Lopetegui refém da rotatividade! | Relvado

Lopetegui refém da rotatividade!

Os jogadores contratados este ano não vieram para ser suplentes.
 
Julen Lopetegui no banco (FC Porto)
fcporto.pt

Depois de vários maus resultados, de algumas exibições insuficientes, muita gente pensou que Lopetegui iria aligeirar a sua famosa rotatividade, tornando-a mais inteligente. Porém, é minha opinião que essa opção só existe nas cabeças dos adeptos, porque por esta altura a rotatividade é uma inevitabilidade face às opções tomadas na formação do plantel.

Senão vejamos: jogadores como Tello, Adrian Lopez, Casemiro ou Óliver não trocaram o banco de grandes clubes europeus com a promessa de banco em Portugal; jogadores como Brahimi ou Indi não vieram para serem suplentes depois de brilharem no Mundial; jogadores como Marcano, Opare, Angel, Andrés Fernandez ou Aboubakar não vieram para o Porto com a promessa de relançar ou lançar as suas carreiras sem saírem do banco.

Lopetegui conseguiu convencer esta gente toda a escolher o Porto, utilizando as relações que teve com muitos destes jogadores, com a promessa de jogarem muito, porque não estamos a falar dos típicos jogadores que chegam ao clube, sem nome, com expetativas razoáveis, estamos a falar de gente que já teve, ou tem muita visibilidade.

Em conclusão, esta dose de rotatividade parece-me uma inevitabilidade se olharmos para a forma como plantel foi construído. E mudar não é opção, porque Lopetegui sabe que se mudar de estratégia, tem um motim nas mãos.

FC Porto:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Digam-me...

...o gajo está em Portugal ou voltou a fugir para a Galiza?

...ou será que está em regime de rotatividade???...

Espera, foi ao "banco" levantar a "fruta":

- pputas,
- férias pagas,
- envelopes,
- quinhentinhos,
- almoços e jantares,
- relógios de ouro,
- "visitas" às cabinas dos gajos que antes só se vestiam de preto,
- telefonemas,

Viva o fcp!!!...

Olha que não, olha que não...

A rotatividade é o menor problema do Lopetegui.

A meu ver, aquela obrigatoriedade de virar o jogo sem critério, só porque sim, é o ponto mais fraco da ideia de jogo do Lopetegui. Uma equipa que defenda minimamente bem, seca por completo um ataque que é vira jogo para flanco oposto e manda para área. Aliás a queda na produtividade do ataque portista neste inicio de capeonato e a sequência de empates é resultado disso mesmo.

Talvez me tenha feito perceber mal, eu também concordo

que a rotatividade não é o único problema desta equipa, só que fiz o artigo sobre ela.

Também concordo que o futebol do Porto é muito simples, muito largo, com os jogadores muito distantes uns dos outros, o que provoca um aumento de espaço no ataque, mas que ao mesmo tempo, cria mais dificuldades em jogar apoiado, depois é aquela jogo simples, de dois ou 3 passes a criar engodo, mas que resultam de movimentações tão simples, que deixam a outra equipa respirar, Martinez aparece quase sempre sozinho a batalhar com as defesas contrárias, os apoios pelo centro não existem, as dificuldades são tantas de jogar no meio campo adversário, mesmo lá no meio, que a solução passar por entregar a bola recuada, depois como queremos ter bola, começamos a trocá-la cá atrás, os médios recuam, e aí surgem os problemas de entregar a bola ao adversário, outro problema é que a equipa sendo tão larga, não permite a jogadores como Alex Sandro e Danilo, que fazem dessas subidas os seus pontos fortes, subirem no terreno, e se Danilo que é um jogador menos talentoso que Alex Sandro, mas com maior capacidade de entrar pelo meio em tabelas, do outro lado, o outro brasileiro desmoraliza por completo, não podes ter um jogador daqueles preso à defesa, a lançar a bola pelo ar, ou a estabilizar a equipa.

Ou seja, existem muitos problemas, ainda assim, com a quantidade de talento e de jogadores com características que os distinguem, se Lopetegui jogasse com um 11 tipo, neste momento, provavelmente estaria em 1º lugar, nãoq u fosse merecido, mas pela classificação actual, bastaria ao Porto ter ganho ao Boavista para hoje estar em 1º.

No fundo, eu concordo e discordo da tua 1ª frase, não é o único problema, mas também não acho que seja o menor dos problemas.

Inside...

... Vais ter que reformular esse teu artigo... Como vês, o Lopetegui, não olha a caras, nem a pressões para a titularidade... Se reparaste há um jogador, que tinha tudo para ser titular por imposição, e nos últimos jogos, alem de ser um grande jogador, tem saboreado o banco... Ou seja, o Oliver...

Goste-se ou não, o Lopetegui, é firme nas suas convicções, e no entender dele, joga quem ele acha que deve jogar...

Refilão, acrescento ainda, que se não existisse aquilo que

escrevi, Adrian Lopez não teria sido titular frente ao Sporting, porque o homem não mostrou nada até agora para o ser - não digo, que não seja um bom jogador, porque penso que é, também não é jogador para ser valorizado por 18M€ -, porém, e apesar de não estar a corresponder, foi titular frente ao Sporting, porque o homem tem que rodar a dar minutos a toda esta gente, porque senão tem um motim nas mãos... eu nem sequer estou a dizer que isto inevitavelmente redundará em insucesso, estou simplesmente a dizer, que a rotatividade na maneira como este plantel foi feito, é uma inevitabilidade, seja para o bem ou para o mal.

Espero ter-me feito entender, e como é óbvio, poderás sempre discordar daquilo que escrevi, porém, é bom que percebas a ideia que quis transmitir, que realmente, a frase de apresentação não captou.

Cpts.

Refilão, eu disse que a rotatividade é uma inevitabilidade,

não que A, B ou C teriam que ser titulares, ou seja, Oliver poderá ser suplente, Marcano como é óbvio também, etc, etc... a questão, é que terão que jogar muito, todos eles, o que inevitavelmente redundará em rotatividade... a frase de apresentação do artigo não é minhas, e talvez te tenha induzido em erro, ou não...

Cpts.

Ps. Sobre o homem ter convicções, nisso estamos de acordo, quem fez este plantel, foi com a convicção absoluta que a rotatividade era o caminho, eu só afirmei que mudar isso (que não me parece ser o caso) resultaria no tal motim... nada mais que isso, ou seja, o Porto este ano ou faz esta rotatividade ou faz esta rotatividade.

O Oliver nem calçou, o Adrian

O Oliver nem calçou, o Adrian entrou porque o Brahimi se ressentiu, o Campaña que é um belo jogador anda na B, e o Andres Fernandez é alternativa ao sucessor do Helton, o Fabiano que hoje foi precioso no inicio do jogo, o Marcano sucedeu a Maicon, porque este tem estado muito mal, e em 3 jogps consecutivos.

O Quaresma é uma boa dor de cabeça, e o Tello até foi substituido!

Refilão a estupidez é ilimtada, e este Director Desportivo, Treinador "encartado" e com Mestrado em Gestão Desportiva é um belo exemplar (também será de Miranda?), os saloios presunçpsos sempre sao talentosos!

Bruxo...

... Acho que para a entrada do Adrian, foi o Quintero que saiu, e não o Brahimi...

Quanto ao resto, tens razão, mas acho que exageras em relação aos adjetivos que utilizas em relação ao Inside,. No fundo, ele também é um Portista, mas um Portista com ideias fixas, e quer se goste ou não, e eu em grande parte também não gosto de muitas das coisas que ele diz, mas tento apenas refutar, sem o adjetivar de forma depreciativa... Abraço...

»Depois de vários maus

»Depois de vários maus resultados...»

Esta afirmação corresponderá à verdade? Será intelectualmente honesto afirmar que o FC Porto acumula vários maus resultados? Sim, porque vários, indicia que muitas vezes em 3 meses o FC Porto acumula maus resultados.

Ora vamos lá desmontar a coisa:

O FC Porto realizou 13 jogos oficiais esta temporada: 7 Campeonato, 5 L Campeoes (2 jogos com o Lille incluidos) e 1 T Portugal!

Nesses 13 jogos oficiais junta 8 vitórias, 4 empates e 1 derrota, marcou 24 golos e sofreu 9 golos.

Considerando os empates em Alvalade e na Ucrania normais, e o empate em Guimaraes anormal,. devido às circunstancias que impediram uma vitória clara- Identifico o empate com o Boavista, e derrota no Dragão com o Sporting, os 2 maus resultados do FC Porto no decorrer desta temporada, isto é, em 13 jogos oficiais realizados, apenas 2 maus resultados, cerca de 15% de naus resultados, e pergunto serão tantos "vários maus resultados"?!

Para suportar esta minha tese, vou comparar com benfica e Sporting, e os jogos oficiais realizados por estas equipas:

Benfica 12 jogos oficiais: 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, 23 golos marcados, e 11 golos sofridos.

Sporting 11 jogos oficiais: 4 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, 20 golos marcados e 11 golos sofridos.

E volto a repetir os registos do FC Porto em13 jogos oficiais: 8 vitórias, 4 empates e 1 derrota, marcou 24 golos e sofreu 9 golos.

Perante estes registos, e comparativo respectivo, pergunto: começar um putativo artigo, e começar imediatamente a faltar e falhar à verdade do factual, e logo no seu 1ª paragrafo? Com que propósitos?

...Nesses 13 jogos oficiais

...Nesses 13 jogos oficiais junta 8 vitórias, 4 empates e 1 derrota, marcou 24 golos e sofreu 9 golos....

Marcou 24 Golos....sendo que 25% desses 24 golos foram marcados ao Colosso Bate Borisov....

é só rir com as estatisticas desta personagem...

Exacto, esse mesmo Bate

Exacto, esse mesmo Bate Borisov, que não consta que seja um Otelo Galatico de Carvalho, que há justamente 2 temporadas em 2012, bateu o Campeão Europeu dessa Edição da Champions, só o Bayern Munique por 3-1, de acrescentar que a base dessa equipa do Borisov é a mesma, excepto o médio brasileiro Renan Bresan que está hoje no Rio Ave.

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2357720

Tens razao... Um Bate Borivos

Tens razao...

Um Bate Borivos colossal...tem mais golos sofridos em dois jogos na champions do que o Porto tem marcados em 7 jogos do Campeonato Portugues...

Sem desvirtuar a coisa, e

Sem desvirtuar a coisa, e registando jogos oficiais realizados, será que estes registos estão correctos, ou foram "martelados"?

É que não gosta de mentir à verdade. Sobre os 6 golos ao B Borisov, repito, uma equipa que tem algumas presenças na Champions, e que em Outubro de 2012 a base desta Equipa ganhou 3-1 ao Campeão Europeu Bayern Munique. Sim, e o FC Porto em 5 jogos na Champions, ganhou 4 jogos e epatou e jogo na "Polónia", outros acumulam 1 ponto com um 1-4 em GA, mas a culpa é das arbitragens, porque o Jonas e o "nomeações" não foram inscritos na Champions!

Benfica 12 jogos oficiais: 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, 23 golos marcados, e 11 golos sofridos.

Sporting 11 jogos oficiais: 4 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, 20 golos marcados e 11 golos sofridos.

E volto a repetir os registos do FC Porto em13 jogos oficiais: 8 vitórias, 4 empates e 1 derrota, marcou 24 golos e sofreu 9 golos.

Nem acredito no que acabei de

Nem acredito no que acabei de ler. Depois de vermos Lopetegui a encostar Quaresma e a chamar um miudo de 17 anos directamente para o 11 inicial, dizer isto que acabaste de dizer é pura estupidez. Sim, o plantel é equilibrado e com várias opções válidas, diria mesmo o melhor dos ultimos 10 anos, mas então se Adrian veio por 11M€ e pela tua ordem de ideias, deveria ser titular. A tal hipotética promessa ao Tello para trocar o Barça pelo Porto com a garantia da titularidade também não está a ser aplicada.

Há coisas que se podem pensar, mas antes de se dizerem e principalmente escritas devem ser muito bem refelectidas.

Meu caro, continuas a não ler o que escrevi,

já agora, eu também não acreditei quando tu me provocaste a mostrar-te a tua incoerência, e no final da tua parte obtive silêncio, realmente não estava à espera...

Dito isto, eu não disse que estes jogadores teriam que ser titulares, a frase de apresentação do artigo não é minha, apenas disse que a rotatividade é uma inevitabilidade para deixar toda a gente contente.

Bom, como ninguem opina sobre

Bom, como ninguem opina sobre este putativo artigo "cheio de nada", irei acrescentar dois ou três pontos ao mesmo.

Se o FC Porto está num processo, e o mesmo ainda não está concluido, a rotatividade em sectores chave na minha opinião não será aconselhavel. mormente na defesa, e entre os jogos com o Braga e Sporting no Dragão, Lopetegui alterou mais de 50% da defesa, Fabiano, Indi e Alex não jogaram com o Sporting, e entraram Fernandez, Marcano e Angel, na minha perspectiva mal.

Quanto à rotatividade nas Equipas, veremos no futuro se Lopetegui terá razão. E nesse sentido, e quanto ao tema rotatividade, recordo um episódio com Mourinho, isto na sua 1ª passagem pelo Chelsea, quando se questionava numa fase menos boa do Chelsea, a rotatividade da equipa. Pois bem, Mourinho que nem sabe nada de Futebol, comentou desta forma com a alusão a dois carros britanicos a rotatividade desse Chelsea: "Se tens em casa um Bentley e um Aston Martin, e se sais todos os dias com o Bentley, e deixas sempre na garagem o Aston Martin, isso não será estupidez?".

Provavelmente Mourinho, nessa conferencia de imprensa, em que o tema era a rotatividade, Mourinho massajou o ego a todos os "Aston Martin" que tinha na "garagem".

Bom, como não conheço balneários, e nunca fui Treinador, este mero e simples exemplo de Mourinho explicará muita coisa. Mas ele há presunçosos, e profundos conhecedores do Mundo do Futebol, que comem sardinha, e afirmam que estão a arrotar ovas de esturjão!

Já alguem afirmava : Ideias

Já alguem afirmava : Ideias vazias de nada e uma grande presunção, podem causar uma terrível desgraça...

E como a gratidão é preciosa para os humildes, humildemente sou grato ao melhor Presidente do Mundo, transformou um clube regional, num Clube de dimensão Mundial, e naturalmente merece todo o meu crédito, afinal em 32 temporadas desportivas acumula 3/4 erros de casting, falo concretamente em Treinadores ou na constituição de Planteis!