Depois do dérbi a luta na Europa | Relvado

Depois do dérbi a luta na Europa

Depois de um intenso confronto directo no dérbi da capital, Sporting e Benfica jogam esta quinta-fei
 

O futebol moderno é exigente e não permite muitas horas de descanso às equipas. Sporting e Benfica jogaram o dérbi da capital na segunda-feira, mas passadas setenta e duas horas estão de volta à acção, numa cartada importante na Liga Europa.

Em Alvalade disputou-se uma partida intensa, com golos, expulsões, casos polémicos, enfim os ingredientes necessários de um dérbi. A jogar em casa, a equipa leonina perdeu por duas bolas a zero, um resultado que não agradou às hostes verde e brancas e com consequências ainda maiores já que o adversário era o eterno rival.

Paulo Sérgio (Sporting)

O conjunto de Paulo Sérgio não está a atravessar um bom momento, mas nas competições europeias a história é outra. Na primeira-mão dos dezasseis-avos-final da Liga Europa, Matías Fernández marcou o golo do empate frente ao Rangers, o que deixa os leões em vantagem para o jogo de Alvalade.

Daniel Carriço, castigado, será o grande ausente, mas Paulo Sérgio já poderá contar com Evaldo no lado esquerdo da defesa. Outro regresso é o do próprio técnico, já que no jogo de segunda-feira esteve castigado e a equipa foi orientada por Alberto Cabral.

A pouca confiança ganha na partida efectuada na Escócia, foi posta em causa com o Benfica e a fraca exibição no dérbi deixou um grande ponto de interrogação sobre a forma como o Sporting irá abordar o desafio com os protestantes.

O Benfica, ao contrário do seu rival do outro lado da 2ª circular, está a atravessar um excelente momento de forma. Os encarnados vêm de 15 jogos seguidos sempre a vencer, mas a partida com o Sporting obrigou os jogadores a um trabalho extra. Aos 45 minutos, o central Sidnei foi expulso, o que obrigou a equipa a jogar toda a segunda parte com um homem a menos.

O conjunto de Jorge Jesus não se deu mal, mas em Estugarda os futebolistas podem vir a ressentir-se do esforço dispendido durante o desafio com os leões e também do desgaste de uma viagem. O elevado grau de confiança pode debelar alguma fadiga física, mas há um dado histórico que joga contra a equipa da Luz.

O Benfica nunca conseguiu vencer na Alemanha e depois de vencer o Estugarda na Luz (2-1), é certo que não precisa de o fazer, mas seria a forma mais segura de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

Depois de um dérbi, que é mais do que um jogo de futebol, será curioso perceber qual será a resposta que os dois grandes de Lisboa irão dar em campo. Ambos estão em vantagem, mas com níveis de confiança diferentes.

O Sporting pode encontrar na Europa uma tábua de salvação da má época caseira que está a fazer, o Benfica só sabe ganhar em 2011 e quer dar continuidade aos triunfos. Será que os leões vão esquecer o Benfica e superar o Rangers? Será desta que o Benfica ganha na Alemanha? As respostas seguem dentro de instantes.

Liga Europa:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Aproveito

para desejar a melhor das sortes a Benfica, Sporting e Braga.

Penso que com mais ou menos dificuldades todos vão passar, Benfica e Sporting apesar de terem um resultado perigoso na primeira mão têm a faca e o queijo na mão e o Braga é superior ao seu adversário(pelo menos na teoria).

Boa sorte

Cumprimentos

Não estou assim tão confiante...

...quanto isso para logo. Será preciso profissionalismo e respeito pelo adversário. Por norma, na Alemanha vamos de vela. Mas quero ver o Cardozo dançar...

Aquilo...

..é uma dança?!?

é caridade

ainda ha quem se preocupe com o proximo no nosso futebol....1500 euros doados a intituiçoes de caridade.........................

Seja o que for...

É sinónimo de golos!

O Braga é que..

Das 3 equipas que vão hoje decidir a passagem oa oitavos-de-final, considero que somente o SCB terá muitas dificuldade em passar. Motivos?
- O adversário não tem nome, mas tem talento - lembrar que aé ao City já ganharam;
- O SCB apresenta-se num fraco momento de forma.

Quanto ao SCP e SLB, com maior ou menor dificuldade têm todas as possibilidades de passar a presente eliminatória.

Um dia de nervos...

Ontem foi um jogo de nervos, um desfecho inacreditável perante o que aconteceu ao longo dos 90 minutos. Confesso que não tenho memória de um jogo recente onde me tenha enervado tanto. Saltei, esbracejei, insultei e senti que podíamos saltar fora da competição de um modo que jamais iríamos esquecer. Pela negativa. Bastava um golo no meio daquele chuveirinho final e o Sevilha fazia historia sem saber ler nem escrever. Tanto golo falhado, tanta displicência na hora de rematar à baliza...

O Porto foi claramente superior até ao minuto 70. Com grande autoridade e uma circulação de bola que só com Álvaro e Falcão se torna possível, fez o que lhe competia. Geriu a posse e os ritmos, não arriscou em demasia e foi confiando que o golo poderia aparecer a qualquer momento, nem que fosse na hora do Sevilha se abrir para procurar reduzir o resultado total. Até lá, registo para alguns momentos de luxo, como o remate de Belluschi a rasar o poste ou a maravilhosa jogada que termina na cabeçada de Falcão à trave. Depois, na primeira oportunidade digna desse nome para o Sevilha, Fabiano marca. E Álvaro é expulso logo a seguir.

Aparte a injustiça daquele minuto, todo o estádio sentiu que o jogo se teria estragado num abrir e fechar de olhos. Villas-Boas mexe, a meu ver não da melhor maneira, mas mexe e reequilibra a equipa. Moutinho, um dos mais esclarecidos na pressão exercida a meio-campo, sai e mantém-se Varela. Mas entra Guarin e os espaços permanecem tapados. Com duas linhas de 4 coladas uma à outra, em pressão baixa, e Hulk deixado ao abandono na frente, o Porto procura defender a vantagem e matar o jogo em contra-ataque. Assim acontece. Ou melhor, assim se criou o cenário para que acontecesse. E esteve mais perto que nunca... Hulk em situação de 1x1 mais de uma vez, na cara do GR não marca. Depois Guarin, Belluschi e Fernando. Depois Hulk outra vez. E o estádio a ter um ataque cardíaco em conjunto. As oportunidades sucediam-se a um ritmo frenético, os golos esbanjavam-se em igual número, e Kanouté ia espalhando o perigo ao ganhar inúmeras bolas de cabeça para a velocidade de Navas, Negredo e Fabiano. O árbitro apita finalmente. Que alívio. Como é possível ter sofrido tanto num jogo que deveria ter terminado em 4 ou 5-1? Para ser simpático...

Individualmente, Belluschi foi enorme. Claramente o melhor em campo, incansável e omnipresente durante todo o jogo. Aparece na direita, aparece na esquerda, aparece na defesa e no ataque, está em todo o lado. Recordo um carrinho a desarmar por trás um avançado do Sevilha quase na marca de penalti, impressionante... Gostei de Otamendi, um monstro na entrega e na cirurgia do corte, Rolando, Fernando (apenas a defender), Falcão e Hulk. Mas Hulk pecou na última decisão, no último toque. E pecou sempre. Não fosse isso e era nota 9. Que diferença a jogar na ala, que trocas de bola no ataque com Falcão como parceiro. E a inteligência de Falcão sem bola está ao nível dos melhores do Mundo...

Ainda não vi o resumo mas sei que a arbitragem de Howard Webb esteve longe de ser consensual. Tirando isso, fica o sabor amargo da derrota (ninguém gosta de perder em circunstância alguma) mas fica o doce de já estar presente nos Oitavos. Sejam todas as derrotas assim... Agora vem o CSKA e, sinceramente, estou muito menos confiante frente a este adversário do que estava com o Sevilha. Mas vamos ver no que dá...

Quanto a hoje, que passem os 3. Não queremos ficar sozinhos a aumentar o recorde de pontos de Portugal no ranking. A partir de ontem, esta passou a ser a mais prolifera época de sempre dos portugueses nas competições europeias. Ganhem os vossos jogos de logo, venham ajudar...

FORÇA PORTO!! RUMO À TRIPLETA!!

Abraço,
JC

Isso é tudo muito giro

Mas a eliminatória teve duas mãos e na primeira mão o porto fez 2 golos em 3 remates á baliza, não te podes esquecer desse aspecto.
Ontem as maiores oportunidades do porto aconteceram quando o Sevilha tinha a equipa partida com tudo no ataque e só 3 homens antes do meio.campo, onde o Kanouté era o organizador de jogo.

O jogo lá começa...

...com um defesa a tirar a bola em cima da linha de golo. Mas como já li que para ti,ontem o momento de jogo foi um não falhanço,estas a ser coerente.

Eu em condições só vi o resumo,mas lembro de um remate do Belluschi a rasar o poste,a cabeçada do Falcao á trave e uma grande defesa do keeper a um remate do Alvaro,isto na primeira parte.

Fosse cá e estariam a dizer

Fosse cá e estariam a dizer que compramos o jogador ;)

Sim foi o momento do jogo

Porque teve a oportunidade de dar a volta á eliminatória num lance que só tinha de encostar, e incrivelmente não se fez á bola.
Foi um momento em que tudo podia ter mudado, por isso o momento do jogo.

Em sevilha o porto foi feliz, só se tu viste outro jogo.

O Falcao manda á trave...

...(ficava tudo resolvido)não é o momento do jogo,mas um gajo que nem na bola acerta,já é o momento do jogo...ok.

O FC Porto foi feliz na segunda parte,nenhum portista nega isso,aliás o nosso treinador até disse que o mais justo teria sido o empate.

Não é o momento do jogo

Porque ficaria tudo na mesma, o Sevilha teria sempre de marcar dois golos.

Ficaria,ficaria....

...traziam um saco.

Falta algum pragmatismo...

...a este FC Porto. Por vezes parecia que nós é que tinhamos de marcar para passar.

Adoro este futebol que praticamos quando temos todos os elementos do 11 disponivel.

Ontem andaste a dar o corpo

Ontem andaste a dar o corpo às balas... :)
(estive 1 hora para sair das imediações do estádio!)

Esteve mais gente...

..que no derby. Hora complicada para voltar a casa.

Nem digas nada!! lol.

O CSKA é matreiro.

O CSKA é matreiro.

É equipa de Champions, que

É equipa de Champions, que não se deixa vencer facilmente. Tem Akinfeev, Ignashevich, Tosic, Doumbia, Vagner Love e um jogador que me apaixona - Honda. Conjunto muito forte, marcam golos em qualquer lado. Não gostei do sorteio, mas vamos lá ver...

Pelo pouco que vi do

Pelo pouco que vi do CSKA-PAOK o Porto vai lá à Russia e ganha facil...

Deus te ouça, mas esse jogo

Deus te ouça, mas esse jogo pode não ser exemplo. Quem viu o Porto ontem pela primeira vez, por exemplo, ficou com a sensação que os adversários só precisam de jogar com 1 ou 2 defesas... :)

Não quero acabar com a eliminatória empatada…

Nem com erros de arbitragem que decidam a eliminatória!

Isso é para corruptos assumidos que não se importam de "empatar" assim.

Força Benfica, vence por nós!

Parabéns

Um tronco não falava melhor..
Parabéns

Olha a carapuça.

Olha a carapuça.

Hehehehe

a cereja no topo do bolo… esse acéfalo nem percebeu a tua perspicácia :')

Desculpa??

Que carapuça??

Disse algo acerca de algum clube??

Estou convencido que...

..os 4 vão passar.Apesar que por norma o benfas não se dá bem com os ultimos classificados do campeonato alemão.

Depois do tremendo falhanço no derbi da 2ª circular,o sporting tem uma oportunidade unica de se manter "vivo".

FORÇA BENFICA!!!

PARA GANHAR!