Queixa contra Pinto da Costa na PGR | Relvado

Queixa contra Pinto da Costa na PGR

Procuradoria-Geral da República recebeu queixa contra presidente do FC Porto por causa de um alegado
 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu uma queixa contra Pinto da Costa por causa de um alegado jantar com o árbitro do FC Porto-Villarreal, da primeira mão das meias-finais da Liga Europa de futebol.

Fonte oficial da PGR confirmou que "deu, efetivamente, entrada uma queixa relativa à matéria indagada" pela Agência Lusa, não referindo a identidade do autor da ação e a fundamentação, bem como se existem outros indiciados na denúncia.

A mesma fonte esclareceu que a queixa entregue na PGR contra o presidente do FC Porto "foi enviada à senhora diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto".

Considera a PGR que o DIAP do Porto é "o departamento competente para a apreciação" da queixa e a quem caberá a decisão de arquivamento ou da instauração de um inquérito.

FC Porto nega tudo

Confrontado esta segunda-feira com a denúncia, fonte do FC Porto reiterou à Agência Lusa que Pinto da Costa "não esteve presente" e que tal ficou "comprovado até pela UEFA".

O alegado jantar entre Pinto da Costa, Reinaldo Teles, administrador da SAD do clube, e o ex-árbitro António Garrido com o holandês Bjorn Kuipers, designado para arbitrar o FC Porto-Villarreal de 28 de abril, constou de notícia publicada pelo jornal espanhol Marca a 4 de maio.

A publicação diária desportiva chamou o tema à capa, sustentando que o alegado jantar ocorreu num restaurante em Matosinhos, após o jogo no Estádio do Dragão, que o FC Porto venceu por 5-1.

Em comunicado, o FC Porto desmentiu "em absoluto que alguns dos seus dirigentes ou funcionários tenham jantado com o árbitro Bjorn Kuipers, após o jogo com o Villarreal".

"Como acontece nestas circunstâncias, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou o senhor António Garrido para acompanhar a equipa de arbitragem, tendo mesmo levado os árbitros a jantar após o jogo", esclareceu o FC Porto, anunciando a intenção de processar o jornal e o autor da notícia.

Também a FPF confirmou à Agência Lusa as razões da presença de António Garrido no alegado jantar com o árbitro Bjorn Kuipers.

Nos regulamentos da UEFA, o acompanhamento dos clubes aos árbitros antes ou depois dos jogos é proibido e apenas permitido a representantes das federações e/ou elementos de comissões de arbitragem.

O FC Porto, que afastou o Villarreal depois perder por 3-2 no jogo da segunda “mão”, garantiu a presença na final da Liga Europa em Dublin, tendo conquistado o troféu, depois de vencer o Sporting de Braga por 1-0.

Um golo do avançado colombiano Ramadel Falcão, aos 44 minutos, permitiu ao FC Porto arrecadar o seu quinto troféu europeu.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Numa altura de crise andam aí

Numa altura de crise andam aí a brincar aos tribunais! Quem patrocinou esta queixa que se identifique e que pague a factura se não ficar provado estes boatos!

Porra

Não dão 1 minuto de sossego ao homem!

E bem merece deixem o homem gozar as ferias tranquilo!

Neste artigo a frase que me marcou mais foi:

"Considera a PGR que o DIAP do Porto é "o departamento competente para a apreciação" da queixa e a quem caberá a decisão de arquivamento ou da instauração de um inquérito."

Simplesmente delicioso!

Por favor!

Este tipo de acusação, de que dirigentes do Porto, incluindo o seu Presidente, supostamente subornaram um árbitro e até o levaram a jantar é credível para um ignorante apanhado na rua... ou para algum adversário do Porto.

Eu já assumi neste fórum que sou um portista ferrenho, e tenho uma grande admiração pelo presidente do meu clube pela sua capacidade de liderança e determinação. Mas não sou parvo nem o meu clube me faz sê-lo. Todos ouvimos as escutas do Pinto da Costa, e deu para ver que não estavam a combinar piqueniques. Num desporto como o futebol, em que há corrupção por todo o lado, é impossível um dirigente nunca ter cometido a menor pressão sobre um outro interveniente no futebol, ainda para mais quando se é dirigente de um clube com a dimensão do Porto.

Por causa dessas escutas é que é fácil lançar rumores. Por causa das escutas é fácil lançar rumores FALSOS e facilmente desmascaráveis.

Pensem... a própria UEFA já reconheceu que tal encontro não se deu. A FPF já justificou a presença de Garrido no jantar. Estamos a falar de uma denúncia que não consegue referir horas, o nome do restaurante ou outros detalhes que credibilizem a denúncia. Estamos a falar, aliás, de uma pseudo denúncia, porque apenas um jornalista teve acesso a ela... ainda para mais um jornalista espanhol, que não devia querer que uma equipa do seu país fosse eliminada.

E vamos lá ver uma coisa... alguém acredita que no meio de um restaurante inteiro, apenas UMA pessoa, que em principio seria espanhola, conseguisse reconhecer os dirigentes portistas e o árbitro em simultâneo? Alguém acredita que nenhum português dos imensos que lá deveriam estar também reconhecesse aquelas pessoas e ligasse para um jornal português? Que nenhum benfiquista ficasse delirante ao ver aquela situação incriminatória para o seu rival e fosse a correr a denunciar a situação? Parece que do nada os benfiquistas já esqueceram a rivalidade e o ódio que nos têm... e parece que em Matosinhos havia UM espanhol, tão culto futebolisticamente que reconheceu dirigentes e árbitro, algo que NENHUM português adversário do Porto o fez...

Odeiem o Porto... não gostem do Porto... mas não sejam burros só para ser contra o Porto.

Por causa das escutas

O teu clube eh hoje o que ja sabiamos (apenas confirmado) que eram, sao uns corruptos assumidos e disso jamais se vao livrar por mais tacas e campeonatos que ganhem.

Tenho pena, mas so toca a alguns.

De parabéns pelo comentário.

De parabéns pelo comentário. Abraço ;)

O que eu acho incrível,

é ser preciso um jornal espanhol dar uma notícia. Aqui é tudo abafado. Mas o que é que adianta dizer isto a pessoas que acham normal presidentes de clubes darem aconselhamento matrimonial a árbitros, antes dos jogos.

Mas não é um jornal qualquer!

Mas não é um jornal qualquer! Teve o jornalista que passar férias na Luz!

Ora tome lá um pontito...

...

Cumps

Os jogos subterraneos começam cedo...

...é que não perdem tempo. Que gentinha.

Fonte desconhecida dizem eles... puff...

Cumps

Mas isto não acabar aqui...

... Sim as denuncias não vão ficar por aqui, não sei o que vem por aí, mas que vem mais escutas, mais fruta, café com leite eu sei lá, o que é preciso é por os benfiquistas a falar destas coisas para se esquecerem da época de fracassos, para não se falar mais das conquistas do F. C. do Porto e falar-se de coisas e (sarrotar), como se diz aqui no Porto.
Basta já chega, estes títulos que o Porto ganhou, não foram ganhos nos túneis nem teve o apoio da C.D. da liga.
Sei que é muito difícil aos benfiquistas reconhecer os méritos do Porto e então vem com estas coisas.
Agora para os ouvidos dos benfiquistas:
- o Calabote já morreu e o Mr. King já não apita e esses escândalos já aconteciam antes do Sr. Pinto da Costa vir para o futebol.
Se o Sr. Pinto da Costa, fez o que dizem que ele fez, aprendeu com alguém e nunca fará aquilo que durante 48 anos fizeram ao Porto e a outras equipas. Querem voltar ao tempo que só os clubes de Lisboa é que podiam ser presidentes?

Já cá ando há muitos anos e sei que nos tempos da velha senhora a era dos 3 FFF não vai voltar para as glórias do que se dizem gloriosos, mas que agora são das derrotas e vivem agarrados ao passado, olhem cantem aquele fado do António Mourão que tinha o titulo ""ó tempo volta para traz""

Para aqueles que não andam com azia;

Saudações (des)portistas

_________
Dragãoport

P.S,:Acabo agora, pois vou ouvir o Presidente Pinto da Costa Falar ao país

Já falou

Mais umas violas em formato de pepino para meterem no saco(vulgo pacote).

Cambada de esquizofrénicos!!!

Ide fazer queixa ao Platini!

Isto é azia

Até metem nojo!!!

Ganhem juizo e joguem à bola!

aqui o velho panasca vái preso

força prendam este gay

quando se ganha com sériedade como o sporting

diz-se que um titulo vale por déz , portanto temos 450 titulos ,,

O orelhas!

nao havia necessidade.... se em vez de andares a fazer queixinhas andasses a tratar de arranjar bons jogadores e director de futebol,talvez tivesses mais proveito..assim,e so azia e vais continuar a dar-nos muitas ,mas mesmo muitas vitorias....quanto as queixas,esta visto que isto,como sempre,nao ira a lado nenhum,porque pura e simplesmente,nao aconteceu.

RATOS DO ESGOTO AO ATAQUE

Quando a humilhação é grande,Há que procurar confundir os igorantes......!!! ATACA DERIVADO DOS TUNEIS!!

Sempre a bater na mesma tecla

qualquer dia var ter de partir.

Taça latina????

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
"taça latina tem tanto valor como a taça intercontinental" a isto chamo desespero..pânico total!!!! desesperados para se porem em bicos de pés frente ao FCPorto.....vamos la ver..a taça latina era disputada entre 4 países apenas excluindo grd potencias do futebol europeu...facto. A Taça Latina funcionava por convite.....a Taça intercontinental decide entre a europa e america do sul qual é a melhor equipa do mundo!!!! Sim isso mesmo..o FCPorto foi 2 vezes campeao do mundo...o benfica tendo tido oportunidade e a 2 mãos nunca conseguiu......BAZEM DAQUI COM A VOSSA AZIA campeos só nos tuneis!!!

´Vindo do Pintinho nad disto

´Vindo do Pintinho nad disto me admira,mesmo que ele não vá,vai o Bobby e o Tareco

Bem realmente..

... o Benfica é o oxigénio de muita mente brilhante deste fórum!!

Tudo que seja contra o Porto, tem tudo origem do Benfica, brilhante, eu ainda acrescentava que o problema do nosso pais é tudo por causa do Benfica, o Sócrates não tem culpa nenhuma!!

Depois vejo aqui as mesmas mentes brilhante a dizer que o Benfica inventou troféus para se manter com o mesmo numero de títulos do Porto, nomeadamente a Taça Latina, mas para quem não sabe a Taça Latina tem tanto valor com a Taça Intercontinental, agora venham os paladinos da verdade inventar histórias e desculpas para darem valor a duas taças que nunca foram oficiais!

Uma boa tarde.

Tas bem?!

Não sei se sabes que uma (Taça Intercontinental) é reconhecida pela UEFA e a outra (Taça Latina) simplesmente não é, ou seja não existe!

Ó Ricardo, dá cá isso que eu

Ó Ricardo, dá cá isso que eu bebo... grande moca, hein? E já agora, diz ao LFV para deixar de se agarrar ao lugar atirando areia para os olhos dos benfiquistas fazendo "queixas". Mais trabalho pedia-se para esses lados....

A pequenina diferença é que

A pequenina diferença é que uma não é considerada válida pela Uefa..
Pequenina diferença!!

P.S. Estou a marimbar-me para essa questão. Em 3 décadas, recuperámos 32 títulos de atraso.. Isso é que importa..

P.S.2 - Realmente a culpa ainda deve ser dos SD!!!!
É trsite quem nem tenham coragem de dar a cara..

Recuperaste o quê?

Ridículo é comparar Supertaças do Cândido com Campeonatos. O desespero é tanto que misturam a merda das competições só para chegarem ao número de títulos do Benfica. Isto sem contar que essa Supertaça surgiu bem tarde...

Tardiamente

Ramzi tens razão, o Porto só ganha mais Supertaças por dois motivos, porque surgiu tarde como dizes(foi lá para as três da manhã), e segundo porque o Benfica não disputa nem o campeonato nem a taça, troféus que dão acesso à supertaça, mas é engraçado que da taça da liga nada dizes(seriam menos três para voçês), e não vejo aqui ninguém a desvalorizar esse troféu .
Já agora estamos iguais em troféus OFICIAIS, são troféus organizados pela Liga, Federação, UEFA, FIFA(se não estou em erro a Intercontinental era organizada por esta entidade), num total de 69 para cada um.
Abraço...

lololol

qual é o critério? se é que existe algum..... e quantos campeonatos nacionais vale uma Champions, e quantas supertaças vale uma UEFA?!?!

Não há nenhum critério válido .... para o caso diz-se que estamos empatados em numeros de troféus nada mais...

Exacto...

Porra, mas será assim tão complicado compreender? Estão iguais em títulos como assim? Que tipo de comparação se pode fazer entre 2 competições distintas?

O que se pode dizer sobre o número de títulos é que temos mais campeonatos e mais taças. Vocês têm mais supertaças e competições internacionais. Simplesmente isto! O resto, a mistura de números completamente distintos é apenas e só para se ter uma notícia que vale zero e que diga que o Porto tem o mesmo número de títulos que o Benfica.

Não é uma noticia que vale zero

tb não é assim tão inócua e até considero que no seu todo só demonstra a "recuperação" que o FCP tem feito a este nivel e o quão equilibrado está a disputa sobre o maior (em titulos) clube em Portugal .