Sá Pinto: "O Sporting tem sido superior a todos os adversários""Só os resultados não têm sido justos", diz o treinador que afirma a confiança em Wolfswinkel garant |
|
29 de Agosto de 2012, às 13:39 |

Ricardo Sá Pinto acredita que na quinta-feira, o Sporting poderá conseguir "esse clique" que tem faltado, no jogo contra o Horsens, da segunda-mão do play-off da Liga Europa. O treinador está certo do caminho que traçou para os leões e diz que o seu Sporting "tem sido superior a todos os adversários". "Só os resultados não têm sido justos", considera.
"Somos o Sporting. Assumimos a responsabilidade do jogo e queremos demonstrar superioridade", afiança Sá Pinto, na antevisão do embate contra os dinamarqueses. Um jogo "muito importante para a equipa, para ganhar estabilidade emocional e evoluir ainda mais", constata.
Sá Pinto garante que Ricky van Wolfswinkel "vai jogar", manifestado "100 por cento de confiança" no avançado. E o treinador deixa um apelo aos adeptos para que continuem a dar-lhe "força, assim como a toda a equipa". O técnico lembra que o avançado "já demonstrou a qualidade que tem e vai continuar a fazê-lo", acredita. Mas "temos de ajudá-lo", evidencia, notando que o holandês "está a ser pressionado para fazer os golos que a equipa precisa".
"Os golos vão surgir", está também esperançado Sá Pinto, assumindo porém, que é preciso "afinar essa situação, ter um bocado mais de paciência na hora de finalização". "As oportunidades que criarmos temos de as aproveitar, só desta forma se podem ganhar jogos", diz ainda.
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Frederico Varandas e Hugo Viana negoceiam Bruno Fernandes em Inglaterra
Frederico Varandas e Hugo Viana, respetivamente presidente...
-
Tiago Fernandes deixa sub-23 do Sporting e assume Desportivo de Chaves
O treinador Tiago Fernandes deixou a equipa sub-23 do...
-
Atlético quer acordo com o Sporting por Gelson
O Atlético de Madrid quer evitar um litígio com o Sporting...
-
Sporting: sondagem aponta Varandas como “melhor presidente”
Frederico Varandas é o candidato ao Sporting apontado como...
-
Bruno de Carvalho: “Saí porque ganhei títulos demais!”
Bruno de Carvalho, anterior presidente do Sporting,...
-
Sporting mede forças com Atletico Madrid
O Atlético Madrid é o adversário do Sporting nos quartos de...
-
Jorge Jesus: "A nossa intenção é ficarmos até sábado"
Quarta ou domingo à noite. Estas são as duas hipóteses que...
Tudo corre mal ao Sporting,
Enviado por lápis vermelho a 29 de Agosto de 2012, às 17:59.Tudo corre mal ao Sporting, numa altura em que foi preciso (dizem eles) abanar o plantel, lembraram-se do Sá Pinto. O tal que em jogador tinha fama de ser um insurreto de 1ª. A coisa correu bem...aperta com eles Sá Pinto. Mas esse Sá Pinto já morreu (exame da próstata?)....amansou e já só faz miau.
Como dizia Pinto da Costa...quando a espuma desaparecer...há que contratar um treinador a sério.
Huuum
Enviado por Emperor72 a 29 de Agosto de 2012, às 17:20.isto parece aquela história do menino que leva porrada de todos, chega a casa todos os dias cheio de nódoas negras, mas diz sempre que os outros ficaram piores. Superior é aquela equipa que ganha mais do que perde ou empata. Sim, de vez em quando lá vem um jogo ou outro que se realiza uma partida boa, mas não se consegue vencer. Uma equipa que contra formações como o Horsens (??'!!!), Rio Ave (???!!!) em casa, e Guimarães, este talvez com um grau maior de dificuldade... e não marca golos ou o faz raramente, é superior em quê?? Neste último criou a primeira oportunidade flagrante de golo aos 75 minutos. O ataque é feito de jogo direto, sem ter um matador lá dentro. Superior, em quê mesmo?
Não entendo o Sporting!
Enviado por Bruxoempatafada a 29 de Agosto de 2012, às 17:08.Com um Treinador amado pela massa associativa e sobretudo as claques. Um Treinador que fez um final de época interessante. Um Plantel com apenas duas lacunas: a alternativa a Wolfs, e um lateral direito, com um meio campo com "n" alternativas: Gelson, Rinaudo, Elias, Pranjic, Izmailov, André Martins (enorme jogador), Shaars, Labyad (a 10) e Adrien, isto é, 9 médios de enorme qualidade (Porto e Benfica ñ podem dizer o mesmo neste sector), extremos de qualidade...
Não entendo, é dificil diagnosticar o problema Sporting!
Este Sá Pinto...
Enviado por CurvaSul a 29 de Agosto de 2012, às 14:56...fuma da boa,só pode.
Só pode andar a dar na
Enviado por Bruxoempatafada a 29 de Agosto de 2012, às 14:59.Só pode andar a dar na "Candida branca-flor"! lol
Percebe-se o discurso...
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 14:57.Sá Pinto sempre foi uma pessoa emocional e, desde que abraçou a carreira de treinador principal do Sporting, se percebeu que uma das suas características seria a vertente motivacional.
O estranho é que esta garra não está a transparecer para dentro de campo, que é, no fundo, onde ela deve ser aplicada... :p
...
Enviado por TomSawyer a 30 de Agosto de 2012, às 02:33.Eu tenho pouca paciência para fazer comentários longos e para escrever artigos ou crónicas, o que seja. Todos os dias uma leitura me provoca um desejo imenso de escrever mas acabo sempre por não fazê-lo em virtude de (querer) ser perfeccionista e achar que não devo escrever por escrever, antes escrever com princípio meio e fim. Traduzindo, escrever sempre com referência a autoridades, fontes fidedignas etc., que dá imenso trabalho. E porque te estou a dizer isto? Passo a explicar.
Em tempos expressei aqui a opinião de que achava que os treinadores portugueses foram todos beber ao Mourinho e a essa ideia – que é, quanto se sabe, influência das leituras que ele fez das obras de António Damásio – de que as emoções têm mais importância no sucesso do que a razão e o QI elevado. Quanto a esta tese, parece ser verdadeira (digo parece, porque nada é definitivo, mesmo na ciência).
Ora, desde que Sá Pinto está no Sporting que sempre achei que ele não era diferente dos outros treinadores e que bebia do mesmo, e tanto mais o bebe quanto o facto de ele ter cursado gestão, ou algo do género, cujos cursos abusam dessa teoria, e cujo exemplo podemos ter no que o Sá Pinto disse na última conferência: “estamos fortes” , isto dito após uma derrota. Esses cursos e derivados são apologistas de que o optimismo deve sempre prevalecer em oposição ao quer que seja. Por outras palavras, não se deve dramatizar, antes se deve manifestar sempre de que somos capazes, que não podemos desistir, que antes uma palavra de incentivo do que dramatizar a situação. E o que o Sá Pinto disse é demonstrativo de que ele aprendeu bem a teoria. Repito, a teoria.
Antes de me alongar mais um pouco sobre o que venho dizendo, deixa-me dizer-te isto: dizes que o Sá Pinto é uma pessoa emocional. Não o somos (as pessoas normais) todos? Tanto quanto se sabe (tenho para aí isso num livro que li há uns anos) foi o António Damásio que um dia com um seu paciente descobriu que havia uma parte do cérebro (não posso precisar qual, qualquer coisa como córtex ou neocortex, qualquer coisa assim) onde se situavam as emoções. Esse paciente tinha tido um acidente e fora danificada essa parte do cérebro. O indivíduo continuava inteligentíssimo, com um QI elevado, mas não tinha emoções e a sua empresa fracassou devido a essa falta de emoções, porquanto o indivíduo à falta delas não soube gerir a empresa. O Damásio deduziu então que era devido a essa parte do cérebro danificada que o paciente tinha deixado de ter emoções. E portanto era aí que se situavam as emoções. E com efeito a inteligência emocional é muito importante no sucesso. Os psicopatas também raramente têm emoções, embora no tocante a isto não seja totalmente certo. Ora, só excepcionalmente as pessoas não têm emoções, tais como as acima referidas (psicopata, um cérebro danificado). Não tê-las seria ser um morto-vivo, assim como quem diz. Portanto, creio que deves ter escrito à pressa e nem pensaste no que terás escrito.
Voltando ao que dizia acima. Estava a dizer que não tenho pachorra para escrever textos se não forem bem pensados e subsequentemente bem escritos. Pois bem, pensava um dia destes em escrever algo sobre a forma como via o Sá Pinto a ser treinador e de seguida alongar-me para os restantes treinadores. Não o cheguei a fazer nem o farei. Mas uma vez que falaste na questão emocional e sobretudo na vertente motivacional do Sá Pinto, que dizes ser uma das suas características, achei que poderia escrever alguma coisa, ainda que não de longe como pretendia.
Neste sentido, repito o que acima disse. Todos os treinadores foram beber ao Mourinho e à ideia de que era preciso uma prática da psicologia da motivação para se ter sucesso como treinador. (Isto, de resto, surge muito da profusão de livros que se escreveram sobre o Mourinho e que os treinadores – diria que quase todos – lerem. Em alguns deles falava-se do Damásio e daí que muitos deles também este leram.) Mas não só. Também a ideia de que uma equipa de futebol deve ter um treinador líder que seja como um gestor – aliás, costuma-se empregar com uma certa falsa sabedoria esta expressão: gestor de homens. Gestor, psicologia motivacional, tudo isto não sendo ideias de Mourinho são-lhe no entanto atribuídas. E, portanto, dado que lerem o que dele se escreveu, todos beberam do mesmo. E para Sá Pinto ainda contribuiu toda a aprendizagem que fez no curso. E depois ainda há os mind games , de que Sá Pinto não parece ser apologista. Há outros que o são.
Convenhamos: tudo isto está gasto. Quando se começou a falar de todas estas práticas aplicadas pelo Mourinho era tudo uma novidade, mas hoje deixaram de o ser e estão gastas pelo tempo e pelo muito que delas se falou. É tudo uma treta e os jogadores já não caem. Já ouviram falar disso, e tanto ouviram que já não pega. E contudo os treinadores portugueses parecem insistir nestas ideias. Amarram-se a elas e não as largam. Em vez de investirem em novas práticas, e sobretudo aprenderem mais de futebol porquanto o mais importante, amarram-se a estas ideias como verdades absolutas e condições necessárias para o sucesso. Se foi para um, não decorre que o seja para outros.
Atentemos: uma equipa de futebol é constituída por várias subjectividades. O que para um tem efeito, para outro não tem. Por outro lado, pode-se, como Mourinho e certos treinadores o fazem, falar-se de vez em quando com este ou aquele jogador isoladamente. Mas terá isto efeito? Os jogadores de futebol hoje em dia com os seus ordenados milionários, vidas milionárias, darão ouvidos a quem quer que seja? Quem não se lembra de o Moutinho ter dito no Alta Definição que por vezes lhe dava sono nas palestras? É sintomático o que o Moutinho disse. É a prova de que a psicologia motivacional é uma treta pegada. E confesso que vejo o Sá Pinto no balneário com todo aquele modo de ser dele e o palavreado aprendido destas ideias a falar no balneário e quase todos a assobiar para o ar.
Que fazer para mudar? Que medidas adoptar? Que práticas adoptar? A minha teoria é simples: primeiro de tudo, perceber muito de futebol, pois só assim um treinador pode ser levado a sério. Segundo, saber respeitar essas subjectividades e dar-lhes ouvidos. Os jogadores devem ser ouvidos. Um treinador não pode ser uma espécie de ditador. Terceiro, ser o mais justo possível com todos os jogadores. E para esta poder efectuar-se, uma equipa não pode ser constituída por mais de 20 jogadores, pois só assim se pode ser justo com todos dando oportunidades a todos.
Desculpa lá, meu caro, nunca
Enviado por cold-wind a 08 de Outubro de 2012, às 10:53.Desculpa lá, meu caro, nunca te ter respondido, mas ando sem a mínima pachorra para pisar relvados... Nunca mais vim ao fórum, e só agora me deparei com o teu comentário...
Conforme se confirma, continua tudo na mesma... é o Sporting pelas ruas da amargura e o futebol português a mesma palhaçada de sempre...
Um abraço!
Pois...
Enviado por aloi a 29 de Agosto de 2012, às 15:32.Qualquer leigo em futebol percebe que o Sá Pinto não é o treinador para ganhar nada. É sim treinador (como os anteriores, à excepção do Domingos, por isso teve de sair) par sancionar os negócios das contratações, mesmo que não sejam boas para o Sporting. Queremos treinadores com personalidade que não se deixem manipular pelos dirigentes oportunistas.
Treinador!
Enviado por Rúben P a 29 de Agosto de 2012, às 16:25.Domingos Paciência este sim foi um bom treinador que passou por Alvalade mas quando quis mostrar trabalho e tentar mudar o rumo das situações, alguém ou algo superior na instituição tratou de lhe cortar as pernas e colocar este senhor que de tudo pode perceber menos de treinar uma equipa! Infelizmente são poucas as pessoas que não veêm que Sá Pinto é muito fraco para treinar esta equipa e que esta direcção é muito incompetente. SL
Também gostava de Domingos,
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 17:03.Também gostava de Domingos, quer como treinador quer como pessoa. Mas calma aí... O certo é que ele saiu do Sporting em 5º lugar, já com as hipóteses de subir ao 3º praticamente hipotecadas...
Não é verdade
Enviado por Rúben P a 29 de Agosto de 2012, às 17:21.Isso não é verdade. Ele saíu porque supostamente era inadmissível para os objectivos do clube estar em 4º lugar e sem hipóteses de conquistar seja o que for mas, a verdade é que mudaram de treinador e o espectáculo continuou igual, isto é, ficámos em 4º lugar (mais uma jornada e não sei se não íamos para 5º), perdemos na meia-final da Europa League contra uma equipa inferior à nossa, perdemos a final da Taça de Portugal para a Académica (sem tirar o devido mérito) é uma equipa bastante inferior ao SCP, ou seja, o que é que ele veio trazer de novo para o clube? Não estou a dizer que com o DP isto fosse melhor ou pior, porque nunca se sabe... SL
Não é verdade? Meu caro,
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 17:38.Não é verdade?
Meu caro, Domingos deixou o Sporting em 5º lugar, em igualdade pontual com o Marítimo (mas o Marítimo levava vantagem em confrontos diretos), a 8 pontos do 3º (lugar de Champions) e a 16 do 1º. Sá Pinto acabou a época em 4º, a 3 pontos do 3º (com mais 1 ou 2 jornadas, creio que ainda íamos à Champions) e com os mesmos 16 do 1º. Perdemos a final da Taça de Portugal (a maior desilusão da "era Sá Pinto"), mas foi com ele que passámos 3 eliminatórias da Liga Europa (uma delas fente ao superfavorito Manchester City) até baquear nas Meias-Finais.
Isto não interessa para nada, porque eu também não concordei nada com a brusca interrupção do projeto do Domingos, mas os dados são estes...
Concordo com tudo...
Enviado por Rúben P a 29 de Agosto de 2012, às 17:54.Concordo com tudo o que disseste mas a verdade é que se formos ver os resultados e conquistas de ambos os treinadores, a que conclusão é que chegamos???
Chegamos à conclusão de que,
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 18:00.Chegamos à conclusão de que, infelizmente, o problema é crónico e não se foca no treinador ou nos jogadores. O problema reside mais acima, nas péssimas direções que tem tido o Sporting!
Veja-se, a título de exemplo, o que um Vítor Pereira qualquer consegue fazer no FCP, caramba...
Não quereremos, antes,
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 15:49.Não quereremos, antes, dirigentes novos e, principalmente, DIFERENTES da atual linhagem dinástica?...
LOL
Enviado por Rúben P a 29 de Agosto de 2012, às 14:42.Cada vez mais tenho vontade de rir com este pseudo-treinador. Para onde vais parar meu SCP...
Ainda bem, sempre gozas um
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 14:58.Ainda bem, sempre gozas um bocado.
Mas é estranho que a situação atual do teu próprio clube te provoque vontade de rir...
Rir ou chorar??
Enviado por Rúben P a 29 de Agosto de 2012, às 16:20.Dá-me vontade de rir para não dizer que só me apetece é "chorar". De ano para ano vejo o meu clube a afundar-se cada vez mais. Tenho mais prazer em ver jogos da equipa B do que a equipa A... SL
Compreendo o que dizes e
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 17:01.Compreendo o que dizes e partilho desse sentimento. Só não acho justo gozar com o Sá Pinto ao fim dos 3 primeiros jogos oficiais da época. Primeiro, ele não tem culpa de o terem colocado nesta posição ingrata. Segundo, não é agora que se vai mudar algo, neste timing - se assim fosse, todas as equipas que perdessem na 1ª jornada mudavam de treinador e assim por diante.
Mal ou bem, há um projeto delineado e é com este que temos que aguentar.
Mais me ajudas...
Enviado por Rúben P a 29 de Agosto de 2012, às 17:27....quando falas no projecto. Supostamente quem deveria estar à frente deste projecto era o Domingos Paciência e não o Sá Pinto. Desde que correram com o DP e colocaram lá o SP sempre disse que este era mau treinador. É verdade que dá muita motivação aos jogadores mas o clube não vive de motivação. SL
Também acho que Domingos não
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 17:40.Também acho que Domingos não devria ter saído da maneira como saiu e naquele péssimo timing. Mas isso não quer dizer que esteja contra o seu sucessor...
Opiniões diferentes
Enviado por Rúben P a 29 de Agosto de 2012, às 17:52.Temos opiniões diferentes neste assunto. Não podemos agradar a gregos e troianos e a verdade é que o Sá Pinto nunca me agradou e sempre fiquei com o pé atrás para saber o que ele ia fazer nesta nova temporada.
Estavas legitimamente de pé
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 17:57.Estavas legitimamente de pé atrás, mas podes continuar assim. Ainda só fez 3 jogos oficiais... :p
Poderás continuar de pé atrás, tens todo o direito, mas acho prematuro avançar-se já com conclusões...
Domingos é muito superior a
Enviado por Vingador_Azul a 29 de Agosto de 2012, às 17:48.Domingos é muito superior a Sá Pinto mas pronto não tem o Sportinguismo que os adeptos tanto queriam, Sportinguismo que está a dar frutos com bons resultados e boas exibições...
...ou não
Vingador, sempre me viste a
Enviado por cold-wind a 29 de Agosto de 2012, às 17:53.Vingador, sempre me viste a defender o Domingos. Mas lá está, isso não impossibilita que defenda também o Sá Pinto, porque gosto dele.
Se é superior ou inferior, um treinador não aparece "do nada", não é propriamente um jogador que nasce com talento para a bola. O Paulo Bento também "não era ninguém" enquanto treinador até estar à frente do Sporting, e para mim foi a maior perda dos últimos anos do clube...
Não faz sentido despedir um
Enviado por Vingador_Azul a 29 de Agosto de 2012, às 18:01.Não faz sentido despedir um treinador que fez um trabalho brutal no Braga que estava a fazer um trabalho positivo no Sporting, levou a equipa à final da taça e passou sem problemas a fase de grupos da Liga Europa, ok no campeonato não estava tão bem mas o saldo geral não era negativo a meu ver, para meter lá uma incognita.
Apenas isso.