Sorteio Liga Europa: Talismãs e maldições | Relvado

Sorteio Liga Europa: Talismãs e maldições

 
 

Não se pode dizer que tenha sido favorável às equipas portuguesas o sorteio dos 16 avos-avos-final da Liga Europa. O duelo menos complicado parece ser o do Braga, embora o plano teórico possa ser enganador.

O Lech Poznan não tem grande tradição nas taças europeias, mas é inegável que está a fazer um trajecto brilhante, do qual se destacam os dois empates com a Juventus, duas vitórias sobre o Salzburgo e uma vitória por 3-1 frente ao Manchester City.

A equipa polaca tem estádio novo, plantel reforçado e em casa ainda não perdeu, tendo 6 golos marcados e dois sofridos.

Dragão regressa a local talismã

O Sevilha será o adversário do Porto na próxima fase da Liga Europa, isto depois de ter conseguido o apuramento in extremis, com um empate em casa frente ao Borussia de Dortmund, que por sua vez foi eliminado.

Do ponto de vista histórico, embates entre equipas portuguesas e espanholas nunca são bem-vindos, mas este é um Sevilha menos poderoso do que a equipa que venceu duas Taças UEFA (2006 e 2007) com Juande Ramos enquanto treinador.

A eliminação perante o Braga e o não acesso à Liga dos Campeões fragilizou a equipa, que na Liga ocupa uma modesta 11ª posição. Com quatro derrotas consecutivas, o técnico Gregorio Manzano, que substituiu Antonio Álvarez em Setembro passado, não tem tido vida fácil e prepara-se para defrontar um Porto que está invicto esta temporada e que tem passeado tanto no campeonato, como na Europa.

Os jogos serão disputados no Estádio Sanchiz Pizjuan, mas um pouco ao lado está o Olímpico de Sevilha, local bem presente na mente dos portistas, que aí celebraram a conquista da Taça UEFA 2002/2003 sobre o Celtic de Glasgow, numa noite quente que se estendeu pelo prolongamento, onde o “Ninja” Derlei recolocou o Dragão na rota dos títulos europeus.

Estugarda para contrariar a maldição alemã

Depois de duas derrotas frente ao Shalke 04, na fase de grupos da Liga dos Campeões, quis o sorteio que no caminho do Benfica fosse colocada outra equipa da Bundesliga. As coincidências não ficam por aqui e tal como frente aos azuis, também o Estugarda tem vindo a fazer um campeonato decepcionante, especialmente tendo em conta os resultados dos últimos anos: campeão em 2006/2007 e apuramento para as competições europeias em sete dos últimos oito anos.

Com dez derrotas e apenas três vitórias na temporada, o Estugarda encontra-se abaixo da linha de água, motivo pelo qual já vai no terceiro técnico no período de um ano. Bruno Labbadia é o actual comandante de um navio que tem todo o ar de poder naufragar no final da época, resta saber se pelo caminho vai prolongar a maldição benfiquista na Alemanha, onde os campeões nacionais nunca conseguiram vencer.

No único encontro oficial entre as duas equipas, relativo à Taça UEFA de 2004/2005, o Estugarda venceu o Benfica por 3-0 no Gottlieb-Daimler-Stadion, actual Mercedes Benz Arena.

Sporting-Rangers: quando o insólito acontece

O apuramento do Sporting na fase de grupos não sofre qualquer tipo de contestação: 4 vitórias, 14 golos marcados, um dos melhores ataques da prova. Posto isto, poder-se-ia pensar que os leões atravessam um período de bonança, o que não é verdade. A instabilidade em Alvalade tem sido o quotidiano dos últimos anos, o que se traduz na ausência de títulos importantes.

A Liga Europa pode por isso ser um catalizador para uma fase mais positiva, mas não será fácil passar aos oitavos-de-final. Pela frente está um velho conhecido dos portugueses, o Glasgow Rangers, equipa de um campeonato bi-polarizado e para quem ser campeão é, como um dia disse Sir Alex Ferguson sobre o Porto, “ir ao supermercado”. A hegemonia que partilha com o Celtic permite-lhe aceder ano sim, ano sim às competições europeias, pelo que o adversário do Sporting tem uma enorme experiência e já passou por tudo, mesmo tudo.

Um dos episódios remonta a 3 de Novembro de 1971 e foi vivido na segunda mão dos oitavos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças, frente ao Sporting. Dois jogos terminados com 3-2 levaram a decisão para o prolongamento, em Lisboa, no qual o protagonista foi o árbitro holandês Van Ravens, homem pouco habituado aos regulamentos recentemente instituídos, que conferiam vantagem às equipas que marcavam golos fora.

Sem se aperceber que o Rangers já tinha ganho a eliminatória devido a esse critério (prolongamento terminou com 4-3 a favor do Sporting), Van Ravens mandou que se procedesse ao desempate através de penáltis, onde Vítor Damas esteve brilhante, defendendo três remates. Enquanto os jogadores do Rangers protestavam, os do Sporting festejavam com os adeptos a vitória épica, sem saber que a UEFA iria mais tarde corrigir o erro grosseiro do juiz e atribuir a passagem aos escoceses.

Nesse ano, o Rangers acabaria por ir até ao fim Taça das Taças e conquistar o único troféu europeu do seu palmarés. Curiosamente, nas duas vezes que se defrontaram, o Sporting serviu sempre de talismã ao Rangers, que não só eliminou os leões como embalou para presenças em finais europeias. A última aconteceu em 2007/2008 quando os protestantes decidiram a Taça UEFA com o Zenit, final que perderam.

Estatisticamente, o saldo de jogos frente a equipas escocesas é desanimador para o Sporting, que venceu apenas uma eliminatória, tendo em 12 jogos registado cinco vitórias, seis derrotas e um empate.

Liga Europa:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que foto é esta?

um salto para a piscina artístico?

AQUI NÃO HÁ TALISMÃS NEM MALDIÇÕES

HÁ SIM , a republica - e pós 25 dos ladrões a protecção 1º benfica 2º porto , contra o sporting que o seu unico mal foi ter nascido pelos ideais de um jovem que não tinha culpa das suas origens serem da monarquia , por isso o seu clube sempre pagou , porque é considerado inigo da républica, mesmo assim só um clube de ráça que luta contra tudo e contra todos mas SEMPRE COM LEALDADE podia ter ganho o que ganhou APÓS 25 DOS CANALHAS, UM CHEIRINHO,
http://aeiou.expresso.pt/sporting-so-conquistou-cinco-campeonatos-nacion...

Para o Sporting

e por razões óbvias, o sorteio seria sempre desfavorável.

Que pessimismo..

...

Que pessimismo Zefil!?

O Killer como qualquer outro sportinguista com olhos na cara e ciente dos problemas do clube sabe que neste momento com as condicionantes no clube, não há como fugir que o Sporting não tem capacidades para passar este ou qualquer outro adversário.

É a realidade! Boa sorte para o Porto.

Respondendo ao fábio e ao killer

Não acho que o sporting seja assim tão fraco. O maior problema é mesmo psicológico e falta de capacidade motivacional por parte do treinador. Aliás da parte do vosso treinador falta capacidade para perceber o que quer fazer deste sporting. Tem matéria-prima, não digo que ao nível do Porto, mas suficiente para disputar o 2º lugar com o slb e para ter ambições na liga europa.

Em condições normais vocês são superiores ao glasgow, tal como o benfica em crise é mt superior a este estugarda e da mesma forma que o Porto não pode temer o Sevilha de modo algum. É preciso paulo sérgio construir de uma vez por todas um 11 mais ou menos fixo e fazer querer aos jogadores que têm valor e que podem disputar titulos.

Com mais ou menos defeitos, o paulo bento conseguia por o sporting a bater-se de igual para igual com o fc porto, em particular em finais e jogos a eliminar.

O Porto?

O Porto de Jesualdo Ferreira que, se fez alguma coisa, foi apenas o de vencer bem menos do que devia.

Quem é que venceu bem menos..

...do que devia?

O jesualdo ferreira, certo?

Achas que o Jesualdo Ferreira

potenciou alguma coisa no Porto? Bem, tu é que sabes, há opiniões para tudo.

Eu estou a dizer que o jesualdo..

...tinha a obrigação de ganhar bastante mais do que ganhou no FC Porto. Dou mérito ao Paulo bento, mas não posso deixar de pensar que perdemos demasiadas finais a nível interno e poderíamos ter feito mais nas competições europeias.

Então

estás a dizer basicamente o mesmo que eu (só não dou é mérito ao Bento).

ah.. ok

Então fui eu que não percebi bem.

Infelizmente

nem é. Se o Sporting continuar com os gajos porreiros no onze (os Abéis, os Postigas, a quem a comunicação social só exalta o esforço invisível e ignora a evidente displicência), não temos hipótese.

Até porque já estou mesmo a ver que qualquer lance de bola parada do Rangers vai parecer um penalty. Pode ser que, até lá, tudo mude e o Sporting, pela 1ª vez em muito tempo, consiga meter o seu melhor onze em campo - idealmente, com alguém com noções mínimas no banco.

sorte paraa 2ª circular

Sporting e benfica foram claramente as equipas mais beneficiadas com o sorteio. Podia ter sido pior para o sporting e dificilmente poderia ter sido um melhor sorteio para o benfica.

Depois de defrontarem 2 equipas em crise do campeonato alemão e francês, agora calhou uma equipa a lutar para não descer e ao que parece não ganha a ninguém.

Já a viagem do sporting à escócia pode tornar-se complicada mas em condições normais são favoritos na eliminatória.

Quanto ao braga vai defrontar com pouco nome mas que é muito perigosa. Fez frente a Juventus e M.City e só não venceu o grupo por uma pequena diferença de golos.

Sobre o Porto é aquilo que se diz, um jogo de "champions". Calhou-nos de longe o adversário mais dificil, mas tb as nossas ambições são superiores a qualquer outro clube nacional, logo se queremos vencer a taça uefa novamente temos de defrontar e vencer as melhores equipas.

FORÇA PORTO!!!!

À CONQUISTA DA EUROPA!!!!

Saiu a fava...

ao FC Porto

Como disse no outro artigo

Acho que todas as equipas são favoritas. SIm, o sorteio podia ser melhor, mas também podia ser pior. Voltar a calhar o Sevilla ao Braga ou ao Benfica calhar um City ou um Liverpool.

O Porto tem a tarefa mais complicada, sem dúvida. O Sevilla tem estofo nestas alturas, tem uma boa equipa (como já disseram é mais o ataque que outra coisa) e com o mau campeonato que estão a realizar se irão reforçar em Janeiro. Mesmo assim, o Porto é das equipas mais fortes da Europa neste momento. Não perdeu nenhum jogo, tem uma consistência como poucos e é considerado um dos grandes favoritos à conquista final.
Acho que o Porto tem tudo para passar esta eliminatória, a não ser que tenha um jogo péssimo, o que não me parece.

O Benfica também tem 2 jogos complicados. Mas o Estugarda está muito longe de ser um Schalke 04. A equipa está na zona de despromoção do campeonato, despediu o treinador à uma semana atrás. Acho até que o Benfica em Fevereiro vai estar mais forte e mais organizado, portanto considero o Benfica mais favorito a passar nesta eliminatória.

O Sporting tem o Rangers que está claramente ao seu nível. Evitou Sevilla, Rubin ou Napoles que eram mais fortes. È verdade que os escoceses vêm de Liga dos Campeões, mas do que eu vi, aquilo é mais defesa do que outra coisa. O Sporting com um jogo igual aos que tem feito na Liga Europa, passa sem dúvida alguma.

O Braga tem o adversário mais fraco em teoria. Considero o Braga forte nas competições europeias, e aqueles 6-0 foram algo que não voltará acontecer. Este Lech eliminou a Juventus e acaba com os mesmos pontos que o City. Mas vejam todos os jogos do Lech em casa na Liga Europa e vão perceber melhor esta surpresa. 3 jogos com neve por todo o lado, sem dar hipotese aos seus adversários. Um Braga forte passa.

Resumindo, todos são favoritos nesta fase, e se não tiveram maus jogos, conseguem ganhar. Agora falta saber o momento de forma das equipas em Fevereiro e como vão encarar os jogos. Destaco um jogo, Napoles e Villarreal, e ainda o sorteio das equipas russas. OS russos andam com muita sorte mesmo.