intercontinental

*

*

sim,

fica bem, mas lê o que eu escrevi após o asterisco (antes do teu comentário) que é a resposta ao teu comentário, porque estavas a escrever enquanto eu estava escrever o meu comentário! além disso foi precisamente o porto a desempatar o número de vitórias entre equipas sul-americanas e europeias! já agora, estás de acordo com o facto de as supertaças europeias e taças intercontinentais não contarem como finais UEFA? É que eu ainda não percebi se conta ou não... A UEFA não se pronuncia muito acerca disso... de qualquer das maneiras, a vitória na supertaça europeia, taça intercontinental e mundial de clubes não afecta o ranking do país ou dessa equipa. ah, para mim são provas diferentes, a taça intercontinental do mundial de clubes, a taça uefa da liga europa e a taça dos clubes campeões europeus da liga dos campeões. já agora, queres os links das tuas vitórias nas finais UEFA mais as vitórias nas taças intercontinentais e na supertaça europeia? a supertaça europeia já foi disputada em 3 jogos, dois jogos e actualmente é num só jogo.

Tens jeito para palhaço. Já

Tens jeito para palhaço. Já te disseram? Sabia que nao ias aguentar e tiveste que me insultar. Sabes porquê? Porque os portistas têm assunto para falar, têm conquistas para contar. Voces têm que andar com os livros de história atras e rápido, rápido perdem a postura!

a sério,

palhaço? e tu que me estás constantemente a insultar, assim como o yuckichan, entre outros? tu é que perdes a postura, incoerente e hipócrita de merda! pelos teus comentários vê-se que és um palhaço, nunca to disseram? quais conquistas para falar? esta foi há 25 anos, atrasado mental! e além disso lá por terem sido as nossas há mais tempo até parece que faz delas inexistentes, seu merdas! se é assim, o real madrid (entre outros) é uma merda porque não ganha a champions há alguns anos, seu bronco!