Dormir na primeira parte para vencer na segunda (crónica) | Relvado

Dormir na primeira parte para vencer na segunda (crónica)

Uma grande penalidade convertida já no período de descontos estragou uma vantagem confortável do Spo
 
Insúa festeja no Sporting-Metalist
Lusa

O Sporting está perto de atingir as meias finais da Liga Europa, mas poderia estar mais perto. Derrotou em casa o Metalist Kharkiv por 2-1 quando, aos 90 minutos, vencia por dois golos.

Foi logo nos primeiros minutos que se viu que rumo a partida ia tomar. O grupo visitante impunha um ritmo baixo, jogava com calma. Chegou a estar, literalmente, um minuto seguido a trocar a bola entre os seus defesas, ainda longe da linha do meio campo.

O cenário tornou-se ainda pior do que este porque, aparentemente, o Sporting ficou contagiado e também se mostrava uma equipa lenta, com vários passes mal realizados e erros defensivos que, com outros protagonistas do outro lado, poderiam ter causado estragos sérios.

O primeiro sinal de algum perigo surgiu após uma arrancada rápida de Cleiton Xavier, que assistiu Cristaldo, mas Polga impediu que a bola chegasse ao avançado do Metalist.

Ricardo Sá Pinto deveria estar a gostar tanto do que estava a ver que, aos 20 minutos, colocou Renato Neto, Jeffrén e Carrillo a aquecer. No mesmo instante Taison fez o primeiro remate do jogo, num livre que saiu ao lado.

O primeiro remate à baliza apareceu apenas à passagem da meia hora. Uma tentativa de Daniel Carriço, de longe; a bola saiu com efeito, mas Goryainov controlou. O mesmo Goryainov errou ao largar a bola numa saída a um livre de Matías, mas Wolfswinkel (ainda não foi desta que se viu uma exibição convincente do holandês) falhou o remate na recarga.

De resto, era mais do mesmo: jogava-se devagar ou mais que isso, com uma dose considerável de aborrecimento. E, sem oportunidades claras de golo, seria difícil chegar ao intervalo sem o marcador registar 0-0.

Corredor e pé esquerdo resolveram

Os responsáveis leoninos devem ter colocado um leitor de DVD no balneário da equipa da casa, para os jogadores verem algumas das vitórias de Usain Bolt durante o intervalo. O conjunto de Sá Pinto apareceu na segunda parte com muito mais velocidade, num pendor mais ofensivo e cedo conseguiu vantagem devido a essa mudança.

Aos 50 minutos o corredor esquerdo (bem mais perigoso que o setor direito) foi veloz, com Insúa e Capel a construírem uma jogada rápida e bem construída que terminou no golo inaugural, apontado por Izmailov, que encostou já na pequena área, respondendo à assistência do espanhol.

Logo a seguir Matías quase surpreendeu Goryainov num livre e, pouco depois, foi a vez de se assistir ao primeiro remate à baliza por parte da turma de Kharkiv; Cristaldo atirou à figura de Rui Patrício.

Na sequência de uma das diversas faltas de Gueye, o Sporting aumentou a vantagem. Depois do corredor esquerdo foi o pé esquerdo a funcionar. No caso dois pés esquerdos: Schaars deu o toque e Insúa "disparou", num remate rasteiro e bem colocado que estabeleceu o 2-0.

Naturalmente, a partir daí o Metalist procurou mais a área adversária e, tal como em Manchester, havia chegado a vez de Rui Patrício se destacar. O internacional português fez a primeira defesa complicada apenas aos 73 minutos, mas foi uma intervenção a dobrar: primeiro impediu que Taison marcasse e, na sequência do pontapé de canto, apareceu na pequena área "na cara" de Devic, tapou a baliza e salvou o conjunto português.

Ainda não era suficiente. Já dentro dos últimos dez minutos o Metalist construiu uma das suas melhores jogadas ofensivas, Sosa apareceu na área para marcar, mas Rui Patrício travou o percurso do adversário, com mérito.

Logo a seguir o perigo surgiu do outro lado. Foi Carrillo a "rasgar" a defesa contrária, assistindo Matías, que rematou à figura de Goryainov. Seria o último sinal ofensivo de registo por parte do Sporting.

Quando a maioria dos adeptos já dava como garantida a vantagem de dois golos, planos alterados. Rui Patrício voltou a fazer uma boa defesa, mas Devic apareceu sozinho para fazer a recarga; sem defesas por perto, o guarda-redes tentou chegar à bola e chegou só ao jogador. Grande penalidade, já no período de descontos, que Cleiton não desperdiçou. Foi o primeiro golo sofrido em Alvalade desde que Sá Pinto assumiu o comando técnico dos "leões".

O jogo terminou instantes depois, com uma vitória portuguesa e ao mesmo tempo um sabor amargo, com sensação de injustiça à mistura. Apesar da vantagem curta, o Sporting mostrou que é superior à formação ucraniana (ou argentina?) e deverá confirmar o apuramento na próxima semana.

Sporting:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

vái ser dificil

o misto argebrasil tem uma boa equipa e estão muito bem fisicamente , nota-se que estão mais soltos , izi- matias- capel- não estão fisicamente bem e os que entram , carrilho falta experiencia e jeffran não tem ritmo - e wolk está a cair de maduro vái ser muito muito dificil ,, foram muitas lesões e muitos jogos de intensidadde

Parabéns

Parabéns SCP bem jogado...

O golo no final...

..dos "ucranianos" veio estragar um pouco a festa.2-1 é um resultado perigoso.
Agora o sporting pode perfeitamente ir lá marcar,ainda por cima a dupla de centrais está castigada.

Interessante aquele Taison,bom jogador.

parabens

Parabens sporting ja que os jogadores do meu clube estao rebentados pelo menos os do sporting aguentem e quem sabe ganhem uma taça europeia. parabens

Mas como é que é este site totalmente maradex, deixa este user

amalucado andar aqui a fazer publicidade de outros sites??? Ou também são pertença da administração/direcção totalmente faralhada das ideias aqui do sítio??? É que só pode a alminha penada é só conversê/parlapiê de money (nem bê-lo) com casamentos e baptizados agora até desempregados ali "pranta"!!!

Só MERDA!!!

Mais um recorde UEFEIRO do «MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL»,

Sporting alcança sete vitórias consecutivas nesta edição da Liga Europa!!!

Feito que iguala o recorde do Barcelona que já data de 9 anos..., isto é o S.C.P.!!!

http://youtu.be/pUmIupE6fjo

http://youtu.be/Qo-smD01lHA

P.S. - BIMBOS e MILHAFREIROS..., isto sabem o que é??? Só do «MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL»!!!

não te cures não

nesses 9 anos o FC Porto ja ganhou 2 Ligas Europa e uma liga dos campeões. Mas acho que tens razão. Esse record das 9 vitórias consecutivas em casa é que conta para o palmarés. Aliás os jornais da Catalunha só se vangloriam dessas vitórias. Até querem que o presidente do Barcelona venda os melhores jogadores para disputarem de novo a liga Europa pois vão perder o seu record

Titulo apropriado, onde eu só

Titulo apropriado, onde eu só acrescentaria 'vencer com um sabor amargo'. Verdade... é uma vitória, estamos em vantagem, terá de ser o adversário a correr atrás do prejuízo, mas, se o 1-0 com o Manchester City também obrigava o adversário a marcar, este 2-1 é sempre mais complicado, a eles basta o 1-0 para passar a eliminatória, são cenários diferentes e eu sinto-me menos à vontade com este. Primeiro porque este Metalist jogou como o Manchester não o fez, com respeito e atitude perante o Sporting, depois porque se são mais fracos na defesa, têm uma ofensiva forte, especialmente aquele Taison que é muito veloz e em casa pelos números são menos fortes, mas têm agora uma base para encarar o jogo... têm obrigatoriamente que vencer.
E isto para o Sporting representa uma ameaça real, ainda que o Sporting não tenha menos chances do que tinha antes do jogo começar, bem pelo contrário, o Sporting parte com vantagem e se o 2-1 obriga a encarar o jogo de outra perspectiva do que seria com 2-0 também não deixa de ser verdade que o Sporting tem qualidade suficiente para surpreender os ucranianos e marcar no terreno deles.
Está em aberto, mas mantenho confiança de que conseguiremos alcançar as meias-finais da competição.

Sobre o jogo, realmente uma primeira parte má... se era estratégia ou não, verdade é que na segunda o Sporting acabou mesmo por primeiro surpreender os ucranianos com aquela entrada e depois materializar o bom momento com o golo de Insúa. Mas voltando ao primeiro tempo, muito pobre, a dar impressão de que estavam todos esgotados, e o Metalist aproveitou para mostrar as virtudes do seu futebol ofensivo, sem efeitos práticos já que Rui Patricio não fez defesa alguma na primeira parte, tal como o guarda-redes ucraniano. Nos segundos 45' minutos, aí sim, mais rapidez, passes acertados, jogadores a aparecerem em espaços e deu resultado como já tinha dito. Também trouxe outra coisa ao jogo, mais perigo por parte do Metalist, e aí valeu Rui Patrício em algumas vezes, até claro aos 89' minutos onde depois de uma grande defesa comete o penalty sobre o avançado dos ucranianos. O tal golo que deixa a eliminatória em aberto...

Que seja a nosso favor. Boa vitória acima de tudo frente a um adversário respeitável e que chegou aqui com todo o mérito como provam os números.
Viva o Sporting!

boa noite

De acordo

Estou completamente de acordo com a vossa análise tanto do jogo como dos treinos do Sá Pinto. A primeira parte foi péssima por parte do SCP e notou-se bem o desgaste físico de Capel, Izmailov e Mátias. Acredito sériamente que eles não treinem como manda a lei, penso que só fazem gestão e recuperação dos jogos, o que acho que é problemático no rendimento da equipa para as competições em que ainda estão inseridos mas mesmo assim há que louvar o esforço dos jogadores. Força Sporting. SL

Espero que vão longe

Mas eu tenho dúvidas na capacidade fisica do Sporting, parecem cansados, aliás todos estão meios rebentados.

Não sei como o Sá Pinto treina, mas imagino que nem deve treinar, só tem tempo para recuperar, isso é penalizador para um treinador.

Cumprimentos